José Firmino de Oliveira

 
 
BIOGRAFIA – José Firmino de Oliveira 
 
José Firmino de Oliveira é alagoano de Arapiraca, nascido no dia 10 de dezembro de 1949. Ele é filho do Sr. Domingos Firmino de Oliveira e da Sra. Edite Florêncio de Oliveira, o mais velho de uma família de quatro irmãos. Casado com a professora Dirá, tem três filhos e duas netas. Kelmanny, o mais velho, casado e pai das netinhas Kallyne e Lyzandra, é advogado e agropecuarista; Kellsany, solteiro, também advogado e Ellykelma, estudante de 13 anos de idade.
 
Concluiu o seu curso Primário no Instituto São Luiz de Arapiraca (AL), o Curso Ginasial e Técnico em Contabilidade, no Colégio N. S. do Bom Conselho, também de Arapiraca. É formado em Ciências pela Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca e em Direito pela Faculdade de Formação de Direito do CESMAC (Centro de Estudos Superiores de Maceió), com o curso de pós-graduação em Direito Processual, pela UFAL (Universidade Federal de Alagoas).
 
Como escritor, é poeta, membro efetivo da ACALA (Academia Arapiraquense de Letras e Artes) e da Academia Alagoama de Letras e Artes dos Magistrados. O acadêmico tem três livros técnicos e de poesias e pensamentos lançados, além de muitos trabalhos literários publicados em revistas e jornais. Suas principais obras são “Pensamentos, Prosas e Poesias” (1983), “Violência, a Busca de uma Solução” (1994) e “Direito do Trabalho ao Alcance do Empregador” (1996).
 
Iniciou sua vida profissional como professor do ensino Fundamental, aos 14 anos de idade, lecionando por mais de 10 anos no Instituto São Luiz e ao deixar o magistério passou a exercer as atividades de radialista e jornalista.Como radialista, trabalhou nas seguintes emissoras de rádio: Sampaio AM de Palmeira dos Índios (AL), Difusora de Alagoas AM de Maceió (AL) e Novo Nordeste AM de Arapiraca. Nessa última emissora, foi um dos radialistas-fundadores e seu diretor geral. Como jornalista, trabalhou nos seguintes jornais: Gazeta de Alagoas e nos (extintos) “Jornal de Alagoas” e “Tribuna de Alagoas”. Fundou, em Arapiraca, sucursais desses dois últimos jornais, ganhando, nesse período, vários prêmios literários pelas reportagens que escreveu.
 
Ao deixar a imprensa, passou a atuar na área de administração de empresa, quando administrou a indústria de embalagem plástica CIPLASA, do Grupo Coringa de Arapiraca e nesse grupo trabalhou por mais de 15 anos, onde foi também relações públicas, diretor de Marketink, supervisor geral de vendas, consultor e advogado.
 
Na administração pública, assumiu a diretoria de Esporte e Turismo de Arapiraca, na gestão do então prefeito João do Nascimento Silva e Chefe de Gabinete do Prefeito Severino Barbosa Leão, quando do seu primeiro mandato. Em 1989 foi nomeado Juiz Classista da Justiça do Trabalho, onde atuou até maio de 1995. Foi Juiz Fazendário do Conselho Tributário do Estado de Alagoas e, em 28 de setembro de 1995,  foi nomeado Juiz de Direito de Alagoas.
 
A sua dedicação ao trabalho e a sua firmeza de caráter lhe tem assegurado muitas homenagens dentre essas os títulos de cidadão honorário das cidades de Piranhas (AL), onde trabalhou como Juiz de Direito de Craíbas (AL), onde desenvolveu a sua atividade rural. Na área social, dedica-se ao trabalho voluntário como membro do Rotary Club de Arapiraca, sendo seu presidente na gestão 1999/2000, atuando posteriormente como Governador Assistente do Rotary Internacional, para a região Norte da Bahia e todo os estados de Sergipe e Alagoas, nas gestões 2000/2001, 2001/2002 e 2002/2002.
 
[ Fonte: Livro “ACALA – História e Vida” (abril de 2009). ]____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
BLOG / José Firmino*
 
* Dr. José Firmino é Juiz de Direito aposentado, radialista, jornalista, produtor e apresentador do Consultório Jurídico – TV Pajuçara, articulista do Jornal Extra Alagoas, poeta, rotariano e advogado, Conselheiro Seccional da OAB/AL.
 
Livros escritos: Pensamentos, Prosas e Poesias; O Direito do Trabalho ao Alcance do Empregador e Lula Presidente, o Povo no Poder.
 
CDs gravados: Tributo à Jovem Guarda (músicas) e Conversando com Deus (mensagens, contos e fábulas).
 
[ Fonte: http://www.7segundos.com.br ]
 
 
Nota: Leia os excelentes textos escritos pelo Dr. José Firmino no Portal 7 Segundos / Blog José Firmino. Acesse: http://www.7segundos.com.br
 
 
CONTATOS
E-mail: firmino@oops.net.br
Twitter: Jose_firmino
Facebook: https://www.facebook.com/josefirmino.oliveira
 
 [ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

Uma resposta para “José Firmino de Oliveira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s