Ubiranice Cruz da Hora

Ubiranice Cruz da Hora (In Memoriam)

“Ofereço minhas obras a todos os que amam a vida sem preconceitos ou falso pudor, de coração poético para todos que fazem a Paz e Amor Universal.” – (Ubiranice Cruz da Hora)

PERFIL – Ubiranice Cruz da Hora

A poetisa, Ubiranice Cruz da Hora Lima, nasceu em 27 de setembro de 1955 no Bairro Ipatinga, em Recife-PE. Filha de Ubiracy Pereira e Eunice Cruz da Hora. Ubiranice faleceu no dia 16 de abril de 1987  – Quinta-Feira Maior  -, em Maceió (AL), sendo sepultada na Sexta-Feira Santa no Cemitério Pio XII, em Arapiraca (AL), onde residia desde 1965. Era casada desde 31 de dezembro de 1983 com Valter Vicente de Lima e mãe de um casal de filhos.

Ubiranice Cruz nasceu prematuramente, pois faltava um mês e quinze dias para completar nove meses de gestação. De aparência frágil – fragilidade essa que foi superada no decorrer de sua existência -, pois seu porte físico ficara despercebido diante de sua grande força de vontade para vencer.

Destacou-se desde cedo na escola, pois sempre soube cativar a todos que lhe conheciam. A partir da 3ª série do 1º grau (atual Ensino Fundamental), começou sua caminhada de líder estudantil, esta sua liderança tornou-se parte integrante de seu perfil. Abandonou o 3.º grau (atual Ensino superior) por não dispor de condições financeiras suficientes para cursá-lo na Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, o que a levou a cursar o Magistério, tornando-se professora habilitada para lecionar 1.º e 2.º graus (atuais ensinos Fundamental e Médio) no Colégio Cenecista Nossa Senhora Divina Pastora em Junqueiro/AL. Foi auxiliar de escritório na Prefeitura Municipal de Arapiraca; secretária da agência do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), em Arapiraca. Em 1984, fora aprovada no concurso da Previdência Social, tornando-se funcionária pública federal, a partir de janeiro de 1985.

Ganhadora de diversos prêmios como participante de vários Festivais de Arte e Cultura Estudantis na Cidade de Arapiraca, sendo que nos últimos, participou como convidada especial, pois os jurados achavam injusto a sua participação como concorrente, pois ela sempre ganhava em primeiro lugar nas categorias: textos teatrais, poesias e direção teatral. Foi agraciada com uma medalha pela Câmara Júnior de Arapiraca por sua participação nas comemorações da Semana da Pátria, em 5 de setembro de 1982.

Fez parte da Coletânea Caeté do Poema Alagoano – Volume I, edição 1987, com as obras Viver Simplesmente e Paralelas. Participou da Coletânea Canteiros de Poesia – Edição 1988, com as obras Algo Mágico, Fibra, Espantalho, Grito em Liberdade (leia este poema no final deste post), Pesadelo, Pássaro Solitário, Zero Hora, De Bem Com a Vida, Meu Amor e Túnel. Deixando diversas obras não publicadas, entre elas textos teatrais, poesias, crônicas, músicas etc,, que em futuro próximo poderão ser publicadas.

Prêmios / FACE ( Festival de Artes e Cultura Estudantil )
* I FACE: Conquistou o 1º lugar em poesia; melhor texto e interpretação de poesia, em 21 de agosto de 1982.
* II FACE: Conquistou o 1º lugar em poesia e melhor texto; 2º lugar em interpretação de poesia e o prêmio de melhor direção teatral.

[ Fonte: ACALA – Academia de Letras e Artes de Arapiraca ]

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Clique para obter Opções

ACALA / Título Honorário Ubiranice Cruz da Hora Lima:

O Título Honorífico Ubiranice Cruz da Hora Lima foi criado pelo acadêmico Cláudio Olímpio dos Santos em sua gestão como presidente da ACALA – Triênio 2003/2005. Esse título é conferido a pessoas ou instituições que apresentem á Academia trabalhos de relevante valor literário, artístico, científico ou cultural.

Titulados:
* Coral Villa Lobos;
* José Humbertto R. Ritir;
* Magna Cristina de Oliveira;
* José Olegário Sobrinho;
* Grupo Teatral Luzes da Ribalta.

Sócios-fundadores da ACALA (in memorians):
* Darci de Araújo Melo;
* Ernani Otacílio Mero;
* Maria das Neves Borges;
* Ubiranice Cruz da Hora Lima.

[ Fonte: Livro “ACALA – História e Vida”, abril de 2009 ]

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Clique para obter Opções

POESIA

Grito em Liberdade

Autora: Ubiranice Cruz da Hora

Solte o grito, / Que nas profundezas de sua garganta, / Alucinado pela timidez, se esconde,  / Olha em volta e escuta o eco / De seus lamentos em pensamentos, Que seu medo de tanto medo foge,  / Temeroso e foragido não responde.

Vasculhe no entulho de seu abrigo / Os murmúrios que escapam quando adormeces, /  Não sufoque o tinir de seu gemido, / Assim é o grito de seu grito, / Pois como rio faminto, / Quanto mais preso mais cresce.

Agite esta vida, / Que viver já não consegue, / Calado em seu peito O que o jeito, jeito não deu. / Pois não floresce nem frutifica / A planta que de sede morreu Deixe o seu grito aflito / Sem elos, sem barreiras a lhe trancar, / Viaje nas asas do vento / Solto e sem labirinto / Na estrada livre do pensamento.

[ Fonte: Livro “ACALA – História e Vida”, abril de 2009 ]

[ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

Anúncios

2 Respostas para “Ubiranice Cruz da Hora

  1. Venho como membro da família, e guardiã das obras de Ubiranice Cruz da Hora, formular esta pergunta: O porque de que sempre que há uma homenagem a minha irmã, nunca somos sabedoras de tal eventos, sendo que a tal deixou filhos, irmãos e mãe ainda vivos, que evento motivou tal ato.
    Tenho maior interesse em doar para ACALA, suas obras ainda não conhecidas.
    Todas já em um livro.
    Aguado resposta.
    Grata antecipadamente.
    Maria do socorro Cruz da hora lima.

  2. Olá Maria do Socorro Cruz da Hora Lima,
    o blog cultural “Arapiraca Legal” prestou uma homenagem póstuma a saudosa e inesquecível poetisa arapiraquense, Ubiranice Cruz da Hora, e outras duas personalidades de Arapiraca (AL) através da “3ª PESQUISA BLOG ARAPIRACA LEGAL – Edição 2015″. Em breve entregarei o merecido certificado para a família da mesma. Se possível, envie o seu endereço através de meu e-mail:
    pjorge-65@hotmail.com para que eu possa enviá-lo através do Correio.
    Abs, Pedro Jorge.

    *************************************************************************************************************
    3ª PESQUISA BLOG ARAPIRACA LEGAL – Edição 2015

    Homenageados:
    * Cláudio Olímpio dos Santos (escritor e presidente da ACALA);
    * Giullian Jacinto (cantor e compositor);
    * José Amaro Filho (cordelista e poeta-repentista).

    Tributos (In Memorians):
    * Izabel Torres de Oliveira , “Dona Bezinha” (professora e escritora);
    * Ubiranice Cruz da Hora (poetisa);
    * Zé do Rojão (cantor e radialista).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s