Moacir Teófilo


 Frase:
“Arapiraca: é com muito orgulho que fazemos parte desta história e conquistas dessa brava gente. Parabéns! Neste dia, da Emancipação Política, somos todos vitoriosos”.
José Moacir Teófilo
[ Fonte (frase): Caderno Especial “Arapiraca – 87 Anos” do Jornal  “Alagoas em Tempo”,  30 de outubro de 2011 ]
 
 
PAI MOACIR TEÓFILO
 
O semblante tranquilo, os cabelos de algodão e o corpo esguio fazem parte da imagem fotografada em minha mente quando lembro-me do meu pai, meu professor e meu exemplo de vida, o Dr. José Moacir Teófilo, para quem hoje faço justa homenagem neste mês de aniversário.
 
Mas quando as lembranças me levam ao cerne do homem, do ser humano, do seu introspecto, são revelados todos os valores que ele adquiriu ao longo de sua vida, desde o seu trabalho como universitário – Presidente do Direito Acadêmico da Faculdade de Filosofia de Alagoas, terceiro vice-presidente da UNE (União dos Estudantes), o aluno de Direito e de Letras, o professor, o diretor de escola, e por que não, o profissional em história de vida.
 
Por mais que eu queira falar do advogado militante, do portador de títulos e comendas, não desvincular dos demais atributos que acumulou durante anos. O pai-paciente, amigo, mas exigente. O professor-exemplo, o formador da ética, o alicerce da construção da linguagem, através do ensinamento do Latim, do Português e o discernimento das leis, como professor de Direito Usual.A minha admiração de filho, de discípulo, faz-me vê-lo um gigante. Por mais que eu tenha crescido, tornando-me homem, esposo, pai, e também amadurecido com a vida, continuo olhando para cima e querendo alcançá-lo em sua sábia experiência. 
 
A trajetória do Dr. Moacir Teófilo é tão extensa quanto importante, não só para os seus familiares, mas para o Município que o adotou e que ele se apaixonou logo que chegou, a quase 50 anos para dirigir o Colégio Cenecista N. S. do Bom Conselho.O seu espírito altruísta e de empreendedor educacional se fez valer, contribuindo com a fundação da Faculdade de Filosofia de Arapiraca, hoje UNEAL. Ele também enveredou no progresso de desenvolvimento da Cidade e foi sócio-fundador da Companhia Telefônica de Arapiraca, da Rádio Novo Nordeste AM e do Lions Club de Arapiraca. Também criou os Cursos de Direito e Análise de Sistema, extensão do CESMAC para o Colégio Bom Conselho de Arapiraca.
 
 
Sua competência na área educacional o levou a assumir por duas vezes a Secretaria de Educação do Estado de Alagoas, nos governos Theobaldo Barbosa e José Tavares.Ao tempo em que realiza o trabalho de educador, não se esquivava do exercício do Direito. Foi conselheiro da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) / Secção Alagoas, por 12 anos. Tanto trabalho e desprendimento teriam que ser reconhecido. D. José Moacir Teófilo recebeu o Título de Cidadão de Arapiraca, e, recentemente, de Maceió, Honra ao Mérito da Faculdade de Professores de Arapiraca, Personalidade do Rotary Club de Arapiraca, Conselheiro Benemérito da OAB, e homenageado com uma sala no Fórum Dr. Orlando manso, no município de Arapiraca.
 
Tanto trabalho e honrarias não conseguiram mudar a alma do torcedor do ASA. O torcedor que vai ao campo, que assiste ao jogo na arquibancada e o torcedor que, também por amor a sua agremiação, vestiu a camisa de presidente.Deixa-me emocionado ver o professor, o jurista, o diretor de escola se transformar no meio de uma avenida, com a sua simplicidade e sua alegria juvenil, no maestro, no comandante da Banda do Colégio Bom Conselho de Arapiraca. E, sabe o que dá vontade de fazer? Tornar-me menino e dizer para todo mundo: aquele é meu pai.Diante de um currículo tão extenso e exemplar, resta-me dizer ao senhor neste dia, meu pai que pra seus filhos: Rogério, Ricardo, Rui e Raniere, o amor é nosso primeiro sentimento; o orgulho, o segundo, e a responsabilidade de seguir seu exemplo é o infinito…
 
 

Rogério & Moacir Teófilo

 
 
Rogério Teófilo
 
Essa é a nossa homenagem no dia do seu aniversário. Parabéns, pelos seus 84 anos de vida. Seus filhos Rogério, Ricardo e Lúcia, e netos Rafaélle, Moacir e Rogerinho.
“Dessa forma podemos afirmar de alto e bom tom que fazemos parte da história de Arapiraca, no ensejo que homenageio o meu pai José Moacir Teófilo (2 de outubro), comemoramos os 87 anos de Emancipação Política de nossa querida cidade. Parabéns Arapiraca!”.
 
 
[ Fonte: Caderno Especial “Arapiraca – 87 Anos” do Jornal “Alagoas em Tempo”, 30 de outubro de 2011 ]
 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
PRÊMIO HOMENS DE SUCESSO – 2012
 
Foto: Arapiraca tem orgulho de terum homem com Dr. José Moacir Teófilo... O verdadeiro baluarte da educação! Parabéns Dr. Moacir Teófilo pelo homem que representa nossa sociedade!
 Frase:
“Arapiraca tem orgulho de ter um homem como Dr. José Moacir Teófilo… O verdadeiro baluarte da educação! Parabéns Dr. Moacir Teófilo pelo homem que representa nossa sociedade!”
Aroldo Marques
[ Fonte (frase): Facebook de Aroldo Marques ]
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
HOMENAGEM  – Dr. José Moacir Teófilo 
 
GRAND MONDE ( 31 de agosto de 2011 )
Por Harold Marques
 
Dr. José Moacir Teófilo e o Seu Filho Secretário do Estado Rogério Teófilo Receberam Homenagens
 
O Educador José Moacir Teófilo, ex-secretário estadual de Educação, e diretor do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca há 60 anos, e seu filho, Rogério Teófilo atual Secretário Estadual de Articulação politica receberam ontem dia 30 deste mês, o titulo de Cidadão Honorário de Maceió e a Comenda Jarede Viana. A dupla homenagem muito merecida foi proposta pela vereadora Tereza Nelma que tem suas raízes em Arapiraca.
 
Estiveram presentes na solenidade, o ministro do supremo, Dr. Humberto Martins; Dra. Cecília carnaúba, promotora de justiça; Dr. Álvaro Otacílio , representando o governo do Estado; o advogado e professor Roberto ventura ; Dr. Antônio Lenine , juiz de direito; a vereadora Tereza Nelma que foi autora da proposta, além dos vereadores e representantes da sociedade Arapiraquense, que foram prestigiar a solenidade.
 
[ Fonte (link): http://www.alagoastempo.com.br ]
 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
INSIDE – 1º de setembro de 2011
Por Marcos Leão ( Com Flávia Farias )
 
Ontem, na Câmara Municipal de Maceió/AL, aconteceu a sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Honorário de Maceió para o queridíssimo e competente educador de Arapiraca José Moacir Teófilo.
 
Além dessa homenagem mais que merecida, o seu filho, o Secretário de Estado, Rogério Teófilo, também recebeu a Comenda Jarede Viana. As outorgas foram propostas da Vereadora Tereza Nelma, aprovada por unanimidade.
 
Personalidades Presentes
Entre as personalidades presentes á Homenagem ao Dr. José Moacir Teófilo destaco a presença dos seguintes amigos e familiares: o Casal Ricardo Teófilo (filho) e Andréa, Luíza Teófilo (esposa), Ana Dayse Dória (ex-reitora da UFAL), Jacira Leão (colunista social), Humberto Martins (ministro), Galba Novaes, Rogério Teófilo (filho), Tereza Nelma e Cecília Carnaúba, entre outros marcaram presença na homenagem.
 
[ Fonte: Jornal “O Jornal – Alagoas” ]
 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
HOMENAGEM – 86 Anos do Professor José Moacir Teófilo ( 2 de outubro de 2013 )
 
“Parabéns para esse grande alagoano!” – Ciro Machado (Traipu/AL).
 
 
 
 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
Professor Moacir Teófilo Será Agraciado com Medalha Mérito Legislativo – Solenidade acontece no próximo dia 4 de dezembro no Salão Negro da Câmara dos Deputados em Brasília /DF – Por Roberto Gonçalves (29 de novembro de 2013)
 
O professor José Moacir Teófilo, será agraciado com a Medalha Mérito Administrativo em solenidade que será realizada ás 10 hs do próximo dia 04 de dezembro no Salão Negro da Câmara dos Deputados em Brasília. O autor da homenagem ao educador é o deputado federal Maurício Quintela (PR/AL).A homenagem concedida uma vez por ano pela Câmara dos Deputado tem como objetivo, “condecorar com a MEDALHA DE MÉRITO LEGISLATIVO, pessoas que realizaram ou realizam serviço de relevância para a sociedade. Como o nobre Professor atua na área de educação há 60 anos visando à melhoria educacional de Arapiraca e Alagoas, nada mais justo que tivesse por este Legislativo o devido reconhecimento pela colaboração dada ao país nesse setor de importância vital para seu desenvolvimento”.
 
Uma Vida Dedicada a Educação em Alagoas
Sua luta pela educação teve inicio em 1950 quando liderou um grupo de arapiraquenses por uma causa edificante, naquela época, fundou o Ginásio Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca O grupo foi formado pelo então prefeito Luiz Pereira Lima, Padre Epitácio Rodrigues Doutor Coaracy da Mata Fonseca, Manoel Brasil Leão da Costa, Doutor Nelson Rodrigues, Doutor Claudionor Albuquerque Lima e a Professora Maria de Lourdes Queiroz.?O Ginásio Nossa Senhora do Bom Conselho passou a integrar a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC, fundada pelo educador Felipe Tiago Gomes. Em Alagoas era representada pelo cônego Teofanes Augusto de Araújo Barros passando a denominar-se Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho.

Inicialmente contava com apenas 50 alunos, atualmente conta com mais de mil alunos. É referência em Educação de qualidade com maior número de aprovação em vestibulares em faculdades de Alagoas e demais cidades do Nordeste do país. ?

As demais atividades do educador José Moacir Teófilo como advogado militante em vários municípios da região Agreste e Procurador Jurídico da Câmara Municipal não o afastaram das salas de aula do casarão da Rua Estudante José de Oliveira Leite.

Atuou como professor de Latim do Colégio Guido e Imaculada Conceição em Maceió.?

Foi Secretário de Estado da Educação em dois governos Teobaldo Barbosa e José Tavares.

Com 86 anos, 60 dedicados à educação continua na vanguarda, ainda em sala de aula diariamente em uma instituição filantrópica e a noite ainda marca presença no Colégio Bom Conselho onde funciona o curso de Direito e Informática do Cesmac.

É bacharel em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e bacharel em Letras pela Faculdade de Filosofia de Alagoas. Licenciatura Plena em Letras pela Faculdade de Caruaru – PE. ? ?

Durante 17 anos consecutivos foi membro do Conselho Estadual de Educação, é Cidadão Honorário de Arapiraca-AL. Juntamente com o filho então deputado estadual Rogério Teófilo, consegui a implantação dos cursos de Direito e Informática, Extensão do Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC) para o período noturno do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho. Atualmente Campus Universitário do CESMAC Professor José Moacir Teófilo.?

A Interiorização do ensino superior a luta, tenacidade e amor pela causa educacional de José Moacir Teófilo não ficou apenas no nível médio, a história pela interiorização dos cursos universitários em Alagoas teve inicio no município de Arapiraca quando o então prefeito João Batista da Silva e o então secretário municipal, anos depois prefeito, Severino Leão foram os precursores e fundadores da Fundação Educacional Alagoana.

Anos depois, a instituição estadual de educação passou a Fundação Universidade do Estado de Alagoas ?- (FUNESA) através do Projeto de Lei do então deputado estadual Rogério Teófilo. Atualmente, a instituição aumentou e expandiu seu raio de ação de ensino superior em outros municípios alagoanos com diversos cursos.

[ Fonte (link): http://cadaminuto.com.br/noticia/233333/2013/11/29/professor-moacir-teofilo-sera-agraciado-com-medalha-merito-legislativo ]

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Educador Moacir Teófilo Completa 87 Anos e Recebe Homenagens em Arapiraca
Por Roberto Gonçallves (2 de outubro de 2014)

José Moacir Teófilo, o “Doutor Moacir”, como é conhecido pelos arapiraquenses, está completando 87 anos nesta quinta-feira (2). Dedicado, desde de sua gênese profissional, ao campo da educação, onde é considerado ícone, Moacir Teófilo também se destacou nos campos da docência e na área jurídica.

Na educação, a primeira grande conquista de Teófilo foi fundar em 1950 o então denominado Ginásio Nossa Senhora do Bom Conselho, atualmente chamado Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho, onde é diretor desde sua fundação, ou seja, a quase 60 anos.A trajetória do Dr. Moacir Teófilo é tão extensa quanto importante, não só para os seus familiares, mas para o município que o adotou e que ele se apaixonou logo que chegou, a quase 60 anos. O seu espírito altruísta e de empreendedor educacional se fez valer, contribuindo com a fundação da Faculdade de Filosofia de Arapiraca, hoje UNEAL.

Ele também enveredou no progresso de desenvolvimento da cidade e foi sócio fundador da Companhia Telefônica de Arapiraca, da Rádio Novo Nordeste AM e do Lions Club de Arapiraca. Também criou os Cursos de Direito e Análise de Sistemas, extensão do CESMAC, para o Colégio Bom Conselho de Arapiraca.

Sua competência na área educacional o levou a assumir por duas vezes a Secretaria de Educação do Estado de Alagoas, nos governos Theobaldo Barbosa e José Tavares. Ao tempo em que realizava o trabalho de educador, não se esquivava do exercício do Direito. Foi conselheiro da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) / Secção Alagoas, por 12 anos.

Tanto trabalho e desprendimento levaram José Moacir Teófilo a receber o Título de Cidadão de Arapiraca, e, recentemente, de Maceió, Honra ao Mérito da Faculdade de Professores de Arapiraca, Personalidade do Rotary Club de Arapiraca, Conselheiro Benemérito da OAB, e homenageado com uma sala no Fórum Doutor Orlando Manso, no município de Arapiraca.

Casado com Maria Tereza Auto Teófilo (in memoriam) e Luiza Ventura Teófilo; pai de Rogério, Ricardo, Rui e Raniere; sogro de Keila, Jirleide, doutora Andrea e Lúcia; avô de nove netos; professor, jurista, diretor de escola, e além de tudo um exemplo de ser humano para Arapiraca e Alagoas, onde tornou-se professor-exemplo, formador da ética, alicerce da construção da linguagem, através do ensinamento do Latim, do Português e o discernimento das leis, como professor de Direito Usual.

Além do extenso currículo, Teófilo sempre enveredou para o caminho dos ensinamentos de vida. Sua bela história chega a confundir-se com a de Arapiraca, terra que nos envaidece, cidade marcada por uma sociedade tradicionalmente ordeira e receptiva, moldada em sua grande parte aos simples gestos do ilustre Doutor Moacir Teófilo.

Apaixonado pelo ASA de Arapiraca, Moacir ainda encontra tempo para com maestria comandar pelas avenidas a Banda de Música do Colégio Bom Conselho, onde se vislumbra o jovem Moacir, incentivador das boas causas, da ética e, sobretudo, da qualidade de vida do povo arapiraquense que o acolheu com muito orgulho e lhe parabeniza pelos seus 87 anos de vida. Parabéns!

Fonte (link): http://www.robertogonsalves.com.br/2014/10/educador-moacir-teofilo-completa-87.html

 

[ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]
Anúncios

2 Respostas para “Moacir Teófilo

  1. Como foi bom revê-lo depois de tantos anos, meu grande amigo Dr. Moacir. Tive a felicidade de trabalharmos juntos durante muitos anos no Colégio Nª. Sª. do Bom Conselho como secretária desse Ilustre Diretor. Minha vida profissional começou ai. Que saudades… desse tempo.
    Aproveito para desejar-lhe longos anos de vida com saúde, paz, amor e contribuindo para o progresso dessa querida cidade. Parabéns e muitas felicidades. Ivone C. Melo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s