Manoel Tenório

 
 Frase:
“Cantar é minha arte e minha vida. Sempre agradeço a Deus por ser feliz junto á minha família, aos meus amigos e meus admiradores.” – (Manoel Tenório)
 
Ficha Artística:
Nome completo: Manoel Tenório Sobrinho
Nome artístico: Manoel Tenório
Data de nascimento: 15/01/1943
Local: Taquarana/AL
Gêneros: Bolero, guarânia, seresta, popular-romântico, música regional e de mensagem. 

BIOGRAFIA – 1
Por Pedro Jorge
 
Manoel Tenório Sobrinho nasceu, no dia 15 de Janeiro de 1943, na Cidade de Taquarana/AL – nesta época este Município pertencia a Limoeiro de Anadia/AL. Manoel Tenório iniciou a sua brilhante carreira artística fazendo serenatas em sua Cidade natal, aos 13 anos de idade. Em 1963, ele participou de um programa de auditório de novos talentos, no hoje extinto, Gersey Clube – onde funcionava a rádio Clube  AM de Arapiraca/AL, cujo apresentador era o radialista e artista plástico José de Sá. Ele competiu com mais 17 candidatos e conseguiu o 1º lugar, recebendo como prêmio a quantia de Cr$ 500 ( 500 cruzeiros ). Depois ficou participando do programa – que era exibido todos os domingos, como convidado especial.
 
Manoel reside em Arapiraca desde 1963. Começou apresentar, em 1966, o programa Uma Voz, Um Violão – líder de audiência na época, onde ele cantava com o acompanhamento do violonista José Costa, na hoje extinta, rádio Antena de Publicidade. Ao mesmo tempo dividia as suas atividades musicais com a de secretário de administração municipal, cargo que permaneceu durante 24 anos, pois todos os prefeitos que assumiram a Prefeitura de Lagoa da Canoa/AL  solicitavam que ele permanecesse no cargo. Depois assumiu o mesmo cargo por 8 anos na Prefeitura de Jaramataia/AL e, logo após, como assessor da mesma pasta na Prefeitura de Batalha/AL.
 
Em 1967, o cantor e compositor Manoel Tenório fundou um grupo musical dedicado exclusivamente ao gênero seresta, tendo inclusive a oportunidade de se apresentar, além de Alagoas, nos Estados de Sergipe, Pernambuco Ceará e Bahia. Suas principais influências musicais são: Nelson Gonçalves e Altemar Dutra.
 
Em 1981, fundou a Banda Magia, se apresentando por todo o Nordeste brasileiro. A banda era formada por alguns dos melhores músicos de nossa Cidade: Lula Dules (teclado), Robeval (guitarra), Léo (bateria), Zé Rufino (percussão), Humberto (contrabaixo) e, Manoel Tenório e Aguinaldo como crooners. 
 
 
 
O cantor romântico Manoel Tenório é casado com D. Izabel Vital Tenório e, é pai de 5 filhos: Ana Suely, Paulo Cézar, Mônica, Maria Cláudia e Flávio Vital Tenório. Foi empossado , em 25 de outubro de 2001, como sócio efetivo da ACALA (Academia Arapiraquense de Letras e Artes), tendo como patrono o escritor de Lagoa da Canoa/AL, Agnelo Rodrigues de Melo.
 
Atualmente Manoel divide o seu trabalho como diretor da Casa da Cultura, de Arapiraca, com a sua carreira de cantor e compositor. Está previsto para o mês de novembro/2011 o lançamento de seu mais recente CD, intitulado Boleros e Guarânias, que conta com a participação de seus filhos Flávio – Ex- Caio & Flávio, como segunda voz em duas músicas e, de César Tenório, como arranjador e músico. O seu filho Flávio Tenório é proprietário de um estúdio profissional de gravação, o Gravebem.
 
 
Discografia:
 * “Canário da Terra” – Copacabana/1985 (vinil);
* “Grão de areia” – Copacabana/1992 (vinil) e 1993 (CD);
* “Caminhos do Coração” – RB Music/1997 (CD);
* “Manoel Tenório em Ritmo de Seresta” – RB Music/2002 (CD);
* “Uma Prece Para os Homens Sem Deus” – RB Music/2007 (CD);
* “Boleros e Guarânias” – Independente/2011 (CD).
 
[ Por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@htmail.com ]
 
 _______________________________________________________________________________________________________
 
BIOGRAFIA – 2
 
Manoel Tenório Sobrinho nasceu no dia 15 de janeiro de 1943 na Cidade de Taquarana/AL, então distrito de Limoeiro de Anadia/AL. Filho de Fernando Tenório de Souza e Umbelina Soares de Souza (In memorians).
 
Cursou o primário na Cidade de Taquarana e concluiu o 1º grau na Cidade de Arapiraca/AL. Mudou-se para Arapiraca em 1963, a convite do então prefeito de Lagoa da Canoa/AL, para trabalhar como locutor do serviço de alto-falante da prefeitura. Seis meses depois assumiu o cargo de de secretário de administração municipal durante vinte e quatro anos, pois todos os
prefeitos que assumiram a referida prefeitura solicitavam que Manoel Tenório permanecesse no cargo.
 
Depois, a convite do Prefeito de Jaramataia/AL – José Alberto Barroso Barreto, assumiu o mesmo cargo durante oito anos. Saindo de Jaramataia foi para a Prefeitura de Batalha/AL, a convite do prefeito Xico Douca como assessor da mesma secretaria.
 
Manoel Tenório é casado com Izabel Vital Tenório. Teve cinco filhos, pela ordem: Ana Suely, Paulo César, Mônica, Maria Cláudia e Flávio Vital Tenório. Participou de vários cursos de administração municipal e orçamento-programa em diversos órgãos como FIDAN, FIAN, SERFAU, IBAM, entre outros.
 
É também cantor profissional, tendo iniciado esta atividade desde os quinze anos de idade. Já gravou vários discos de vinil e quatro CDs. Manoel tem se apresentado em muitas Cidades do Nordeste e do Sudeste, sendo também compositor – tendo algumas músicas suas gravadas, onde se destaca Jesus de Nazaré.
 
Em 25 de outubro de 2001 foi empossado como sócio-efetivo da ACALA (Academia Arapiraquense de Letras e Artes), tendo como patrono o escritor
de Lagoa da Canoa, Agnelo Rodrigues de Melo, “Judas Esgorogota”.
 
[ Fonte: Livro “ACALA – História e Vida”, abril de 2009 ]
 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
 
 
NOTÍCIAS / Manoel Tenório é o Novo Diretor da Casa da Cultura
Por Departamento de Imprensa ( 15/09/2009 )
Em cerimônia reservada na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal, nesta terça-feira (15), às 17 hs, tomou posse na direção da Casa de Cultura, Manoel Tenório. O evento contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa; do presidente da ACALA, Claúdio Olímpio e dos membros da Academia Arapiraquense de Letras, Dr. Judá Fernandes de Lima, Dr. José Firmino de Oliveira e Ronaldo Oliveira.

A cerimônia de posse também foi prestigiada por vários secretários municipais; da vereadora Gilvânia Barros, representando a Câmara de Vereadores; do presidente da OAB/Arapiraca, José Ventura Filho; do empresário Jarbas Lúcio; do presidente do PMDB/ Arapiraca, José Macedo e de Adailton Reis.

Fonte: Dep. Imprensa em 15/09/2009.

[ Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br ]

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

NORDESTE SEM PREFERÊNCIA
Autor: Manoel Tenório ( Membro da ACALA )
 
Eita Nordeste / Pelos patrões esquecido
Não venham dizer que não, / Por questão de não querer
Quem manipula o poder / Finge não ter solução.
 
Para sair da carência / Vive pedindo clemência
Mas a clemência não vem, / Os patrões lucram com isso
Esquecem do compromisso / E se escondem no além.
 
Nordeste do chão rachado / Teu solo é braseado
Por este sol inclemente, / A chuva passa por longe
Parece que o vento tange / A esperança da gente.
 
Nordestino não desiste / Porquê solução existe
Só falta planejamento, / Quando houver irrigação
Nordestino nosso irmão / Não terá mais sofrimento.
 
Ainda existe esperança / Que tenhamos abundância
É isso que nós queremos, / Havendo terra irrigada
Não nos faltará mais nada / Trabalhar nós já sabemos.
 
Nordestino que trabalha / Vive mesmo de migalhas
Mas luta pra ter fartura / Pois sem ninguém investir
Não tem como progredir / Por falta de estrutura.
 
Que nosso Nordeste cresça / Que o nordestino mereça
Mais atenção dos patrões, / Na seca mandam sacolas
Mas patrões essas esmolas / Cortam nossos corações.
 
Dê apoio ao lavrador / Esse bravo lutador
Esse gigante aguerrido, / Esse homem desprezado
Esse heroi injustiçado / Que não é reconhecido.
 
 [ Fonte: Informativo “ACALA”, junho de 2011 ]
 
Comentário:
“Manoel Tenório, através dos versos, lança um olhar em defesa do Nordeste. Lembra o torrão esquecido pelos patrões, lembrando que eles manipulam o poder; lembra que a chuva passa por longe; realça a resistência do nordestino, em detrimento da falta de reconhecimento.” – (Abel Magalhães)
 
[ Fonte: portalfam.com.br ]
 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
MEU LINDO BEIJA-FLOR
Autor: Manoel Tenório (Membro da ACALA)

Oh meu lindo beija-flor,
Sai voando por aí / Me ajude a descobrir
Onde está o meu amor, / Voce tem asas ligeiras
Seja minha mensageira / Me ajude por favor.

Oh meu lindo beija-flor, / Não me deixe sofrer tanto
Faca aliviar o pranto / Deste pobre sofredor.

Oh meu lindo beija-flor, / Voa, voa sem parar
Até voce encontrar / A mulher que me deixou.

Oh meu lindo beija-flor, / Volte com notícias dela
Voce sabe muito bem / Que eu não sei viver sem ela.

Oh meu lindo beija-flor, / Voa em qualquer direção
Mas traga ela de volta / Pra ter paz meu coração,
Já nem sei mais o que faço / Já nem sei mais o que sou
Me tire desta amargura / Oh meu lindo beija-flor.

[ Fonte: Informativo ACALA, junho/2013 ]

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
 
 
LANÇAMENTO – 1 / Manoel Tenório Lança CD Boleros e Guarânias
Por Departamento de imprensa ( 16/11/2011 )
 
O cantor e diretor da Casa da Cultura, Manoel Tenório, estará lançando seu CD Boleros e Guarânias no próximo sábado (19), às 20 horas, na sede da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), no Bairro Novo Horizonte, em Arapiraca/AL.

O lançamento conta com o apoio da Prefeitura de Arapiraca. Na ocasião, será realizada uma palestra sobre educação, leitura e livro, ministrada pelo escritor e editor arapiraquense, Leonídio Balbino da Silva, atualmente radicado em São Paulo.

SERVIÇO
Show: Lançamento do CD – Boleros e Guarânias
Artista: Manoel Tenório
Data: 19/11/2011 (Sábado) ás  20 hs
Local: AABB – Arapiraca/AL.

[ Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br ]

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

LANÇAMENTO – 2 / Cantor e Compositor Manoel Tenório Lança Boleros e Guarânias Neste Sábado em Arapiraca / Lançamento Ocorre na AABB ás 20 horas
Por Roberto Gonçalves ( 17 de novembro de 2011 )

Com todo o seu talento, voz e inspiração o cantor e compositor arapiraquense Manoel Tenório, lança neste sábado, 19, tendo como local a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) o seu sexto CD, intitulado Boleros e Guarânias.

O cantor Manoel Tenório, segundo o Portal Arapiraca Legal, é natural de Taquarana/AL e iniciou a sua carreira artística fazendo serenatas em sua cidade natal. Aos 13 anos de idade, em 1963, participou de um programa de auditório de novos talentos, no hoje extinto, Gersey Clube – na saudosa Rádio Clube AM de Arapiraca/AL, cujo apresentador era o radialista e artista plástico José de Sá.

Na sua visão de intérprete e compositor, Manoel Tenório, destaca Roberto Carlos como cantor solo. No seu gosto musical destaca Rick & Renner, como uma grande dupla romântica brasileira. Manoel Tenório considera que a música sertaneja está na sua melhor fase e evoluiu para melhor nos últimos tempos com um instrumental atualizado.

Manoel Tenório na sua mensagem aos fãs e admiradores assegura “que é preciso cantar e por luz dentro de nós”. Explica que adora a vida e sabe falar de amor: “Meu canto é puro e só bondade. O que desejo é ver o fim das dores e reinando paz e muito amor na terra”.

No decorrer do evento de lançamento será proferida uma palestra sobre educação, leitura e livro proferida pelo escritor e editor arapiraquense radicado em São Paulo, Leonídio Balbino.

[ Fonte: http://bobgonsalves.blogspot.com/2011/11/cantor-manoel-tenorio-lanca-boleros-e.html ]

_______________________________________________________________________________________________________

Manoel Tenório Lança Novo CD “Boleros e Guarânias”
Lourdes & Silvestre Rizzatto ( 21/11/2011 )

Muita emoção, no último sábado (19), na AABB, no lançamento do CD “Boleros e Guarânias” do cantor, compositor e diretor da Casa da Cultura de Arapiraca, Manoel Tenório. O mestre de cerimônia da noite, o Radialista Nelson Filho, conduziu o evento que contou com a presença de personalidades da sociedade arapiraquense, autoridades, amigos e parentes.

A noite, sem sombra de dúvidas, foi de Manoel Tenório e sua alma generosa, mais uma vez, se fez presente ao dividir o salão nobre da AABB com o amigo e escritor arapiraquense radicado em São Paulo, Leonídio Balbino da Silva, que lançou o livro O Operário do Livro e, proferiu palestra sobre o tema.

Acompanhado pelos teclados do filho César Tenório, Manoel fez o público cantar sucessos como Ainda Ontem Chorei de Saudade, Meu Primeiro Amor e, vários outras músicas de imortais românticos da MPB.
A filha Suely Tenório falou, em nome da família, do orgulho pelo exemplar pai, esposo, avô, cantor e cidadão Manoel Tenório e, ao lado do seu primeiro mestre de melodias e notas, cantou e emocionou o público presente.

Cantando entre amigos e para amigos Manoel encerrou a noite com a promessa de realizar, em breve, um grande baile-show romântico. Para nós, fãs deste artista de voz forte e marcante, resta-nos aguardar !

O novo CD “Boleros e Guarânias” já está a venda nas lojas: Som Pop, Kentinha e Copel e na Casa da Cultura.

[ Fonte: minutoarapiraca.com.br ]

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

LANÇAMENTO 2011 / Manoel Tenório

Título do álbum: Boleros e Guarânias
Artista: Manoel Tenório
Gravadora: Independente
Ano de produção: 2011.

Ficha Técnica
Produção executiva, direção geral e voz: Manoel Tenório
Coordenação artística: César Tenório
Arranjos, regência, teclados, e samples: César Tenório
Bateria e baixo: Calila
Violões: Moab
Vocal: Cláudia Santos
Mixagem e masterização: Sandro Homestúdio / César Tenório
Projeto gráfico: Melanie Brito
Fotos: Lourdes & Silvestre Rizzatto ( Arapiraca/AL )
Estúdio de gravação: Gravabem ( Arapiraca/AL ).

Faixas
01. Toque Suas Mãos em Mim ( Manoel Tenório )
02. Boate Azul ( Benedito Onofre Silviéro )
03. Nosso Juramento [ Nuestro Juramento ] – ( Benedito de Jesus – Versão: J. Moralles )
04. Cabecinha no Ombro ( Paulo Borges )
05. Levando a Vida ( José Rico )
06. Ainda Ontem Chorei de Saudade ( Moacyr Franco )
07. Flor do Lodo ( Goiá / Biá )
08. Colcha de Retalhos ( Raul Torres )
09. Paixão de um Homem ( Waldick Soriano )
10. Dizem Que um Homem Não Deve Chorar ( Mário Zan / Palmeira / Pepe Ávila )
11. Verônica ( Maurício Reis )
12. Meu Primeiro Amor ( Hermínio Guimenez – Versão: José Fortuna / Pinheirinho Júnior )
13. Dama de Vermelho ( Ado Benetti / Jeca Mineiro )
14. Quero Beijar-te as Mãos ( Lourival Faissal / Arcênio Carvalho )
15. Roga Por Nós [ Ruega Por Nosotros ] – ( Ruben Fuentes / Alberto Cervantes – Versão: Júlio Nagib / Lusádio de Freitas ).

 _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
 
Manoel Tenório – 2014 ( Lançamento )
Por Lourdes Rizzatto (Jornalista e fotógrafa)
 
Manoel Tenório lançou o sétimo CD de sua carreira artística no dia 28 de novembro e 2014, no Clube dos Fumicultores, em Arapiraca/AL. O álbum “Diverso” traz um repertório de 14 canções, sendo 11 de sua autoria. Parabéns!
 
Fonte: Coluna “Agreste” do jornal “Tribuna Independente” (7 de dezembro de 2014).
 
CONTATOS PARA SHOWS
Telefones: ( 82 ) 3530.3042 / ( 82 ) 9946.3133
E-mail: manoeltenorio15@hotmail.com
[ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]
 

4 Respostas para “Manoel Tenório

  1. Manoel Tenório você tem uma excelente voz e um repertório musical de muita qualidade e bom gosto.
    Tadeu

  2. Tio Manoel, suas visitas ao Rio de Janeiro sempre foram muito aguardadas durante toda minha infância por mim, meus irmãos e meus pais. Era um privilégio poder ouvir suas músicas “ao vivo” na sala de minha casa.
    Saudades eternas desses momentos…

  3. Meu irmão querido, amei te ver sendo tão lindamente homenageado por pessoas que te querem bem!!!
    Ontem (04/10) passei a tarde ouvindo seus CDs e as lágrimas me vieram aos olhos ao ouvir algumas das músicas… Adoro todas elas!!!
    Um beijo grande dessa irmã, que apesar de estar longe, “está” sempre perto de você! Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s