Benjamim Bertolini

BIOGRAFIA / Benjamim Bertolini
Por Pedro Jorge ( 15 de setembro de 2013 )

Todos sabem que Arapiraca/AL é um celeiro de grandes artistas em diversas áreas culturais. Na música a nossa Cidade é berço de cantores, compositores e músicos que divulgam a “Terra de Manoel André”, através de sua arte – a nível nacional e até internacional, como é o caso do multi-instrumentista Hermeto Pascoal, natural de Lagoa da Canoa-AL, mas sempre declara em suas entrevistas que as sua raízes musicais estão fincadas entre as feiras livres de sua cidade natal e a de nosso município. Outro grande nome é o violonista Fernando Melo que forma juntamente com Luiz Bueno, o consagrado Duofel – duo conhecido e prestigiado em vários países e que estará concorrendo ao próximo Grammy Latino.

Outros artistas que posso destacar são os seguintes: os cantores e compositores populares Daniel Brasileiro (saudoso), Giullian Jacinto, André Ribeiro, Auvanildo Araújo, Renan Torres, Cheiroso de Alagoas e Manoel Tenório; as cantoras Silene, Idel Rocha, Priscilla Prill, Dira Lino e Elaine Kundera; os cantores de barzinho Eribério, Laércio Moreno, Marcelo, Jorginho e Niwton; os maestros Nelson Palmeira (saudoso) e Jovelino Lima; os músicos Jacinto do Sax, Edson Ferro e João do Pife (saudoso); as bandas Gato Negro, Art-Choro, João Felipe & Banda e Janu & os Matutos Urbanos; os veteranos e prestigiados forrozeiros Afrísio Acácio do Acordeon, Bastinho da Sanfona, Miguel Vieira, Ditinha da Sanfona, Zé Paulo, Zezinho do Acordeon, Zé do Rojão, Tatá do Forró e outros conceituados artistas que enaltecem a nossa cultura artística-musical.

Apesar do prestígio e reconhecimento desses e de outros artistas, a maioria da população de Arapiraca não sabe que reside há bastante tempo em nosso município, um dos maiores empresários do ramo musical de nosso País de todos os tempos. O nome dele é Benjamim Bertolini – renomado empresário artístico (aposentado), que foi o responsável pela realização do primeiro show de Roberto Carlos, em nossa Cidade, no ano de 1973. (Leia abaixo o artigo, de minha autoria, intitulado O “Rei” Roberto Carlos em Arapiraca).

Benjamim nasceu no dia 11 de janeiro de 1934 na Cidade de Juazeiro-BA e, foi criado em São Paulo-SP. Ele se tornou empresário musical em 1963, quando trabalhava na TV e Rádio Nacional de Brasília-DF e empresariava artisticamente o Trio Ipakaraí. Durante 12 anos ele viajou praticamente por todos os Estados do Brasil, empresariando diversos artistas de renome nacional. Ângela Maria e (os saudosos) Nelson Gonçalves, Altemar Dutra e Waldick Soriano eram alguns dos nomes mais requisitados no início de sua carreira como empresário. Logo em seguida trabalhou como empresário exclusivo do cantor e compositor popular-romântico, José Roberto – que na época era artista exclusivo da gravadora CBS (extinta).

Na segunda metade dos anos 1960, Benjamim Bertolini fixou residência em Salvador-BA e, nesse Estado produziu diversos shows, a exemplo de Jerry Adrianni, José Roberto e outros; todos eles eram acompanhados pela banda de Raul Seixas (saudoso) – Raulzito & Seus Panteras. Inclusive, foi nessa época que Jerry Adrianni convidou o futuro “Maluco Beleza” e sua banda, para acompanhá-lo em uma turnê no Estado do Rio de Janeiro.

A primeira vinda de Bertolini para Arapiraca foi no ano de 1966, empresariando um dos grandes ídolos do Jovem Guarda: o cantor e compositor Wanderley Cardoso – show realizado no Cine Trianon (extinto). Benjamim veio residir definitivamente em Arapiraca no início dos anos 1970. Em 1972, além de sua atividade como empresário foi também sócio do Cine Triunfo.

Durante vários anos ele trouxe diversas atrações musicais para o nosso Município: Renato & Seus Blue Caps, Roberto Carlos, Os Incríveis, Lindomar Castilho e outros artistas e grupos musicais de música jovem da época. Ele relata que o espetáculo que teve o maior público foi o show de Fernando Mendes & José Augusto, com cerca de 2.500 pessoas e que a última atração que ele trouxe foi Evaldo Braga (saudoso).

Benjamim também trabalhou em diversas emissoras de rádio: Rádio e TV Nacional de Brasília-DF, de 1961 a 1963; Rádio América-SP, Rádio Cultura AM de Arapiraca-AL e, atualmente está apresentando o”Programa Bertolini” na Rádio Comunitária “Verdes Mares” – 98.5,  com muitas notícias e agenda cultural de nossa cidade e municípios circunvizinhos.

Ao deixar a função de empresário musical, em 1974, Benjamim Bertolini montou uma casa lotérica na Rua Boa Vista esquina com a Rua Domingos Correia, encerrando a sua atividade como agente de loteria, em 1998. Hoje ele está usufruindo de sua merecida aposentadoria e continua lutando pela valorização da autêntica cultura de nossa querida Arapiraca.

[ Editado por Pedro Jorge ]

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ARTIGO

O “REI” ROBERTO CARLOS EM ARAPIRACA
Por Pedro Jorge***

O cantor e compositor Roberto Carlos esteve em Arapiraca/AL em três oportunidades: a primeira foi em 1973, a segunda em 1978 e a terceira em 2002. Em 1973, o consagrado cantor que ficou popularizado em todo o Brasil através do programa/movimento Jovem Guarda – e ao lado do “Tremendão” – Erasmo Carlos, e da “Ternurinha” – Wanderléa, formatou o pop nacional como se conhece hoje, se apresentou em nossa Cidade no Cine Triunfo basicamente cantando um repertório popular-romântico. Benjamim Bertolini foi o empresário responsável por sua vinda e primeira apresentação do “Rei” em nosso Município. O local escolhido foi o Cine Triunfo: palco de grandes shows nos anos 1970 – a exemplo de Renato & Seus Blue Caps, Perla, Fernando Mendes & José Augusto, Sílvio Brito e outros. Segundo informações de Benjamim em um gesto de humildade, digno de um verdadeiro “Rei” e pela amizade que tinha com ele, Roberto Carlos em comum acordo com o seu empresário particular cobrou apenas 5 milhões de cruzeiros ao invés do valor total do contrato, que era de 25 milhões.

Roberto Carlos ficou hospedado no Hotel São Francisco que fica localizado em Penedo/AL. Durante o show, realizado no Cine Triunfo no dia 23 de setembro de 1973, o “Rei” foi homenageado por Higino Vital, prefeito de Arapiraca na época. O (saudoso) Sr. Higino Vital presenteou o cantor com uma caneta de ouro e o artista plástico Ismael Pereira com uma tela (vê foto abaixo). Atualmente o ex-empresário Benjamim Bertolini, que encerrou as suas atividades empresariais no meio artístico ao abrir uma casa lotérica, exerce a função de radialista na Rádio Comunitária Nativa FM de nossa cidade.

A segunda apresentação de Roberto Carlos foi realizada no Clube dos Fumicultores, em 1978. Segundo informações do veterano artista plástico e radialista Zé de Sá, conhecido como o “Comendador do Rádio”, que apresenta o consagrado programa radiofônico “Nos Braços da Saudade”, a Avenida Rio Branco, onde fica localizado o referido clube Social, ficou superlotada de fãs do cantor. Todos queriam ver a chegada do “Rei” naquele local. Esse segundo show de Roberto teve como empresário o “Dinho do Cinema”. No camarim do clube mais tradicional de Arapiraca, que foi fundado em 1949, o cantor recebeu várias pessoas, entre elas o artista plástico Jório. Entre os representantes da Imprensa que estavam presentes pra cobertura deste importante evento artístico-musical, o primeiro que teve a oportunidade de conversar com o “Rei” foi José de Sá que pediu a ele para autografar um disco e, logo em seguida a Floracy Cavalcante e Jalon Cabral.

Este segundo show teve a cobertura de diversas emissoras de rádio do Estado. A Rádio Novo Nordeste AM, de Arapiraca/AL, escalou o radialista Zé de Sá; a Rádio Gazeta AM, de Maceió/AL, a comunicadora Floracy Cavalcante e a Rádio Difusora AM, também da capital alagoana, o radialista Jalon Cabral.

No dia 12 de junho de 2002 (Dia dos Namorados), o “Rei” Roberto Carlos: um dos maiores fenômenos musicais da Música Popular Brasileira de todos os tempos, se apresentou na casa de espetáculos Espace Arapiraca – Shows e Eventos com o show Acústico MTV que teve apoio cultural da VASP e patrocínio dos Correios. O repertório desta apresentação foi baseado em seu primeiro álbum acústico gravado pela MTV Brasil.

Em uma ampla reportagem de divulgação deste show publicada no (extinto) jornal Tribuna de Alagoas, edição de 26 de maio de 2002, o autor (a) da matéria resume os detalhes de produção do álbum Acústico MTV: “Em maio de 2001, Roberto Carlos presenteou seu público com a gravação de seu disco Acústico MTV. Foi um momento histórico até para a MTV, acostumada a receber os grandes nomes da MPB e do pop/rock nacional. Roberto cantou e encantou a todos, com um repertório repleto de grandes sucessos e contando com as participações especiais de Tony Bellotto, Samuel Rosa e Milton Guedes. Desta gravação realizada no Polo de Cinema e Vídeo do Rio de Janeiro, resultou em um dos melhores álbuns de sua carreira artística. Seus fãs agradecem e podem curtir novos arranjos para músicas consagradas pelo ‘Rei” como Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo; É Proibido Fumar; As Curvas da Estrada de Santos, Detalhes; Emoções e outras que acompanham a vida de todos nós”.

Finalizo este artigo torcendo que brevemente o nosso “Rei” realize o seu quarto show em nosso município, de preferência em um local público com patrocínio e realização da Prefeitura Municipal de Arapiraca. Presenteando, assim, a todos nós arapiraquenses e da RMA (Região Metropolitana do Agreste), que somos fãs do cantor e compositor Roberto Carlos.

NOTAS***

1. A  foto que ilustra este artigo foi cedida gentilmente pelo radialista e artista plástico, José de Sá – “O Comendador do Rádio”.

2. Pedro Jorge é funcionário público municipal (Arapiraca-AL) e um dos administradores do blog Arapiraca Legal.

3.  Com mais de 50 anos de carreira, mais de 100 milhões de discos vendidos em todo o mundo, Roberto Carlos é o artista número um do Brasil e da América Latina. Compositor de mais de 500 músicas, ídolo da juventude, conhecido como o Rei do Iê Iê Iê e maior expoente do movimento denominado ‘Jovem Guarda’, na década de 60, começou sua carreira imitando João Gilberto mas depois encontrou sua identidade nas canções românticas, consolidando seu sucesso na década de 70, pós Jovem Guarda. Roberto Carlos é  um artista que está além das palavras e homenagens e que comove pela beleza de suas canções, sempre carregadas de fortes emoções.

[ Editado  por Pedro Jorge]

Anúncios

3 Respostas para “Benjamim Bertolini

  1. 22:55
    – Cantor José Roberto – OLÁ PEDRO JORGE. MEU AMIGO FIQUEI TÃO FELIZ AO LER O QUE VOCÊ ESCREVEU DO BENJAMIM. TENHO MUITAS SAUDADES DESSE QUE FOI UM GRANDE AMIGO E EMPRESÁRIO. GOSTARIA QUE VC ME COLOCASSE EM CONTATO COM ELE. SE POSSÍVEL ME PASSAR O TELEFONE DELE PARA EU LIGAR PARA ELE. VOU AGUARDAR UMA RESPOSTA. UM ABRAÇO.

  2. O “REI” ROBERTO CARLOS EM ARAPIRACA
    Por Pedro Jorge*

    O cantor e compositor Roberto Carlos já realizou três shows, em Arapiraca/AL. A primeira apresentação foi no ano de 1973, a segunda em 1978 e a terceira em 2002. Em 1973, o conceituado e renomado artista que se tornou conhecido nacionalmente através do programa Jovem Guarda – e ao lado do “Tremendão”, Erasmo Carlos e da “Ternurinha”, Wanderléa formatou o pop rock nacional -, realizou um show basicamente com um repertório popular-romântico. Benjamim Bertolini foi o empresário responsável pela produção deste primeiro show do “Rei” em nosso município. O local foi o Cine Triunfo: palco de grandes espetáculos musicais nos anos 1970 – a exemplo de Renato & Seus Blue Caps, Perla, Agnaldo Timóteo, Fernando Mendes & José Augusto, Sílvio Brito e outros.

    Segundo informações de Benjamim em um gesto de humildade – digno de um verdadeiro “Rei” e pela amizade que tinha há bastante tempo com ele -, Roberto Carlos em comum acordo com o seu empresário particular cobrou apenas 5 milhões de cruzeiros ao invés do valor total do contrato, que era de 25 milhões. Roberto ficou hospedado no Hotel São Francisco que fica localizado em Penedo/AL. Durante o show realizado no Cine Triunfo no dia 23 de setembro de 1973, o “Rei” foi homenageado por Higino Vital (in memoriam), prefeito de Arapiraca na época. O Sr. Higino presenteou o cantor com uma caneta banhada a ouro e o artista plástico Ismael Pereira com uma tela.

    A segunda apresentação de Roberto Carlos foi realizada, em 1978, no Clube dos Fumicultores. Segundo informações do veterano artista plástico e radialista José de Sá, conhecido como o “Comendador do Rádio”, que apresenta o consagrado programa “Nos Braços da Saudade” pela Rádio Novo Nordeste AM, a avenida Rio Branco – onde fica localizado o referido clube social -, ficou superlotada de fãs do cantor, pois, todos queriam ver a chegada do artista naquele local. Esse segundo show de Roberto teve como empresário o “Dinho do Cinema”.

    No camarim do tradicional clube de Arapiraca – que foi fundado em 1949 -, o artista recebeu várias pessoas, entre elas o artista plástico Jório. Entre os representantes da imprensa que estavam presentes pra cobertura deste importante evento artístico-
    musical, o primeiro que teve a oportunidade de conversar com o “Rei” foi José de Sá, que o pediu para que ele autografasse um vinil. Este segundo show teve a cobertura de diversas emissoras de rádio do estado. A Rádio Novo Nordeste AM, de Arapiraca, escalou o radialista Zé de Sá; a Rádio Gazeta AM, de Maceió/AL, a comunicadora Floracy Cavalcante e a Rádio Difusora AM, também da capital alagoana, o radialista Jalon Cabral.

    No dia 12 de junho de 2002 (Dia dos Namorados), o “Rei” Roberto Carlos – o maior fenômeno musical da música popular do Brasil de todos os tempos -, realizou em nossa cidade a sua terceira apresentação. Desta vez o show foi na (hoje extinta) casa de espetáculos Espace Arapiraca Shows e Eventos, intitulado Acústico MTV, com o apoio cultural da VASP e o patrocínio dos Correios. O repertório foi baseado em seu primeiro álbum acústico produzido pela MTV Brasil.

    Em uma ampla matéria de divulgação deste show publicada no (hoje extinto) Jornal Tribuna de Alagoas – edição de 26 de maio de 2002 -, foi incluído os detalhes da produção do álbum Acústico MTV: “Em maio de 2001, Roberto Carlos presenteou seu público com a gravação de seu disco Acústico MTV. Foi um momento histórico para a MTV. Roberto cantou e encantou a todos, com um repertório repleto de grandes sucessos e contando com as participações especiais de Tony Bellotto, Samuel Rosa e Milton Guedes. A gravação foi realizada no Polo de Cinema e Vídeo do Rio de Janeiro/RJ e resultou em um dos melhores álbuns de sua carreira artística. Seus fãs agradecem e podem curtir novos arranjos para músicas consagradas pelo ‘Rei’ como Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo; É Proibido Fumar; As Curvas da Estrada de Santos, Detalhes; Emoções e outras que acompanham a vida de todos nós”.

    Finalizo este artigo torcendo que, brevemente, o “Rei” Roberto Carlos se apresente pela quarta vez em nossa cidade. Possibilitando, assim, a todos nós arapiraquenses e da RMA (Região Metropolitana do Agreste) – que somos seus fãs -, a oportunidade de prestigiarmos e curtirmos, ao vivo, os sucessos deste artista que é considerado um dos maiores e mais carismáticos cantores e compositores populares brasileiros.

    * Pedro Jorge de Melo é funcionário público municipal (Arapiraca/AL) e um dos administradores do blog Arapiraca Legal.

    [ Fonte: Revista “O Mensageiro”, setembro de 2014 ]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s