Jonny Lucas

PERFIL – Jonny Lucas

Jonny Lucas foi o vencedor do “Concurso de Redação” promovido pela ACALA, em 2005. Na época Jonny cursava a 3.ª série do Ensino Médio na Escola Alternativa. Na profética redação intitulada, originalmente, “Arapiraca Pode Usufruir de Seu Potencial Turístico”, ele previu o crescimento turístico e econômico de Arapiraca (AL).

************************************************************************************************************************************************************

ARAPIRACA E SEU POTENCIAL TURÍSTICO (Redação)*
Autor: Jonny Lucas

O turismo é uma das mais rentáveis atividades econômicas que existem em nosso país. A cidade de Arapiraca (AL) pode aproveitar-se deste fato, explorando conscientemente seu potencial turístico por meio de projetos e medidas que ressaltem suas riquezas e valorizem suas singularidades. A “Terra de Manoel André” é detentora de uma grande identidade cultural que a faz merecedora de elogios. Sua valorização turística deve ocorrer com base na cultura de seu povo e de suas peculiaridades, que poderão se constituir na mola propulsora do turismo.
É ideal que haja uma busca empenhada nas raízes do cidadão arapiraquense, seus costumes, tradições e modo de vida. Atividades como festas populares e artesanatos devem ser recuperadas e estudadas com afinco pra que se convertam numa forma de encantar e atrair turistas. Tais atividades terão como objetivos principais e simultâneos enaltecer nossa cultura e elevar Arapiraca ao patamar de cidade turística. É indispensável, também, que o passado histórico da “Terra de Manoel André” seja resgatado e exposto em feiras e museus, incrementando ainda mais nossa identidade e mostrando as belezas de nossa história cultural, social e política.
O comércio é outra atividade que poderia aliar-se na fomentação do turismo, pois a posição privilegiada e estratégica de Arapiraca, que se encontra fincada no coração do estado de Alagoas, sendo uma porta para o Agreste e outras regiões é um ponto a mais a seu favor. Com incentivos governamentais ao desenvolvimento comercial, Arapiraca poderia gerar recursos para propiciar infra-estrutura adequada para acomodar turistas e promover diversas atividades culturais e de lazer.
É imprescindível que a sociedade como um todo realize de forma integrada com as autoridades municipais a tarefa de revitalização cultural e comercial de Arapiraca. Somente com a ação conjunta de toda a população, poderemos, finalmente, conseguir que a “Terra de Manoel André” se torne conhecida como “Centro Turístico”.

* Esta redação foi adaptada por Pedro Jorge.

Fonte: Publicidade da “Escola Alternativa” publicada na revista “Escola de pais do Brasil – Seccional de Arapiraca (AL)” (dezembro de 2005) – Jonny Lucas e blog “Arapiraca Legal” – Pedro Jorge.

[ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s