Prof. Pedro de França Reis


 
 
O professor Pedro de França Reis tinha qualificação para o magistério, lecionava no Grupo com salas confortáveis, seriadas e seus alunos eram oriundos da zona urbana; mais tarde criou uma escola particular onde só estudava quem tinha dinheiro, ou seja, atendia a uma classe elitizada. Ele defendeu valores morais, éticos e cristãos, desenvolveu um ensino tradicional em Arapiraca, e foi quem ensinou no primeiro Grupo Escolar, Adriano Jorge, crido em 1943 e depois criou o Instituto São Luís, a primeira Instituição de Ensino particular nesta cidade.

Pedro Reis foi impedido de assumir a direção do Adriano Jorge, por retaliação política, mas, que continuou sendo professor daquela instituição de ensino e que já tinha o hábito de ensinar particular nas cidades por onde passava, decidiu criar uma escola em Arapiraca, nascendo, assim, o Instituto São Luís, que merece destaque, por ser apontado pela história oficial como a primeira escola particular da cidade.

Relatos de pessoas que conviveram com o fundador do Instituto São Luís, colhidos em entrevistas, principalmente cedidas por Manoel Oliveira Barbosa, dão-nos conta de que Pedro Reis, como servidor público, percorreu vários municípios alagoanos exercendo a função de professor, por transferência ex-ofício, a exemplo de Maceió, Penedo, Santana do Ipanema, Porto Real de Colégio, Traipu, Delmiro Gouveia e, finalmente, Arapiraca, onde permaneceu até a morte, tendo sido sempre transferido por conta de perseguição decorrente das alternâncias das facções oligárquicas no poder estadual ou municipal com as quais não concordava politicamente.
Pedro Reis pensara em ser padre, não tendo logrado seu intento porque as condições financeiras o impediram.

Mesmo não sendo oficialmente o diretor daquela escola, “toda a organização e iniciativas partiam do professor Pedro Reis” conta o professor Manoel, que ainda vive, em entrevista para elaboração desse trabalho, A forma como era conduzida a escola e como se dava o ensino no Instituto atraía muitos alunos de outros municípios e, por isso, foi criado o regime de internato que funcionou de 1944 até 1965.

Quando o professor Pedro Reis decidiu acabar com o regime de internato, um dos professores do Instituto resolveu acolher esses alunos em sua residência por mais alguns anos, até 1965, quando já era pequeno o número de internos. Os meios de transportes tinham evoluído e as rodovias passaram a ligar as cidades da região a Arapiraca, tornando fácil o seu acesso diário, o que, inclusive, tornaria a cidade um pólo regional de atração graças ao seu desenvolvimento econômico. Dessa forma, aqueles que residiam em cidades próximas podiam se deslocar todos os dias para chegar no horário certo ao Instituto.

O professor Pedro Reis deu nome a uma escola pública estadual e continua na memória da educação arapiraquense como um grande colaborador. Apesar das diferenças na formação inicial, na estrutura dos ambientes escolares e no perfil dos alunos, evidenciamos que os dois professores que tiveram sua prática analisada para elaboração desse texto, contribuíram de forma decisiva na formação da sociedade do município arapiraquense.

 
Fonte:
Blog:
http://escpedroreis.blogspot.com/
 
 
Pesquisa:
Contato.
Blog Arapiraca Legal
E-mail: blogassociado1@live.com
 
 
 
Anúncios

Uma resposta para “Prof. Pedro de França Reis

  1. I think this is one of the most significant info for me. And i am glad reading your article. But should remark on some general things, The site style is ideal, the articles is really nice : D. Good job, cheers

    Tradução livre:
    Acho que esta é uma das informações mais importantes para mim.
    Eu estou contente de ler o seu artigo. Mas gostaria que fosse incluído mais detalhes no texto.
    O estilo do site e os artigos são muito bons.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s