ARAPIRAQUENSES 1

ARAPIRAQUENSES 1

TRIBUTOS – Dalva Melo e Pedro Vicente da Silva (in memorians)  Por Pedro Jorge (blog Arapiraca Legal/ACALA)

Pedro Vicente e Dalva Melo

Dalva Melo
A costureira aposentada, Dalva Melo (in memoriam), nasceu no dia 10 de março de 1924 no município de Arapiraca (AL). Ela foi mãe de cinco filhos: Givaldo Nunes da Silva (faleceu em Rio de Janeiro/RJ) e Gilberto Nunes da Silva (Gilberto do Carburador); José Nunes da Silva (José Wanderley/Gelo), Pedro Jorge de Melo e Paulo Cesar de Melo. Ela faleceu no dia 5 de março de 2005 no Hospital Chama (Arapiraca).

Pedro Vicente da Silva

Pedro Vicente da Silva
O fazendeiro, Pedro Vicente da Silva, nasceu no dia 28 de julho de 1919, no povoado Capelinha – pertencente ao município de Major Izidoro (AL). No início dos anos 1960 mudou-se para Craíbas (AL), onde morou a maior parte de sua vida em duas fazendas localizada nos sítios Riacho da Onça e Riacho das Palmas, vindo a falecer no dia 29 de outubro de 2001 em Arapiraca (AL). De um dos frutos de seu relacionamento, com D. Dalva Melo, ele foi pai de dois filhos, Pedro Jorge e Paulo Cesar de Melo.

Comentário (enviado por e-mail):
AMIGÃO PEDRO JORGE, OBRIGADO PELA REFERÊNCIA DO MEU NOME NA MATÉRIA DO GAZETA DE ALAGOAS, PUBLICADA EM 25 de JANEIRO DE 1981, SOBRE CRAÍBAS/AL QUE CITA O NOME DE SEU SAUDOSO PAI. LEMBRO BEM DA REPORTAGEM QUE PRODUZI NAQUELA TARDE DE UM CALOR ABRASADOR (ACIMA DE 40ºC), E QUE APESAR DE TUDO ME SENTÍ GRATIFICADO PELO MATERIAL PUBLICADO. AGRADEÇO A VOCÊ PELO TRABALHO DE TRAZER PARA OS (AS) NOSSOS (AS) LEITORES (AS) A REPORTAGEM QUE FAZ PARTE DA HISTÓRIA DE CRAÍBAS E DE TODA ALAGOAS, APÓS TANTOS ANOS. FICO GRATO POR SUA ATENÇÃO, EM RELAÇÃO AOS MEUS TRABALHOS E LHE DESEJO BOA SORTE EM SUAS ATIVIDADES. GRANDE ABRAÇO!” – João Rocha (jornalista, 17 de julho de 2013)

Fonte: blog Arapiraca Legal.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

HOMENAGEM – JOSÉ GARCIA DE SANTANA

O Dr. José Garcia de Santana nasceu, no ano de 1965, na cidade de Arapiraca (AL). Ele é filho da Sra. Antonieta (in memoriam) e do Sr. José Joaquim de Santana. Garcia, se formou em Direito no dia 28 de dezembro de 1991. O local da Missa Solene de Ação de Graça foi na Concatedral Metropolitana e a colação de grau foi no Teatro Tiradentes – Faculdades Integradas Tiradentes (Aracaju-SE).

JURAMENTO
Prometo, que como advogado, cumprirei esse credo: ‘Creio no direito como o melhor instrumento pra a convivência humana, creio na justiça como o destino na justiça como o destino normal do direito, creio na paz como substituto bondoso da justiça e creio, sobretudo, na liberdade sem a qual não há direito, nem paz e nem justiça‘.”

Fonte: Convite da Faculdade Integradas Tiradentes (1991).

_______________________________________________________________________________________________________________

______

HOMENAGEM – D. DAGUIA

D. Daguia

______________________________________________________________________________________________________________________

TRIBUTOS – Sônia Maria de Lima e Ulisses Cosme dos Santos (In Memorians)  Por Pedro Jorge (blog Arapiraca Legal/ACALA)

Sônia Maria e Ulisses Cosme

Sônia Maria de Lima Santos
A funcionária pública municipal aposentada, Sônia Maria de Lima Santos (in memoriam), nasceu no dia 25 de setembro de 1944 na cidade de Arapiraca (AL). Foi casada com o Sr. Ulisses Cosme dos Santos (in memoriam) e mãe de quatro filhas (os): Simone Santos de Melo, Paulo Cesar dos Santos, Selma Maria dos Santos, Maciel Cosme dos Santos e Marcelo Cosmo dos Santos (in memoriam). Sônia Maria, faleceu no dia 31 de maio de 2021 no Hospital Regional de Arapiraca.

Ulisses Cosme

Ulisses Cosme dos Santos
O agricultor, Ulisses Cosme dos Santos, foi casado com a Sra. Sônia Maria de Lima Santos (in memoriam) e pai de quatro filhas (os): Simone Santos de Melo, Paulo Cesar dos Santos, Selma Maria dos Santos, Maciel Cosme dos Santos e Marcelo Cosmo dos Santos (in memoriam). Ulisses Cosme, faleceu no dia 27 de fevereiro de 2020, no Hospital Chama (Arapiraca).

TRIBUTOS
Tive o privilégio de o conhecer, o senhor foi um cidadão de bem, descanse em paz!” – Jair Matias
Jair Matias, sabe a falta que nossos pais fazem, mas Deus é o dono da VIDA!” – Selma Santos
Verdade minha amiga, fazem muita falta!” – Jair Matias
Saudades!” – Nena Santos
Saudade, um grande homem está com Deus!” – Silvânio Romário “Meu pai! Meu herói! Saudades de quem me deu a vida!” – Simone Santos

_________________________________________________________________________________________________________________________

Índio

HOMENAGEM – Índio – Por Pedro Jorge (blog Arapiraca Legal, 11/12/2011)

Meu sonho é ser eleito vereador e continuar lutando pelo bem-estar das pessoas mais humildes de nossa Arapiraca. Elaborar projetos para benefício de todos (as) os (as) arapiraquenses e sempre reivindicar, junto aos órgãos competentes, melhorias para as comunidades nas mais diversas áreas e a criação de novos empregos: essa é a minha missão como político e ser humano!”. – (José Severino dos Santos/Índio)

José Severino dos Santos, o popular Índio nasceu no dia 2 de abril de 1956 na Tribo Xucurus, localizada na Fazenda Canto município de Palmeira dos Índios (AL). Ele é neto do cacique, João Pedro Gomes, e filho do Sr. Manoel/Caboclo Manezinho e de D. Maria Gomes de Melo. O seu irmão, Sebastião Gomes de Melo, reside há bastante tempo em São Paulo (SP). Índio, chegou em Arapiraca (AL), em 1969, e no ano de 1974 foi residir no bairro Manoel Teles. É pai de seis filhos (as): Welton, Wellington, Ana Flávia, Flávia, Ariane e Iuri.

José Severino/Índio, iniciou os estudos, em 1971, na Escola Costa Rego, bairro Alto do Cruzeiro (1ª e 2ª séries do antigo primário), juntamente com o atual prefeito de Arapiraca, Dr. Luciano Barbosa, e em seguida estudou na Escola Estadual Adriano Jorge, Centro (3ª Série) e em um colégio, localizado no bairro Guaribas (4ª e 5 ª séries). Devido aos seus muitos afazeres deu um tempo nos estudos, só retornando em 2008 na Escola Municipal Cristo Redentor, Manoel Teles (6ª série) e concluiu os atuais Ensinos Fundamentais I e II na Escola Crispiniano de Brito, Cacimbas.

O primeiro emprego de Índio foi como office-boy na agência da CEF (Caixa Econômica Federal de Arapiraca), em 1984. Depois passou a coordenar a equipe responsável pela limpeza da agência da Caixa Econômica: serviço terceirizado da empresa AGEAL. Em 1990, mudou novamente de função e exerceu a função de vigilante, de 1990 a 93. Também, foi vigilante no antigo Supermercado ARCA, que era localizado na Rua do Sol de 1993 a 96.

A partir de 1996, Índio passou a trabalhar por conta própria produzindo pastas de amendoim e de castanha, para fabricação de picolés e sorvetes – sendo o pioneiro neste tipo de produto no estado de Alagoas. Depois, com a experiência adquirida neste tipo de produção, conseguiu descobrir o processo de desidratação de frutas transformando-as em pó. Este produto era destinado pra fabricação de sucos. Também, aprendeu a partir do milho seco produzir o milho verde: produto destinado para a preparação de canjica, bolo e outras comidas derivadas do milho. Aprendeu a aproveitar a casca da castanha, tirando o óleo das cascas e transformando em um óleo anti-corrosivo destinado para a proteção dos cascos de navios. Este óleo tem a capacidade de blindar os navios, evitando, assim, a corrosão.

Em 1974, Índio se interessou pela política partidária, iniciando como líder comunitário. Nesta época ele se mudou para o bairro Manoel Teles, onde reside até hoje. Ele, iniciou o seu trabalho como líder comunitário ao lado do saudoso Padre Antônio Lima (in memoriam) e de outras pessoas que ajudavam a comunidade a exemplo do Sr. José Lopes, Sr. Gregório Neves, Pitota e esposa, D. Lêda, D. Letícia e esposo; entre outros. Um de seus primeiros parceiros no auxílio das pessoas carentes do Manoel Teles foi o Dr. José Mendes (in memoriam): primeiro médico a atender os (as) moradores (as) daquela comunidade, inclusive o Dr. Mendes levava outros médicos para ajudarem no atendimento (as) daqueles (as) que necessitavam de auxílio médico.

José Severino/Índio, foi candidato a vereador em duas eleições: a primeira, em 2003, obtendo 189 votos e a segunda em 2007, obtendo 300 votos. Ele costuma dizer que tem um amigo que nunca nega as suas reivindicações: esse amigo é Luciano Barbosa, prefeito da Terra de Manoel André e Esperidião Rodrigues.

Desde 1982, ele é evangélico e congrega na Igreja Adventista do Sétimo Dia. Os cultos evangélicos que ele frequenta é no templo localizado na rua Manoel Antônio de Farias (bairro Manoel Teles).

Ele continua atuando como líder comunitário, sendo um dos mais antigos e atuantes de Arapiraca. Conhece os problemas da comunidade onde reside e de outras adjacentes como a “palma de sua mão”, pois convive com as pessoas diariamente escutando os seus reclames. Índio já conseguiu através de suas reivindicações, junto ao prefeito, a conclusão dos calçamentos de várias ruas dos bairros Manoel Teles, Itapoã, São Luiz II, Primavera e Olho D’Água dos Cazuzinhas.

Sendo eleito vereador, os seus principais projetos serão a criação de uma Escola em Tempo Integral no bairro Manoel Teles e levar lazer e esportes para as crianças, jovens e principalmente para as pessoas da terceira idade criando, assim, clubes em várias comunidades para o atendimento médico, social, proporcionando, diversão para todos (as). Outro projeto de grande importância segundo, Índio, é a criação do Disk Ambulância: uma ambulância equipada com equipamentos de primeiros socorros para atender, 24 horas, as pessoas que necessitarem em casos de urgência um atendimento médico e de transporte para os hospitais de Arapiraca e Maceió (AL).

José Severino dos Santos/Índio é um incanável “lutador”. Ele sempre está trabalhando para levar o bem-estar pra todos (as) os (as) arapiraquenses, principalmente os (as) moradores (as) dos bairros Manoel Teles, Cacimbas I e II, Zélia Barbosa, São Luiz I e II, Ouro Preto, Cavaco, Itapoã, Jardim das Paineiras, Primavera, Zélia Barbosa, Olho D’Água dos Cazuzinhas, Brisa do Lago (onde está residindo atualmente e dos (as) moradores (as) de outras localidades adjacentes. Índio continua levando reivindicações para os órgãos públicos municipais, estaduais e federais competentes e sendo eleito, vereador, poderá “lutar” com mais força, para que os seus pedidos sejam efetivamente atendidos.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

Juarez Pereira Valões

JUAREZ PEREIRA VALÕES
É casado com a sra. Maria Dulcinéia pereira Valões. Nasceu em Juzaeiro do Norte/CE, em 20 de março de 1933. Radicado em Arapiraca, onde constituiu família e dedica-se ao ramo de panificação. Acredita no sucesso Novo Nordeste AM, para melhorar o desenvolvimento de toda a região.

Fonte: livro A Saga da Rádio Novo Nordeste, a Pioneira, Editora Q Gráfica (2013).