ESPAÇOS ASSISTENCIAIS, CULTURAIS E RELIGIOSOS DE ARAPIRACA


E S P A Ç O S    A S S I S T E N C I A I S    D E    A R A P I R A C A

01. CÉLIA ROCHA INAUGURA CENTRO DE ATENDIMENTO A MORADORES DE RUA
Por Dep. de Imprensa (29/10/2013)

Como parte da programação alusiva aos 89 anos de emancipação política de Arapiraca, na tarde desta terça-feira (29), a prefeita Célia Rocha (PTB), o vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB) e o secretário de Assistência Social, Daniel Rocha, entregaram à população o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – o Centro POP.

O espaço está localizado na Rua Professor Domingos Correia, nas proximidades da universidade UNOPAR, e recebeu o nome da assistente social e pedagoga Shirley Canuto Alves, que dedicou sua vida ao atendimento a pessoas carentes. A solenidade também contou com a presença da coordenadora do Centro POP Telma Freire; vereador Fábio Rogério (PR); monsenhor Aldo Brandão; padre redentorista Eugênio Alexandre, secretários municipais e convidados.

Na abertura da cerimônia de inauguração, o secretário de Assistência Social, Daniel Rocha, exibiu um áudio com a entrevista de uma emissora de rádio local com o ex-serralheiro e morador de rua Márcio, que deixou a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, para viver em outras cidades.

Depois de ouvir o áudio, o monsenhor Aldo Brandão destacou a importância do Centro POP para atender as pessoas mais necessitadas.

Social
“A prefeita Célia e equipe estão de parabéns, pela continuidade de um trabalho iniciado há vários anos pela Igreja, uma vez que o essencial é dar oportunidade às pessoas”, disse o monsenhor. Em seguida, o religioso abençoou as instalações do prédio, que será destinado como referência e atendimento especializado à população adulta em situação de rua, no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade do SUAS.

A unidade será um espaço de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Em parceria com o governo federal, o Centro POP ofertará também o Serviço Especializado em Abordagem Social, conforme avaliação e planejamento do órgão gestor local, ampliando o desempenho da oferta do serviço especializado para pessoas com vulnerabilidade social.

Na sequência da programação, alunas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) cantaram o hino de Arapiraca, sendo acompanhadas pelas autoridades e convidados. A jovem Amanda Ponciano cantou a música Céu Azul, da banda Charle Brow Jr. Por sua vez, a coordenadora do Centro POP, Telma Freire, agradeceu o apoio da prefeita Célia e equipe do secretário Daniel Rocha.

Ela apresentou o grupo de trabalho, formado por assistentes sociais, psicólogas, orientadora social, terapeuta ocupacional, técnica de enfermagem, auxiliares e monitor.
“É muito importante esse apoio, para que possamos ajudar as pessoas que vivem a exclusão e dar oportunidades de reinserção na vida em sociedade”, declarou.

Ainda durante o evento, familiares da homenageada, a assistente social Shirley Canuto – falecida em 2007- participaram de homenagens com a prefeita Célia Rocha e secretário Daniel Rocha, que aproveitou o momento para reafirmar o compromisso da gestão municipal em cuidar das pessoas.

A prefeita Célia Rocha, a aniversariante do dia, recebeu novas homenagens e enalteceu o trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria de Assistência Social.
“Desde a época de vereador que Daniel passou a enxergar com outros olhos essas questões sociais, defendendo as causas dos portadores de deficiência, dependentes químicos e dos menos favorecidos. É muito gratificante para uma gestora contar com uma equipe preocupada com essas questões sociais”, completou a prefeita.

[ Fonte (link):  http://www.arapiraca.al.gov.br/v3/noticia.php?notid=6488 ]

 

02. MINHAS OBRAS SOCIAIS (Como Nasceram)
Por Mons. Aldo de Melo Brandão

As minhas Obras Sociais – Escola Profissional Lar de Nazaré, Unidade de Recuperação Educacional e Nutricional e Casa da Menina – nasceram de um Sonho Sacerdotal: oferecer assistência a crianças e adolescentes empobrecidos e abandonados.

* Escola Profissional Lar de Nazaré
Fundada em 1955, na cidade de Penedo-AL, nascida como um pequeno grão de mostarda e fecundada sob o espírito de trabalhos, sacrifícios, críticas e renúncias, hoje, ainda continua dando frutos na cidade de Penedo-AL.

Para sua construção:
Contei com a ajuda da Alemanha por meio da MISERIOR.

* Unidade de Recuperação Educacional e Nutricional
Obra Social dedicada a crianças desnutridas de 0 a 5 anos.

Para sua construção:
Contei com a ajuda financeira do italiano Francsco Tessari, através da Asssociação Religiosa de sua Paróquia e com a ajuda de Luciano Barbosa, prefeito de Arapiraca, através de convênio.

* Casa da Menina
Menina de meus olhos. Realização exclusiva do meu sonho sacerdotal, fundada em 9 de janeiro de 1998 e, entregue a sociedade arapiraquense para guarda das crianças e adolescentes do sexo feminino.

Para sua construção:
Contei com a ajuda dos meus paroquianos, enquanto Vigário da Paróquia de N. S. do Bom Conselho por 25 anos incompletos – quase Bodas de Prata e com meus recursos prórios. Em particular contei com a ajuda da prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, em sua primeira gestão, criando um convênio que muito nos ajudou, com o dep. Givaldo Carimbão com verba federal. Contamos, também, com a ajuda dos assistentes da revista “O Mensageiro” e doações de empresários e de simpatizantes das minhas Obras Sociais.

Como Mantive as Obras:
No início do meu trabalho sacerdotal tudo era mais fácil. Eu era um jovem destemido, tinha o púlpito em minhas mãos, boas relações políticas que me ajudavam na sustenção das obras.

Situção das Obras Atualmente:
Com a minha aposentadoria, meu afastamento da Paróquia e o pso dos meus 87 anos de idade, tudo tornou-se muito difícil, mas, Deus não abandona os seus. Frente a esta passagem difícil de minha vida, nossa prefeita – Célia Rocha, fraternalmnet me procurou e estendeu suas mãos para nos ajudar. Daí, então, firmamos, um Comodato com a Prefeitura Municipal de Arapiraca, juntamente com a Secretaria de Assistência Social, onde permaneço e circulo livremente em minhas Obras Sociais.
Meus sinceros agradecimentos a prefeita de nossa cidade, Célia Rocha!

[ Fonte: Editorial da revista “O Mensageiro”, novembro de 2013 ]

[ Editado por Pedro Jorge – E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

E S P A Ç O S    C U L T U R A I S    D E    A R A P I R A C A

01. ARAPIRAQUINHAS PRESTAM HOMENAGENS A ESCRITORES – Por Valdir Oliveira

Com o intuito de democratizar o acesso de comunidades periféricas ao livro, Arapiraca está entregando bibliotecas de bairros, chamadas Arapiraquinhas. Em outubro foi inaugurada mais uma na vila São José, antiga Lagoa do Rancho, e presta homenagem aos escritores da terra. Foi com gratidão que soube da aposição de meu nome em uma das placas.

Entre os 26 autores, fui selecionado com aval da Secretaria de Cultura do Município, através da secretária Tânia Maria dos Santos. Mesmo tendo assumido a identidade pernambucana, onde resido há 33 anos, ainda preservo uma ligação sentimental muito forte com minha terra natal.
Mais detalhes em meu blog: http://valdiroliveirasantos.blogspot.com.br/

[ Editado por Pedro Jorge – E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

E S P A Ç O S    R E L I G I O S O S    D E    A R A P I R A C A

01. CAPELA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS É ENTREGUE A COMUNIDADE
Por Dep. de Imprensa (29/10/2013)

Um gesto de fé e solidariedade cristã. Desta maneira foi realizada a reinauguração da Capela do Sagrado Coração de Jesus, nas localidades da Praça Nosso Senhor do Bonfim (“Praça dos Curís”), nesta terça-feira (29), pela prefeita Célia Rocha (PTB), e o vice Yale Fernandes (PMDB).

A Capela do Sagrado Coração de Jesus foi inaugurada no dia 1º de Janeiro de 1970, pelo Cônego Epitácio Rodrigues, e por muito tempo sediou as missas dominicais em Arapiraca.

Vista como um dos pontos de reconhecimento da cidade, a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Territorial (Seplan) não mediu esforços para buscar parceiros afins de reestruturar e restaurar a Capela.

Contente. A prefeita Célia Rocha rasgou elogios a obra feita nas dependências da igrejinha, e agradeceu a todos que colaboraram para devolver a comunidade mais um marco histórico arapiraquense.
“Mais um presente sem tamanho para a nossa cidade. Graças ao apoio e mobilização de pessoas que querem ver a nossa Arapiraca crescer. Com muita felicidade é que devolvemos a Capela do Sagrado Coração de Jesus a comunidade”, afirmou a prefeita emocionada.

Na ocasião foi celebrada uma missa de reabertura com os padres Murilo e Eugênio, contando com a participação dos secretários municipais, autoridades civis e das comunidades do Centro e  Baixão.

A senhora Neuza Silva de Souza, 66 anos, agradeceu aos envolvidos no projeto, e destacou a nova vida da à região, melhorando o aspecto da comunidade com a reforma. “Moro aqui há anos, e o que foi feito na nossa capela foi um gesto muito bonito e que deu novos ares ao nosso bairro. Eu tenho certeza que muitos fiéis frequentarão e louvarão o Sagrado Coração de Jesus”, destacou a moradora.

De acordo com o Padre Murilo, as missas serão celebradas sempre nos segundos sábados de cada mês, a partir das 7 hs.

[ Fonte (link): http://www.arapiraca.al.gov.br/v3/noticia.php?notid=6490 ]

[ Editado por Pedro Jorge – E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s