Sérgio Gomes

Sérgio Gomes: Autor-retrato Rabiscado

 

Frase:

“Sou um artista curioso e criterioso, que procura sempre o aprimoramento do traço. O ecletismo, resultado da minha natureza inquieta, é uma das minhas características. Dependendo do meu momento, faço a escolha entre desenhar uma caricatura, uma charge, uma ilustração ou até mesmo uma arte mais artesanal com material reciclado”. – Sérgio Gomes

[ Fonte (frase): http://sergiobgomes.wordpress.com/ ]

 

PERFIL  – Sérgio Gomes

O Artista: Sou Sérgio Gomes, desenhista por dom e caricaturista, chargista, ilustrador, programador visual e artista plástico por profissão. As caricaturas, charges e ilustrações que faço servem para mim como válvula de escape, me trazendo a harmonia necessária para tocar a vida.

No blog  http://sergiobgomes.wordpress.com/, disponibilizo para a apreciação de todos um pouco da minha essência do artista literal que procuro ser, com muita alegria e orgulho.

COMENTÁRIOS:
01. “Meus Parabéns! isso é um trabalho no mínimo Impressionante. Vou repassar seu email para o máximo de pessoas que conheço, para que o mundo inteiro possa ver esses magníficos trabalho de arte. vc é o que se pode ser chamado de artista. Parabéns”.
Delson Pereira (24/04/2009).

02. “Sérgio, não lhe conheço pessoalmente, mas pelas obras, dá pra perceber que vc tem muito talento. Criterioso e perfeccionista eu já sabia que vc é. Adorei os seus trabalhos. Parabéns. Que Deus continue lhe iluminando”.
Edna Batista (24/04/2009).

03. “Sem surpresas os comentários e elogios lá de cima, é de espantar que tão poucas pessoas visualizem o trabalho deste multi artista do visual gráfico. Quanto a atmosfera do lar, é fato real e notório a fixação pela harmonia, do ambiente familiar dele. Aos que tiverem um dia a sorte, ou o privilégio de conviver de perto com esta família, vai perceber o que singelamente relato aqui em breves palavras. Parabéns”.
Prof. Wagner Souza (30/04/2009).

04. “O desafio de um artista é encantar, provocar e comunicar. Vc consegue isso de forma objetiva. Parabéns!”
Mozart Albuquerque (03/05/2009).

05. “Oi, Sérgio. Adorei as caricaturas. Na verdade adorei tudo.
Parabéns”.
Edna Batista (28/06/2009)

06. “Sérgio, sou suspeito em dizer o que penso, como teu irmão, por isto desejo aproveitar este espaço para confirmar o que a Edna Batista intuiu: você é tão criterioso e perfeccionista que faz do que você vê um modelo pra ser melhorado. E por isto o admiro como artista e como pessoa… Se teu espírito relaxasse um pouquinho mais… Deus sabe o que faz!”
Carlos Gomes (26/08/2009).

07. “Não tenho nem o que dizer, Sr. Sérgio (como custumo chamá-lo hehehe) como pessoa é tão bom quanto seu talento. Parabéns Sr. Sérgio o trabalho do senhor é lindo!”
Lucas Cremonezi (18/09/2009).

08. “Excelentes trabalhos, Sérgio! Sou formado pelo curso Oberg de desenhos na área de humor (charge, cartum e caricatura), e sei do que estou falando. Parabéns, foi um prazer conhecê-lo e o seu trabalho primoroso”.
Márcio Gaspar (16/10/2009).

09. “Estou boquiaberta com suas artes. Vc realmente é um artista. Parabéns”.
Regina (05/02/2010).

10. “Olá Sérgio, li o comentário do Mestre Carlos, seu irmão. Ele como sempre preocupado com a paz de espírito – dos outros e fala em relaxamento, como é muito próprio dele e ao mesmo tempo abre uma brecha, qdo diz: ‘Deus sabe o que faz’. Mas, vejo o artista como um cara inquieto, muitas vezes esquisito e alguns até com sérios problemas de ajuste social. Como diz o ditado’…o mundo é dos inquietos!!!’ Grande abraço! Sou seu fã”.
Eduardo Bastos (07/06/2010).

11. “Olá Sérgio, parabéns pelo seu trabalho… Me sinto honrado em tê-lo conhecido. Estou a te aplaudir de pé”.
Locutor Leonardo Luiz (12/01/2011).

12. “Olá Sérgio, Sou amiga do Sidney Niceas e conheci vc lá na casa do Dr. Rui há muito tempo atrás. Parabéns pelo belo trabalho. Muita paz!”
CinTya Veiga (22/02/2011).

13. “Olá! Parabéns pelo seu trabalho. Excelentes e muito bons!!
Sou de São paulo, capital, e procuro alguém para trabalhar em uma empresa especializada em festas infantis para criação de painéis e desenhos infanto-juvenis. Você teria alguém para indicar? Muito obrigado e mais uma vez parabéns!!”.
Yuri. Meu email é yop@ig.com.br (28/03/2011).

14. “Concordo com todos os comentários… realmente um trabalho primoroso e digno de ser reconhecido publicamente! Parabéns!”
Robertto (20/05/2011)

15. “Caríssimo artista, seu trabalho é maravilhoso, gostaria de saber o valor de uma caricatura minha junto com esposa e filha de 4 anos?”
Jaison James (20/05/2011).

16. “Sr. Sérgio, meus parabéns!Que trabalho lindo! Suas caricaturas possuem um traço limpo e preciso. Tens um dom maravilhoso”.
Manoela Camino (20/05/2011)

17. “Sérgio, conheci teu trabalho através do Gadelha. Acompanhei as ilustrações do seu livro. Parabéns pelo trabalho!
Estamos organizando um espaço de exposições e eventos culturais em São Paulo-SP, espero que você possa vir nos conhecer e presentear com uma exposição de seus trabalhos”.
Marly (19/08/2011).

[ Fonte:  http://sergiobgomes.wordpress.com/]

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

RETRATOS E CARICATURAS

EsferografandoDesenho feito apenas com caneta esferográfica sem o auxílio do lápis grafite ou borracha.

chico-buarque

Chico Buarque

milton

Milton Nascimento

Maurício de Sousa

Luiz Gonzaga

neymar_barcelona

Neymar

Elizabeth Taylor

John Lennon

 

Ilustrações Para o Livro “Conversando Com o Pediatra”

Bruno e Hugo – Esse desenho dos meus filhos foi feito a mão livre em 1988, quando não existia ainda o Photoshop. Sinto-me feliz por ser de uma época em que era possível desenhar com calma curtindo cada traço. Hoje, com a tecnologia digital, tudo é pra ontem e no capricho, como se aos poucos o ser humano fosse a extensão da máquina ou do programa.

 

SAIBA MAIS:

http://sergiobgomes.wordpress.com/page/2/

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CHARGES E CARICATURAS / Sérgio Gomes Pinta até “Pensamento”

Sérgio Gomes é bem capaz de pintar o seu pensamento. Quem ele conhece cai em suas garras e em suas graças. Pode ser feio ou bonito, gordo ou magro, preto ou branco, normal ou insano. Pode ser provinciano ou cosmopolita ele pega, processa, dá um nó de escoteiro e reinventa. Eita mão boa danada!

Arapiraca não se resume mais a um espaço geográfico de Alagoas. A Cidade, que se faz a partir da sua Cultura e da sua gente, transcende as fronteiras do mapa e espalha-se por diversos lugares do País. Vez por outra ouvimos falar de pessoas talentosas e, quando menos esperamos, ficamos sabendo que se trata de um arapiraquense. É o que acontece com  Sérgio Barbosa Gomes, um artista de mão cheia, que desponta como um exímio desenhista, caricaturista, cartunista, ilustrador entre outras qualificações.

O rigor artístico se expressa no traço de seus desenhos. Dependendo do momento, Sérgio produz uma charge, uma caricatura, uma ilustração ou mesmo um trabalho mais artesanal com material reciclado.
Em seu blog   http://sergiobgomes.wordpress.com/  Sérgio afirma que “O ecletismo, resultado da minha natureza inquieta, é uma das minhas características.

O curioso é que, vivendo no Recife/PE há 3 décadas, não nos encontrávamos. Na Fliporto, quando eu estava à frente de uma palestra para o público infantil, Sérgio me reconheceu no momento em que eu disse, respondendo a uma pergunta das crianças, que meus primeiros escritos foram textos para esquetes teatrais nos acampamentos de escotismo na cidade de Arapiraca.

Sérgio também fazia parte do grupo chefiado pelo Carlos Humberto. Não deu outra, no final foi lá falar comigo. Agora já pensamos em desenvolver projetos literários em parceria.

Nota: Postado por Valdir Oliveira em 19 de novembro de 2011.

[ Fonte:  http://valdiroliveirasantos.blogspot.com.br/2011/11/sergio-gomes-mais-um-artista-de.html ]

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

LANÇAMENTO – 1

DEZ ÍNTIMOS FRAGMENTOS DO INDECIFRÁVEL MISTÉRIO

Livro Dez Íntimos Fragmentos do Indecifrável Mistério, de Raimundo Gadelha (poemas) e Sérgio Gomes (ilustrações)

Escrituras Editora e Livraria Cultura convidam para o lançamento do livro Dez íntimos Fragmentos do Indecifrável Mistério, de Raimundo Gadelha (poemas) e Sérgio Gomes (ilustrações). Haverá leitura poética durante o evento na quinta-feira, 16 de agosto de 2012, a partir das 19 hs na Livraria Cultura de Recife – Paço Alfândega Recife, Rua Madre de Deus, s/n – Recife/PE.

Telefone: (81) 2102.4033.

Saiba Mais Sobre o Livro
O editor, publicitário e jornalista Raimundo Gadelha apresenta seu mais recente livro, Dez íntimos Fragmentos do Indecifrável Mistério (Escrituras Editora), que reúne dez novos poemas do autor e inclui oito postais destacáveis, com microsserrilha especial.

Dez Íntimos Fragmentos do Indecifrável Mistério mostra uma poesia elaborada palavra por palavra, no sentido mais nítido do poema que se constrói vagarosamente, poemas longos com versos amplos. É uma verdadeira obra de arte, ricamente ilustrada por Sérgio Gomes, artista plástico de Arapiraca, interior de Alagoas, que a apresenta num formato inusitado de “Poesia em quadrinhos”, desenvolvendo os poemas em traço e proporcionando duas leituras, o que enriqueceu o trabalho literário.

Como destaca o poeta e jornalista Álvaro Alves de Faria, na apresentação da obra: “As cidades de Raimundo Gadelha, descritas em seu poema, são misteriosas, vivem dentro dele e ele por elas deixa-se engolir. Os poemas resvalam, propositadamente, à construção da prosa poética, como se a contar uma história, com começo, meio e fim. (…) O livro é uma viagem em que a vida se desnuda e se deixa descobrir, mesmo com ‘essa estranha sensação de ser’. É preciso, sempre, lembrar os momentos de luz e sombra a que se refere o poeta em sua poesia, esse instante de magia que se revela e se deixa estender pelas páginas.”

“Composta em versos brancos e de ritmo inquieto e desigual, esta é uma poesia peripatética, de paralelepípedos verbais e de percursos semânticos. Seus poemas são peregrinações dentro de si mesmo, partidas sem volta até os escaninhos mais profundos de sua alma e percursos permanentes na rota da vida que pulsa em seu coração.”
José Nêumanne Pinto (Jornalista e poeta)

Sobre o Autor
Raimundo Gadelha nasceu na Paraíba. Por formação, é publicitário e jornalista, profissões das quais se distanciou desde a década de 1980, quando começou a se dedicar mais intensamente à fotografia, clicando e expondo o resultado de suas andanças por mais de 30 países. Sempre dedicado à Literatura, em 1994, abraça seu desafio maior: a fundação da Escrituras Editora. Hoje, seguramente, a casa editorial que mais publica poesia no Brasil. Mesmo como editor, Gadelha não abdicou da sua própria produção literária. Atualmente, já são 13 títulos distribuídos dentre os gêneros poesia, conto, teatro, romance e fotografia. Vida Útil do Tempo (Poesia, 2004) e Em Algum Lugar do Horizonte (Romance, 2000), publicado na Grécia, no México e em Portugal, são seus trabalhos mais recentes.

Sobre o Ilustrador
Sérgio Gomes é um artista alagoano, de Arapiraca, que reside em Recife/PE desde 1990 e atua como professor de desenho artístico. Quando não está ministrando as aulas de desenho, produz quadros usando uma técnica diferenciada, com um apelo voltado para a questão da sustentabilidade. Com grande criatividade, transforma em arte materiais que seriam jogados no lixo, como caixas de leite, filtros usados de café e recortes de jornal. Os seus trabalhos artísticos podem ser apreciados no site: http://sergiobgomes.wordpress.com, onde estão publicados também os seus desenhos de retratos e caricaturas.

[ Fonte:  http://escrituraseditora.blogspot.com.br/ ]

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

296282_10201578082642773_1638162463_n

Livro Conversando com o Pediatra – Um guia para pais e pediatras, com 800 páginas e 82 ilustrações internas em preto e branco. Lançamento previsto para novembro de 2013 pela Escrituras Editora de São Paulo.

 

LANÇAMENTO – 2

CONVERSANDO COM O PEDIATRA

Título do livro: Conversando com o Pediatra
Autor: Dr. Otelo Schwambach Ferreira (org.)
Ilustrações: Sérgio Gomes
Gêneros: Não Ficção / Saúde
Edição: 1ª
Páginas: 768
Formato: 21 x 28 cm, capa dura
Peso: 2 kg
Preço: R$ 99,90.

Descrição do Livro:
O livro Conversando com o pediatra busca diminuir o hiato entre a Medicina e a comunidade, aproximando os saberes da ciência do cidadão comum. A obra conta com a organização do pediatra pernambucano Otelo Schwambach Ferreira, o apoio do Institu­to de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) e apresenta-se como o primeiro título do selo Escrituras Médicas, da Escrituras Editora. O livro contou com a importante participação de familiares (mães, pais, avôs, avós), profissionais da saúde – pediatras, médicos de outras especialidades e técnicos – e profissionais de outras áreas, como advogados, sociólogos e babás.

Conversando com o pediatra é um guia que traz todas as informações essenciais para pais e familiares a respeito da saúde dos bebês, das crian­ças e dos hábitos que, se não modificados durante a infância, serão determinantes para a saúde do indiví­duo adulto.

Nas 768 páginas, a obra traduz, em linguagem simples, agradável e ilustrada, temas como laringite, convulsão febril, cefaleia, rinite, distúrbios do sono, anemia, alergias, uso de antibióticos, entre tantos outros assuntos. Também aborda de maneira direta os aspectos emocionais que são tão marcantes durante o período do crescimento, como o uso da chupeta, a masturbação e o fantasma da dependência química. Para completar esta obra, há também capítulos importantíssimos que não deixam de lado a questão dos direitos da criança e adolescente, a relação entre o paciente e o pediatra, a adoção e a separação dos pais.

O livro, que cumpre com a importante função social de informar e prepa­rar cada indivíduo para lidar com as questões marcan­tes da infância e adolescência, contou com a relevante colaboração de diversos especialistas, além de mães, pais, avós, tios que ajudaram a nortear os autores quanto às principais dúvidas e inseguranças da população. O livro traz ainda um índice dos assuntos a serem pesquisados e, no final, um completo índice remissivo.

A apresentação da obra ficou a cargo do Dr. Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, e as ilustrações são de Sérgio Gomes.

[ Fonte: http://www.escrituras.com.br/?livros=conversando-com-o-pediatra ]

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Raimundo Gadelha, Valdir Oliveira e Sérgio Gomes na Fliporto – Olinda, 2011

CONTATOS / Sérgio Barbosa Gomes

Entre em contato comigo para solicitar alguns dos serviços abaixo. Com alegria e satisfação lhe retornarei o mais breve possível:
* Caricaturas,
* Retratos;
* Projetos Gráficos (Ilustração e diagramação de livros, CDs e DVDs).

Meus contatos:
sergiobgomes@gmail.com | https://www.facebook.com/sbgomes | 81-9234.7555.

[ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

Anúncios

4 Respostas para “Sérgio Gomes

    • Valeu Sérgio Gomes. Vc merece toda admiração e divulgação de seu excelente e prolífico trabalho artístico. Tudo de bom, sucesso, felicidade, saúde e luz.
      Abs, Pedro Jorge.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s