Duofel (Fernando Melo e Luiz Bueno)

                                                         Luiz Bueno e Fernando Melo: Duofel

Frases:
“O musicista Fernando Melo, do duo instrumental  Duofel, fez carreira internacional dedilhando as cordas mágicas de seu violão e orgulha não somente os arapiraquenses, mas todos os alagoanos. Isso só demonstra que Arapiraca é, de fato, uma grande cidade”.
Jairo José Campos da Costa (Reitor da UNEAL – Universidade Estadual de Alagoas )
[ Fonte (frase): Caderno especial “Arapiraca – 87 Anos” do Jornal “Alagoas em Tempo”, 30 de outubro de 2011 ]
 

” Nós não estamos presos a nenhum tipo de modismo.Só temos compromisso com a música pura, com a arte. É o que nos impulsiona “.
Fernando Melo
[ Fonte ( Frase ): ” Jornal ‘ Gazeta de Alagoas ‘ ” ]

 

BIOGRAFIA / Fernando Melo ( Duofel )

O  instrumentista, alagoano de Arapiraca, Fernando Melo é considerado um dos melhores violonistas de nosso País.

No início dos anos 1970, Fernando se mudou para São Paulo/SP, trabalhou como músico acompanhando vários artistas. Em 1977 conheceu o paulistano Luiz Bueno e tocaram juntos no Grupo de Rock Progressivo A Boissucanga (Fernando no baixo e Luiz na guitarra). Depois do fim do grupo, eles continuaram tocando juntos .

Autodidata, Fernando, cresceu ao som do triângulo, sanfona e zabumba e das bandas de pífano do interior. Nos anos 1960 tocou em diversas bandas de baile que animavam a vida noturna da capital alagoana, formando assim a sua personalidade artística.

Ao lado de Luiz Bueno formam o aclamado ” Duofel “, duo instrumental cujo currículo inclui apresentações em festivais de música da Alemanha, França, EUA, Bélgica e Suiça; acompanharam a Cantora Tetê Espíndola no Brasil e no exterior como instrumentistas e arranjadores, tendo assinado o arranjo da música “Escrito nas Estrelas”, que venceu o Festival dos Festivais da TV Globo, em 1985, e turnê pela Europa com o músico Hermeto Pascoal (alagoano de Lagoa da Canoa), em 1992.

Em 2005 Fernando Melo lançou um trabalho solo, a caixa especial intitulada ” Alagoas em Trilogia “, com 3 álbuns: ” Forró do Violão “, ” Tocador ” e ” Da Lagoa pro Mar, do Mar Para a Lagoa “. A audição desta trilogia, em versão instrumental, leva a um passeio pelo cancioneiro popular alagoano. Este lançamento marca o encontro do artista, radicado em São Paulo, com as suas raízes de poeta que se encontra distante de sua terra natal.

Duofel Plays The Beatles

Atendendo a pedidos dos Fãs o ” Duofel ” lançou um CD com versões da Banda The Beatles, “Duofel Plays The Beatles ” (Fine Music/2009). São 11 músicas revestidas com experimentalismo e entrosamento ímpar, num diálogo instrumental que apenas os violões de Melo e Luiz conseguem travar.

Respeitada no Brasil e no exterior a música instrumental do Duofel não pára de se reinventar. Eles querem ampliar o seu público e tornar a música instrumental de seus violões mais conhecida.

Selo Discográfico “Fine Music”

Fernando Melo e Luiz Bueno criaram o Selo Discográfico e Site “Fine Music”, em 2005, como conceito de distribuição musical do Duofel e relacionamento direto com os seus admiradores.

Discografia Básica:

* As Cores do Brasil  – Velas/1990;
* Duofel  – Camerati/1993;
* Espelho da Águas – Duofel & Badal Roy ” – Velas/1994;
* Kids of Brazil  – Velas/1996;
* Atenciosamente, Duofel  – Trama/1999;
* Duofel 20  – Trama/2000;
* Duofel Plays The Beatles  – Fine Music/2009.

Prêmio Sharp

Com o 3º disco, “Duofel”, Fernando Melo e Luiz Bueno tiveram cinco indicações para o Prêmio Sharp e com o CD, “Kids of Brazil”, com arranjos do multiinstrumentista alagoano Hermeto Pascoal ganharam finalmente o Sharp.

[ Fontes: Jornais “Alagoas em Tempo” e “Gazeta de Alagoas” ]

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

BIOGRAFIA / Fernando Melo
(Arapiraca/AL – 9/10/1955)

Músico. Filho de José Lúcio de Melo e Ancila Pereira de Melo. Curso primário no Ginásio Nossa Senhora do Bom Conselho e Instituto São Luiz, em Arapiraca-AL. Curso Ginasial, em Maceió/AL, no Colégio Santo Antônio, Colégio Guido de Fontgalland e Colégio Eli Lemos.

Iniciou-se cantando na porta do cinema e na Sorveteria Pinguim, em sua terra natal. Com seus dois irmãos, Flávio e Paulo, criou o The Lucius Boys, apresentando-se, com o repertório da então denominada Jovem Guarda e, ainda, dos grupos de rock global, em programas de calouros e festas de fim de ano.

Em 1975 muda-se para São Paulo/SP, integrando-se no círculo musical, em especial com Luiz Bueno e Armando Sinkovitz, com os quais, durante dois anos, integrou o grupo Boissucanga. A partir de 1978 cria, com o Luiz Bueno o .Duofel, parceria que até hoje se mantém. Participou, com 4 músicas e o violão de 12 cordas, de Instrumental 2, disco de Almir Sater, gravado pela Som da Gente, 1990 (prêmio Sharp de Música de 91, como o melhor disco).

Obras: Forró de Violão (uma visita aos populares artistas do forró), Gravadora Eldorado, 2000 Tocador (aborda o universo dos tocadores de feira com os seus repentes a a literatura de cordel); músicos: Fernando Melo (violão), Tião Marculino (sanfona), Pardal (zabumba), Ronalso (pandeiro, triângulo e agogô), Produção Fernando Melo e Felix Baigon, Secretaria do Estado de Alagoas ???, capa são xilogravuras de José Martins dos Santos, versos do encarte de Zé da Feira, as 12 músicas (Meu Tocador Sustenta o Trenor, Alto do Cruzeiro, Ramo p´ra Guaxuma, Três Marias, Tudo em Riba, De Palmeira a Maceió, Adeus Maria Fumaça, Canarinho na Embolada, Embiribeira. Feira de Arapiraca, Verde Sonho e Jacinto Saudades são todas de sua autoria), 2002; Da Lagoa P´ro Mar e do Mar P´ra Lagoa (reúne músicos da vanguarda alagoana) que formam a Alagoas em Trilogia.

Fonte; Site – ABC das Alagoas.

[ Link: http://www.abcdasalagoas.com.br/public_html/verbetes/index/M/page:33 ]

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

VÍDEO

[ youtube=http://www.youtube.com/watch?v=tdogzVMMj8E&w=340&h=290 ]

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

SAIBA MAIS – Duofel

Site oficial: http://www.duofel.com

Selo fonográfico: http://www.finemusic.com.br

 [ Editado por Pedro Jorge – E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]
 
Anúncios

6 Respostas para “Duofel (Fernando Melo e Luiz Bueno)

    • Olá Luiz Bueno!
      Nós do Blog Arapiraca Legal ficamos felizes e agradecidos por termos recebido o seu comentário elogioso. Principalmente por este comentário ter sido o primeiro publicado em nosso blog e vindo de um dos maiores representantes da música instrumental brasileira.
      Este comentário foi um grande incentivo para a continuação deste meio de comunicação na luta pela divulgação e valorização das riquezas culturais desta terra fértil.
      Parabéns pelo seu trabalho artístico, ao lado do nosso Fernando Melo. Nós arapiraquenses torcemos para que brevemente vocês venham nos presentear com uma nova apresentação aqui em nossa Cidade.
      Aproveitamos para lhes desejar um FELIZ NATAL e mais um ANO NOVO repleto de saúde, felicidade, sucesso e luz ao lado de todos os seus familiares e amigos.
      São os sinceros desejos dos administradores do Blog Arapiraca Legal, Gilvan Juvino e Pedro Jorge.

      • Aos amigos conterrâneos, o meu agradecimento pela divulgação da música da terra das Lagoas, é muito bom saber que não estamos sozinhos nesse caminho de harmonia e felicidade. um feliz Natal e um 2012 de realizações e sucessos.
        Fernando Melo (Duofel)

  1. Agradeço de coração sua mensagem de BOAS FESTAS!
    O ano de 2012 se prepara repleto de oportunidades para compartilharmos nossa arte com alegria e humildade!
    Luiz Bueno [ Duofel ]

    • Ola Maristela Rodrigues! Agradecemos, de coracao, o seu comentario e, por estares divulgando o blog Arapiraca Legal na capital sergipana.
      Abracos, Pedro Jorge e Gilvan Juvino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s