Síntese do Progresso em Arapiraca


Síntese Do progresso

A)  Progresso Econômico:

A partir de 1918 com o aprimoramento do plantio de fumo como gerador de riqueza, os proprietários acostumados a Agricultura criaram uma Cooperativa que foi presidida pelo  Sr. Manoel Lúcio Correia.  Espontaneamente foi feita uma verdadeira reforma agrária, aqueles que possuíam terra mais que o necessário vendia uma parte para o amigo que ainda  não possuía, e continuavam trabalhando juntos. Os que ainda não podiam comprar terra se associavam aos proprietários e trabalhavam como meeiros no plantio do fumo até adquirirem terra própria, assim havia união, alegria, lucros e felicidade.  As vendas do fumo em corda para os Estados vizinhos davam condições de além do dinheiro apurado, arrastar para Arapiraca estrumo de gado e de bodes para fortificar os terrenos e continuar produzindo melhores produtos.

A arte de cavar cacimba introduzida pelo Sr. Feliciano Nobre, foi muito oportuna para produzir mais fontes de água e dá lucros aos seus mestres.  Surgiu a ideia de fabricação de carroças de burro que foi oportuna como meio de transportar os produtos do plantio a colheita gerando lucros para os fabricantes  e para os carroceiros, e assim em Arapiraca não faltava nem trabalho, nem trabalhadores.

Durante os anos de 1918 até 1951, não havia nenhum tipo de empréstimo bancário para os agricultores, tudo era conforme o bom entendimento local.  Em 1951 Arapiraca teve sua primeira agência bancária do Banco da Lavoura de Minas Gerais para favorecer o Comércio e a partir de 1952 o Banco do Brasil com agência em Penedo/AL começou os primeiros empréstimos aos fumicultores, criando uma nova sistemática no setor entre patrões e meeiros.   Para favorecer o comércio do fumo em folha os irmãos Manoel Lúcio da Silva e o Vereador José Lúcio de Melo, criaram uma fábrica de charutos em 1948 que serviu para propagar a boa qualidade do fumo de Arapiraca.

B)  Progresso No Setor Religioso:

Na parte religiosa o bom gosto pelas festas da Padroeira, os casamentos e os batizados, foi sempre uma motivação de fazer progresso em Arapiraca. A igrejinha  construída por Manoel André em 1864 foi sempre bem zelada e em 1912 foi ampliada com a participação de todos para embelezar a festa de ordenação do Padre Francisco Xavier de Macedo com sua primeira Missa no dia 18/12/1912, em Arapiraca com grande festa.

Por uma promessa  foi construída em ação de graças a capela de São Sebastião sendo todos os anos celebrada a festa do seu Padroeiro. Em 1936 já com o Padre Epitácio Rodrigues, Vigário da Paróquia do Limoeiro e Arapiraca foi reconstruída a capela de Nossa Senhora do Bom Conselho deixando-a nas condições de ser Matriz, e em 18/08/1944 com o Padre Epitácio Rodrigues e Dom Fernando Gomes, Arapiraca passou a ser sede paroquial tendo por Padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho, ficando como Pároco o mesmo Padre Epitácio Rodrigues que permaneceu como seu administrador até o ano de 1979 quando renunciou e ficou sempre celebrando na paróquia de Limoeiro e Arapiraca.

Durante o período do Monsenhor Epitácio o progresso era tão evidente que a paróquia foi mãe de três outras paróquias:  Paróquia de Craibas, de Cacimbas e a paróquia de São José em Arapiraca. E para completar o bom gosto dos arapiraquenses com a administração do Cônego Hidelbrando Mendes Costa e do Monsenhor José Soares foi erguida a nossa Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho dando a nossa Cidade um testemunho de fé e de progresso. Os movimentos de Igrejas, tanto Católicos como de outras denominações realizam atividades harmoniosas que merecem respeito e elogios, justificando assim que o progresso religioso em Arapiraca é uma realidade.

C) Progresso Cultural e Educacional:

 Nos setores da Educação e da Cultura, além dos professores natos do início, tivemos as pequenas Escolas Municipais instruindo crianças e jovens na cidade e no interior do Município.

Em 1939, Arapiraca ganhou a primeira Escola Estadual com a construção e funcionamento do Grupo Escolar Adriano Jorge.  Em 1943 por iniciativa do Professor Pedro de França Reis e com o apoio do Sr. José Bernadino dos Santos foi criado o Instituto São Luis que funcionou até 1990 como uma das melhores escolas na formação da nossa juventude.

Em 1951 por iniciativa do Prefeito Dr.  Coaracy da Mata Fonseca, foi criado o Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho cujos frutos foram e continuam sendo uma glória para a comunidade arapiraquense.  Em  1956 foi criado com as Irmãs Franciscanas o Educandário São Francisco de Assis com formação fundamental e normal.  Em  1965 foi criado o Colégio Estadual Professor Quintela Cavalcanti trazendo para jovens e adultos novas oportunidades no campo cultural e educacional.

Em 1971, na gestão do Prefeito Dr. João Batista Ferreira da Silva foi criada por meio da Fundação Educacional do Agreste Alagoano a primeira Escola Superior com a Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca.  Em 1980 a juventude arapiraquense ganhou do Estado o seu sonhado Ginásio de Esportes para assim unir a Educação a sua Cultura e melhor projetar Arapiraca entre as Cidades desenvolvidas.  A rede Escolar Municipal também evoluiu e atingiu o nível de Formação Secundária e Normal.  Podemos afirmar que o progresso Educacional e Cultural em Arapiraca é uma realidade.

D) Progresso Urbanístico de Arapiraca:

 A partir de sua emancipação municipal (30/10/1924), todos os Prefeitos procuram realizar ações que marcassem em obras públicas, principalmente no alinhamento das ruas em projetos.  A  partir de 1943 com o Prefeito Manoel Leal foram iniciados o trabalho de calçamento de ruas, em 1946 o Prefeito João Ribeiro Lima construiu a nova Prefeitura Municipal e o novo cemitério. Em 1948/1951, o Prefeito Luis Pereira Lima Iniciou a preparação de praças, melhoramento de ruas e calçamento, os demais Prefeitos deram continuação a esses trabalhos fazendo de Arapiraca uma Cidade limpa e bonita. As construções de prédios escolares se ampliaram a partir do Prefeito  João Lúcio da Silva (1956), essa foi  sequenciada  por todos os demais Prefeitos de modo que todas as comunidades tem seus prédios escolares.

O trabalho de higienização da lagoa central (atual Parque Ceci Cunha) , foi uma tarefa iniciada pelo o Prefeito Dr. João Batista Pereira da Silva, sequenciada pelo Prefeito João do Nascimento, sendo aterrada e construído o canal na gestão do Prefeito Severino Leão Barbosa. Para  evitar a formação de favelas o Prefeito Severino Leão empenhou-se no melhoramento dos bairros pobres da periferia fazendo canalização e calçamentos para embelezar o centro da Cidade construiu o calçadão do Largo Dom Fernando Gomes (1985).  O Prefeito José Alexandre dos Santos iniciou suas obras construindo o parque das crianças e aumentando o número de praças da Cidade. Em tudo é notável o progresso urbanístico de Arapiraca.

E) População de Arapiraca  1925/1991:

Ano  Habitantes
1925                                                                       15.000
1930                                                                       20.000
1940                                                                       25.514
1950                                                                       37.713
1960                                                                       56.872
1970                                                                       94.430
1980                                                                    136.418
1991                                                                    165.346

Fonte: Livro “Frutos e Raízes  de Arapiraca” (1992)

Autor: Professor  Valdemar Oliveira de Macedo

Pesquisa: Blog Arapiraca Legal

Digitado  por:  Gilvan Juvino

E-mail: http://www.gggalfa@hotmail.com

Anúncios

2 Respostas para “Síntese do Progresso em Arapiraca

  1. Nós, Gilvan Juvino e Pedro Jorge – administradores do Blog Arapiraca Legal, agradecemos as palavras carinhosas da leitora Viviane Constâncio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s