Hotel Estrela


Paço Municipal – casarão que serviu de sede para a festa de Emancipação Política de Arapiraca. Foi também onde funcionou a “Junta Governamental” e a primeira Delegacia de Policia da cidade.

HOTEL ESTRELA / Por Zezito Guedes

Na tentativa de reconstruir alguns fatos que compõem a história de Arapiraca, temos que fazer uma referência aos principais pontos de encontro do passado. Assim sendo, não podemos deixar de mencionar  o nome do saudoso Hotel Estrela, ou “Hotel de Dona Rosinha”, como também era conhecido nos anos 1930.

Situado na Rua Nova (atual Praça Marques da Silva), o  famoso Hotel Estrela era instalado no antigo Paço Municipal, um sobrado construido por Antônio Apolinário que serviu de sede para a Emancipação Política de Arapiraca e, onde funcionou a Junta Governamental, enquanto era realizada a primeira eleição.

O Hotel Estrela foi, durante muitos anos, um dos pontos de convergência da sociedade local, onde se hospedavam as autoridades, os viajantes, os profissionais liberais, onde se tratava de negócios, se falava em política e, também da vida alheia e onde se hospedavam o Promotor Dr. Pimenta, o Delegado Vicente Ramos, o Dentista Dr. Guedes, o Funcionário Pedro Monduga, o Viajante “José do Rádio”.

Testemunha de vários eventos importantes do passado, o “Hotel de Dona Rosinha” marcou época e, era considerado o melhor  da Cidade, onde se realizava os importantes bailes da sociedade de então. Infelizmente o velho Hotel Estrela, ex-Paço Municipal e sede da Emancipação, não foi desapropriado pelo Município e, nem tombado pelo Patrimônio Histórico, terminou sendo vitima do progresso, sacrificado que foi para dar lugar a um edifício quadrado de cinco andares, privando á posteridade de um testemunho do passado que contava a própria história de Arapiraca.

Os forasteiros bem sucedidos tiveram o mérito de ajudar a construir o progresso da terra, mas não tiveram  a grandeza de espírito nem a sensibilidade de preservar a memória da Cidade, destruindo prédios e lugares históricos, patrimônios da sociedade.

Fonte:
Livro Arapiraca Através Dos Tempos, 1999.

Pesquisa:
Blog Arapiraca Legal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s