SINVAL DE JESUS SANTOS

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e área interna

SINVAL DE JESUS SANTOS

Nenhuma descrição de foto disponível.

Apresentar o que consta na obra literária de minha autoria intitulada Salomé a São Sebastião…, custou-me força de vontade e fator de tempo. Agradeço a todos (as) que tiveram a oportunidade, curiosidade e paciência ler em partes ou na íntegra este livro. Espero que ele tenha contribuído de alguma forma através dos fatos que marcaram o início da história de São Sebastião (AL)” – (Sinval de Jesus Santos)

Sinval de Jesus Santos é natural da cidade de Junqueiro (AL). Nos primeiros anos de sua vida, quando ficou órfão paterno, veio morar no povoado Maracujá pertencente ao município de São Sebastião (AL). Iniciou sua vida estudantil na Escola Municipal 31 de Maio no povoado Gongo (São Sebastião) com a professora, Maria Izabel da Silva. Em sua infância passou por muitas dificuldades junto a mãe, um irmão e uma irmã. Sempre teve paixão por Literatura, programas radiofônicos e televisivos, e leitura de livros, revistas e jornais. Publicou artigos em vários jornais e revistas de circulação nacional a exemplo das revistas Globo Rural, Manchete Rural, Carta Capital e Carta Fundamental e nos jornais O Globo (RJ) e no extinto Tribuna de Alagoas.

Em 1992, participou de um concurso de Literatura de Cordel realizado pela antiga Rádio Cultura AM de Arapiraca (AL) conquistando o quarto lugar. Exerceu função no Magistério durante 13 anos, sempre como alfabetizador na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), tendo atuando como coordenador pedagógico em vários programas e projetos para a alfabetização de Jovens e adultos (as).

Atuou como coordenador pedagógico da EJA e do PBA (Programa Brasil Alfabetizado), em São Sebastião, até 2006. Ele é graduado em Pedagogia pela FERA (Faculdade de Ensino Regional de Arapiraca). Sinval teve sua primeira experiência como professor alfabetizador no ano de 1999 através do PAS (Programa Alfabetização Solidária) com turma de alfabetização para jovens e adultos (as) na Escola de Educação Básica Dom Pedro I no povoado Prata (São Sebastião), sendo esta considerada como uma das que alcançou na época o maior índice de pessoas alfabetizadas. Sinval de Jesus Santos publicou, em 2021, o livro De Salomé a São Sebastião – Nossa história, Novo Povo – Memória e Atualidade e irá publicar futuramente a obra literária intitulada Alfabetização de Jovens e adultos, Uma Experiência Vivida.

Fonte: livro De Salomé a São Sebastião – Nossa história, Novo Povo – Memória e Atualidade (2021) – Sinval de Jesus Santos.

Pode ser uma imagem de área interna