Ari de Queiros

Ari de Queiros e Pedro Jorge (Crédito da foto: Carolina Sanches)

 Frases:
“Perdi um amigo-irmão e parceiro de todas as horas. Alagoas e, em especial, Arapiraca, perde um dos artistas de voz mais expressiva de sua geração. Aprendi muito contigo, amigo!: a arte e o ofício de cantar e de viver” – Elaine Kundera
[ Fonte (frase): Jornal “Tribuna Independente” ]
 
 “Arapiraca e região possuem excelentes artistas, que carecem de oportunidades de espaços  e sobretudo, de valorização profissional em todos os aspectos”  – Ari de Queiros
[ Fonte (frase): Jornal ” Alagoas em Tempo” ]
 
Ficha Artística:
Nome completo: Ari Queiros Bezerra
Nome artístico: Ari de Queiros
Data de nascimento: 07/10/1962
Local: Arapiraca/AL
Data de falecimento: 01/08/2011
Local: Arapiraca/AL
Gêneros: MPB e MPB Nordeste.
 
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
 
AGRESTE
Por Roberto Gonçalves
 
 “Difusão da cultura não pode ser política”: Politizado, “sem ser politiqueiro”, Ari de Queiros defende mais apoio para cantores e grupos musicais.
 
Com sua base musical inspirada em Alceu Valença e Zé Ramalho, atualmente  realizando apresentações solo: voz e violão, o cantor e compositor Ari de Queiros, mostra-se preocupado com a falta de oportunidades para os cantores e grupos musicais. 
 
Currículo Artístico ( Ari de Queiros ):
 * Fundador do Grupo Musical  Cio da Terra,  juntamente com os músicos Paulinho, Marcelo, Jorginho e Afrânio;
* Campeão do 1º  Festival de Música dos Bancários de Alagoas;
* 1º cantor da  Banda Alta Voltagem;
* Atuação na Banda Magia, do cantor Manoel  Tenório.
 
Programação das Emissoras de Rádio
Sobre a programação das emissoras de rádio locais,  Ari de Queiros tem a sua observação criteriosa e visão crítica, “A única que mantém uma programação em  FM dentro dos padrões é a Educativa FM – Arapiraca, as demais são meras emissoras comerciais que carecem de produção inteligente, com jornalismo e programação mais variada e eclética”.
 
A pioneira Rádio Novo Nordeste AM – 570, no seu entender, é a única que mantém um padrão em AM; todavia, ainda carece de aprimoramento em sua programação geral, sobretudo, inovações, mudanças e mais modernidade.
 
Ordem dos Músicos
 Ari faz crítica a Ordem dos Músicos, que nada promove em favor da categoria  dos profissionais;  segundo ele, apenas arrecada as contribuições e não realiza nenhum movimento ou mesmo ações em favor da classe dos músicos. É uma instituição inoperante, salientou.
 
O cantor mostra-se preocupado com a falta de oportunidades para os artistas arapiraquenses. A grande maioria é composta de pessoas carentes e precisam de oportunidades e mais espaços para mostrarem suas capacidades e criações, completou Ari.
 
Espaço Para Eventos
Sobre o espaço reservado para shows no centro, localizado na Praça Bom Conselho (fundos da Igreja do Santíssimo Sacramento), na sua visão, deveria ser melhor utilizado. “O espaço é excelente, bem localizado; falta criatividade e ações da Secretaria de Cultura em aproveitar mais o espaço na realização de eventos musicais”.
 
Para Ari de Queiros, neste sentido, é preciso possuir uma estrutura de som, recursos e fazer parcerias objetivando oferecer oportunidades aos artistas da terra e Região Agreste. Aquele espaço precisa cumprir com a sua finalidade e sobretudo, ser olhado com mais carinho e profissionalismo, explicou.
 
Secretaria de Cultura
Ari defende uma melhor estruturação da Secretaria de Cultura do Município, com um direcionamento artístico e não como espaço político. “As ações da Secretaria de Cultura não devem ser  direcionadas, e sim realizadas de forma generalizada sem bairrismo, sem protecionismo”, explicou. 
 
“A Secretaria de Cultura precisa ser mais ativa,, mias participativa e menos burocrática”, enfatizou. Segundo ele em Arapiraca existem cerca de  30 grupos musicais e mais de 140 músicos.  No seu entender, a Secretaria de Cultura deveria ser administrada por um artista; uma pessoa com sensibilidade voltada para a cultura musical.
 
O cantor defende as ações culturais da ONG Candeeiro Aceso como inteligentes e voltadas para a cultura local.  A ONG deveria, no seu entender. ter uma participação mais intensiva nas ações culturais e musicais  da  Secretaria Municipal de Cultura de Arapiraca. “Um secretário de cultura não pode ser peça de um grupo político” assegurou Ari de Queiros.
 
Casa da Cultura 
Quanto aos eventos realizados pela Casa da Cultura, na opinião do cantor, eles carecem de melhor estrutura de som e de palco; recursos para pagamentos de cachês aos artistas além de uma programação mais variada. 
 
Ari de Queiros  já realizou shows em vários Estados do Nordeste. Neste mês de julho ele está gravando seu 3º CD onde interpreta o melhor da MPB, incluindo músicas do cantor e compositor carioca, Chico Buarque de Holanda.
 
[ Fonte: Jornal “Alagoas em Tempo”, 4 a 10 de Julho de 2005 ]
 ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 

Ari de Queiros, Pedro Jorge e atletas do ASA “Gigante” (Crédito da foto: Carolina Sanches)

                      
Jornal “O Jornal” Ajuda o ASA ( Agremiação Sportiva  Arapiraquense ) a Escolher a Mascote
Por Luciano Milano
 
A diretoria do ASA contou com a ajuda de “O Jornal – Alagoas” para lançar sua mascote oficial. Durante quase dois meses, os torcedores alvinegros votaram em quatro opções de fantasmas desenhadas pelo chargista Marcelo San, e o grande vencedor foi o “Mancha”, uma adaptação do personagem da Disney.
 
A mascote escolhida teve mais que o dobro dos votos do segundo colocado, e está sendo apresentado oficialmente nesta edição especial. “Fico feliz em poder contribuir para a escolha dessa marca para o ASA”.
 
A nova mascote é forte e vai ganhar muito mais força nos estádios. Além disso, a votação foi democrática e contou com a participação direta dos torcedores alvinegros”, comentou o chargista de “O Jornal-Alagoas”.
 
Os torcedores que votaram na mascote vencedora ainda concorreram a duas camisas autografadas pelos jogadores do ASA. Os sorteados foram o cantor Ari Queirós Bezerra e o funcionário público municipal Pedro Jorge de Melo. “Foi uma satisfação ter participado dessa campanha tão importante  para o ASA”, disse Ari Queirós, que ao lado de Pedro Jorge, acompanhou os treinos do alvinegro na última quinta-feira.
 
Nota: As fotos foram cedidas gentilmente por Carolina Sanches (Jornal “O Jornal – Alagoas”).
 
[ Fonte: Caderno “Esportes”  do Jornal “O Jornal-AL”, 09/08/2009 ]
 
 ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
jpg
 
 TRIBUTOS – Ari de Queiros
 
Os administradores dos blogs Arapiraca Legal e Artistas Arapiraquenses, Pedro Jorge e Gilvan Juvino,  jornalistas e músicos alagoanos prestam tributos ao cantor e compositor arapiraquense Ari de Queiros, que foi um dos maiores representantes da MPB no Estado de Alagoas.
 
 
Morre o Cantor Arapiraquense Ari Queiroz
Por Roberto Gonçalves
 
 Morreu na madrugada desta segunda –feira, o cantor arapiraquense Ari
Queiroz Bezerra, aos 48 anos. Conhecido na atividade artística como Ari Queiroz . Seu corpo está sendo velado na capela do Cemitério Parque São Francisco de Assis e será sepultado ás 17h desta segunda-feira. 
 
Ari Queiroz iniciou sua atividade artística aos 15 anos, foi integrante das Bandas Magia e Cio da Terra e fez carreira solo com voz e violão durante as últimas décadas em Arapiraca e região. Dono de excelente voz interpretava o melhor da MPB. Sempre alegre e comunicativo Ari Queiroz será uma grande lacuna nas noites de Arapiraca.
 
O cantor e compositor Manoel Tenório, diretor da Casa da Cultura de Arapiraca, amigo do cantor assegurou que, com sua morte deixa uma grande lacuna nos meios artísticos e na noite arapiraquense. Ari encantava a todos com sua voz e sua alegria constante completou Manoel.
 
[ Fonte: http://www.sertao24oras.com.br, 01/08/2011 ]
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
Morre o Cantor Ary de Queiroz, Importante Intérprete da MPB
Por Ailton Avlis
 
 Foi sepultado às 17h de hoje, no Cemitério São Francisco, o músico Ary de Queiroz.
 
O artista faleceu por volta das 2 horas da madrugada de hoje em um dos leitos do Hospital Regional de Arapiraca, vítima das complicações do diabetes e – também – em consequência de complicações resultantes de uma cirurgia na vesícula.
 
Durante o sepultamento músicos arapiraquenses, de Maceió e Cidades vizinhas cantaram os grandes sucessos da MPB (Música Popular Brasileira) em homenagem à memória do cantor.
 
Jornalistas, radialistas, parentes, médicos, amigos, o secretário de Cultura de Arapiraca, João Marques, e fãs compareceram para dar o último adeus a um dos mais importantes intérpretes da MPB no Estado. Ary de Queiroz deixou esposa e dois filhos.
 
[ Fonte: http://www.alagoasemtempo.com.br, 01/08/2011 ]
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 

Ary de Queiroz

 
LUTO – Arapiraca Perde o Talento Musical de Ari de Queiros
Por Davi Salsa
 
 A Cidade de Arapiraca amanheceu de luto, ontem, com a morte do músico Ari de Queiros. O artista havia alguns anos estava cuidando de uma grave doença, e no início da madrugada de ontem sentiu-se mal e foi hospitalizado. Porém, devido á gravidade do estado de saúde, Ari de Queiros morreu de falência múltipla de órgãos.
 
Com sua morte, Alagoas perde um de se maiores cantores/intérpretes. Dono de uma voz afinada, Ari de Queiros era um dos melhores intérpretes da MPB em Alagoas. Entretanto, como muitos alagoanos sua genialidade era pouco reconhecida e Ari faleceu sem vê seu talento raro se espalhar Brasil a fora. 
 
Recentemente, ele lançou um disco, intitulado “Perfil Entre Amigos”, no qual interpreta cantores como Cláudio Zolli, Zé Ramalho, Tom Jobim, Chico Buarque, João Gilberto, entre outros grandes nomes da MPB.
 
 [ Fonte: Jornal “Tribuna Independente”, 02/08/2011 ]
 ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
AGRESTE EM FOCO – Grande Ary de Queirós
Por Roberto Baía
 
Familiares, amigos e músicos fizeram, no final da tarde de ontem, uma homenagem, na capela do cemitério São Francisco de Assis, ao cantor arapiraquense Ary de Queirós, que faleceu durante a madrugada de segunda-feira  no Hospital Regional de Arapiraca.
 
Com estilo próprio de interpretar músicas da MPB, Ary começou a atividade artística muito cedo e aos  15 anos já cantava músicas de Chico Buarque e Tom Jobim.
 
Homenagem
Os artistas arapiraquenses Elaine Kundera, Edjairo, Zé dules, Sandro Bass, Índio, Nelsinho Silveira, Eribério, César Soares, Paulinho e Afrânio emocionaram as pessoas cantando músicas que fizeram parte do repertório de Ary de Queirós, durante os shows e apresentações em clubes, bares e restaurantes.
 
Ary deixou a esposa e dois filhos: uma jovem de 21 anos e um garoto de 14 anos.
 
[ Fonte: Jornal “Tribuna Independente”, 02/08/2011 ]
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
TV & MULHER / AGRESTE  – Saudades
Por Lourdes Rizzatto
 
Esta semana o cantor arapiraquense Ari Queiroz deu adeus ao seu grande público. Amigos, parentes e admiradores guardarão na lembrança sue jeito simples e cativante, sua voz melódica e seu espírito jovial.
 
Para todos nós Ari será  um eterno representante do valor musical da “Terra de Manoel André”.
 
[ Fonte: Jornal “Tribuna Independente”, 07/08/2011 ]
 
 ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
 
 
 
HAROLD MARQUES – EM SOCIEDADE
 
HOMENAGEM A ARI DE QUEIROS
Por Harold Marques
 
Tudo passa nesta vida.
A gente vai deixando tantas coisas para trás.
Deixa os sonhos, as imagens e as paisagens desiguais.
Sonho,  fantasia, imagens realistas.
Paisagens coloridas, esquecidas, resumidas dentro de todos nós.
 
As folhas que caem no espaço, em choque no ar pousando por terra, 
Rolando em poeira, ficando sem lar.
São formas diferentes dos galhos seguindo sem rumo, distante da origem.
O vento faz artes forçando um desligue, das mães que são árvores desnudas Sem filhos.
 
Há luz do sol. Há luz no escuro. Mas que luz?
Luz da lua e das estrelas, onde as folhas são bonitas, e se tornam mais lindas.
Luz que se foi – Luz que vem. 
Até quando, até quando?…
 
[ Fonte: Jornal “Alagoas em Tempo”, 08 a 14/08/2011 ]
 
 
 
 
 ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
TRIBUTO – Eternas Saudades!!! Ary de Queiroz…
Por Naldo Oliveira ( 1 de agosto de 2013 )
 
Sei que tu estás bem, e estou a escrever esta cartinha para matar a saudade que estou a sentir. Hoje faz dois anos sem sua presença humana. Considero que amigo é aquele que ilumina o nosso caminho, que ao lhe falar certas verdades, usando a liberdade que a amizade proporciona, sugere correções para os objetivos da nossa vida. Na verdade é essa a imagem do amigo que a gente busca.Hoje em dia muita gente confunde o colega, ou o simples companheiro de bar, com o verdadeiro amigo. Mas o amigo equilibrado, aquele que sempre mostra amizade nas horas difíceis da nossa vida, eu felizmente nunca confundi. Não dá para comparar o amigo que você foi com alguém que não faço a menor questão de ter amizade.

Meu amigão gosto de ti pelo espírito que tinha, pela grande camaradagem que se criou entre nós, além da afinidade que sempre existiu, pois não precisamos gostar das mesmas coisas, ou torcer pelo mesmo clube, fomos amigos e ponto final! Mesmo sem laços de família. Porque será que a vida é assim, quando o outro vai embora é que a gente descobre o tamanho do espaço que ele ocupava…

[ Fonte (link): https://www.facebook.com/altodocruzeirofc ]

 
[ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]
 

11 Respostas para “Ari de Queiros

  1. Quero agradecer em nome de minha família por todas as homenagens.
    Obrigada queridos amigos !
    Renata de Queiroz

  2. Olá Renata!
    Agradecemos pela mensagem. Saudades de nosso amigo Ari de Queiros, um dos nossos maiores representantes da boa música. A vida continua, e aproveitamos a oportunidade para desejar a todos, os leitores do Blog Arapiraca Legal, um FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO.
    Muita saúde, felicidade e luz para todos.
    São os sinceros agradecimentos e felicitações de Gilvan J. S. e Pedro Jorge, administradores do Blog Arapiraca Legal.

  3. Justa e merecida homenagem aquele que foi e sempre será lembrado como um grande artista arapiraquense.
    Ari de Queiroz receba o carinho dos amigos César Soares, Afrânio e Paulinho.

  4. Olá César Soares!
    Agradecemos de coração pelo comentário carinhoso que vc enviou para o post do inesquecível músico e amigo Ari de Queiros.
    Aos poucos postaremos os perfis de todos os artistas arapiraquenses.
    Aproveitamos a oportunidade para comunicar aos leitores do Blog Arapiraca Legal, que recebemos do wordpress as estatísticas de nosso blog, referentes ao ano de 2011.
    Estamos superfelizes pelo espetacular número de visualizações e de comentários enviados pelos leitores de todo o Brasil e do exterior.
    Agradecemos a todos e pedimos que continuem divulgando o nosso portal.
    Assina: Gilvan Juvino e Pedro Jorge, administradores do Blog Arapiraca Legal.
    Confira:
    https://arapiracalegal.wordpress.com/2012/01/05/arapiraca-legal-estatisticas-2011/

  5. Eternas Saudades!!! Ary de Queiroz…
    Sei que tu estás bem, e estou a escrever esta cartinha para matar a saudade que estou a sentir. Hoje faz dois anos sem sua presença humana, Considero que amigo é aquele que ilumina o nosso caminho, que ao lhe falar certas verdades, usando a liberdade que a amizade proporciona, sugere correções para os objetivos da nossa vida. Na verdade é essa a imagem do amigo que a gente busca. Hoje em dia muita gente confunde o colega, ou o simples companheiro de bar, com o verdadeiro amigo. Mas o amigo equilibrado, aquele que sempre mostra amizade nas horas difíceis da nossa vida, eu felizmente nunca confundi.
    Não dá para comparar o amigo que você foi com alguém que não faço a menor questão de ter amizade. Meu amigão gosto de ti pelo espírito que tinha, pela grande camaradagem que se criou entre nós, além da afinidade que sempre existiu, pois não precisamos gostar das mesmas coisas, ou torcer pelo mesmo clube, fomos amigos e ponto final! Mesmo sem laços de família.
    Porque será que a vida é assim, quando o outro vai embora é que a gente descobre o tamanho do espaço que ele ocupava…
    Naldo Oliveira (1 de agosto de 2013).

  6. Hoje seria 51 anos de vida se você estivesse conosco, mas aos olhos do Pai Todo Poderoso, você está melhor junto a ele. A saudade é muito grande Ari, mas descanse em paz!
    Mary Araújo
    [ Fonte: Facebook de Mary Araujo ]

  7. Hoje comemora-se o Dia do Músico, eu não podia esquecer de um grande, que passou em minha vida! Ari de Queirós. Onde você estiver meu querido sinta-se lembrado! Parabéns a todos os músicos de nossa terra!
    Mary Araújo
    [ Fonte: Facebook de Mary Araujo ]

  8. HOMENAGEM – Ary de Queiroz – 3 anos! (Comentários):

    1. Ausência física, ausência da voz, das risadas e do torcedor fanático pelo Mengão, saudade da amizade que ficará na lembrança de meu coração e em algumas fotos.
    Saudades!!!
    Naldo Oliveira

    2. Só se tem saudade do que é bom, se chorei de saudade não foi por fraqueza, foi porque amei! Três anos hoje que vc deixou um vazio em nossas vidas! Saudades eternas! Mãe, esposa, filhos, e todos que te amavam de verdade!
    Mary Araújo

    3. Meu grande amigo irmão Ari,como o tempo passa rapido, mas voce continua presente na memoria daqueles que te conhecia e curtia o que mais voce gostava de fazer, tocar e cantar. Que Deus te der um bom lugar.
    Paulo Nunes Dos Santos

    4. Ari…. saudades, meu querido…
    Wilson Silva Grande

    5. Verdade. Uma pessoa maravilhosa que fez parte da minha vida. Tio, por opção e criação. Saudades!!!
    Catiane Tenório

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s