ATLETAS

PERSONALIDADES ESPORTIVAS

De acordo com o site do ASA os seus dois primeiros ídolos foram:

Acebílio

Acebílio

Acebílio (Vieira Leite, in memoriam) – Foi um craque que usava a inteligência, evitava obstáculos, racionalizava o esforço e consagrou um estilo. Acebílio foi um atleta de futebol com a intensidade exata da força, direção infinitamente correta, sentido rigorosamente certo. Era o equilíbrio físico, técnico e mental representado da melhor forma. Tudo isso Acebílio em seus melhores tempos.

ASA

Cecé (Sebastião Siqueira da Silva, in memoriam) – Era natural de São Bento do Una (PE) e arapiraquense de coração. Cecé, iniciou sua carreira futebolística no ASA em dezembro de 1952 e, um ano depois, conquistou o Campeonato Alagoano, sangrando-se a revelação desta competição. Cecé, ficou conhecido como o “Arataca”, pois era um jogador técnico, com chute forte e se deslocando com muita facilidade.

Fonte: livro Arapiraca, Cidade da Gente (2019).

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ASA

PITICO: EX-JOGADOR DO ASA (TRIBUTO)
Por Genival Alves (pesquisador esportivo)

O saudoso meia esquerda, Pitico, foi revelado, no ano de 1983, pelo ASA (Agremiação Sportiva Arapiraquense) e teve o privilégio de formar na década de 1980 ao lado de Berinho e Riva um dos melhores meios de campos da história
do “Alvinegro Arapiraquense”. A estreia do ex-jogador do “ASA Gigante” como
profissional foi aos 18 anos de idade num jogo entre ASA x São Domingos.
Pitico ainda lembra do time base Alvinegro na época: Edson Cimento,
Pedrinho, Buá, Givaldo, Canhoto, Riva, Pitinho, Berinho, Gil, Lima e Val.

O seu dom futebolístico começou a interessar outros clubes do Nordeste brasileiro e no ano de 1985 ele foi contratado pelo Sport de Recife (PE).
Pitico costuma dizer que foi no time da capital pernambucana que ele viveu
a melhor fase de sua carreira e que venceu no futebol. Na época, o Sport
tinha em seu elenco jogadores famosos, entre eles: Henágio, Robertinho,
Zico, Milton Cruz, Dinho (ex-Grêmio e ex-São Paulo), entre outros. No comando
técnico do Sport ele trabalhou ao lado de Antônio Lopes (ex-Vasco), ,
entre outros. A fase de ouro foi a conquista do Campeonato Estadual pelo
Sport, em 1988.

Apelido e “O Carretel”
O seu apelido foi dado pelo conceituado jornalista e radialista arapiraquense, Gilvan Nunes, que residia na mesma rua que morava “Pitico” (rua Olavo Bilac – Centro). Ele foi proprietário de um armarinho denominado “O Carretel” localizado na rua Lúcio Roberto N° 115 (Centro de Arapiraca).

A Família
Seu nome de batismo é Francisco Antônio da Silva Neto. Ele é filho do Sr. Antônio da Silva (in memoriam) e de D. Estelita Rodrigues da Silva. Casado com Nilma Alice Barbosa da Silva e pai de Vinícius Antônio. Ele costumava dizer que parou de jogar futebol no momento certo e que a sua família era a base de tudo. Ele nasceu no dia 22 de outubro de 1965 e faleceu no dia 4 de março de 2016, em Arapiraca (AL).

Fonte: jornal Alagoas em Tempo (10 a 16 de abril de 2005). *

*Nota: esta reportagem foi adaptada por Pedro Jorge, em março de 2016.

Homenagem (Pitico):

  • Meu amigo, Pitico, já faz muito tempo não te vejo, mais saiba que nunca me esqueci de você. Você me ajudou em um momento muito deficil da minha vida quando saí do Sport e você deu uma força pra mim ir pro Central. Foi ai que tudo começou na minha vida. Tenho você como amigo porque é no momento difícil que você ver realmente quem é seu amigo de verdade. Obrigado por tudo e que Deus sempre esteja presente na sua vida e de todos os seus familiares. Você merece o melhor dessa vida. Um abraço, meu amigo!” – (Geraldo Monteiro da Silva)

Resposta:

  • É uma honra saber notícias sua. Eu só fui uma ‘ponte’ para você iniciar sua carreira no futebol profissional. Foi você que teve competência e maturidade para seguir seu trajeto no futebol. Um forte abraço!” – (Pitico)

Fonte (frases): Facebook Francisco Antonio Pitico.

Tributos:

  • “Descanse em paz, Pitico!” – (Rena Oliveira)
  • Saudades do meu amiguinho, Pitico!” – (Toinha Feitoza)
  • Saudades, Pitico! Sempre muito solícito em seu estabelecimento (armarinho), sempre resolvia os meus problemas. Que ele esteja nos braços do Pai!” – (Luciana Dos Anjos)
  • Tive a honra de ver PITICO jogar, e aquele meio campo ARAPIRAQUENSE: RIVA PITICO E BERINHO! VIXEEEE UM SHOW, TEMPO BOM QUE NÃO VOLTA MAIS!” – (Jair Matias)
  • EDSON CIMENTO, MAJOR, GIVALDO, BUÁ, CANHOTO, RIVA, PITICO, BERINHO, NECO INDIO E GIL LIMA. GRANDE TIME QUE TIVE O PREVILÉGIO DE NA DECADA DE 1980 VER JOGAR!” – (Jair Matias)
  • Saudoso, Pitico: grande craque que tive o privilégio de ver jogar. Ele tinha uma simplicidade e uma humildade invejável!” – (Cícero Brito)

Fonte (frases): blog Arapiraca Legal.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CARMINHA

Carminha, maratonista por vocação, vai correr a São Silvestre representando Arapiraca pela segunda vez aos 63 anos – Carminha já conquistou centenas de medalhas e troféus em apenas dois anos disputando corridas – Por 7Segundos (26/12/2021)

[Vídeo] Carminha, maratonista por vocação, vai correr a São Silvestre representando Arapiraca pela segunda vez aos 63 anos
Maria do Carmo Cruz da Hora, Carminha

Crédito da foto: Giovanni Luiz – 7Segundos

Maria do Carmo Cruz da Hora, a Carminha, tem 63 anos de idade, é pernambucana, mas foi criada em Arapiraca desde bebê. Mãe, avó, dona de casa, técnica de enfermagem e atualmente, maratonista, Carminha descobriu a vocação para corridas de longa distância em 2019 participando de uma prova de 2 Km na escola em que o filho trabalha e logo tomou gosto pelo esporte.

De lá pra cá, Carminha não pode ver anúncios de corrida seja onde for que já quer participar. Correr virou mesmo um vício para ela que só trouxe coisas positivas. Carminha viu a sua condição física e clínica melhorar e com o tempo, ela foi descobrindo que sua performance melhora em corridas mais longas. Quanto maior o percurso, melhores eram os resultados e o seu desempenho. Carminha, então, começou a entender que a maratona, prova clássica de 42 Km que teve origem na Grécia Antiga, era o tipo de corrida ideal para ela.

Após participar de centenas de corridas de média e longa distâncias em Alagoas e pelo Brasil afora, a exemplo das tradicionais Meia Maratona do Rio e a Volta da Pampulha em Belo Horizonte-MG, Carminha já conquistou mais de 200 medalhas e dezenas de troféus. Ela agora se prepara para correr a sua segunda corrida de São Silvestre, na capital paulista. Na primeira participação na São Silvestre, em 2019, Carminha ficou na 38ª posição na classificação geral e em primeiro na categoria para mais de 60 anos, isso cerca de seis meses depois de ter participado de sua primeira corrida na vida. Em 2020 não houve competição por causa da pandemia.

Carminha viajou para São Paulo na quarta-feira (22) e está nos preparativos finais para disputar pela segunda vez a principal corrida de rua do país que tem um percurso de 15 km. Assista ao vídeo e conheça a história de Carminha, moradora de Arapiraca que estará representando a cidade e o estado de Alagoas na São Silvestre 2021.
[Vídeo]

https://www.7segundos.com.br/arapiraca/noticias/2021/12/26/193564-video-carminha-maratonista-por-vocacao-vai-correr-a-sao-silvestre-representando-arapiraca-pela-segunda-vez-aos-63-anos

Fonte: site 7Segundos.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________