SOM DAS LETRAS 1

SOM DAS LETRAS – AS ENTRELINHAS DAS MÚSICAS QUE VOCÊ ESCUTA / Como foi a pré-estreia do programa Som das Letras

A apresentadora Lina Fernandes abriu espaço no programa Folha na Tarde desta sexta-feira, para o pré-lançamento do Programa Som das Letras. Cinco artistas estiveram presentes falando sobre o projeto e de como deverá acontecer suas participações nas edições seguintes do programa. Destacaram a importância da construção de uma letra de qualidade e da responsabilidade de cada um dos artistas que acabam se transformando em agentes de transformação da sociedade. Destacaram poetas e compositores ligados a diferentes gêneros, inclusive os parceiros de Luiz Gonzaga: Humberto Teixeira e Zé Dantas.

Tivemos a oportunidade de lembrar que o programa Som das Letras vai possibilitar interpretações e reflexões sobre letras de artistas vivos e também alguns que já faleceram como Chico Science, Capiba e Luiz Gonzaga. Ao pré-lançamento estiveram presentes Gerlane Lopes, Israel Filho, Mônica Feijó e Marcelo Melo, vocalista do Quinteto Violado.

O excelente programa Som das Letras será apresentado pelo escritor, professor e radialista arapiraquense Valdir Oliveira e fará um passeio pelas entrelinhas das composições de diversos artistas brasileiros.

O Som das Letras irá ao ar todos os sábados, a partir do dia 21 de julho de 2012 – das 19 ás 20 hs, pela Rádio Novo Nordeste AM – 570 Khz  – de  Arapiraca/AL para todo o Agreste e Sertão de Alagoas. IMPERDÍVEL!

Apresentação e direção: Valdir Oliveira
Produção: Ilana Oliveira e Alba Azevedo
Técnica de som: Simone Ventura
Música de abertura: Johann Bremer
Incentivo: Funcultura – Governo do Estado de Pernambuco

CONTATOS  programasomdasletras@gmail.com

SAIBA MAIS http://www.programasomdasletras.blogspot.com.br/

Som das Letras na Rádio Novo Nordeste AM:
Click no Link Abaixo Para Escutar, Todos os Sábados – Das 19 ás 20 hs, o Programa Som Das Letras na Rádio Novo Nordeste AM – 570:

http://www.novonordeste.com/

01. ESTREIA: SOM DAS LETRAS COM MACIEL MELO – O “POETA DO FORRÓ” ( 21 de julho de 2012 )

Algo de novo pintou no ar: o programa Som das Letras estreou no dia 21 de julho de 2012 pela Rádio Novo Nordeste AM – 570 com a presença de Maciel Melo – O “Poeta do Forró”. O Som das Letras tem o o objetivo de fazer um passeio pelas entrelinhas das composições de artistas brasileiros.
Na estreia o compositor, cantor e cantador Maciel Melo, conhecido nacionalmente como o “Poeta do Forró”, falou sobre a construção narrativa, metáforas e os diversos sentidos e interpretações possíveis de suas composições.
No repertório do programa músicas cantadas pelo próprio Maciel no estúdio da Rádio Folha FM e composições interpretadas por Fagner (Caboclo Sonhador) e por Zé Ramalho (Meninos do Sertão). Apoio: Funcultura – Governo do Estado de Pernambuco.

______________________________________________________________________________________________________

02. ALCEU VALENÇA: EXPLOSÃO DE BOM HUMOR E CULTURA NO SOM DAS LETRAS ( 28 de julho de 2012 )

O 2º programa Som das Letras que foi ao ar no dia 28 de julho de 2012, teve a presença do cantor e compositor pernambucano Alceu Valença. O artista foi “provocado” e disse tudo o que queria ao falar sobre as letras de músicas como La Belle De Jour, Tropicana, Anunciação, entre outras.
Ao ser perguntado se existe um limiar entre a composição musical e a poesia Alceu afirmou que em seu caso não, ao considerar que o que faz é poesia. No enceramento do programa ele disse que gostaria de ter ficado por mais tempo gravando a sua particpação neste programa, pois tinha gostado muito da performance do apresentador e do formato do Som das Letras.

_______________________________________________________________________________________________________

03. NANDO CORDEL NO ACONCHEGO DO SOM DAS LETRAS ( 4 de agosto de 2012 )

Nando Cordel encontrou o seu aconchego no 3º programa Som das Letras exibido no dia 4 de agosto de 2012 pela Rádio Novo Nordeste AM – 570.
Ele falou sobre as letras de músicas que marcaram e continuam marcado a sua carreira artística como De Volta Pro Aconchego, Mel e Avelós, Severino entre outras gravadas por intérpretes como Dominguinhos, Elba Ramalho, Chico Buarque, Fábio Jr., Maria Bethânia, Zizi Possi, Fagner entre outros. Apoio: Funcultura – Governo do Estado de Pernambuco.

_______________________________________________________________________________________________________

04. PETRÚCIO AMORIM NO SOM DAS LETRAS – DO TARECO AO COMPUTADOR ( 11 de agosto de 2012 )

O cantor e compositor Petrúcio Amorim será o convidado do programa Som das Letras do póximo sábado, 11 de agosto. Ele falará sobre o processo de criação de suas composições e analisará letras de músicas como Tareco e Mariola, Filho do Dono, Confidência entre outras. Petrúcio é um dos compositores e intérpretes de Forró de maior sucesso em Pernambuco. Uma de suas preocupações como artista é a preservação do meio ambiente. Este e outros temas poderão ser conferidos na entrevista que ele concedeu (o programa é gravado), ao apresentador Valdir Oliveira. O programa irá ao ar das 19 ás 20 hs pela Rádio Novo Nordeste AM – 570 de Arapiraca/AL. NÃO PERCA!  Apoio: Funcultura – Governo do Estado de Pernambuco.

_______________________________________________________________________________________________________

05. RAUL SEIXAS – A MOSCA QUE VAI POUSAR NA SUA SOPA E NO SOM DAS LETRAS ( 18 de agosto de 2012 )

Neste sábado, 18 de agosto, as letras das composições interpretadas por Raul Seixas estão em destaque no programa Som das Letras. As parcerias com Paulo Coelho e Cláudio Roberto, de onde saíram músicas como Metamorfose Ambulante, Maluco Beleza, Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás entre outras, farão você dar um passeio no túnel do tempo do “Rei do Rock Brasileiro”.Os comentários das letras ficam por conta do mestre em comunicação e radialista, Leo Castro e do cover de Raul, Alexandre Seix as. O programa irá ao ar neste sábado, das 19 ás 20 hs pela  Rádio Novo Nordeste AM – 570 de Arapiraca/AL. IMPERDÍVEL!

_______________________________________________________________________________________________________

06. SOM DAS LETRAS COM JORGE DE ALTINHO – NATURAL DE OLINDA ( 25 de agosto de 2012 )

Por ter morado em Altinho durante muito tempo Jorge ganhou como sobrenome artístico o nome da cidade. Ele é natural de Olinda, mas a sua música extrapola as fronteiras não só das cidades, mas até da região Nordeste. Jorge de Altinho é o convidado do programa Som das Letras deste sábado, 25 de agosto, a partir das 19 hs na Rádio Novo Nordeste AM.     

_______________________________________________________________________________________________________                                                             

07. AVE SANGRIA – MÚSICA, REPRESSÃO E DEMOCRACIA ( 1º de setembro de 2012 )

No rolo compressor da ditadura até a Ave Sangria sangrou. No programa Som das Letras deste sábado, Marco Polo, integrante da banda, conta para Valdir como foi a censura à música “Seu Waldir”. Ele vai estar ao lado do poeta Marcelo Mário de Melo falando sobre música, repressão e democracia. As composições que celebram os mártires e herois na luta pela conquista de direitos sociais e políticos. Músicas que falam de exílio, de solidão, da luta. Todos esses temas em destaque no programa Som das Letras, deste sábado, (1º de setembro de 2012) às 19 hs na Rádio Novo Nordeste AM – 570. Apoio: Funcultura – Governo do Estado de Pernambuco. Nota: Excepcionalmente este programa foi ao ar das 18:10  ás 19:10 hs.

______________________________________________________________________________________________________

08. SANTANNA, O “CANTADOR” NO SOM DAS LETRAS: A ARTE DE ESCOLHER A MÚSICA CERTA P/ CANTAR ( 8 de set. de 2012 )

Santanna comenta as músicas que canta, fala de suas parcerias, declama versos de poetas e compositores do Nordeste e se intitula cantador. O cantador de Ana Maria é o destaque do programa Som das Letras deste sábado, 8 de setembro de 2012, a partir das 19 hs pela pioneira Rádio Novo Nordeste AM – 570. Apoio: Funcultura – Governo do Estado de Pernambuco. NÃO PERCA!

_______________________________________________________________________________________________________

09.  ZÉ DANTAS – UMA VIAGEM PELO RIACHO DO NAVIO ( 15 de setembro de 2012 )

A Volta da Asa Branca, ABC do Sertão, Riacho do Navio, Sabiá, Xote das Meninas, parece não ter fim a lista de composições interpretadas por Luiz Gonzaga com letras de Zé Dantas. O universo criativo do compositor pernambucano imortalizado nas interpretações do “Rei do Baião” é o destaque do programa Som das Letras que vai ar neste sábado, 15 de setembro de 2012, a partir das 19 hs, pela Rádio Novo Nordeste AM – 570. Na mesa de convidados, Dona Iolanda, viúva do compositor, o músico Cláudio Almeida que faz um trabalho de pesquisa e interpretação das composições de Zé Dantas em violão e o pesquisador José Batista, estudioso da vida e obra do compositor. Apoio: Funcultura – Governo do Estado de Pernambuco. IMPERDÍVEL!

_______________________________________________________________________________________________________

10. GERLANE LOPES – A LETRA NO SAMBA ( 22 de setembro de 2012 )

Gerlane Lopes é plural, e no programa Som das Letras deste sábado, 22 de setembro de 2012, excepcionalmente ás 18:30 hs pela Rádio Novo Nordeste AM, ela esbanjará alegria e afinação. No repertório você vai ouvir músicas de autoria da cantora, mas também composições de nomes como Chico Buarque de Holanda, Dominguinhos e Caetano Veloso interpretadas por ela. Gerlane comenta as letras das composições e destaca a força do samba afirmando que o ritmo é muito forte em Pernambuco e que sua essência é brasileira e não exclusivamente carioca. ANOTE EM SUA AGENDA.

_______________________________________________________________________________________________________

11. HUMBERTO TEIXEIRA ( 29 de setembro de 2012 )

Neste sábado, 29 de setembro de 2012, o programa Som das Letras destaca as composições de Humberto Teixeira, um dos principais parceiros de Luiz Gonzaga. Comentários do jornalista José Mário Austregésilo (autor do livro Luiz Gonzaga – o Homem, Sua Terra e Sua Luta) e o cantor e compositor Rogério Rangel. Este programa irá ao ar pela Rádio Novo Nordeste AM – 570, das 19 ás 20 hs.

_______________________________________________________________________________________________________

12. LETRAS PARA CRIANÇAS ( 20 de outubro de 2012 )

Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada. Aliás, tinha um caderno, aquarelas e o sonho de muitas crianças. Em compositores como Toquinho e Chico Buarque o caráter lúdico e a reflexão na medida certa, sempre pontuaram as letras de músicas para o público infantil. Esse deve ser um compromisso e, é atualmente um grande desafio para quem compõe e canta para crianças.
Essas questões são a tônica do programa Som Das Letras deste sábado, 20 de outubro de 2012 no programa Som das Letras. E para conversar com a gente convidamos a cantor e compositor de temas infantis, Romero Andrade e a professora de Literatura e escritora Flávia Suassuna. O programa será exibido ás 19 hs pela Rádio Novo Nordeste AM.

_______________________________________________________________________________________________________

13. CHICO SCIENCE – DA LAMA À FAMA ( 3 de novembro de 2012 )

Neste sábado, 3 de novembro de 2012, o programa Som das Letras mergulha no mangue e na lama do Recife comentando as letras das músicas de Chico Science. Participam da entrevista Renato L, um dos precursores do movimento e Bruno Nogueira, crítico musical. Ás 19 horas na Novo Nordeste AM. Em destaque a caricatura do artista plástico e ilustrador Sérgio Gomes, feita especialmente para a divulgação do programa. Apoio: Funcultura – Governo do Estado de Pernambuco.

_______________________________________________________________________________________________________

14. JESSIER QUIRINO E SEUS VERSOS MATUTOS ( 10 de novembro de 2012 )

Jessier Quirino, poeta que arquiteta versos matutos com a sabedoria de um doutor. E o resultado é o sucesso estourando cada vez mais de Norte a Sul, de Leste a Oeste. Seus causos, suas cantorias, suas composições e parcerias. A paisagem do interior e os trejeitos do povo que figura nos seus versos. Assim será o programa Som das Letras deste sábado, 10 de novembro de 2012, com o poeta Jessier Quirino. Apoio: Funcultura – Governo do Estado de Pernambuco.

_______________________________________________________________________________________________________

15. JACKSON SOM DO PANDEIRO ( 17 de novembro de 2012 )

A música do paraibano Jackson do Pandeiro, mestre de tantos mestres da MPB é destaque no programa Som das Letras deste sábado, 17 de novembro de 2012. Quem comenta as letras de suas músicas é o pesquisador e colecionador Antiógenetes Viana. Uma desenvoltura impressionante com informações precisas sobre o trabalho do artista.
O programa Som das Letras com as composições de Jackson do Pandeiro vai ao ar das 19 ás 20 hs pela Rádio Novo Nordeste AM – 570 de Arapiraca/AL. IMPERDÍVEL!

_______________________________________________________________________________________________________

16. TEMÁTICA MULHER NA MÚSICA BRASILEIRA ( 5 de janeiro de 2013 )

Mulheres falam de homens e eles, de mulheres. Às vezes as palavras e os versos são flores, às vezes escondem espinhos. Desalinhos, desentendimentos, enxerimentos, galanteios. De um lado centelhas de supremacia e de machismo exacerbado. Do outro, o não que expurga o fútil e conclama a razão. Lado a lado, homem-mulher, mulher-homem, caminham na direção do contraditório que ora é pleno espasmo, noutra, puro orgasmo. Acima de todas as horas, em todo o tempo, são ambos o fio da mesma navalha que corta em todos lados. Nesse emaranhado de convivências buscamos para o programa Som das Letras o tema mulher na música brasileira. E para falar sobre este assunto, convidamos a atriz e escritora Sônia Bierbard e o psicólogo Ricardo Castro. O programa vai ao ar neste sábado, 5 de janeiro de 2013, ás 19 hs pela Rádio Novo Nordeste AM -570 de Arapiraca/AL.

_______________________________________________________________________________________________________

17. SAMBA DE LATADA NO PROGRAMA SOM DAS LETRAS ( 12 de janeiro de 2013 )

E o mestre-sala é o cantor e compositor Josildo Sá. Ele fala da raiz do seu trabalho e de suas referências, entre elas Jackson do Pandeiro. Mas fala também de parceiros e parceiras que tem como base do trabalho o forró, como é o caso de Ceceu. O programa vai ao ar neste sábado, 12 de janeiro de 2013, ás 19 hs pela Rádio Novo Nordeste AM- 570 de Arapiraca/AL. NÃO PERCA!

_______________________________________________________________________________________________________

18. LENINE – AGORA É QUE SÃO ELAS ( 19 de janeiro de 2013 )
Mesmo quando tudo pede / Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede / Um pouco mais de alma
A vida não pára…

A composição é de Lenine e Dudu Falcão. E pra falar dessa música e de Leão do Norte, Hoje Eu Quero Sair Só, Miedo entre outras, Lenine aporta no programa Som das Letras, neste sábado, 19/01/2013,  das 19 ás 20 hs pela Rádio Novo Nordeste AM.          Incentivo: Funcultura. IMPERDÍVEL!

_______________________________________________________________________________________________________

19. ALCYMAR MONTEIRO – SABERES E COSTUMES DO SERTÃO ( 26 de  janeiro de 2013 )

Não é preciso entrar na caatinga para sentir o cheiro do mato ou entrar em um curral para sentir o cheiro da boiada. Nem tampouco balançar um chocalho para escutar o seu tilintar. Cheiros, sons, sabores do Sertão se misturam na identidade de compositores e intérpretes que disseminam os saberes e costumes do povo nordestino em suas composições. Entre os representantes dessa gente e desses lugares está Alcymar Monteiro. Ele é o convidado do programa Som das Letras deste sábado, 26 de janeiro de 2013, ás 19 hs, na Rádio Novo Nordeste AM. NÃO PERCA!

_______________________________________________________________________________________________________

20. LULA QUEIROGA – ASSOVIAR E CHUPAR CANA… ( 9 de março de 2013 )

Cantor, compositor, poeta, letrista, cineasta, escritor, publicitário. Esses são apenas alguns dos atributos de Luiz de França Guilherme de Queiroga Filho. Entre os artistas que cantam suas composições estão Lenine, Roberta Sá, Mart’nália, Pedro Luiz & a Parede, entre outros. Lula Queiroga fala de tudo, inclusive de seu novo CD: Todo Dia é o Fim do Mundo. O programa vai ao ar neste sábado, 9 de março de 2013, ás 19 hs, na Rádio Novo Nordeste AM – 570.

Nota: Este post continua na postagem SOM DAS LETRAS 2. Confira e aprecie sem moderação!

______________________________________________________________________________________________________

INCENTIVO

_______________________________________________________________________________________________________

Nota: O programa Som das Letras tem direção e apresentação de Valdir Oliveira, produção de Alba Azevedo & Ilana Oliveira, técnica de som de Simone Ventura e trilha sonora de abertura de Johann Brehmer. Apoio: Funcultura – Governo do Estado de Pernambuco.

Click em um Dos Links Abaixo Para Escutar, Todos os Sábados – Das 19 ás 20 hs, o Excelente e Imperdível Programa Som Das Letras na Rádio Novo Nordeste AM – 570:

http://www.novonordeste.com/

http://tunein.com/radio/R%C3%A1dio-Novo-Nordeste-570-s107305/

[ Fonte:  http://www.programasomdasletras.blogspot.com.br/ ]

[ Editado por Pedro Jorge ]

2 Respostas para “SOM DAS LETRAS 1

    • Olá Valdir. Nós é que devemos agradecer a você e a toda equipe do SOM DAS LETRAS, por nos dar a oportunidade de escutar um programa de altíssima qualidade em todos os sentidos. Parabéns, amigo!
      Abs, Pedro Jorge.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s