Vicente Categoria


“Não podemos falar da torcida do ASA sem enaltecer o ‘Vicente Categoria’, um grande homem, trabalhador dedicado, torcedor fanático e que com certeza deixará saudade para todos. A família ASA está de luto!”.
Zé da Danco ( presidente do ASA )

MORRE AOS 66 ANOS, “VICENTE CATEGORIA”, O MAIOR TORCEDOR DO ASA
Por Cláudio Roberto ( 26 de fevereiro de 2011 ]

Morreu na madrugada deste sábado (26), aos 66 anos, vítima de problemas cardíacos, “Vicente Categoria”, considerado um dos torcedores-símbolo da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA). Segundo parentes, ele começou a se sentir mal ainda na noite de sexta-feira, sendo levado às pressas para o hospital, onde veio a falecer já na madrugada deste sábado. “Vicente Categoria” deixa viúva, com quem foi casado por 40 anos, Dona Helena Porfírio da Silva e uma única filha, Valdirene.

Segundo o historiador Zezito Guedes, que conviveu por mais de 50 anos com “Vicente Categoria”, ele tinha uma paixão incontrolável pelo ASA de Arapiraca (AL) desde menino. “Em meados de 1953, o “Categoria”  jogou no Ipiranga e também no ASA. Este foi um de seus maiores orgulhos”, desabafou o historiador, lembrando que não passava um dia sem falar com o amigo de várias décadas.

Devido a forte paixão pelo ASA de Arapiraca, “Vicente Categoria” ficou nacionalmente conhecido como o “Rei da Embaixada”, onde inclusive foi tema de reportagens da revista “Placar” e do programa “Fantástico”, da Rede Globo de Televisão.

Conhecedor profundo de toda a trajetória do AS (Agremiação Sportiva Arapiraquense), ele tinha um dos maiores acervos fotográficos do time com mais de 500 fotos, inclusive com Mané Garrincha, que esteve em Arapiraca particpando de um jogo festivoo no “Fumeirão”.

Alfaiate de profissão, “Vicente Categoria” costumava se encontrar com os amigos em sua alfaiataria na rua Estudante José de Oliveira Leite, Centro de Arapiraca, local onde guardava parte de seu acervo fotográfico.

Ao reinaugurar o Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, em 2006, durante uma partida amistosa entre ASA e Flamengo,”Vicente Categoria” ficou com a responsabilidade de dirigir o Museu de Esportes de Arapiraca.

Para o presidente do clube, José dos Santos Oliveira (Zé da Danco), a morte do torcedor-símbolo da Agremiação Sportiva Arapiraquense deixa a imensa torcida alvinegra de luto. “Não podemos falar da torcida do ASA sem enaltecer o Vicente, um grande homem, trabalhador dedicado, torcedor fanático e que com certeza deixará saudade para todos. A família ASA está de luto”, disse Zé da Danco.

O enterro de Vicente Categoria será amanhã, às 9 horas no Cemitério Pio XII. O corpo está sendo velado na Rua Boa Sorte, no Bairro Primavera.

[ Fonte: http://www.arapiracanews.com ]

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Deputados Arapiraquenses Lamentam Morte de Vicente Categoria / Severino Pessoa e Ricardo Nezinho Destacam Sua Importante Contribuição Para o Esporte Alagoano

O Deputado Estadual Severino Pessoa (PPS) lamentou a morte do torcedor número um da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA), Vicente Categoria, vítima de complicações cardíacas, que interromperam sua vida na madrugada deste sábado.

Segundo o deputado, Arapiraca perde um grande homem e o time do ASA perde o seu torcedor mais fanático. “Arapiraca e o esporte alagoano estão de luto. O ASA está órfão, pois perdeu o seu mais apaixonado torcedor”, disse o parlamentar.

Severino Pessoa frisou ainda que Vicente Categoria representa a verdadeira paixão pelo futebol, independente do seu time estar bem ou mal. “O Vicente Categoria sempre amou o time do ASA. Tenho certeza de que ele morreu satisfeito com o clube do coração que, na última década, só lhe trouxe alegria.

Por sua vez, o deputado Ricardo Nezinho disse que a morte de Vicente Categoria deixa de luto, não apenas a imensa torcida e amigos, mas todo o Estado de Alagoas, que teve o privilégio de conviver com um dos maiores incentivadores do esporte em Arapiraca, principalmente por ter levado o nome da Cidade para fora do Estado, quando foi destaque na imprensa nacional.

Segundo o parlamentar, ao longo de seus 66 anos de vida, Vicente Categoria, soube amar o seu clube de coração, com a mesma intensidade que amou a família. “Vicente Categoria deixou um legado de honra e um passado limpo, que o dignificou como uma das mais importantes figuras esportivas no cenário esportivo alagoano”, disse o deputado.

[ Fonte: http://www.alagoastempo.com.br ]

[ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

Anúncios

3 Respostas para “Vicente Categoria

  1. Dizem q brasileiro não tem memória, q dizer dos arapiraquenses, então, nem uma homenagem, nem se quer um comentário sobre VICENTE CATEGORIA, torcedor q tanto enalteceu , esse time, valeuu asaaaaaaaaaa

    • Amiga, Valdyrene! Agradecemos o seu comentário. Realmente, tens razão quanto a memória afetiva dos brasileiros. Nós, Gilvan Juvino e Pedro Jorge, estamos fazendo a nossa parte em divulgar os legados artísticos e pessoais de diversas personalidades de nossa querida Arapiraca/AL, em centenas de postagens publicadas neste humilde blog – ARAPIRACA LEGAL.
      Abs, Gilvan Juvino e Pedro Jorge (Administradores do Blog Arapiraca Legal).

  2. Um simbolo do ASA e de arapiraquense, vim saber da morte dele só hoje dia 24/10/2015, mais de 4 anos depois, devido morar no estado do Pará mais não esqueço meu estado ALAGOAS que amo tanto… E, para o nosso inesquecivel Vicente Categoria desejo que nosso bom Deus o tenha chamado para o convívio dos eleitos no Paraíso!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s