Nascimento Leão e Maria Herbene T. de Melo


BIOGRAFIA / Nascimento Leão

José Nascimento Leão de Melo, arapiraquense, nascido em 25 de dezembro de 1925, filho de Joana Maria da Conceição e Antônio Leão de Melo (In memorians). Casado com Maria Herbene Teixeira de Melo, teve três filhos: Júnior Leão, Djanane Teixeira Melo e Perla Teixeira Melo.

Agropecuarista, sempre ajudando a um, fazendo favor aos outros, construiu barragens, abriu estradas, etc. Começou a ser procurado para ajudar financeiramente nas campanhas políticas. Por conta da sua maneira de ser, ajudando sempre, sem cobranças ou exigências, recebeu a ingratidão de alguns e a adoração de muitos. Contrariando a vontade da família, cedeu a pressão de alguns políticos que diziam ser o seu nome essencial para a vitória do partido ARENA. Envolve-se efetivamente na política e, diferentemente da maioria dos políticos, financiava suas campanhas com o suor de uma vida de muito trabalho. Sofreu as adversidade do jogo político, e cada vez mais se envolvia com a área social. A região do Poção foi transformada em comunidade, beneficiada com o trabalho que desenvolveu juntamente com sua esposa.

Ingressou na política em 1974. Candidatou-se a vice-prefeito na chapa do Sr. Pereira Lúcio pelo UDN. Em 1978, concorreu às eleições para a Prefeitura de Arapiraca na chapa formada por Nascimento Leão e Raimundo Araújo, pela ARENA. Em 1982, mais uma vez concorreu a prefeito, formando a chapa: Nascimento Leão e Severino Bananeira pelo PDS. Em 1986, foi eleito a deputado estadual, sendo reeleito para segunda legislatura em 1990, pelo partido PFL. Em 1994, concorreu a vice-governador de Alagoas na chapa encabeçada por Pedro Vieira pelo Partido PSC.

Em 1996, com o falecimento da sua esposa, a Vereadora Herbene Melo, volta a política, candidatando-se a vereador pela Cidade de Arapiraca. Eleito em 2000 pelo partido PPB. Atualmente, é vereador e dedica-se à plantação de milho.

[ Fonte: http://www.cma.al.gov.br ]

Nota: carecemos de fonte sobre a data de falecimento do saudoso José Nascimento Leão de Melo.

_______________________________________________________________________________________________________


BIOGRAFIA / Maria Herbene T. de Melo

Maria Herbene Teixeira de Melo, cearense de nascimento, nascida em 28 de agosto de 1937, na Cidade de Jaguaribe/CE, filha de Antônio Teixeira Lima e Francisca Cavalcante. Casou-se com o arapiraquense, Nascimento Leão, e veio morar nesta Cidade ainda adolescente. Num período da sua vida, dedicou-se exclusivamente ao marido e filhos: Júnior Leão, Perla e Djanane. Com os filhos crescidos, e como consequência da sua forte religiosidade, passou a dedicar-se intensamente a área social. Elegendo-se como Vereadora de Arapiraca por duas legislações, nos períodos de 1989 a 1992 e 1993 a janeiro de 1996, respectivamente.

O seu envolvimento com o social era tanto que seus filhos e netos acostumaram-se a ouvir dela o seguinte refrão: “Não descartem nada”, pois o que para você pode não significar nada, com certeza será da maior importância para uma outra pessoa. Sempre com terço na mão e muita disposição, foi dedicando-se cada vez mais aos mais carentes.

O seu envolvimento com a Comunidade do Poção era tão intenso que a considerava uma grande família. Foi nessa região que ela criou junto ao marido, então Deputado Estadual, o Centro Comunitário do Sítio Poção que incluía uma creche, uma casa de farinha e um Armazém Comunitário. Entre tantas outras coisas, construiu a sede social nessa mesma Comunidade.

Engajava-se com tanta dedicação ao trabalho que contagiava a todos que viviam a sua volta. Como consequência, seus filhos e netos continuam até hoje envolvidos com a creche e a Comunidade do Poção.
Ingressou na vida política como consequência natural da participação forte e determinante na vida política do marido. As segundas-feiras tornaram-se famosas em sua vida, com a casa sempre lotada, atendendo a todos com alegria, carinho e dedicação, até o dia que precisou viajar ao Ceará.

Falecimento
Foi no dia 28 de janeiro de 1996, que, indo a Fortaleza para Jaguaribe/CE, sofreu um acidente de carro em que veio a falecer. E tudo aconteceu como ela queria: MORRE NO CEARÁ, ENTERRADA EM ALAGOAS.

Nota: Este texto foi revisado pela Professora Maria Zilma Barbosa da Silva Oliveira ( Prof.ª Zilma ).

[ Fonte: http://ricardonezinho.com.br/v3/?p=3909 ]

_______________________________________________________________________________________________________

Governo Entrega Polo Moveleiro Nascimento Leão em Arapiraca/AL Nesta Quinta / Investimento de R$ 5,3 Milhões Vai Beneficiar Centenas de Produtores e Microempresários do Agreste ( 21/12/2011 )

O sonho de centenas de produtores e microempresários do setor moveleiro do Agreste alagoano será realizado nesta quinta-feira (22). O governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), vai inaugurar o Polo de Madeiras e Móveis Nascimento Leão, no município de Arapiraca. A abertura do complexo acontece a partir das 15hs, e contará com a presença do Governador Teotônio Vilela Filho, do secretário Luiz Otavio Gomes, autoridades locais e dos empresários que instalarão seus empreendimentos.

O Polo de Madeira e Móveis Nascimento Leão vai fomentar a produção do setor em todo o Estado, abrigando empresas de médio e pequeno porte. Sua construção faz parte da política de desenvolvimento econômico adotada pelo governo de Alagoas, que aposta na desconcentração de investimentos para garantir a geração de riquezas em todas as regiões do Estado.
“O novo Polo é uma antiga reivindicação do setor produtivo do Agreste e vai gerar ainda mais dinamismo numa das regiões que mais cresce no Estado”, destaca o Secretário Luiz Otavio Gomes.

Para a implantação do complexo, que conta com uma área de 96 mil m², divididos em 45 lotes, o governo investiu R$ 5,3 milhões. Com as obras supervisionadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), os empresários contarão com um ambiente adequado para produção. Foram executados serviços que garantiram um sistema de iluminação, pavimentação, drenagem, rede de abastecimento de água e esgotamento sanitário de qualidade. A segurança no Polo é outro ponto de destaque, sendo reforçada com um moderno sistema de vigilância eletrônica.

APL
Uma quadra da área total do Polo Nascimento Leão será destinada às empresas ligadas ao Arranjo Produtivo Local (APL) Móveis do Agreste. O Arranjo conta atualmente com 100 empreendimentos. Essa medida vai suprir a necessidade de boa parte desses empresários, que estão impossibilitados de ampliar sua produção, pois não contavam com uma estrutura física adequada. Além disso, o Polo vai oferecer a possibilidade de pequenos produtores saírem da informalidade, como também promover a atração de novos empreendimentos para o setor.

Nascimento Leão
O arapiraquense que dá nome ao Polo de Madeiras e Móveis, José Nascimento Leão de Melo, nasceu em 25 de dezembro de 1925, e exerceu como agropecuarista um papel importante para o desenvolvimento econômico do município. Ingressou na política em 1974 e em 1986 foi eleito deputados estadual, sendo reeleito para segunda legislatura em 1990. Em 1994, concorreu a vice-governador de Alagoas. Encerrou sua trajetória na política alagoana em 2000, quando se tornou vereador do município de Arapiraca.

[ Fonte: tudonahora.uol.com.br ]

[ Editado por Pedro Jorge ]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s