Secretários Municipal 2009 / 2012


 
 
 

 
1. SECRETARIA DE AGRICULTURA
 
 Secretário: Manoel Henrique Bonfim Cavalcante, casado, nasceu em
Maceió/AL. É engenheiro agrônomo, graduado pela UFAL (Universidade Federal de Alagoas), foi designado em julho de 2006 para gerir a Secretaria Municipal de Agricultura no primeiro mandato do Prefeito Luciano Barbosa , e reconduzido ao cargo em janeiro de 2009.
Reside em Arapiraca há 14 anos e é conhecedor do ramo da agropecuária. Tem experiência na área de pesquisa agrícola nas culturas de milho e mandioca. Tem pós-graduação (especialização) em manejo de água para irrigação. É Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (COMRURAL).
 
Missão: À frente da Secretaria Municipal de Agricultura, pretende dar
prioridade a execução de programas e projetos que visem a
sustentabilidade econômica e financeira, melhorando a vida dos
Agricultores Familiares do Município de Arapiraca.
 
2. SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
 
 Secretária: Adélia Lúcia Ferreira Leite de Almeida, natural de Arapiraca/AL, é assistente social, graduada pela UFAL (Universidade Federal de Alagoas) e
Pós-Graduada com Especialização em Saúde Pública pela UNAERP
(Universidade de Ribeirão Preto/SP).
Participou do Curso de Política de Assistência Social nos eixos: Gestão Social e Financiamento pela UFAL; do Curso do Programa de Atenção Integral à Família, modalidade à distância; Projeto de Extensão – Fortalecimento da Capacidade de Atuação Profissional no Âmbito da Política de Assistência Social e outros diversos cursos e encontros, que eleva ainda mais o curriculum da assistente social.
 
Missão: A garantia de direitos, promovendo a cidadania.
 
3. SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO E HABITAÇÃO
 
Secretária: Caroline Albuquerque Santos, solteira, nasceu em Maceió. É
arquiteta e urbanista, graduada pela UFAL. Foi designada em janeiro de 2004 para gerir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do município de Arapiraca.
A arquiteta tem trabalhado junto com sua equipe nas intervenções urbanísticas estruturantes para o desenvolvimento do Município, tais como a
participação na elaboração dos projetos urbanísticos do Bosque das
Arapiracas e Urbanização do Bairro Planalto. É conselheira do Conselho
Gestor do Estado de Habitação de Interesse Social e do Município de
Arapiraca. Faz parte da equipe do PAC.
Missão: À frente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, a
arquiteta pretende elaborar o Plano Local de Habitação de Interesse Social,
viabilizar a construção de unidades habitacionais para população de baixa
renda, executar projetos de regularização fundiária, desenvolver projetos
urbanísticos para logradouros públicos, gerenciar o uso e ocupação do
solo, de forma que o Município tenha um crescimento ordenado. Pretende
ainda desenvolver intervenções para melhorar a acessibilidade das
pessoas com necessidades especiais nos espaços de uso público e prestar
assistência técnica por meio do Escritório de Arquitetura e Engenharia
Pública.4. SECRETARIA DE ECONOMIA E FINANÇA

Secretário: Erik Barbosa Bispo, brasileiro, casado, possui curso superior em Gestão Fazendária. É Auditor Fiscal de Tributos Estaduais há 25 anos, tendo exercido na Secretaria da Fazenda os cargos de Inspetor Fiscal durante 10 anos e Diretor Administrativo Financeiro do Programa de Modernização Fazendária por 2 anos. É Jornalista, Pós-Graduado em Comunicação Social e Educação, sendo membro da ABI (Associação Brasileira de Imprensa).  Assume o cargo de Secretário de Economia e Finanças há 5 anos.

Missão: Na fase atual, visa otimizar informaticamente o controle das contas
públicas e aperfeiçoamento da máquina arrecadadora, possibilitando à
gestão central do Município tomar medidas embasadas no orçamento e
fluxo de capital público, semeando cidadania e conscientização social
quanto à disponibilidade possível às demandas da comunidade.

5.  SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Secretária: Ana Valéria Peixoto de Oliveira, casada. Nasceu em Recife/PE, é
pedagoga graduada pela UNCAP (Universidade Católica de Pernambuco) e
Especialista em Psicopedagogia pela UFAL (Universidade Federal de
Alagoas), foi designada em 30 de outubro de 2008 e 1 de janeiro de 2009,
reside em Arapiraca à 15 anos.Ana Valéria Peixoto de Oliveira, foi responsável pelo Projeto das Escolas de Tempo Integral, esteve à frente do Programa de Excelência na Qualidade do Ensino Publico, responsável também pelo Projeto Rede Educar, e pela a Implantação do PME e Implantação do NTM (Núcleo de Tecnologia Municipal), pelo Projeto Formação Continuada para Gestores, Educadores e Técnicos da Rede Municipal de Ensino, também foi responsável pelo Projeto Ações do Planejamento Para Provimento das Demandas da Rede Municipal (Micro Planejamento), e pelo Projeto Sistema de Avaliação nas 60 escolas da rede municipal de ensino, entre outros.

Missão: Educação com excelência voltada para a sociedade.

6. SECRETARIAS DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE E  DE LIMPEZA

Secretário: Josenildo Souza, casado, pai de três filhos, radialista. Possui
vasta experiência na administração pública, tendo atuado nas áreas do
comércio e transportes, ocupa o cargo de Secretário de Limpeza e
Iluminação Pública desde o início da gestão do prefeito Luciano Barbosa.
Responsável por importantes ações na pasta, como a realização de
ampliação, preservação e manutenção dos serviços , além da realização de
eventos como o Dia do Gari, ampliação da frota e implementação de
projetos em parceria com outras secretarias, como Meio Ambiente e
Saúde, entre outras.

Missão (Secretaria de Limpeza): Uma Secretaria com excelência na
prestação de serviços de limpeza pública, garantindo a satisfação da
sociedade.

7. SECRETARIA DE ILUMINAÇÃO

Secretária: Maria Rita Nunes da Silva Albuquerque, casada, é graduada em
Letras pela FFPA e Pós-graduada em Gestão Pública e Metodologia de
Ensino da Língua Portuguesa pela UFAL. Em 2002 assumiu a Diretora do
Departamento de Gerenciamento Escolar da Secretaria Municipal de
Educação e logo depois a Secretaria Municipal de Educação, onde ficou
até 2007, quando ocupou o cargo de secretária Municipal de Administração
e Recursos Humanos. Em 2008 assumiu a Secretaria de Governo. Maria
Rita recebeu em 2003 dois grandes títulos: o de Cidadã Honorária de
Arapiraca e a Comenda Coronel Esperidião Rodrigues – Menção Honrosa.

Missão: Uma Secretaria com excelência na prestação de serviços de iluminação pública, garantindo a satisfação da sociedade.

8. SECRETARIA DE INDÚSTRIAS, COMÉRCIO E SERVIÇO

Secretária: Sylvia Patrícia Vasconcelos de Almeida, casada, nascida em
Arapiraca. Graduada em Direito pelo CESMAC (Centro de Ensino Superior
de Maceió), e pós graduada em Direito Público, Gestão de Comércio
Exterior e Gestão de Recursos Humanos. Foi designada em 2005 como
Subsecretária de Indústria e Comércio e Serviços, onde em Janeiro de
2007, assumiu como titular da pasta. A advogada já desenvolveu trabalhos
focados no associativismo, empreendedorismo e desenvolvimento
sustentável de grupos de produção, sendo assim conhecedora desses
temas.

É responsável pela política de promoção do desenvolvimento econômico e de geração de emprego e renda do município. Em sua gestão, foi criado o Projeto Motiva Ação – Desenvolvimento com Cidadania que oportuniza aos jovens e adultos da zona rural a serem verdadeiros protagonistas de suas vidas através de capacitações e formação de grupos de produção; foram estabelecidas parcerias com todo sistema S (SEBRAE, SENAC, SENAI, SESI e SESC); foi implantado o Programa ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã, programa do Ministério do Trabalho que beneficia 1500 jovens, foi ampliado e melhorado a Casa do Trabalhador que atende ao cidadão empregado e desempregado; foi implantado o Pólo Moveleiro do Agreste e foi criado o Mercado de Artesanato Margarida Gonçalves, com intuito de fomentar a geração de emprego e renda além de promover o incentivo a Cultura local para a atração do turismo. A secretária é responsável pela realização de ações e parcerias com os feirantes no resgate do papel exercido pelas feiras livres na formação da economia no Município.

Missão: A Promoção do desenvolvimento econômico e social do Município, através da geração de ocupação, emprego e renda.

9. SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E SANEAMENTO BÁSICO

Secretário: Luiz Ricardo Vieira Lima é engenheiro agrônomo, graduado
pela UFAL (Universidade Federal de Alagoas) e Pós-Graduado em Direito
Ambiental, Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental pelo Centro
Universitário de Volta Redonda/RJ (Unifoa). O engenheiro fez Curso de
Extensão Universitária em Gerenciamento de Cidades na FCAP (Faculdade
de Ciências da Administração de Pernambuco) e em 2002 assumiu como
Subsecretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente,
onde ficou até 2004. Nesse ano assumiu como Secretário de Planejamento
e em 2005 voltou a ser Subsecretário de Desenvolvimento Urbano e Meio
Ambiente. Em 2007 assumiu a recém-criada Secretaria de Meio Ambiente.

Missão: Ser uma secretaria que respeite a vida na sua diversidade visando
a sustentabilidade ambiental para atuais e futuras gerações.

Visão de Futuro: Somos uma Secretaria em busca da sustentabilidade,
pautada na generosidade, cooperação e solidariedade pela qualidade
ambiental exercida na gestão pública.

10. SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

Secretária: Helena Virgínia Moreira de Melo Costa, casada, técnica em
edificações e arquiteta e urbanista. Foi uma das idealizadoras e primeira
gerente do Setor de Apoio Institucional da Associação dos Municípios
Alagoanos (AMA) que presta apoio aos técnicos dos 102 Municípios
associados na elaboração de projetos públicos e captação de recursos
federais.

Missão: Nossa pretensão é consolidar o planejamento como ferramenta de
gestão da coisa pública voltada para resultados bem como, promover o
aprimoramento constante de instrumentos que permitam o fortalecimento
institucional da administração municipal sendo fundamental o SIM
(Sistema de Informações Municipal) – Arapiraca, através da manutenção da
base cartográfica, do Cadastro Técnico Municipal (imobiliário) e da
produção de informações e estudos, como a Planta de Valores Genéricos,
da Modernização do Parque tecnológico, equipamentos e sistemas, da
revisão e atualização da legislação municipal, do Sistema de Captação de
Recursos, através da proposição de projetos estruturantes para Arapiraca,
como o Bosque das Arapiracas, a urbanização do Lago Perucaba, do
Bairro Planalto, do Senador Arnon de Mello e Zélia Barbosa Rocha, dentre
outros, o Gerenciamento do Sistema de Execução e Gestão de todos os
convênios e o Monitoramento e Avaliação dos Programas e Políticas
públicas de forma integrada, constantes no Plano de Governo e traduzidas
no PPA.

11. SECRETARIA DE PROCURADORIA MUNICIPAL

Secretário: José Soares da Silva, casado, nasceu em Major Izidoro/AL. É
advogado, graduado pelo CESMAC (Centro de Ensino Superior de Maceió).
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino Superior e em Direito
Processual no sentido Latu Sensu. Foi funcionário da CEF por 16 anos,
tendo exercido funções de Gerente nas Agências de Delmiro Gouveia,
Arapiraca, Penedo, Iguatemi e Rua do Comércio; essas duas últimas em
Maceió. Foi designado em Janeiro de 1997 para Procurador Geral do
Município de Arapiraca, sendo reconduzido ao mesmo cargo para as
gestões 2001/2004, 2005/2008. Em Janeiro de 2009 teve, pela quarta vez,
sua nomeação para o cargo de Procurador Geral, nele permanecendo até a
presente data. Desempenhou funções de Professor de Direito
Administrativo no CESMAC/ARAPIRACA e de Professor de Direito Romano
no Instituto de Ensino Superior Santa Cecília-IESC. Como Procurador
Geral do Município de Arapiraca, tem suas atribuições conferidas pela Lei
Orgânica do Município, quais sejam as de representar o Município,
administrativa e judicialmente, além de prestar assessoramento ao Chefe
do Executivo e Secretários. Ou seja, fica diretamente encarregado de
promover a Execução Fiscal; Acompanhamento e defesa dos interesses do
Município nas demais Ações Judiciais; Emissão de Pareceres Jurídicos
sobre os atos da Administração. Foi designado para coordenar os
trabalhos de desapropriações de imóveis na cidade, mais precisamente no
Bairro Senador Nilo Coelho, Caititus, Bananeiras e outras localidades, as
quais culminam com as indenizações e desocupações dos imóveis para
fins urbanísticos e de preservação dos interesses sociais.

Missão: Uma procuradoria que garanta a legalidade dos atos do Executivo,
apoiando e interagindo com as demais secretarias, executando ações
preventivas, auxiliando nas tomadas de decisões e defendendo os
interesses da coletividade. Tem como objetivos estratégicos: promover a
valorização profissional; estimular as ações de inter-setorialidade para
facilitar o andamento dos processos da administração pública; estruturar e
sistematizar a operacionalidade da procuradoria e criar mecanismos,
visando a interação com o público interno e externo.

12. SECRETARIA DE OBRAS E VIAÇÃO

Secretário: Moyses Montenegro Neto, casado, nasceu em Maceió. É
engenheiro civil, graduado pelo CESMAC (Centro de Ensino Superior de
Maceió) foi designado em março de 2009 para gerir a Secretaria de Obras e
Viação do Município de Arapiraca.
O engenheiro reside em Arapiraca há 6 anos e é um conhecedor do ramo
da construção civil. Moyses Montenegro Neto, foi responsável pela
execução das escolas de tempo integral do Município de Arapiraca, esteve
à frente da gerência de UAS HBB, responsável pela elaboração e aprovação
2/3 das obras do PAC (Urbanização do Bairro Planalto e Urbanização
Bosques das Arapiracas). Foi designado para responder pelas 800
indenizações dos Bairros Senador Nilo Coelho e Caititús, desde
levantamento até avaliações.

Missão: À frente da Secretaria de Obras e Viação, o Engenheiro pretende
dar prioridade a execução do saneamento básico e a conclusão das obras
do PAC, inserir drenagem e pavimento a paralelepípedo na zona urbana do
Município, construção de novas escolas de tempo integral e reforma no
restante das escolas do Município. Ampliação nas unidades básicas de
saúde para melhor atender a população. Construção de novos espaços
públicos (praças e equipamentos urbanos). Ampliar a manutenção dos
tapas-buracos paralelo e asfáltico CBUF. Intensificar a manutenção das
bocas de lobo e galerias pluviais. Melhoria de acesso das estradas
vicinais, com a construção de bueiro celular e elevando o greide das vias
para melhor interação da zona rural com a urbana.

13. SECRETARIA DE SAÚDE

Secretária: Aurélia Magna Fernandes Dias, casada com Sr. Plácido Augusto
Fonseca Dias, é filha de Judá Fernandes de Lima e Almira Alves Fernandes
e graduada em Serviço Social pela UFAL (Universidade Federal de
Alagoas). Pós-graduada em Gerenciamento de Cidades pela FCAP
(Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco) e em Formação
de Professores na Ação Docente Universidade pela UFAL.
Em fevereiro de 2006 assumiu como Subsecretária da Assistência Social
de Arapiraca, onde ficou até janeiro de 2007 quando ocupou o cargo de
Secretária de Saúde.

Participou do Seminário de Inclusão: Condições do Ensino e
Aprendizagem no Brasil organizado pela Federação Brasileira das
Associações de Síndrome de Down, do III Fórum de Educação Especial
das Instituições de Ensino Superior da Universidade Estadual do Pará e
Federal do Mato Grosso, do curso de Gestão Social para Elaboração de
Projetos Sociais do Programa Capacitação Solidária – SEBRAE, do XXIII
Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde, em
Joinvile/SC, além de diversas outras participações.
A assistente social foi instrutora de Serviço Social através de serviços
prestados a Fundação LBA (Legião Brasileira de Assistência), Chefe de
Gabinete da Fundação Educacional do Agreste Alagoano exercendo a
função no Planejamento da Direção Acadêmica da Funesa e Assistente
Social da Prefeitura Municipal de Arapiraca exercendo uma grande função
na comunidade.

Missão: Contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população,
através da consolidação do sistema municipal de saúde capaz de garantir a
todos os cidadãos o acesso às ações de promoção, proteção e recuperação
da saúde, dentro dos princípios da integridade, equidade e controle social.

14. SECRETARIA DE GOVERNO

Secretário: Ricardo Auto Teófilo, natural de Arapiraca, casado com a médica
Andréa Almeida de Souza Teófilo, filho de José Moacir Teófilo e Maria Thereza
Auto Teófilo, é graduado em Administração de Empresas pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC) e Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e pós-graduado em Gerenciamento de Cidades pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP). Exerceu os cargos de Engenheiro Agrônomo e Assessor de Administração na Secretaria de Agricultura do Estado de Alagoas.
Em Arapiraca, exerceu os cargos de Vice-Prefeito da Cidade, Secretário Municipal de Obras e Viação e Controlador Geral do Município. Atualmente exerce o cargo de Secretário Municipal de Governo da cidade de Arapiraca.
 
Missão:
* A Secretaria Municipal de Governo tem a competência de assessorar o chefe do poder executivo;
* Coordenar as ações de inter-relacionamento entre os poderes executivo e legislativo;
* Intermediar a relação entre o cidadão e a administração pública e
* Integrar as atividades dos órgãos da administração, visando atender aos interesses da comunidade.
 
Nota: Carecemos de fontes dos perfis biográficos, para postagem, dos
secretários das seguintes pastas:
* Administração e RH e
* Cultura e Turismo.
 
[ Fonte: www.arapiraca.al.gov.br]
 
[ Editado por Pedro Jorge ]
 
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