Família Petuba

PERFIL – Família Petuba

As Irmãs Petuba: Zenilda (1963), Zenaide (1965), Zeneide (1967) – filhas de Marinete (1944); nasceram em Arapiraca, interior do estado de Alagoas. Marinete começou a trabalhar como costureira e com os retalhos passou a fazer bonecas para as filhas. As filhas começaram a fazer trabalhos artísticos, em 1993, com o professor Zezito Guedes em Arapiraca, esculpindo pedras.

A família levou as bonequinhas de pano para a ARTENOR, em Maceió/AL, e com o sucesso da iniciativa foram incentivadas a continuar o trabalho com panos e bordados, que hoje é a principal atividade. A Família Petuba cria quadros e painéis bordados em tela, com fragmentos de pano, em geral retratando cenas infantis e a vida no interior, obras que encantam por refletirem uma rara habilidade de composição, perspectiva e utilização de cores.

Fonte: Site “Galeria Pontes”.

Fonte (link): http://galeriapontes.com.br/index.php/portfolio/familia-petuba-2/

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Exposição de Arte Traz a Obra da Família Petuba Para a UNEAL / Exposição acontece de 7 a 11 de maio, no hall da Reitoria, em Arapiraca. Entrada gratuita (27/02/2012)

A UNEAL (Universidade Estadual de Alagoas) promove, de 07 a 11 de maio, a exposição de arte em Arenito e tecido da Família Petuba: Zeneide, Zenaide e Zenilda. As obras estarão expostas no hall da Reitoria, em Arapiraca/AL, manhã e tarde, das 8 às 17h.

A visitação é gratuita. A ação é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão da UNEAL (Universidade Estadual de Alagoas).

Fonte: Site “UNEAL”.

Fonte (link): http://www.uneal.edu.br/sala-de-imprensa/noticias/abertas-inscricoes-para-monitoria-em-exposicao-de-arte

[ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ARTE APLICADA – Estampas em Camisetas
Por Zenaide Petuba

Partindo do mesmo princípio dos painéis decorativos, produzimos as estampas únicas, cada uma é trabalhada á “mão livre” utilizando-nos apenas e tão somente a inspiração e os mesmos instrumentos, métodos, conceitos, e matéria prima e composição que utilizamos para criação e execução dos painéis ou panôs de arte decorativa.

As estampas produzidas retratam, geralmente, peculiaridades nordestinas, trata-se de representações de cultura, paisagens naturais e modo de viver do povo nordestino. Das belezas naturais bucólicas ou não. É a demonstração histórica da nossa rica região e da capacidade, força, coragem e orgulho do nosso povo, da região mais capaz de sobreviver e renascer após catástrofes, sem jamais desistir. “Povo forte por Natureza!”

Exclusividade Família Petuba / Irmãs Petuba…

Nordeste: Caatinga – Agreste – Sertão

Descrevemos o Nordeste e suas peculiaridades, como poucos observadores estudiosos conhecem. O Nordeste que descrevemos nessas pequenas estampas, só o nosso povo é capaz de reconhecer.

Região rica e resistente, forte por natureza, como nenhuma outra do país. Suas belezas naturais, modo de viver e cultura do nosso povo que suportou o flagelo das secas, foram forjados no fogo como ouro puro, e aprovados. Somente na área polígono da seca vivem cerca de oito milhões de brasileiros habitantes em uma extensão territorial cerca de 670 mil quilômetros quadrados, subdividida em três subàreas climato botânico, o Agreste – que constituiu uma transição entre o Nordeste semiárido e espinhoso -, e outro Nordeste verdejante dos Carnavais.

A região Nordeste tem aproximadamente 1,54 milhão de km quadrados, distribuídos em nove estados da federação: Alagoas, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Bahia.

Segundo Euclides da Cunha (Livro: Geografia da Fome).

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

IRMÃS PETUBA – “Mestras Artesãs”

As irmãs Petuba – Zenilda, Zenaide e Zeneide -, junto com sua mãe – Dona Marinete, são Mestras Artesãs de Arapiraca/AL. A família Petuba desenvolve painéis decorativos em arte aplicada utilizando retalhos de tecidos, fios desfiados (fragmentos) do próprio tecido, linhas e cores geralmente contrastantes, criando cenas do cotidiano regional.

Fonte: Release do SEBRAE (Serviço de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas de Alagoas).

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CONTATOS – Família Petuba

Endereço: Rua Florêncio Apolinário, 271 – Alto do Cruzeiro (Arapiraca/AL) – CEP: 57.312-440.

Telefones: (82) 3522.6659 (residencial) / 9938.6610 – TIM (Zenaide Petuba) / 99650.7608 – TIM (Zenilda Petuba).

[ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

Anúncios

Uma resposta para “Família Petuba

  1. PERFIL – Irmãs Petuba

    As irmãs Petuba: Zenila, Zeneide e Zenaide; são exímias escultoras arapiraquenses. Elas começaram a esculpir em pedra, em 1993, por influência do “Mestre”, Zezito Guedes. Participam de várias exposições pelo país e de feiras como a ARTNOR, em maceió/AL. Além de exposições, as irmãs têm sias esculturas expostas no livro “Arte popular Brasileira – Volume 2”, entre o trabalho de 40 artistas de vários estados brasileiros. Al[em disso, representaram Alagoas em mostra comemorativa dos 20 anos do Memorial da América latina, em São Paulo/SP.

    Fonte: Livreto “Imaginário Coletivo” – SESC Alagoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s