Orquestra Ari de Queiros

PERFIL / Orquestra Sinfônica Municipal Ari de Queiros

( Carece de fonte )

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ORQUESTRA SINFÔNICA DESPERTA O AMOR PELA MÚSICA / A escola de música está localizada no Centro de Apoio á Educação Integral II, na “Praça da Prefeitura”

Um sonho que tornou-se realidade para dezenas de crianças e jovens arapiraquenses. Com o intuito de levar o ensino da música orquestral aos alunos das escolas da rede de ensino municipal, principalmente, para crianças a partir dos 8 anos de idade, foi criada em julho de 2012, a Orquestra Sinfônica Municipal Músico Ari de Queirós Bezerra.

Coordenado pela Secretaria de Educação e, sob a regência do Maestro e Professor Marcos Antônio, o grupo é formado por cerca de 30 músicos, além do apoio de uma coordenadora – pedagógica e mais 9 educadores.

Para a montagem da orquestra, o prefeito Luciano Brabosa solicitou abertura de processo licitatório para aquisição de vários instrumentos musicais, a exemplo de piano elétrico, violoncelos, violinos, contra-baixo, instrumentos de percussão, viola, entre outros.

A orquestra se apresenta em diversos eventos culturais, bem como em laboratório para formação de joves em cursos de música.

Centros de Apoio
As atividades pedagógicas nas 10 escolas em tempo integral de Arapiraca contam com o reforço dos Centros de Apoio á Educação Integral, onde os alunos participam de atividades lúdicas, também com aulas de artes plásticas, música e dança.

O primeiro Centro de Apoio á Educação Integral está localizado na Rodovia AL 110, onde funcionava o antigo SESI. O segundo foi inaugurado no ano de 2010, pleo Prefeito Luciano Barbosa (PMDB), na Praça Luiz Pereira Lima, no antigo prédio da prefeitura, que passou or reformas estruturais e ganhou salas de dança, auditório em tablado, sendo o primeiro do gênero na América Latina. O local ainda abriga os Museus Pedro de França Reis e Zezito Gudes, dedicados aos artistas da terra.

[ Fonte: Revista “RM – Revista Municipal”, janeiro de 2013 ]

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

EDUCAÇÃO / Arapiraca é a 1ª com Planetário Digital e Parque da Ciência
Por Dep. de Imprensa, em 03/10/2012

A beleza natural do Lago Perucaba passa a ganhar mais iluminação com a luz da ciência do Planetário Municipal de Arapiraca/AL e o Parque do Conhecimento.
Na noite desta terça-feira (2), o Prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e a secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, entregaram à população de Arapiraca e de toda a RMA ( Região Metropolitana do Agreste) o maior Planetário Digital do Brasil juntamente com Cine-Teatro e o Brinca Ciência.

A solenidade foi bastante prestigiada e contou com a presença do reitor da UNEAL (Universidade Estadual de Alagoas), Jairo Campos; a diretora-acadêmica do campus da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) em Arapiraca, Eliane Cavalcante; Secretário Municipal de Cultura, João José Marques; procurador de justiça Geraldo Magela Pirauá; presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala), Professor Cláudio Olímpio; representantes dos bancos do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios, Sindicatos dos Trabalhadores em Educação em Alagoas (Sinteal/Agreste), empresários, professores, estudantes e representantes dos diversos segmentos da sociedade local.

Na abertura da cerimônia, a ORQUESTRA MUNICIPAL ARI DE QUEIROS  fez apresentação para o público e, em seguida, os alunos do CORAL CRIANÇAS IGUAIS, da Escola Municipal Crispiniano Ferreira de Brito cantaram os hinos do Brasil e de Arapiraca. Na sequência da programação festiva, as autoridades convidadas fizeram uso da palavra e enalteceram a entrega da obra.

Fonte: Site oficial da Prefeitura Municipal de Arapiraca.

[ Link:  http://www.arapiraca.al.gov.br/v3/noticia.php?notid=4750 ]

[ Editado por Pedro Jorge ]

Deixe um comentário