Palhaço Bananola (Paulo Cândido)

PERFIL ARTÍSTICO

De Palhaço a Violinista: as Muitas Faces de um Artista Arapiraquense – Com apenas 26 anos, ele está entre os artistas mais requistados da cidade
Clau Soares (Repórter) – (20 de outubro de 2013)

Ele não brinca em serviço. Quer dizer, brinca. E muito! Com 26 anos, o artista de múltiplos talentos, Paulo César Barbosa da Silva, o Paulo Cândido, é um dos profissionais mais requisitados, em Arapiraca e nas cidades próximas. Ele é presença certa em eventos variados, desde pomposos casamentos a inaugurações de lojas no centro comercial.

Palhaço, bailarino, violinista, animador de festa, professor de artes, graduado em História pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Curioso, cheio de energia, Paulo é incansável. Inquieto até no momento de dar entrevista para esta reportagem, para ele, o mundo é grande baú cheio de possibilidades. E nunca para.

Na rotina dele, o trabalho começa cedo e o dia termina com os ensaios, seja de espetáculos, balé ou na orquestra.

É um profissional que, apesar de fazer graça, leva muito a sério a carreira e as expectativas do público. Aqui, o Portal 7Segundos apresenta apenas um resumo desse jovem que representa uma nova geração de artistas de Arapiraca. Confira!

O Ator
Arapiraquense, aos 15 anos, Paulo encontrou na arte uma saída para a timidez. “Eu sempre preferia ficar em casa, assistindo à TV. Nunca saía”, lembra. Foi em uma oficina de teatro da Fundação Morro Santo da Massaranduba que ele se deparou com a profissão que levaria para toda a vida: a atuação nos palcos.

Uma de suas primeiras experiências foi no espetáculo “A Paixão de Cristo em Arapiraca” que reúne centenas de pessoas anualmente na cidade. Também atuou nas peças “O Rei Joãozinho anda pra trás”- com a qual recebeu o prêmio de melhor ator, no I Festival de Artes de Arapiraca, “A ver estrelas”, “A Formiga Fofoqueira”, “Jingobel mesmo!”, entre outras.

O Palhaço
Não apenas interpretar um personagem, mas se transformar em tal figura. Foi com um dos mais importantes mestre das artes circenses, o artista Teófanes Silveira ou Palhaço Biribinha que o ator virou também palhaço. Paulo não mais existia, agora, é o Palhaço Bananola.

 

Com seu carisma e gosto por fazer sorrir, o Palhaço Bananola encanta a criançada. Este ano, foram tantos convites para festas infantis, durante a semana do Dia das Crianças, que Paulo teve que declinar de alguns deles.

A paixão pelo circo cresceu e ele passou a aprender a fazer outras performances, como a perna de pau e o malabarismo. Atividades que também executa profissionalmente.

O Músico
Não satisfeito com a vida de ator e palhaço, Cândido decidiu enveredar também no mundo da música. Sua primeira experiência foi como tenor no Coral Villa Lobos. Ele relata que o grupo ensaiava durante o ano inteiro para cantar nas festas de fim de ano. “Também cantávamos em entidades, mas o número de apresentações era sempre maior na época de Natal”, diz. Ele saiu do coral para iniciar o curso de História na UNEAL.

Depois de terminar a graduação, quando “sobrou” um tempo, decidiu fazer parte da Orquestra Sinfônica Municipal de Arapiraca na qual toca violino.

O Professor
Em sua agenda, ele sempre deixa um espaço para as oficinas e para as aulas. Apesar de graduado, ele não se identificou com as rotinas das escolas convencionais e acabou optando por ministrar oficinas terapêuticas de arte para pessoas que são atendidas no CAPS de Arapiraca e também conduz as aulas de artes para os estudantes do Projovem.

Quando indagado sobre o que faz para se divertir, ele responde, de pronto: “trabalho com coisas que me dão prazer. ‘Eu me divirto a semana inteira e ainda ganho dinheiro”, entre risos.

Fonte:  Portal 7Segundos.

[ Fonte (link): http://www.7segundos.com.br/noticias/editoria/alagoas/de-palhaco-a-violinista-as-muitas-faces-de-um-artista-arapiraquense/27920  ]

[ Editado por Pedro Jorge –  E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s