MENSAGENS / Cláudio Olímpio dos Santos

FICHA
Título do livro: O Despertar da Existência (Auto-Ajuda)
Autor: Cláudio Olímpio dos Santos
Apresentação: Erasmo Soares de Araujo
Prefácio: Judá Fernandes de Lima
Impressão: Center-Graf, 2005 (Arapiraca/AL)
Projeto de capa e diagramação: Fernando Lopes
Nº de páginas: 118.

APRESENTAÇÃO
Por Erasmo Soares de Araújo
PALAVRAS DO AUTOR / AO LEITOR
Por Cláudio Olímpio dos Santos (Presidente da ACALA)
PREFÁCIO
Por Judá Fernandes de Lima (Vice-presidente da ACALA)

_______________________________________________________________________________________________________

FRASES E MENSAGENS / Livro O Despertar da Existência – Auto-Ajuda*
Autor: Cláudio Olímpio dos Santos ( Presidente da ACALA )

Frases:

O Amigo
“Cuidado, meu bom leitor, um amigo se revela muito mais pelas suas ações que pelas palavras”.

“Se considerares determinada pessoa como amiga e apanhá-la traindo outra criatura de sua amizade, pode ficares prevenido: a qualquer momento ela fará o mesmo com você”.

“Três coisas são indispensáveis para que a amizade e o amor possam sobreviver: respeito, fidelidade e dedicação. O bom amigo jamais o despreza nas suas dificuldades, ele o protege e tenta a todo custo afastá-lo do perigo. A sua dor, é a dor dele e o seu prazer é mais um motivo para ele sentir-se feliz. Usando estas regras, imagine quantos amigos você tem, pra então poder confiar neles”.

“Sem me dizer uma única palavra, meu pai me ensinou muitas coisas boas. Além de outros predicados, vi nas suas ações três coisas que mais me marcaram: respeito, honestidade e fidelidade aos amigos”.

O Livro
“O livro, com sua exuberância, além de nos instruir, desenvolve a nossa capacidade e nos conduz a um amanhã brilhante e seguro. Considere-o a porta de entrada para o futuro”.

“Aqueles que aprenderam a cultivar a Literatura, sabem retirar delas os frutos benéficos que favorecem e dão estabilidade e sentido as suas vidas”.

A Consciência
“Dsperte a sua consciência, ela lhe concederá benefícios infindáveis que engrandecerão o bom uso das suas faculdades intelectuais e morais. Zele por sua consciência, ela é a voz secreta da alma que justifica a sua razão de ser”.

A Natureza
“Se souberes apreciar a natureza, verás que não aprenderás, com nenhum homem, o que ela ensina. A natureza é única, não existe, á frente dos nossos olhos, nada comparável a ela”.

“No céu, no mar, nos rios, nas cavernas, em cada árvore, em cada animal, em cada montanha e em cada pedra, vejo com entusiasmo a sublime criaçõao da natureza, resultado da obra de Deus”.

“Com espécimes diversificadas, as árvores nascem, crescem e vivem harmoniosamente juntas, umas, são a proteção das outras, todas protegem o solo e o adubam com as folhas e frutos maduros que liberam sobre a terra. Nenhuma árvore agride a outra propositadamente; se não fosse a presença imprópria do homem, elas eram felizes entre si”.

O Homem Bom
“A tendência da boa semente é brotar, no entanto, ela precisa ser conservada e plantada em terra fértil, com chuvas e zelo para crescer sadia. O mesmo cuidado necessita o homem bom para manter-se calmo em sua posição”.

“Ingênuos, simpáticos, bons e honestos, a maior parte dos homens que vivem com humildade, na roça ou na Cidade, dão liçõees de vida que nos enchem de orgulho e de júbilo. Que os seus louváveis procederes recebam a bênção Divina, a compreensão e or econmhecimento de todos nós que prezamos a benemerência”.

A Auto-Confiança
“Conheço uma ótima fórmula para se conseguir a vitória: a auto-confiança. Torne concreta a sua trajetória, empregando em cada ação, a confiança em si mesmo. Esta conduta o fará vitorioso e feliz”.

“Inspire confiança em tudo aquilo que faz; assim, terá reputação garantida de todos aqueles que o cercam”.

As Boas Ações
“A prática das boas ações é uma sábia conquista á serenidade e uma vitória que enaltece a vida”.

“A sutileza no falar completada com boas ações, nos revelam o tamanho da sua educação e nos mostram as medidas que regram o seu valor. Aqueles que aprenderem a dar forma elegante aos seus gestos, palvras e ações, têm um ganho imensurável e estão a anos-luz dos que não descobriram esta realidade”.

“É preciso compreender que toda bondade que nos for oferecida, coloca-nos a obrigação de, no mínimo, agradecê-la e sermos fieis aos seus doadores. Desta forma os deixaremos livres, e os incetivaremos, para continuarem com suas doações”.

“A paciência é uma das maiores sabedorias, aprendas a usá-la e obterás resultados esplêndidos”.

O Sorriso
“Se aprenderes a plantares com consciência largos sorrisos nos lábios do seu próximo, estrarás praticando ações nobres que causarão imenso prazer a todos, tanto pela jovialidade quanto pela benevolência deles. Se souberes fazer essa graça, parabéns: isto é privilégio de poucos”.

“Faças sorrir aqueles que estão tristes. Se assim fizeres, a sua alma se encherá de satisfação e você de nobreza”.

A Simplicidade
“As coisas simples identificam-se com a pureza e são apreciáveis, benéficas e duradouras, enquanto as que não são êfemeras: têm duração instável ou de pouca durabilidade; são ineficazes, incomodativas e merecedoras apenas do nosso desprezo. Identifique-se com a primeira, o resultado é formidável”.

“Sou um verdadeiro e assíduo admirador da simplicidade. Vejo na sua essência uma das mais belas preciosidades: a grandeza de caráter, digna de respeito e admiração. Um exemplo vivo a ser seguido”.

“Quando o vento estiver soprando a seu favor fazendo-o melhorar de vida não se exalte, lembre-e de que a humildade é um dos tesouros que os sábios quardam a sete chaves”.

“O artesão é humilde, mas faz do barro, ou madeira, obras de Arte. Um exemplo a ser seguido, espelhe-se nele”.

O Perdão
“Saiba perdoar, o perdão o deixará confortavelmente recompensaado, principalmemte quando compreender os relevantes benefícios que ele o oferece. Saber perdoar é saber amar, porém, deverás lembrar que o teu perdão não significa a aceitação dos erros, mas uma oportunidade para uma futura recuperação deles”.

“Muitas vezes fui fortemente seduzido pelo desejo de vingança; porém, de forma inexplicável, foram afastadas de mim essas tentações. Alguma coisa parecia me confortar e meus sentimentos e pensamentos mudaram de posição e me fizeram buscar outras alternativas que me renderam resultados esplêndidos. Graças a Deus!”.

A Solidariedade
“Ao ver um homem desconsolado, não perca tempo, se aproxime dele e faça de tudo para confortá-lo. Lembre-se de que a sua sinceridade é um dos principais instrumentos para o sucesso dessa nobre ação. Ele jamais o esquecerá, nem Deus também”.

Os Sábios
“Tenhas afeição pelos sábios, eles têm muito do que você precisa aprender. Não deixes de ficar atento ás palavras dos sábios, eles o deixarão enriquecido de coisas boas”.

“Se mostrares ao sábio o seu erro, ele o compreenderá e o agradecerá, mas se fizeres o mesmo com o ignorante, ele o apresentará o tamanho do seu ímpeto”.

A Vitória
“Após tantos sacríficios e derrotas é enorme o sabor da vitória. Por isso nõa vale a pena desistir. Nunca desista, seja sempre insistente na busca dos seus direotos, objetivos e sonhos. Só os insistentes conseguem vencer os obstáculos e chegar á vitória”.

“Reclamamos do sacrifício, mas se conseguíssemos vencer os nossos problemas sem obstáculos, não saberíamos o que são as dificuldades nem valorizaríamos as coisas que acolhemos para nós”.

“As maiores dificuldades estão dentro de você. Enfrente-as, assim verás que as demais são mais fáceis de serem combatidas”.

Os Falsos Profetas
“Não imaginem que somos bons, o único Homem dessa linhagem foi incompreendido e injustamente injuriado e crucificado; e, ainda hoje é perseguido através da sua Palavra; onde muitos tiram proveito dela para enriquecer e saciar os seus desejos tenebrosos”.

“Jesus não emprestou nem vendeu a sua palavra. Ele doou a todos como forma de amor aos homens. Muitos destes, fazem o contrário: misturam as suas ideias e pecados com a palavra de Jesus e as vendem de forma diversificda a alto preço ao seu povo”.

“Muitos usam o nome de Deus para explorar os seus seguidores. O mundo tomaria outro rumo se seu povo aprendesse a amar o Criador, e a condenar as atitudes
errantes desses mercenários”.

Deus
“Aprendas a enxergar a Deus no seu próximo e, em todas as coisas que Ele criou. Penses na sensibilidade que têm os nossos ouvidos para escutar e na importância do ar que traspiramos para viver. Em todas estas coisas Deus está presente e precisa ser visto”.

“Se estiveres aflito e necessitado, acima de tudo e em primeiro lugar, peças ajuda diretamente a Deus: que é o único que, com certeza, não o enganará”.

_______________________________________________________________________________________________________

Mensagens:

QUERO UM AMIGO…
Que me respeite mutuamente;
Que seja compreensivo e pacífico; porém, firme nos seus propósitos;
Que não apoie os meus erros, mas me ampare e me ajude a sair deles;
Que não considere scrifícios em acompanhar-me na minha jornada;
Que seja o mesmo nas dificuldades e na bonança;
Que as minhas vitórias lhe sejam motivos de prazer;
Que confie na minha honestidade e fidelidade;
Que não critique oe meus defeitos, mas os aponte com humidde e me incentive a corrigí-los;
Que compreenda que nenhum homem é totalçmente forte e sem defeitos, a fraqueza faz parte dos seus equívocos;
Que se sinta orgulhoso por ser meu amigo;
Que divida comigo o mel e o fel;
Que seja diferente, mas idêntico nas virtudes;
Quero um amigo, mas não importa quem seja: um mendigo ou um príncipe, um analfabeto ou um letrado, quero que seja um amigo.

É PRECISO SACRIFÍCIO…
Para suportar as pressões de tantas maldades;
Para ser coerente diante das injustiças;
Para não perder o equilíbrio por conta de comportamentos de pessoas contundentes;
Para manter a estabilidade psicológica e continuar firme nos nossos propósitos;
Para conservar acesa a chama do nosso amor;
Para proteger os que injustaamente são feridos pela iniquidade;
Para conter-se e não obedecec a estímulos de represália que por vezes aparecem devido ao desepero;
Enfim, para não acompanharmos os desajustados em suas tristes trajetórias…
Por isto e muito mais é preciso o nosso sacrifício.

O QUE O FANÁTICO NÃO VÊ…
Que a sua percepção é cega;
Que a sua razão de ser está debilitada e sem sentido;
Que os seus sentimentos não se completam coma a exatidão dos fatos;
Que as coisas boas são diferentes das que ele acredita;
Que a sua conduta incerta chegou ao extremo;
Que ele deseja chegar ao eu destino percorrendo as veredas erradas em vez do caminho certo;
Que a utopia é a única verdade que ele usa para tentar, enxergar as coisas…

Nota:
*Leia estas e outras belas frases e mensagens, de auto-ajuda, escritas por Cláudio Olímpio dos Santos, no livro O Despertar da Existência.

[ Fonte: Livro “O Despertar da Existência” – 1ª edição, outubro de 2005 ]

[ Editado por Pedro Jorge ]

Uma resposta para “MENSAGENS / Cláudio Olímpio dos Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s