Edvam Cavalcante

PERFIL – Edvam Cavalcante

O jovem e irreverente radialista Edvam Cavalcante é natural de Arapiraca/AL. Ele nasceu no dia 23 de maio de 1983. É casado e é pai de um filho.

Edvam é filho dos agricultores João Lino e Marlene Cavalcante da silva. Desde os 12 anos de idade ele já era interessado em falar em microfone, quando participava de Movimentos na Igreja Nossa Senhora da Saúde, localizada no Povoado Baixa do Capim, onde nasceu  e residiu até os 15 anos.

Aos 15 anos de idade ele foi reprovado em seu primeiro teste como radialista – na rádio comunitária Tropical FM, e logo em seguida conseguiu um espaço na rádio Ano Luz, localizada no bairro Alto do Cruzeiro – Arapiraca. Esta emissora comunitária foi fechada após 6 meses de funcionamento, por não ser legalizada.

Então partiu pra locução de lojas e trabalhou por mais de 2 anos na loja Minas Calçados – na praça Manoel André, centro de Arapiraca como locutor. Também trabalhou nas seguintes emissoras de rádios comunitárias: A voz do Povo, a Voz de Deus, de Arapiraca, e na rádio Vam FM, de Craíbas/AL .

Com quase 18 anos de idade, através da amiga e também radialista Arethuza Vianna, conseguiu comprar um horário na rádio Sampaio FM, de Palmeira dos Ìndios/AL, nesta emissora trabalhou por 3 anos apresentando o programa Inesquecíveis Momentos, com músicas do “Rei” Roberto Carlos. Neste mesmo período também foi folguista e operador de áudio na Unipop FM, de Arapiraca, de onde partiu o convite pra que ele fizesse parte da primeira rádio comercial de Arapiraca, a Rádio Novo Nordeste AM – 570. Convite aceito e contrato firmado, o jovem Edvam Cavalcante teria que deixar as outras emissoras pra então apresentar exclusivamente o programa Show da Noite na Novo Nordeste AM, onde permaneceu por quase 3 anos como apresentador e operador de áudio de programas dedicados ao Esporte. Naquele momento ele estava realizando o seu sonho e onde muitos profissionais também queriam estar.

Depois da Rádio Novo Nordeste AM veio o maior destaque, que foi a oportunidade para que Edvam pudesse conseguir realizar ainda mais os seus sonhos por completo: a Rádio Imprima FM. Ele estava agradando desde a Novo Nordeste AM onde surgiu o bordão: TÁ AGRADANDO!!! – sua marca irreverente registrada e, que usa em todas as suas apresentações e é conhecida por todos os arapiraquenses, principalmente pelo sucesso do programa As Cavernosas da Imprima.

Edvam Cavalcante é filho de uma família humilde tem 9 irmãos, que são representantes de vendas, professores e um  que, também é radialista o Hermir Cavalcante, hoje trabalhando na pajuçara FM.

Muitas vezes Edvam teve que pagar pra mostrar um pouco do seu talento artístico e, conquistar seu espaço merecido no meio radiofônico. Neste ano de 2012 ele completa 13 anos como radialista e continua agradando na imprima FM com os programas Canto da Terra, apresentado todas as manhãs, e As Cavernosas da Imprima, aos sábados, a partir das 18 hs – que são líderes de audiência.

Em suas locuções além do Tá Agradando!!! ele também se destaca com os seguintes bordões:
“Enrola…. mais não atola!!!”;
“Pra ser o primeiro não precisar adiantar o relógio!!!”;
“Ôh!!! Da poltrona, não chegue atrasado!!!”;
“Chuto o pau da barraca, quebro o copo e bebo na garrafa!!! E quem achar ruim que vista a roupa e vá embora!!!”;
“Misericórida!!!”, entre outros.

Parabéns Edvam pela audiência merecida, que vens alcançando com seus dois programas na Imprima FM. Continue agradando a todos nós arapiraquenses que precisamos de alegria. Parabéns!

Fonte: Release de Edvam Cavalcante.

[ Editado por Pedro Jorge, em 24 de julho de 2012 ]

________________________________________________________________________________________________________________________________________

TRIBUNA / Municípios

Músicos Participam, ao Vivo, do Programa Show da Noite Que Divulga a Tradição Cultural do Município Arapiraquense ( Sinopse )
Por Davi Salsa ( 20/04/2004 )

O talento e a criatividade de músicos e artistas arapiraquenses estão sendo resgatados por meio de um programa de rádio voltado exclusivamente para a divulgação das tradições regionais. A ideia foi adotada pelo radialista Edvam Cavalcante, 26 anos de idade, que comanda o “Show da Noite”, na Rádio Novo Nordeste AM, de Arapiraca/AL.

O programa vai ao ar todos os dias, das 22hs á meia noite, e uma vez por semana é dedicado á paticipação exclusiva de cantores, poetas e de grupos musicais que se apresentam em casas de shows, bares e restaurantes de nossa Cidade. O radialista conta que o projeto surgiu há seis meses, numa conversa com o empresário Jarlan Ferro, proprietário de uma loja de instrumentos musicais, localizada na rua Professor Domingos Rodrigues (antiga “Feira do Peixe”) – centro de Arapiraca.

Edvam Cavalcante diz que, na época, os artistas, principalmente os músicos regionais, criticavam a falta de um espaço permanente para a divulgação dos seus trabalhos. “A partir daí, começamos a pensar na ideia de lançar um projeto de comunicação que valorizasse as nossas raízes culturais”, lembra o radialista, acrescentando que a maioria dos artistas vivia do incentivo de amigos, que ajudavam na aquisição de instrumentos musicais e até no transporte da aparelhagem de som.

Ele lembra que, inicialmente, os artistas ficaram um pouco desconfiados e não acreditaram no projeto. “Com o passar do tempo, os ouvintes começaram a participar mais efetivamente da programação e a sugerir inovações no projeto”, lembra, dizendo que as pessoas pediam para ouvir antigos sucessos dos cantores Orlando Silva, Dalva de Oliveira e Nelson Gonçalves, passando por artistas do Jovem Guarda e da MPB (Música Popular Brasileira). “Aos poucos, fomos percebendo o apurado gosto musical dos ouvintes e abrimos espaços para a participação de seresteiros e grupos de Chorinhos e do autêntico Forró Pé-de-Serra”, explica.

Alternativa
O empresário Jarlan Ferro diz que aderiu á ideia por entender que estava faltando um espaço alternativo para a divulgação da MPB e do trabalho artístico de grupos e artistas locais, em Arapiraca. “As nossas emissoras de rádio, principalmente as FMs, não valorizam muito as nossas tradições regionais, apenas em determinadas épocas do ano, notadamente agora com a chegada dos festejos juninos, esquecendo principalmente, dos nossos cantadores de viola, das cantigas das destaladeiras de fumo, bem como o Coco de Roda de Nelson Rosa, que é uma manifestação folclórica genuinamente alagoana”, comenta o empresário.

Até mesmo artistas já consagrados no Município e região, como o cantor Paulo Nunes, o “Paulinho” (ex-Cio da Terra), reclama da falta de espaço e apoio para a divulgação de seu trabalho artístico. Ele conta que iniciou sua carreira artística no início dos anos 1980, quando eram realizados os tradicionais shows de calouros, no antigo Teatro Cultural de Arapiraca, comandado pelo radialista José de Sá.

“Paulinho” diz, que durante esse tempo conheceu o cantor Ari de Queirós e,  juntos fundaram o grupo Cio da Terra e, segundo ele, passados quase 20 anos, ainda hoje encontra dificuldades para mostrar seu trabalho. “Quando recebi o convite para participar deste programa de rádio, acreditei imediatamente no projeto, que é uma grande porta que se abre para os artistas e músicos locais. Esperamos que as autoridades que lidam com a Cultura em nosso município, e também a classe empresarial deem mais apoio a esse importante projeto, que etá resgatando as nossas mais autênticas manifestações culturais”, afirmou.

CD
O projeto está conquistando cada vez mais espaço e o sucesso já foi comprovado com a gravação de um CD. O trabalho foi lançado recentemente para reforçar a divulgação das atividades musicais de 18 artistas locais.

[ Fonte: (extinto) Jornal “Tribuna de Alagoas”, 20 de junho de 2004 ]

________________________________________________________________________________________________________________________________________

FICHA ARTÍSTICA / Edvam Cavalcante

Nome completo: Edvam Cavalcante da Silva
Nome artístico: Edvam Cavalcante
Data de nascimento 23/05/1983
Cidade onde nasceu: Arapiraca/AL
Formação: Ensino Médio completo e Curso de Radialismo
Signo: Gêmeos
Livro: Grande Sertão: Veredas, Guimarães Rosa
Filme: Auto da Compadecida (Nacional)
Cantor: Roberto Carlos
Cantora: Dianah
Música: Se o Amor se Vai – Roberto Carlos
Time: ASA.

[ Editado por Pedro Jorge  / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

________________________________________________________________________________________________________________________________________

CONTATO / Edvam Cavalcante Gravações

E-mail: taagradando@bol.com.br

***************************************************************************

***************************************************************************

LIVRO “ARAPIRACA TERRA DE ARTISTAS (FORRÓ, REGIONAL E CORDELISTAS)” – 1

2.09 l  EDVAM CAVALCANTE [ Radialista (Sertanejo, Forró e Artistas Populares) ]   

O jovem e irreverente radialista, Edvam Cavalcante (da Silva), é natural de Arapiraca (AL). Ele nasceu no dia 23 de maio de 1983. É casado e pai de um filho. Seus pais, Sr. João Lino e Sra. Marlene Cavalcante da Silva, são agricultores. Desde os 12 anos de idade já era interessado em falar no microfone, quando participava de movimentos na Igreja Nossa Senhora da Saúde, localizada no povoado Baixa do Capim, onde nasceu e residiu até a sua adolescência. Edvam foi reprovado em seu primeiro teste como radialista, aos 15 anos, na Rádio Comunitária Tropical FM, e logo em seguida conseguiu um espaço na Rádio Ano Luz – ambas da Terra do ASA “Gigante”. A Ano Luz foi fechada após seis meses de funcionamento, por não ser legalizada. Então partiu para a locução em estabelecimentos comerciais, trabalhando por mais de dois anos na loja Minas Calçados. Também prestou serviços nas seguintes emissoras comunitárias: A voz do Povo, a Voz de Deus (Arapiraca) e Vam FM (Craíbas/AL).

Com quase 18 anos de idade, através da amiga e também radialista, Arethuza Vianna, conseguiu comprar um horário na Rádio Sampaio FM (Palmeira dos Índios/AL). Nesta emissora trabalhou por três anos apresentando o programa Inesquecíveis Momentos – somente com músicas do Rei Roberto Carlos. Neste mesmo período também foi folguista e operador de áudio na antiga UNIPOP FM de Arapiraca, de onde partiu o convite para que ele fizesse parte da primeira emissora de rádio da Terra de Manoel André e Esperidião Rodrigues – a Rádio Novo Nordeste AM. Convite aceito e contrato firmado, o jovem Edvam Cavalcante teria que deixar as outras emissoras pra apresentar com exclusividade o programa Show da Noite na referida emissora, onde permaneceu por quase três anos como apresentador e operador de áudio de programas esportivos. Naquele momento ele estava realizando o seu sonho.

Depois da Rádio NN AM veio a maior oportunidade para que Edvam Cavalcante pudesse conseguir concretizar ainda mais os seus sonhos: foi a Rádio Imprima FM de Arapiraca. Ele estava agradando desde a NN AM onde surgiu o bordão: Tá agradando!!! – sua marca registrada e, que usa em todas as suas apresentações e, é conhecida por todos os arapiraquenses, principalmente pelo sucesso do programa As Cavernosas da Imprima.

Edvam é filho de uma família humilde e tem nove irmãos, que são representantes de vendas e professores. Inclusive, um de seus manos – o Hermir Cavalcante -, também exerce a profissão de radialista. Muitas vezes, Cavalcante, teve que pagar pra mostrar um pouco do seu talento artístico e, conquistar seu espaço merecido no meio radiofônico. Atualmente, Edvam Cavalcante apresenta os seguintes programas na Imprima FM (105,3): Canto da Terra (dedicado ao sertanejo e forró), ao lado de Gilberto Júnior – de segunda a sexta-feira das 5 ás 7 horas; As Canções Que Você Fez Pra Mim (com canções do Rei Roberto Carlos) – de segunda a sexta-feira das 7 ás 8h -; e As Cavernosas da Imprima (destacando os artistas populares) – somente aos sábados das 17 ás 22h.

Homenagens (Edvam Cavalcante):

  • “O talento e a criatividade de músicos e artistas arapiraquenses foram resgatados por meio de um antigo programa de rádio voltado exclusivamente para a divulgação das tradições regionais. A ideia foi adotada pelo radialista, Edvam Cavalcante, que comandou o (antigo) programa Show da Noite, em 2004, pela Rádio Novo Nordeste AM. Esta atração foi ao ar nas noites de segunda a sexta-feira, e uma vez por semana era dedicado à participação exclusiva de cantores e grupos musicais que se apresentavam em casas de shows e bares de Arapiraca!” – (Davi Salsa, jornalista)
  • “Curto pelas manhãs, o programa Canto da Terra apresentado por Edvam Cavalcante. Adoro as músicas sertanejas. Enquanto acordo as minhas filhas para irem à escola, eu ligo o meu celular na Imprima FM. Edvam, gosto muito de seu programa, pena que não tenho rádio. Escuto no celular, pois o meu som queimou e não tenho condições de consertá-lo. Mas tudo bem, continuo lhe escutando!” – (Vilma Dantas Barros – Propriá/SE)

Fontes: release Edvam Cavalcante – redação; (extinto) jornal Tribuna de Alagoas – Davi Salsa e blog Arapiraca Legal.

17 Respostas para “Edvam Cavalcante

  1. Olá meu nome é Vilma, moro em Propriá-Sergipe. Curto todas as manhãs, Cantos da Terra. Adoro as músicas sertanejas, mim acordo prá acordar as minhas filhas pra ir a escola e já ligo o meu celular e coloco na Imprima FM. Quero que você mande um alô pra mim. Curto muito seu programa todas as manhãs pena que não tenho rádio… Curto no celular meu som queimou não tenho condições de consertar agora. Mais tudo bem, mesmo assim estou curtindo a Imprima FM todas as manhãs. Até amanhã. Abraços, Vilma.

  2. Oi Edvam, meu pai curte as Cavernosas da Imprima. Mande um alô para ele. O nome dele é Luiz, conhecido com “Luizão” lá no povoado Alto de Pedra, Porto Real do Colégio – Alagoas. Mande, que ele escuta todo os sábados. Assina: Jonas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s