Pedro Aristides


Pedro Aristides

BIOGRAFIA DE UMA VIDA / Pedro Aristides da Silva

Pedro Aristides da Silva nasceu no dia 19 de outubro de 1912, na cidade sertaneja de Mata Grande/AL. Ele é filho do Sr. Aristides Cândido da Silva e de D. Maria Anita da Silva.

Viúvo de seu primeiro casamento deixando quatro filhos; José Pedro da Silva (agricultor); Rosalva Maria da Silva (Dona de casa); Alzira Maria da Silva (Dona de casa), Ana Lúcia da Silva (        ) e Rubens Pedro da Silva (Motorista), já falecido. Fugindo da seca do Sertão, chegou em Arapiraca/AL no ano de 1939, embelezado com o planalto que muito lhe atraiu. Possuía caminhão e começou a transportar tijolo da Cidade de Igaci/AL para o município de Arapiraca, em seguida começou seus trabalhos na empresa Collier, terminando por fixar residência definitiva em Arapiraca, em 1942.

Na Cidade de Arapiraca, casou com D. Elvira Henrique da Silva com quem teve seis filhos: Paulo Pedro da Silva (Comerciante), Severino Pedro da Silva (Egenheiro civil), Maria Lúcia da Silva (Funcionária pública), Luis Pedro da Silva (Comerciante) e José Carlos da Silva (Classificador de produtos agrícolas).

De trabalhador braçal a proprietário, passou a defender os direitos de todos aqueles que procuravam sua ajuda. Desta feita, foi procurado por muito amigos que defendiam uma candidatura sua para a Câmara de Vereadores e, então, em 1970; consegue se eleger vereador de Arapiraca com mais de mil votos, em seguida postula outra eleição, pois havia desempenhado o mandato com muita honestidade, então o povo o reelegeu mais uma vez, em 1973; chegando a assumir a presidência da Câmara de Vereadores, até 1976. Em seguida, ainda assume o mandato de vereador nas administrações dos prefeitos: Higino Vital, Agripino Alexandre e Dr. João Nascimento, no ano de 1978.

Recebeu, em 1974, o diploma de Honra ao Mérito, pela participação na formação da Biblioteca da Faculdade de professores de Arapiraca. Em 1975, recebeu diploma e certificado como aluno Nº 1 e, especial do curso de Formação de Vigilantes de Menores, promovido pelo Juizado de Menores de Arapiraca.

Em 1971, participou do IX Congresso de Prefeitos e Vereadores da União Municipalista do Nordeste. Em 1979, recebeu o diploma de Honra ao Mérito Filátelico da IIIª EXPOFEAR, onde lhe foi conferido o diploma por sua valorosa participação na referida exposição. Como presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca, participou de um congresso na Cidade de Belém do pará.

É sócio patrimonial do Clube de Oficiais da Polícia Militar de Alagoas, desde 1972; sócio do Clube de Futebol ASA; sócio do Clube ARA (Associação Recreativa de Arapiraca).

Em 1980, recebeu o certificado como participante do semináro sobre Levantamento de Investimentos de Alagoas. Em 1981, foi lhe conferido pela Câmara Municipal de Arapiraca, o título de cidadão de Arapiraca com muita honra e muito orguho. Em 1981, é Comendador, recebendo a  Comenda Amigo da Polícia Militar de Alagoas, pelos seus relevantes serviços prestados a Arapiraca e Alagoas, esta Comenda foi recebida na data que se comemorava as festividades em homenagem ao alferes José Joaquim da Silva Xavier, o “Tiradentes”.

Pela portaria Nº 006 do Juizado de Menores foi designado diretor geral da Sede do Comissariado de Menores da Comarca de Arapiraca. Em 1992, mais uma vez recebe o título  da Comendador, agora como Comendador de Arapiraca, recebendo das mãos do então prefeito José Alexandre dos Santos a Comenda Manoel André – homenagem concedida a pessoas qualificadas como engrandecedores de nossa terra.

Hoje, já aposentado partindo para seus noventa anos de idade, relembra com dificuldades que foi ele com seu primeiro caminhão que trouxe os primeiros trilhos pesados que fizeram a linha férrea até Arapiraca, basicamente, iniciou o progresso desta terra e, sempre sonhou em ver Arapiraca bela, vibrante e altaneira no coração de Alagoas, para impulsionar o progresso do nosso Brasil!

Arapiraca/AL, março de 2001.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

TRIBUTO / Pedro Aristides

Os administradores do blog Arapiraca Legal, Pedro Jorge e Gilvan Juvino, prestam um tributo ao saudoso e inesquecível Sr. Pedro Aristides da Silva ( 19-10-1912 , 26-06-2002 ) por seus relevantes serviços prestados ao povo arapiraquense e ao desenvolvimento de nossa cidade. Compartilhamos esta homenagem póstuma com todos os seus familiares e amigos.

[ Editado por Pedro Jorge ]

Anúncios

3 Respostas para “Pedro Aristides

  1. Eu conheci o Sr. Pedro Aristides da da Silva. Meu pai trabalhou para ele no posto na rua Marechal com a rua Brasília. Lembro-me de uma vez que a conta de água do posto foi para a casa do meu pai, meu pai se chama Pedro Arestides da Silva, a diferença é o seu Pedro tem o sobrenome Aristides e o meu pai Arestides. Parabéns Gilvan por lembrar deste grande homem.

    Genival Silva – Arapiraca / AL. Poeta e escritor

  2. Manifesto sinceros agradecimentos aos digníssimos Srs. Pedro Jorge e Gilvan, proprietários do blog Arapiraca Legal, pela lembrança do nosso saudoso pai, que muito contribuiu com seu trabalho honroso, como motorista-proprietário de caminhão, proprietário de postos de combustiveis e como politico da terra de Manoel André. Mesmo com sua simplicidade, jamais deixou de ajudar nossos amigos e ao progresso da nossa Arapiraca. Agradeço em nome de nossa familia.
    Severino Pedro (9913/2253).

  3. Prazer Genival ter te conhecido na grande festa do Clube dos Fumicultores, principalmente por já ter grande amizade ao meu pai Pedro Aristides, e ao Xará dele o Sr. Pedro Arestides com “e”. Grande abraço amigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s