Daniel Brasileiro

Nome completo: José Barbosa Filho
Nomes artísticos: Daniel, Daniel Arapiraca e Daniel Brasileiro
Data de nascimento: (Carece de fonte)
Local: Arapiraca/AL
Data de falecimento: 15/09/2012
Local: São Paulo
Gênero: Popular-romântico.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

TRIBUTO

Os administradores do blog Arapiraca legal, Gilvan Juvino e Pedro Jorge, prestam um tributo ao cantor e compositor arapiraquense Daniel, que faleceu sábado, dia 15 de setembro de 2012, em São Paulo. Uma de suas composições, Duas Lágrimas, foi gravada e teve bastante sucesso na voz do saudoso cantor Wando. Outra canção de sua autoria e interpretação, Pé no Caminho, foi apresentada nos anos 1970, no programa Fantástico da Rede Globo.
Nossos pêsames aos seus familiares. Descanse em paz, amigo…

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

MORRE DANIEL BRASILEIRO – 1
Por André Ricardo

Morre Daniel Brasileiro, cantor de Pé no Caminho, Eu Preciso de Você, dentre outros sucessos dos anos 1970. Fiquei realmente em estado de profunda tristeza. Havia muitos anos que não o via. Não sabia que se encontrava em estado tão lastimável. De ídolo, glamour, à dormir nas ruas, quase como indigente. É de acabar com a gente.

Na foto (de abertura deste post) estou com Daniel, Toni Lemos e Nalva Aguiar em um show que fizemos com Chacrinha, em Guaratinguetá/SP.
Querido amigo Daniel… Que o “Grande Arquiteto do Universo” o Ilumine nesse seu retorno à Eternidade… Até qualquer era.

[ Fonte: Página do facebook do cantor André Ricardo, 18 de setembro de 2012 ]

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

MORRE DANIEL BRASILEIRO – 2
Por Pedro Jorge

Faleceu no dia 15 de setembro de 2012 o cantor e compositor arapiraquense Daniel Brasileiro. Como compositor, no auge de sua criatividade artística, as composições de Daniel foram gravadas por diversos artistas. A sua composição mais conhecida é a música Duas Lágrimas, um dos maiores sucessos do saudoso Wando.

Segundo informações do site Formas & Meios, outro artista conhecido nacionalmente que gravou Daniel, foi o sambista Almir Guineto que lançou, em 1997, a música Brilho no Olhar, composta em parceria com ele e regravada por dezenas de outros cantores. Prosseguindo o site cita que acredita-se ter sido Raimundo José, um dos maiores intérpretes deste Brasil, quem gravou suas duas últimas composições: os forrós Pimenta e Colírio e É a Vida, parceria de Daniel com Freitas-Valle.

O cantor Daniel emplacou alguns sucessos nas paradas musicais brasileiras, nos anos 1970, e teve a oportunidade de participar de diversos programas televisivos: Clube dos Artistas (apresentado por Airton & Lolita Rodrigues), Aleluia (Sílvio brito & Fábio Jr.), Buzina do Chacrinha, entre outros. Inclusive foi produzido, um clip de uma de suas músicas – Pé no Caminho, e exibido no programa Fantástico da Rede Globo.

Algumas das contribuições musicais de Daniel Brasileiro para artistas de sua terra natal, Arapiraca/AL, foi a produção do 1º álbum de Manoel Tenório, gravado e lançado nos anos 1980 e a co-autoria na canção Baby I Love You do artista popular Giullian Jacinto, que atualmente está radicado em São Paulo/SP, composta no apartamento do compositor Daniel, na época em que ele residia no Rio de Janeiro/RJ.

Ainda, segundo o site Formas & Meios, postado no dia 18 de setembro de 2012, foi triste o fim do famoso cantor e compositor Daniel Brasileiro, pois ele se encontrava sem amigos, sem instituição para ampará-lo e entregue ao alcoolismo. Daniel foi um sujeito culto e inteligente, segundo palavras de seu colega Raimundo José, um dos poucos que tentou ajudá-lo a superar a crise em que se encontrava antes de morrer.

Os familiares de Daniel Brasileiro, que residem em Arapiraca/AL, desmentem a informação que o site Formas & Meios noticiou, dizendo que o compositor teve uma filha de um fruto do relacionamento dele com a apresentadora da TV Gazeta, Claudete Troyano.

Em algumas oportunidades o cantor Daniel chegou a se abrigar debaixo dos viadutos da região central da capital paulistana, mas vale ressaltar que ele teve o apoio total de sua filha, Danielle, que sempre o acolheu em sua residência na Cidade de Araras/SP. Ás vezes ele era visto embriagado pelas ruas do bairro de Santa Cecília ou na Avenida São João. Com um semblante derrotado, porém nutrindo a esperança de retornar às paradas de sucesso, Daniel conversava com poucos colegas que parava para dar-lhe um minuto de atenção. Não se sabe ao certo os porquês de seu vício no alcoolismo.

O site Formas & Meios também divulgou que não tinha notícia de que alguém seja da classe artística ou de seu laço familiar o teria tentado resgatá-lo da situação em que se encontrava em seus últimos anos de vida. Fato negado por seu irmão, Niwton, que também é músico. Segundo ele, tanto a Danielle, filha de Daniel, como os seus familiares que residem em Arapiraca, tentaram de todas as maneiras ajudá-lo, mas ele tinha um temperamento forte e não queria ajuda de ninguém. Inclusive, o Niwton enfatiza que quando esteve lá em São Paulo, o seu irmão ainda estava bem e não se encontrava na rua e diz que tentou trazer ele para Arapiraca, mas ele não quis retornar a sua terra natal.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PÉ NO CAMINHO (Tributo a Daniel Brasileiro)
Por Janjão (Blog “Canção Preferida” , 12 de julho de 2013)

Sempre fui fissurado em televisão. Minha geração é da telinha. Ainda em preto e branco, curtíamos os festivais da Record, o Jovem Guarda de Roberto, Wanderléa & Erasmo, as novelas da Globo, os desenhos de Hanna & Barbera, e claro os populares programas de auditório. A maioria deles ao vivo- eles eram 90% de música brasileira. Aquele comercial, de tocar massivamente nas rádios, de vender discos de “baciada!. Eram estes programas que popularizavam estes artistas, boa parte da chamada musica brega e romântica, o chamado sucesso fácil.

A Buzina do Chacrinha, mais tarde a discoteca do “Velho Guerreiro” – era sem dúvida a grande novidade estética daquele inicio dos anos 1970. Saí a apresentação cerimoniosa, com trajes de gala, para o escracho, a zoeira, a brincadeira de fazer rir. Abelardo Barbosa era um visionário como disse Caetano Veloso em seu Livro Verdade Tropical. Não tinha pudor de criar chavões como “olha o abacaxi”; “isto é bacalhau”; “roda, roda”; “cinegrafista” – e muito menos de se caracterizar, ás vezes de baiana, de garoto, e a tradicional cartola e fraque de palhaço.

Mas o Programa do Chacrinha, não era revolucionário apenas na contracultura, no desafio da moral estabelecida, ele lançava talentos e o mistura a medalhões da MPB. O próprio Caetano, esteve no programa várias vezes. Bem, foi em uma destas edições da Buzina (que também era um programa esculachado de calouros), que conheci Daniel Brasileiro, na época conhecido apenas por Daniel. A música intitulada Pé no Caminho.

Era os tempos duros da Ditadura Militar. Mas eram também, os tempos do Movimento Hippie e de comunidades alternativas. Tempos que a juventude se rebelava contra o status Quo dos adultos e dos políticos. A música era um templo para estas manifestações. Me liguei em Pé no Caminho. Tinha em 1975, 11 anos de idade, estava na pré adolescência, sabia de cor e salteado a canção. Uma balada destas muito próximas, do blues gospel, Pé no Caminho é uma versão abrasileirada da parábola do filho pródigo. Hoje tocaria perfeitamente no meio religioso.

A canção foi lançada um ano antes, em uma das coletâneas da poderosa (na época), gravadora Pholigram ou Phillips. A maior da indústria fonográfica, tinha um elenco de excelência da MPB: Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, João Gilberto, Gal Costa, que conviviam com artistas populare – os recordistas em vendas, entre eles, Odair José e Evaldo Braga. O alagoano Daniel Brasileiro (nome artístico) ou José Barbosa Filho, era um dos “bregas”, contratados pela Phillips. Após o estouro da canção na coletânea, Daniel gravou um compacto simples, onde Pé no Caminho, fez história.

Parece que no caso do cantor compositor, a vida imitou a arte. Na letra de Pé no Caminho, a narrador se coloca na estrada e no mundo, deixando tudo para trás (rua Olavo Bilac – Arapiraca/AL). Infelizmente Daniel Brasileiro, optou nos últimos tempos de vida, viver na rua. Como morador das ruas e avenidas de São Paulo/SP. O artista veio a falecer no ano passado. Poucos sabiam que fim tinha levado, este cantor, que teve canções suas gravadas por Almir Guinetto, Wando e bandas de forró. Foi dificílimo, encontrar até na internet, a trajetória deste brilhante brasileiro.

Até o vídeo tive dificuldades de localizá-lo. Mas click aqui é muito bom: http://migre.me/frBbx .

PÉ NO CAMINHO
Letra e música: Daniel Brasileiro

Qualquer dia desses boto o pé no Caminho / Na beira da estrada faço o meu ninho
Chinelo no pé e mochila no ombro / Dou um passo da queda
E dois para o tombo / E num passo mais fundo
Mais longo na estrada / Me arrisco na vida / Sem medo de nada…

Minha pobre família / Meu tudo e meu nada
Me atiro no mundo / Minha sorte jogada
Meu pobre pai (Jesus Cristo) / Meu grande amigo
Eu preciso lhe falar / Meu grande pai (Jesus Cristo)
Meu pobre amigo / Você tem que me ajudar (Ave Maria).

* Decidi criar mais um Blog, para exercitar minha escrita, bem como escrever sobre um tema especifico. As postagens neste díario, serão sobre músicas de minha preferência. São relatos Históricos do conteúdo das canções, de seus autores, do contexto em que foram escritas e as influências em minha vida. Muitas delas já publiquei em outros blogs. Vou aproveitar este espaço, para falar de artistas do mundo alternativo da música. Abs, Janjão.

[ Fonte (link): http://cancaopreferida.blogspot.com.br/2013/07/pe-no-caminho.html ]

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CD – O MELHOR DE WANDO  / Duas Lágrimas (Daniel)

Título da canção: Duas Lágrimas
Gravação: Wando
Autor: Daniel
Álbum: Fogo e Paixão – O Melhor de Wando
Estilo: Música Brasileira
Gravadora: UNIVERSAL
Ano de produção: 1998.

DUAS LÁGRIMAS (Daniel) – Wando

Quero sentir vontade / De abraçar teu corpo
De afagar teu peito / E de beijar teu rosto.

Quero sentir vontade / De morder sua boca
Entre quatro paredes / As sensações mais loucas.

Quero sentir na pele / O toque mais sublime / De tua mão macia, / Meiga, quente e firme.

E, em meio à madrugada / Encostado a teu lado
A solidão me invade / E eu fico amargurado.

* Refrão:
Afago teus cabelos / Beijo tuas costas e nada
Caem dos meus olhos / Duas lágrimas geladas.

Quero sentir vontade / Ao amanhecer
Mas teu olhar tão frio / Me diz pra me esquecer…

* Refrão…

Nota: Click no link abaixo para escutar o sucesso Duas Lágrimas, de autoria do cantor e compositor arapiraquense Daniel, na interpretação do mineiro Wando:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
VÍDEO / Pé No Caminho (Daniel)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

DANIEL BRASILEIRO (Acróstico)
Autor: José Carlos Gueta, “O Poeta do ABC”

D escanse em paz meu amigo
A qui cumpriste a tua jornada
N ão encontraste o seu abrigo
I nverno sofreu nesta estrada
E squecido dormiu ao relento
L embraremos seu sofrimento.

B rilho no olhar e criatividade
R efiro-me a este artista assim
A sua canção trouxe-nos felicidade
S ão como joias raras para mim
I nterpretadas por grandes artistas
L á nos anos 70 inicia o sucesso
E participa de muitas entrevistas
I nfelizmente a moeda tem reverso
R evelando o lado negro da vida
O que gerou sua precoce partida.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ÁLBUM DE FOTOS
                                                                                                    Daniel – Anos 1970

Daniel e sua filha, Danielle

                                                                                                              Daniel e sua neta, Heloísa

Daniel na residência de sua filha, Danielle – Araras/SP

                                                                         Daniel, Danielle e Sandra

[ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

Anúncios

62 Respostas para “Daniel Brasileiro

  1. DANIEL…
    Autor: Poeta do ABC

    D escanse em paz meu amigo
    A qui cumpriste a tua jornada
    N ão encontraste o seu abrigo
    I nvernos sofreu nesta estrada
    E squecido dormiu ao relento
    L embraremos seu sofrimento.

  2. Olá José de Sá, te agradeço, de coração, pelo tributo que estás prestando nesse momento em seu programa Nos Braços da Saudade ao saudoso cantor e compositor Daniel. Abs, Pedro Jorge.

  3. Esse tema “Daniel Brasileiro” me fez passar por momento de reflexão. Vejo um paradoxo entre o lamento da sociedade arapiraquense pela perda desse ilustre compositor e cantor e o seu sucesso que deixou, se perpetuando em nossa história, deixando-nos felizes pelo seu legado . Para alguns, o que Daniel produziu pode ter sido pouco, mas para Arapiraca foi muito importante sua participação artística no cenário nacional.

    Soube dessa partida através desse blog, a quem mais uma vez parabenizo pela dedicação, zelo, criatividade e valorização à cultura de nossa terra. Aos parentes de Daniel Arapiraca, resta-me externar os meus sinceros sentimentos. Roguemos a Deus um bom lugar para esse batalhador artístico.

  4. Daniel foi uma pessoa bacana passou pela minha vida acolhi ele de braços abertos. Abriguei em pelo menos uns 4 meses. Eu tinha um estúdio fotográfico em nhoconé onde tinha uma cozinha separada onde montamos uma cama e ele dormia, almoçava comigo. O problema que teve uma recaida e falava muito na Claudete e sua filha e, que amava muito a dannielle. Pena que as coisas tomaram esse rumo foi uma pessoa muito bacana, quando sã sem bebidas ou drogas, ás vezes sentava com ele falava sobre a bebida mais não tinha jeito, ele falava que ia parar mais depois voltava muito triste saber que morreu fiquei sabendo hoje que lembrei, incrivel pensei o nome dele e fui procurar no youtube e vi aqueles videos e derepente procurei por mais e parei aqui e descobri que ele havia falecido. Meus sentimentos aos familiares. Por Iran Carlos, fotógrafo-cinegrafista.
    ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    “Olha a uns 15 anos atraz dei moradia e comida para o Daniel ele estava até bem, mais do nada voltava a beber e se drogar não tv jeito . infezmente não consegui tirar ele desa vida até tentei ele so falava na claudete e na filha dele. Ele estava muito triste”. – Iran Carlos.

    [ Editado por Pedro Jorge ]

  5. É com muito pesar que hoje eu tomei conhecimento da morte do meu amigo Daniel,
    estou muito triste, primeiro o wando depois o Daniel, que Deus o receba no céu ….
    Seu amigo, Eri Santos!

  6. Quando completei 18 anos fui para Curitiba-PR em busca de um sonho e lá toquei numa banda com o nome de Apollo C junto com meu cunhado, Cicero Laurindo, e a primeira música que toquei foi Pé no Caminho do Daniel que fiz questão de dizer que era de um cantor de Arapiraca-AL e a música fez muito sucesso. Depois voltei a Arapiraca e encontrei o Daniel no lançamento do LP de Manoel Tenório, o Jarbas Lúcio insistia para ele cantar, ele cantou Duas Lágrimas parou e disse: o show é do Manoel Tenório e agradeceu. Foi a última vez que o vi, pra mim foi motivo de orgulho. Agora tenho um programa na rádio Nativa FM e toco sempre suas músicas. Descanse em paz amigo, Daniel!

  7. Quando completei 18 anos fui para Curitiba/PR em busca de um sonho e la toquei numa banda com o nome de Apollo C junto com meu cunhado cicero laurindo e, a primeira musica que toquei foi Pe no Caminho do Daniel que fiz questao de dizer que era de um cantor de Arapiraca/AL e a musica fez muito sucesso. Depois voltei a Arapiraca e encontrei o Daniel no lançamento do LP de Manoel Tenorio, o Jarbas Lucio insitia para ele cantar. Ele cantou Duas Lagrimas, parou e disse: O show e do Manoel Tenorio e agradeceu. Foi a ultima vez que o vi, pra mim foi motivo de orgulho. Agora tenho um programa na radio Nativa FM e, toco sempre suas musicas. Descanse em paz, amigo Daniel!

  8. Nos anos 1970 ele tava começando a ser conhecido – foi no programa Raul Gil na Record no quadro Na Boca do Forno onde quem queria uma oportunidade de aparecer e lançar a música Pé no Caminho. Rapaz muito simples e educado mais eu nem sabia da situçãoo q ele tava passando em São Paulo, achava q ele só ficava em Alagoas – seu Estado natal. Descanse em paz, DANIEL. Aqui é só de passagem mesmo, vai com DEUS!

  9. Agradecemos, de coração, a todos os leitores que enviaram estas mensagens ao saudoso cantor, compositor e músico – Daniel. São, realmente, palavras sinceras endereçadas ao talentoso artista arapiraquense. Sábado, de manhã, conversei com uma de suas irmãs, próximo a rua em que ele morava. Os familiares dele agradecem pelo carinho e lembrança de todos vcs.
    Que Deus continue iluminando a todos…
    Assina: Pedro Jorge e Gilvan Juvino.

  10. Pôxa vida e eu moro aqui esquina SÃO JOÃO com a IPIRANGA – SÃO PAULO e não sabia que o grande DANIEL circulava aqui pelo centro e que tinha falecido em 2012 e estas fotos que aqui estão parecem tão recentes olhando assim nem parece que ele estava em tal situação jogado nas ruas ou embaixo de viadutos aqui em SAMPA é mesmo uma crueldade que tal fato tenha acontecido com o grande DANIEL, infelizmente eu não tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente pois talvez quem sabe a vida teria outro rumo pois eu desejo que DEUS esteja SEMPRE COM ELE dando-lhe muita luz e paz .

  11. Valeu grande amigo PEDRO JORGE DE MELO por tudo que está aqui fiquei triste pelo que está aqui pois aqui está uma grande verdade o mundo dá tantas voltas um dia a gente está lá em cima e no outro a gente pode estar lá embaixo e temos que estar preparados para estas quedas que são brutais e nem sempre merecemos ter este triste destino quando se faz o melhor para todos como exemplo a música que faz um bem danado prá todos, mais infelizmente a vida é assim mesmo cheia de surpresas e de muitos sobressaltos. Parabéns por esta grande e tão explícita página dedicada ao saudoso DANIEL.

  12. Boa tarde a todos! Fiquei emocionada ao ler todos os comentários deixados aqui. Sou filha do Daniel, moro em Araras-SP e esse site veio parar nos meus olhos “do nada”, muito sem querer. Não há preço que pague essa linda homenagem feita ao meu pai. Deus e muitos amigos sabem o quanto me esforcei para tirá-lo dessa situação e quantas e incontáveis vezes em que o internei e cuidei dele.
    Obrigada pelo carinho.
    Quem quiser me escrever, o meu email é o dani_lastro@hotmail.com
    Deus abençõe vocês!
    Danielle

  13. Daniel – Pai da minha linda cunhada, descanse em paz guerreiro.
    Já fez o bem com sua linda voz. Que Deus acompanhe você nesse longo caminho com Deus.
    Uma pessoa fina e educada que conquistou muita gente!
    Fique em paz…

  14. Que a história de vida do Daniel seja testemunho de alguém que viveu e lutou por um sonho que bem mostrou capaz de concretizar e que deixou sentimentos profundos de carinho, admiração pelo talento e personalidade, humanidade e saudades. Rastros esses que nem mesmo a epidemia do vício do álcool conseguiu anular.

    A vida é tão cheia de percalços. De Cazuza e Maysa a Elis Regina e Charlie Brown Jr., entre tantos outros sensíveis e tradutores do mundo, ‘poetas’ de alma, muitos foram os tomados por essa perigosa experiência socialmente aceita e incentivada.

    Daniel: Sua ausência é sentida.

  15. Olá, Pedro Jorge!

    Gostaria de parabenizá lo por esse blog que, com seriedade e respeito, noticiou a morte de Daniel Brasileiro.

    Eu sou Arlete Mota, alagoana, fui casada com Daniel e tivemos uma filha.
    Lamentavelmente, não tínhamos contato, mas sempre tivemos por ele respeito e admiração.
    Ele era um ser humano, extraordinariamente, incrível! Inteligente, sensível e corria atrás de seu sonho. Paradoxalmente, como tantos outros artistas que envolveram-se com algum vício, infelizmente, não teve forças suficientes para superar esse mal que destrói famílias…
    Apenas sabe, quem passa. E nós, enquanto sociedade, fazemos ainda tão pouco para combater esse mal.
    Há alguns anos vinha tentando localizá lo, sem êxito, contudo.
    Graças a seu blog pude ter notícias. Que, para minha tristeza, não eram as esperadas.

    Desde que soubemos, ficamos desoladas, tristes. Arapiraca deve se orgulhar do filho ilustre que teve! Autodidata, músico, compositor, um ser humano lindo que divulgou sua Cidade, seu Estado. Teve suas canções cantadas por artistas reconhecidos.

    Infelizmente, pessoas sensacionalistas, despreparadas, inclusive de sentimentos, postaram fotos e comentários pejorativos, sem pensar nas consequências, na dor que isso trouxe à família e ao próprio.

    Naquele momento, diferente de uma exposição dramática, um socorro pela mídia para o Daniel seria: Força, guerreiro! “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”!!!
    Infelizmente, não foi o que ocorreu.

    Deus o acolheu! E nós, continuaremos rezando, o amando e admirando para sempre.

  16. Mais uma vez agradeço, de coração, a todos os leitores do Arapiraca Legal pelos elogios a este humilde blog que tem por finalidade divulgar os trabalhos artísticos-culturais dos artistas, escritores e radialistas arapiraquenses.
    Ficamos emocionados, particularmente, com os comentários endereçados ao saudoso cantor e compositor Daniel – talentoso artista que, através de sua arte, divulgou Alagoas e a sua Cidade natal, Arapiraca. Tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente, pois eu morava próximo a sua residência e desde criança torcia por seu sucesso. Lembro que quando ele se apresentava em diversos programas de televisão – Clube dos Artistas (apresentado por Airton e Lolita Rodrigues), Aleluia (Fábio Jr. e Sílvio Brito), Fantástico e outros; era uma verdadeira festa para todos nós…

    Relatos verdadeiros e emocionantes de suas filhas, Danielle e Bárbara; de sua ex-esposa Arlete Mota; de seus amigos Iran Carlos, Eri Santos, Francisco Alves de Oliveira, Luizinho Azevedo e Márcia Fontanetti; dos leitores Cícero Galdino, Edu pontes e Messias da Silva; do acróstico-tributo DANIEL…, escrito por José Carlos Gueta – O Poeta do ABC; dão a dimensão do valor humano e artístico desse “CARA” que deixou um bonito legado para todos nós.
    Saudades do grande Daniel. Descanse em paz, amigo! Assina: Pedro Jorge.

  17. Pai… hoje eu tô com muita saudade… o final de semana passou, mas eu não teria me importado em ter pego o carro e ter corrido até São Paulo pra te buscar, como fiz inúmeras vezes. Te daria banho no hotel em frente a Santa Cecília… faria sua barba e depois comeríamos feijoada na 25 de março. Ficaria brava tudo de novo pelas vezes que voce pedia pra comprar suas doses de conhaque, mas pagaria todas de novo também. Em uma das últimas vezes, até tomamos cerveja juntos. Andaríamos a pé várias lojas. E, eu te agradeceria por carregar as minhas sacolas!! rsrsr Você era fofo demais. Eu não vou me esquecer de qdo fez uma marmita da galinhada que sobrou do almoço no Bar e levou para o seu colega que dormia na Santa Cecília. Nem vou me esquecer da última frase que me falou: Minha filha, eu vou sair dessa! Eu só respondi: Eu sei. Eu estava irritada aquele dia.. preocupada, talvez. Ou chata mesmo, como sempre fui. Lembrar dos seus almoços em casa…dos vinte milhões de filmes que você assistia e ria…. das orações que fazia as 7:00 todo dia. Sempre alto… rsrs. Voce é louco! Que merda que agora eu queria te ouvir dizer: Amor do papai… Bijuja…, mas não ouço. Acho que daqui alguns dias eu irei ‘a São Paulo e ficarei sentada na praça… só pra chorar. Sério. Vou ficar lá um dia inteiro. Talvez eu te sinta mais perto. Olhe para os bancos que eu te encontrava…ande algumas ruas que você andava. Pare até nos bares… quem sabe. Coma feijoada. Acho que vou fazer isso. Nunca mais voltei pra lá dps que te vi horrível preso naquela cama… dps naquela geladeira horrorosa. Eu mandaria explodir tudo aquilo se te trouxesse de volta… a Bárbara que você me contou algumas vezes me encontrou!! Foi uma alegria! Eu que tanto quis uma irmã… Obrigada por ter me dado. Você deveria ter sido mais presente na vida dela. Hoje ela está bem presente na minha. Se acerte aí com Deus! rs.
    Eu te amo de qualquer jeito. Eu te amo muito. Espero que você tenha sentido isso… pq a última carta que te mandei na clínica voltou… e você não leu. Eu amo você… eu te amo, Pai.

    • “Danielle, não te conheço, mas percebo nas tuas palavras que fostes e és uma filha maravilhosa. Parabéns, pelo amor dedicado ao seu pai! O conhecí muito superficialmente, mas tenho uma grande amizade com o irmão dele – Niwton (“Dóda”), que a a paz esteja contigo”.
      Jorginho Teclados ( Cantor e músico arapiraquense )

  18. Paiii!! Dia 14 fará 1 ano que nunca mais nos vimos. Desejo muito que o Céu esteja em festa. Desejo muito que você esteja ao lado de Deus, de Jesus.
    Que mistério que é tudo isso!! Quem sabe um dia ainda nos encontramos.
    Amo vc, de qualquer jeito.

    • “Daniel, era prá mim um grande talento. De tanto gostar de Arapiraca e não ter tido dela este mesmo sentimento. Será que isto não o frustrou,fazendo o artista não ter mais interesse pelo seu profissional…?”
      Marcos Góes ( Empresário arapiraquense ), 14 de setembro de 2013.

      • Pai, hj fez 1 ano… Ainda não dormi! Tô pensando em vc… qro muito ler suas cartas. Tenho uma tonelada! Semana q vem farei isso.. Amanhã talvez. Boa noite, durma c Deus!

    • “Danielle, não te conheço, mas percebo nas tuas palavras que fostes e és uma filha maravilhosa. Parabéns, pelo amor dedicado ao seu pai! O conhecí muito superficialmente, mas tenho uma grande amizade com o irmão dele – Niwton (“Dóda”), que a a paz esteja contigo.
      Jorginho Teclados ( Cantor e músico arapiraquense )

      • Gilvan, querido! Obrigada pelo elogio.. O amor sempre por ele sempre foi grande. E continua sendo… Um grande abraço.

  19. TRIBUTO – Daniel Brasileiro, 1 Ano de Saudades!!!

    Os administradores do Blog Arapiraca Legal, Gilvan Juvino e Pedro Jorge – e todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente ou o seu trabalho artístico -, prestam um tributo ao cantor e compositor arapiraquense Daniel, que faleceu no dia 15 de setembro de 2012, em São Paulo.

    Uma de suas composições, Duas Lágrimas, foi gravada e teve bastante sucesso na voz do saudoso cantor Wando. Outra canção de sua autoria e interpretação, Pé no Caminho, foi apresentada nos anos 1970, no programa Fantástico da Rede Globo. Descanse em paz, amigo…
    Compartilhamos este tributo com todos os seus familiares e amigos.

  20. Obrigada por ter feito parte da minha história, pela filha que tivemos, emfim, por tudo que vivemos!!! E perdoe pela omissão, e, por tudo que deixei de fazer por ti… por nós!! Não estivemos ao seu lado nos momentos cruciais da sua vida. Um dia com certeza nos encontraremos, num outro plano … Saudades eternas !!! Arlete Mota.

    • Conheci muito a fundo o Daniel. Sempre estive na retaguarda de suas quedas e suas companheiras… Sinto saudades de toda aquela situação… Ele estava presente… Agora sinto sua falta como parte de minha vida…

      • Agradecemos, de coração, a leitora Sandra Vieira pelos belíssimos comentários, enviados e dedicados ao saudoso e inesquecível cantor e compositor arapiraquense, Daniel Brasileiro.
        Tudo de bom, felicidade, saúde e luz.
        Abs, Gilvan Juvino e Pedro Jorge (administradores do Blog Arapiraca Legal).

      • Ele enchia o saco, mas dá saudade, né mãe? ahahhahha. parece que eu ouço: “Bom dia, majestoso Astro Sol!”

  21. Sou de Mato Grosso do Sul e conheci o Daniel a 11 anos atrás através de um amigo dele, Luizinho, que era empresário musical do meu filho Thiago Perez. Daniel me contou muitas passagens de sua vida, fiquei impressionada com a sua inteligência, sinto muito pelo ocorrido, o meu filho até fez uma música para ele, que o Daniel nunca chegou a saber, esta música ele fez nesta mesma época em que conheceu o Daniel, mas depois meu filho voltou para a nossa cidade de Bonito e não voltou mais, e hoje digitei no google o nome do Daniel e me deparei com esta notícia lamentável de sua morte e da situação em que se encontrava. Um dia quem sabe vão conhecer esta música, é muito linda. Um dia o Daniel olhou para nós (eu o meu marido) e nos disse que o nosso filho ainda seria um mito, e que ainda iria marcar uma época. Ele sentia que isto iria acontecer um dia, pois ficava impressionado quando o Thiago cantava. Saudades é o que ficou de você, pois nos disse muitas coisas bonitas. Espero e oro para que ele esteja num bom lugar.

  22. Poxa Daniel, acabei de ler essa notícia maldita da sua morte. Meu amigo e parceiro, que Deus e o nosso Senhor Jesus Cristo te recebam de braços abertos, assim como você fez tantas vezes comigo na sua casa… Meu parceiro e amigo Dani, que a música celestial te acompanhe para sempre nesse seu novo caminhar, rumo a felicidade plena !!!… E, como escrevemos juntos um dia naquela música… “Feito a cigarra a cantar e a cantar “… Descanse em paz, amigo!

    • Pai, domingo vou organizar as cartas e cartões postais que você me mandava. Tem cartas com declarações de amor e outras me xingando. Provável que tinha bebido qdo escreveu as que me xingava! Uma filha boazinha e perfeita como eu não se acha em qualquer esquina, viu? kkkkkk. Hoje eu fiquei com vontade de ouvir sua voz. Então vamos conversar um pouco… Sonhei com vc antes de ontem. Cê tava lindo, ainda bem… qdo eu sinto muita saudade, eu peço pra Deus me deixar sonhar com você. Ás vezes funciona… rs.
      Vou buscar a Lola na escola. Já tô atrasada. Um beijo e um queijo, como vc falava.. rsrs amo vc!!!

  23. Cheguei a estar em sua casa, qdo sua estadia em Araras, conversamos horas. O Daniel era muito inteligente e sonhador, lógico como um gde cantor e compositor. Mas ele deixou seu legado na terra, independente de sua situação física, psíquica. Sua história ficou registrada aqui na terra. Q Deus abençoe seus familiares, como a sua ex-esposa a Sandra, minha amiga, a Dani e a todos os amigos q fizeram parte de sua vida na carreira musical…….. Valeuuuuuu galeraaaaaaaa. Até um dia amigo Daniel Brasileiro, apesar de conhecê-lo bem pouco, mas foi suficiente o seu tempo ao meu lado, qdo possível. Até um dia amigo***

  24. Comentários:
    ( 17 de dezembro de 2013 )

    1. Marcos Goes
    É amigo Pedro, um grande talento e muito desperdício…

    2. Pedro Jorge
    É verdade, Marcos Goes! Saudades do querido amigo Daniel Arapiraca!!!

    3. Maurinho Júnior
    Ele ainda canta, Marcos Goes?

    4. Marcos Goes
    Infelizmente o perdemos. Não conseguiu parar com a bebida, Vc o conheceu pessoalmente?

    5. Maurinho Júnior
    Não conheci pessoalmente, mas de nome sim. É uma pena essa tal de cachaça não perdoa mesmo.

    6. Pedro Jorge
    É verdade, Maurinho Júnior!

    7. Cícero Torres
    Lamentável a morte desse rapaz talentoso, que saiu de Arapiraca-AL para o mundo e acabou sem teto, nas ruas frias da “selva de pedra” impiedosa!

    8. Maria Goretti da Silva
    Uma pessoa encantadora e simples…!!!

    9. Pedro Jorge
    É verdade, Cícero Cicero Torres e Maria Goretti da Silva. Saudades do cantor e compositor arapiraquense, Daniel!

    [ Fontes: Facebooks de Marcos Goes e Pedro Jorge ]

    [ Editado por Pedro Jorge ]

  25. Feliz 2014, pai! Hoje pensei bastante em você!
    To na maior correria.
    Você está presente sempre.
    Love yuu!
    :)))
    Bijuja

  26. Pai, ontem sonhei com você de novo. Vc tava feliz… Fico tranquila quando penso que talvez você possa estar cantando aí em cima. Ou em algum lugar seguro. Ta dando tudo certo. Seria bom se você respondesse…:( . Estou um pouco triste hoje. Nó na garganta…

  27. Daniel Brasileiro, um irmão pra mim, muitos momentos felizes de viagens, ao qual eu tive o prazer de conhecer sua cidade natal, sempre com o “pé” no caminho, nos aventuramos entre Natal, Fortaleza, Brasília, e justamente em São Paulo chegamos ao nosso objetivo. Com a sua partida tive o previlégio de ter você em meus sonhos, obrigado amigo por essa presença constante, que me traz a certeza que estás em um bom lugar. Deus sempre estará te olhando… Um beijo e um abraço de Moacir Freitas!

  28. Pai, cada vez mais vejo o quanto sou parecida com você. Alguém que age com o coração sempre, mesmo que o arrependimento chegue depois. Me lembro de você com mais alegria. Nunca vou me esquecer de tudo o que passamos juntos e do quanto nos divertíamos. Que pena que você era tão turrão e fugia algumas vezes. E que bom que eu sempre te achava né? rsrs. te amo te amo te amo. S2! Bijuja

  29. “Morre Daniel Brasileiro, cantor de ‘Pé no Caminho’, ‘Eu Preciso de Você’, dentre outros sucessos dos anos 1970. Fiquei realmente em estado de profunda tristeza. Havia muitos anos que não o via. Não sabia que se encontrava em estado tão lastimável. De ídolo, glamour, à dormir nas ruas, quase como indigente. É de acabar com a gente. Eu, Daniel, Toni Lemos e Nalva Aguiar fizemos um show com Chacrinha, em Guaratinguetá/SP. Querido amigo Daniel… Que o “Grande Arquiteto do Universo” o Ilumine nesse seu retorno à Eternidade… Até qualquer era.” – (André Ricardo)

    “Pai, cada vez mais vejo o quanto sou parecida com você. Alguém que age com o coração sempre, mesmo que o arrependimento chegue depois. Me lembro de você com mais alegria. Nunca vou me esquecer de tudo o que passamos juntos e do quanto nos divertíamos. Que pena que você era tão turrão e fugia algumas vezes. E que bom que eu sempre te achava né? rsrs. te amo te amo te amo. S2! Bijuja.” – (Danielle)

  30. Pai, incrível como a vida vai mostrando quando as pessoas são más, quando elas só tem ódio a oferecer. Você sempre me dizia isso, né?
    Obrigada por ter passado pela minha vida e por ter me ensinado a acreditar que o bem sempre vence.
    Te amo em qualquer lugar!

  31. Pai, estamos felizes. Tudo está dando certo. “Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus”. Penso em vc sempre.
    Te amo!

  32. Pai, a saudade aumenta a cada dia. Ontem te senti comigo. Sua neta está cada dia mais linda. Você iria babar………… amo vc. Pra sempre. Em qualquer lugar! S2

  33. Boa noite,
    Curti muito na minha adolescencia a música (eu preciso de você) com o Daniel. Gostaria muito de ouvi-la de novo, se alguém tiver p me enviar agradeço imensamente. Grato.

  34. eu procurando por daniel e encontrei esse blog,tenho algumas musicas que ele gravou nos anos 70 e tenho uma reportagem na revista melodia com ele no lançamento do seu compacto,abraços a familia

  35. Pai, já se passaram 3 anos. De vez em quando vem um sentimento rápido de que preciso ir pra SP te buscar. Milésimo de segundos. Aí me lembro que vc já está no céu. Num lugar mais seguro e tranquilo. Amo você. Sempre! Bijuja

  36. Pai, amanhã estaremos indo a São Paulo. Eu, as meninas e minha mãe. Lembrar de você e olhar os lugares que passamos alimenta a minha saudade. Gostaria de te abraçar de novo….. Tô com sintoma de saudade…

  37. “Este grande cantor e compositor, passou 3 dias em minha casa em Osasco (SP), quando ainda estava com a Claudete Troyano (apresentadora da BAND à época). Sudades imensas do meu amigo, Daniel. Ele fazia grande sucesso no eisco Rio-São Paulo. Que Deus o tenha!” – (Neusvaldo Nunes)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s