Elaine Kundera

Elaine Kundera

 
 Frase:
“Gosto de ser comparada, por causa de minha voz rouca e grave, a ícones femininos da MPB e me identifico, especialmente, com a Ana Carolina. Mas não dá para ficar interpretando sempre as canções de uma determinada cantora, porque você acaba ficando esteriotipada”.
Elaine Kundera
[ Fonte ( frase ): falacassilda.wordpress.com ]
 
 Ficha:
Nome completo: Elaine Machado Alves 
Nome artístico: Elaine Kundera
Data de nascimento: (Carece de fonte)
Local: São Paulo/SP
Gênero: MPB.
 
 
HISTÓRICO – Elaine Kundera
 
Natural do estado de São Paulo, mudou-se ainda adolescente com sua família para a cidade de Arapiraca, Agreste de Alagoas. Cantou e tocou violão profissionalmente pela primeira vez, aos 15 anos de idade, na Choparia Meia Lua em Arapiraca e a partir daí não parou mais.
 
Em 1989, participou do Projeto Nossa Gente, da rádio alagoana Popular FM. Conquistou seu espaço e começou a se apresentar nas cidades vizinhas a sua. Consolidada em sua região, decidiu enfrentar a “cidade grande” e dar mais um passo a frente em sua carreira profissional.Em dezembro de 1991, voltou ao estado de São Paulo e lá trabalhou por seis anos. Durante todo esse tempo, aperfeiçoou suas técnicas vocais e instrumentais e se apresentou em importantes casas noturnas da capital e da baixada santista.

Retornou a Alagoas em 1998, voltando a cantar em bares nas noites alagoanas. Elaine atuou como âncora interpretando repertórios de vários compositores alagoanos de renome, como Djavan.

Posteriormente, foi convidada a participar de vários projetos culturais na capital e no interior do estado de Alagoas.
Realizou uma temporada relâmpago com duas apresentações do seu show intitulado Contramão, no Teatro Jofre Soares, localizado no Sesc Centro de Maceió. Foi convidada especial no show dos cantores alagoanos Máclein e Júnior Almeida.

Em 2000, participou do Projeto 1º Jaraguá Som Poente e do Projeto Música é o Maior Barato, no Teatro Deodoro. Fez abertura do show da cantora carioca Sandra de Sá, pela Secretaria de Turismo do Município. Também participou das comemorações do Dia da Consciência Negra na cidade cenográfica montada na Restinga do Pontal em Maceió e dividiu o palco com os melhores intérpretes e compositores alagoanos.

Participou do Projeto Jaraguá Bairro de Artes e Negócios com show MPB (Música Para Balançar) apoiado pelo Sebrae de Alagoas. Também se apresentou no Orákulo Choperia no Show Saudades de Elis. Em 2002, realizou no Bar Alípio uma homenagem a Noel Rosa. No ano seguinte, em novembro de 2002, foi convidada para fazer uma temporada no Litoral Sul de São Paulo.

Em 2004 foi convidada a participar do projeto Alagoas de Corpo e Alma, realizado no Canecão (Rio de Janeiro) com direção musical da cantora Leila Pinheiro.

No verão de ano 2006, fez uma excelente temporada na Barra de São Miguel, com o projeto Oceanus no restaurante Maria Vai com as Ostras.

Participou também do projeto MPB Petrobrás, abrindo o show de João Bosco em uma apresentação inesquecível. Foi convidada a fazer a abertura do show do grupo Quinteto Violado, em Arapiraca.

Encantou o Ceará, na capital Fortaleza em uma temporada, circulando nas melhores casas desta capital. Na Paraíba, foi convidada pela prefeitura municipal da cidade de Prata, para fazer a abertura do XII encontro de violeiros do Nordeste.

No dia 19 de novembro na comemoração da consciência negra, participou da apresentação do bloco Ilê Aiê , cantando e encantando com repertório de Afoxé. Elaine Kundera é uma das mais autênticas e representativas intérpretes da música brasileira de qualidade.

Seu perfil integra o que existe de mais contemporâneo na produção musical da atualidade. Elaine Kundera trabalha com a música como a artesã tece uma delicada renda. Como o escultor que dá vida ao mármore. Como o pintor que lança numa tela, pinceladas com a alma de um mestre. Elaine Kundera constrói com a sua voz uma edificação sólida e perene. Confere um status de personalidade inigualável ao cantar.

Compositores e intérpretes que integram seu repertório: Djavan, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Alceu Valença, Flávio Venturini, Beto Guedes, Jorge Ben Jor, Rita Lee, Kid Abelha, João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Roberto Carlos, Chico Buarque, Marisa Monte, Nana Caymmi, Zizi Possi, Ângela Rô Rô, Skank, Cidade Negra, Zélia Duncan, Elis Regina, Lulu Santos, Renato Russo, Tim Maia, Herman Torres, Lupicínio Rodrigues, Zé Ramalho, Fagner, Belchior, Marina Lima, Gonzaguinha, Chico César, Ana Carolina, Vander Lee, entre outros compositores da Música Popular Brasileira clássica e contemporânea.

[ Fonte: http://www.cultura.al.gov.br ]
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
 
 
 Blogs / Click Due
“Vozes Femininas – O Tom da História” Homenageia Cantoras Arapiraquenses
Por Lourdes Rizzatto e Silvestre Rizzatto ( 7 de março de 2012 )
 
 
Na última segunda, dia 5, treze cantoras que fizeram e fazem parte da história da musicalidade arapiraquense foram homenageadas no Memorial da Mulher Ceci Cunha com a exposição “Vozes Femininas – O Tom da História”.Elaine Kundera, Dira Lino, Simone Bastos, Olga Soares, Margarida Barbosa, Marize Barboza, Gorete Gois, Maria Julieta , Elza Maria,  Lia Leão, Terezinha Leite, Edelvita Gomes e Expedita Sobreira – Ditinha da Sanfona apresentaram suas biografias revelando nas entrelinhas ao público visitante o quão grande é o amor por esta terra de Manoel André.
 
A exposição que faz parte das comemorações da “Semana Viva a Mulher! Viva Arapiraca!” em alusão ao Dia Internacional da Mulher, na realidade é um presente a todos os arapiraquenses que desconhecem a contribuição musical feminina do município desde o século passado. Mulheres que escreveram seus nomes interpretando cantigas de aboio, folguedos, forró, xote, xaxado, baião, MPB, músicas clássicas e a beleza dos corais, fazem parte da memória viva de uma região que se orgulha em falar de cultura.Na noite do dia 05, algumas das homenageadas soltaram a voz. Elaine Kundera e Dira Lino, com suas vozes potentes e ao mesmo tempo acolhedoras, mostraram aos convidados a força, a vibração e o calor da alma quando a musicalidade se faz presente. Simone Bastos deixou o recado do compartilhar. A maestrina do “Vocal Villa Lobos” encantou todos ao trazer a tona a vibracidade e o remelexo de algumas das músicas que fazem parte da história de um Brasil onde o céu, literalmente e simbolicamente, é mais azul.

Espedita – Ditinha da Sanfona, com os acordes de seu instrumento acompanhados de uma voz suave nos fez entender que o som do nordeste permite viajar na delicadeza feminina e,  foi com o “ritmo perfeito” que o cantor e instrumentista Nelsinho Silveira acompanhou as cantoras Olga Soares, Margarida Barbosa e Gorete Gois.

Evento inesquecível! A exposição “Vozes femininas – O Tom da História” permanece no Memorial da Mulher até o próximo mês aberta à visitação no período de segunda a sexta das 9 às 18 hs e aos sábados das 14 às 16 hs. Aproveito para convidar a você leitor deste blog, conhecer a exposição e viajar no universo destas treze mulheres encantadoras.

[ Fonte:  http://minutoarapiraca.com.br/noticia/2012/03/07/vozes-femininas-o-tom-da-historia-homenageia-cantoras-arapiraquenses ]

 
[ Editado por Pedro Jorge ]
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 

SHOW – Elaine Kundera Homenageia 100 Anos de Vinícius de Moraes

No dia em que o poeta Vinícius de Moraes, completaria 100 anos, o Restaurante Anamá homenageia o artista com um show da cantora paulista, radicada em Alagoas, Elaine Kundera, a partir das 21 hs, e amanhã.

Poeta, compositor, jornalista e dramaturgo – Vinícius de Moraes é uma daas maiores figuras da cultura brasileira. Autor de grandes obras, não só no cenário musical como também na Literatura, Cinema e Teatro, Vinícius deixou como principal legado a sua poesia em forma de música.

No repertório deste sábado, entre os destaques estão clássicos da bossa nova como Chega de Saudade, A Felicidade, Garota de Ipanema, Eu Sei Que Vou te Amar e outras grandes composições do eterno “Poetinha”, serão interpretadas na belíssima voz de Kundera.

Nascida em São Paulo-SP, Elaine Kundera passou parte e sua infância no interior de Minas Gerais e veio para o estado de Alagoas ainda criança, aos 10 anos, para morar com sua família em Arapiraca-AL. Começou a cantar e tocar violão profissionalmente aos 15 anos e, em 1992, após se consolidar em sua região, voltou á sua terra natal, onde aperfeiçou suas técnicas vocais e instrumentais, retornando em 1998, quando começou a encantar as noites alagoanas.

O show faz parte do Circuito Voz da Terra, onde, todos os sábados, músicos alagoanos de qualidade interpretam artistas consagrados no cenário musical nacional e internacional.

O Restaurante Anamá fica localizado na av. Sílvio Carlos Viana, 2.501, no bairro Ponta Verde. Reserva de mesas ou mais informações através do telefone: (82) 3305.4405.

[ Fonte: Jornal “Tribuna Independente”, 18 de outubro de 2013 ]

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
VÍDEO
 
 
 

2 Respostas para “Elaine Kundera

  1. ha eu conheço essa garota,como foi dito sobre o início de sua carreira musical já curti seu som no ( extinto ) Bar Meia Lua. Na época ela ainda bem novinha mas com muito talento a expandir como vemos agora.
    Parabéns querida!
    Sucesso,sou alagoano ou melhor ARAPIRAQUENSE!
    Bezerra

    • Amigo!!! Obrigada pelo carinho!!!
      Arapiraca…é meu porto seguro!
      OBRIGADÍSSIMA!!!
      Elaine Kundera

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s