Trio – Os 3 Nordestinos Com Zezinho do Acordeon

 
 
 
 
 PERFIL – Trio-Os 3 Nordestinos Com Zezinho do Acordeon
Por Pedro Jorge
 
Zezinho do Acordeon é o nome artístico de José dos Santos. Nascido no município de Pão de Açúcar/AL, no primeiro dia do mês de janeiro de 1940, e radicado em Arapiraca/AL, desde 1966. De seu terra natal, primeiro ele se mudou para a cidade de Carneiros/AL, aos 6 anos de idade, onde passou toda a sua infância e adolescência – na época sonhava em ser caminhoneiro e músico. Com um pedaço de madeira improvisava um cavaquinho, e com um abano simulava que estava tocando uma sanfona.O primeiro instrumento que ele aprendeu a tocar foi o cavaquinho. Aos 20 anos de idade,  foi morar no povoado “Lagoa da Volta”, pertencente ao município sergipano de Porto da Folha, onde aprimorou o aprendizado deste instrumento musical, mas sempre sonhando em aprender a tocar acordeon.
 
Para conseguir comprar o seu primeiro acordeon ele resolveu plantar feijão: plantou três litros e colheu 13 sacos e meio. Com parte do dinheiro arrecadado da safra, conseguiu comprar o instrumento que ele tanto sonhava. Com oito dias de treino já estava tocando algumas músicas.

Antes de vir morar em Arapiraca, José dos Santos residiu um ano em Maceió/AL. Chegando em Arapiraca, em 1966, foi trabalhar no DER  (Departamento de Estradas e Rodagens), órgão estadual. Nessa época parou com a música, só vindo retornar no ano de 1988, quando comprou o seu segundo acordeon.

Em 1991, se aposentou por tempo de serviço e resolveu se dedicar á música. Autodidata, ele aprendeu tocar sanfona escutando os LPs de Trio Nordestino, Luiz Gonzaga, Ari Lobo, Marinês & Sua Gente, Genival Lacerda, Jorge de Altinho, Alcymar Monteriro , Zé Nílton, entre outros.

Origem do Nome Artístico ( “Zezinho do Acordeon” )

No início dos anos 1990, José dos Santos, participou como integrante do grupo de forró pé-de-serra – “Os Alegríssimos”, que era formado por um acordeonista, um trianguista, um zabumbeiro, um tocador de pandeiro e um tocador de reco-reco, no (extinto) Programa “Pell Marques” , exibido pela “TV Gazeta”, em Maceió/AL. O apresentador, Pell  Marques, gostou muito do desempenho de José dos Santos no acordeon, e o batizou artisticamente de “Zezinho do Acordeon”.

Shows Marcantes e Inesquecíveis

Zezinho do Acordeon já teve a oportunidade de se apresentar, além de todo o território alagoano, em outras cidades de outros Estados brasileiros: Caldas Novas/GO, Aracajú/SE, Recife/PE e Juazeiro/CE. Em Maceió se apresentou no “Centro de Convenções”, nas casa de shows: “Sururu de Capote” e “Clube Fênix Alagoano” e, em um navio de turistas que estava ancorado na Praia de Pajuçara.

Família

Zezinho é casado com D. Josefa Maria dos Santos, e é pai de 6 filhos: Cícera Maria, Maria de Fátima, José Carlos, Quitéria Maria, Marinês Maria e Valdíria Maria dos Santos.

Trio os 3 Nordestinos com Zezinho do Acordeon

Atualmente ele está trabalhando na pré-produção de seu primeiro CD, uma exigência antiga de seus admiradores, e se apresenta com o nome artístico de Trio os 3 Nordestinos com Zezinho do Acordeon. Geralmente as pessoas dizem que o estilo musical de Zezinho é muito parecido com o do Trio Nordestino. Além dos shows ele também é bastante convidado para se apresentar em supermercados e lojas, e também em churrascarias e festas particulares.

[ Por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CONTATOS PARA SHOWS – Os 3 Nordestinos

Telefones
Residencial: (82) 3530.2165
Celular: (82) 9998.6770

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s