39 Anos da Rádio Novo Nordeste AM – 570 [ Homenagem ]


HOMENAGEM / Rádio Novo Nordeste AM – 39 Anos no Ar

Os administradores do Blog Arapiraca Legal, Gilvan Juvino e Pedro Jorge, o empresário e escritor Cícero Galdino e todos os arapiraquenses parabenizam e prestam uma homenagem aos 39 anos da Rádio Novo Nordeste AM – Comemorados no dia 20 de agosto de 2015. Nossos parabéns a todos que formam a Familia NN!

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

RÁDIO NOVO NORDESTE AM: CONCEITO E LIDERANCA NO AGRESTE

Fundada em 20 de agosto de 1976, por um grupo de 30 empresários da cidade de Arapiraca/AL, entre eles os senhores Aurelino Ferreira Barbosa, José Alexandre dos Santos, Judá Fernandes de Lima e José Moacir Teófilo, a Rádio Novo Nordeste AM foi a primeira rádio oficial da terra de Manoel André.

Quando começou a transmitir sua programação, a emissora operava com uma potência de 1.000 watts mas, logo obteve licença para operar definitivamente com 5.000 watts de potência. Em 1990, o empresário Aurelino Ferreira tornou-se seu acionista majoritário e assim, assumiu o controle da emissora.

Neste mesmo ano a empresa ganhou nova sede e equipamentos de última geração, seu som tornou-se limpo e potente. Hoje, a Rádio Novo Nordeste AM conta com uma equipe de profissionais de alto nível e uma programação variada que inclui jornalismo, música e esporte, atingindo, com seu moderno parque de transmissores, ouvintes dos mais diversos recantos de Alagoas, além de outros estados, a exemplo de Pernambuco, Sergipe e Bahia.

Flexibilidade e capacidade de reinventar-se, mantendo um pé no passado, outro no presente e de olho no futuro é a estratégia principal da Rádio Novo Nordeste que assim, estimula o progresso da região.

O diretor-geral da emissora, empresário Ernande de Almeida Duarte, disse que a missão maior do rádio é contribuir com o progresso econômico, político e cultural do povo da região, através da informação e do entretenimento. Ernande destaca, também, outras três premissas na emissora: valorização da cultura, promoção da educação e da cidadania.

FRASES
”Graças ao trabalho desenvolvido ao longo desses anos, sempre pautado na ética, honestidade e profissionalismo, conseguimos conquistar a confiança, a credibilidade e o respeito dos ouvintes”.
Ernande de Almeida Duarte

“Estamos fazendo do rádio um instrumento de construção do indivíduo, que tem a oportunidade de interpretar a função social dos meios de comunicação, fazendo do veículo a escola do Terceiro Milênio”.
Ernande de Almeida Duarte

[ Fonte (texto e frases): Caderno Especial “Troféu Imprensa” do (extinto) Jornal “Tribuna de Alagoas”, julho de 2005 ]

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A EMPRESA

A Rádio Novo Nordeste AM – 570 é uma empresa que explora a atividade de radiodifusão e está localizada na Avenida Deputada Ceci Cunha Nº 6 – Bairro Brasília, Arapiraca/AL.

A Missão
Contribuir para o progresso econômico, político e cultural do povo da região nordeste, através da informação e do entretenimento.

A Visão
Ser líder e reconhecida no mercado que atua, gerando riquezas, satisfação dos clientes, acionistas e funcionários, cumprindo sua função social dentro de princípios éticos de atuação.

Valores
Conhecimento, Confiança, Honestidade, Ética, Profissionalismo, Inovação Operacional, Agilidade e Flexibilidade.

História da Empresa
A Rádio Novo Nordeste foi a primeira rádio oficial da Cidade de Arapiraca, fundada em 20 de Agosto de 1976, por um grupo de 30 empresários:
ANTÔNIO RIBEIRO PACHECO
ANTÔNIO VITAL SOBRINHO
AURELINO FERREIRA BARBOSA
CLEONES MACENAS
DEOCLECIANO AURÉLIO DE SOUZA
EDELZITO CARVALHO CASTELO BRANCO
EDUARDO ALVES SILVA
EPITÁCIO RODRIGUES
FRANCISCO PEREIRA LIMA
GERALDO SILVA
GIRZON OLÍMPIO DA SILVA
HIGINO VITAL DA SILVA
JANUÁRIO LEITE DA SILVA
JOÃO ANTÔNIO DA SILVA
JOSÉ ALEXANDRE DOS SANTOS
JOSÉ HENRIQUE FILHO
JOSÉ INÁCIO DA SILVA
JOSÉ MOACIR TEÓFILO
JOSE PEDRO DOS SANTOS
JOSÉ PEREIRA MENDES
JOSÉ SANTOS SILVA
JORAN PRADO VASCONCELOS
JORGE VALENÇA NEVES
JUAREZ PEREIRA VALÕES
JUDÁ FERNANDES DE LIMA
LOURIVAL FERREIRA DA SILVA
MANOEL ÂNGELO SOBRINHO
PASCOAL BARBOSA DOS SANTOS
RAFAELITO ALVES PEREIRA.

Potência
Quando começou a transmitir sua programação, operava com uma potência de 250 Watts, mais tarde obteve licença para operar com 1.000 Watts e posteriormente passou a operar definitivamente com 5.000 Watts de potência.

Em 1988 o Sr. Aurelino Ferreira Barbosa comprou as ações dos demais sócios, assumindo o controle da empresa.

Em 1990 a empresa ganhou nova sede e equipamentos de última geração, irradiando um som limpo e cristalino.

Hoje, a Rádio Novo Nordeste AM, conta com uma equipe de profissionais de alto nível e uma programação que varia entre o jornalismo, musical e esportiva, atingindo ouvintes de todas as classes sociais do nosso Município e Cidades circunvizinhas alagoanas, bem como de outros Estados a exemplo de Pernambuco, Bahia e Sergipe, e de todo mundo através da interrnet..

O resultado positivo alcançado pela emissora durante sua existência deve-se a administração profissional, ao alto grau de empreendedorismo e, principalmente a motivação das pessoas que nela trabalham.

Responsabilidade Social
A educação é a pedra fundamental de qualquer construção humana. Não haverá horizonte provável, nem futuro à vista se a sociedade não assentar os seus projetos e sonhos sobre os alicerces da educação.

A escola já não pode mais cumprir sozinha o papel de educar o cidadão, sendo necessário à sociedade criar formas alternativas e complementares de circulação do saber.

O papel dos meios de comunicação de massa neste contexto passa, automaticamente, de secundário a relevante, na medida em que estes veículos detêm uma alta taxa de participação junto aos indivíduos – particularmente os mais jovens – e a sua onipresença na vida do cidadão credencia-os ao papel de grandes educadores deste início de século.

Três grandes premissas balizam as ações institucionais da Rádio Novo Nordeste AM: valorização da cultura, promoção da educação e da cidadania. Deste modo, fazer do rádio um instrumento de construção do indivíduo é interpretar corretamente a função dos meios de comunicação de massa em um novo tempo. É colocá-los na perspectiva de uma ação civilizadora, fazendo destes veículos a escola do terceiro milênio.

Equipe
Nelson Filho, Paulo Marcelo, Ana Cláudia, Jairo Campos, Osvaldo Barbosa, Josenildo Souza, Jânio Oliveira, Ângelo Farias, Ataíde Alves (Tatá do Forró), Cláudio Barbosa, Waldo Cezar, Jota Sá, Zé do Rojão, André Carlos, Carlito Batalha, Cássio Pantera, Edmilson Melo, Iran Barbosa, Jasmin Venegas, Jerilson Pedro, Marcos Alexandre, Mirian Tenório e Arethuza Viana.

[ Fonte: http://www.novonordeste.com ]

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

EQUIPE

01. Ana Cláudia ( Radialista )
02. André Carlos ( Motorista )
03. Ataíde Alves ( Radialista )
04. Carlito Batalha ( Produtor )
05. Cássio Gomes, “Pantera” ( Produtor )
06. Cláudio Barbosa ( Repórter )
07. Clevânio Henrique ( Narrador esportivo )
08. Edmilson Melo ( Operador de áudio )
09. Iran Barbosa ( Operador de áudio )
10. Jairo Campos ( Narrador esportivo )
11. Jânio Oliveira ( Radialista )
12. Jasmin Venegas ( Supervisora administrativa )
13. Jerilson Pedro ( Motorista )
14. Josenildo Souza ( Comentarista esportivo )
15. Marcos Alexandre ( Radialista )
16. Nelson Filho ( Diretor de programação e narrador esportivo )
17. Paulo Marcelo ( Radialista )
18. Sandra Maurício ( Recepcionista )
19. Waldo Cézar ( Coordenador esportivo e radialista )
20. Zé do Rojão ( Radialista )
21. Zé de Sá ( Radialista ).

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

AS RAÍZES E OS VOOS DA NOVO NORDESTE AM – 1.° ANIVERSÁRIO
Por Ernande Moreira Bezerra (20 de agosto de 1977)*

A verdadeira independência de um povo se verifica quando acontece a plena conscientização do seu próprio poder e, igualmente, das suas potencialidades. E, esse ato de autoconhecimento só se estabelece pelo desenvolvimento dos meios de comunicação. É vital que a expansão se vincule a todos os setores de informação e formação. Arapiraca (AL) começou a integrar esse “Novo Nordeste” há uma década e meia, quando aqui foram implantados os serviços de telefonia, cujo papel tem sido dos mais relevantes, com resultados altamente benéficos que se traduzem não apenas na aproximação deste Agreste aos grandes centros, mas sobretudo, pela popularização do uso desse extraordinário invento de Graham-Bell, aproximando-se de nós mesmos, dando enfim um sentido ideal de comunidade.

A chegada feliz de uma moderna emissora de rádio entre nós, sintetizando a plenificação do crescimento de Arapiraca, representou com justiça o maior instrumento para a efetiva conquista do desenvolvimento integrado da região. Consolidada como imprensa, a Rádio Novo Nordeste AM, em apenas um ano, consolidou igualmente a imagem de uma nova Arapiraca, dinâmica, jovial e inteligente; centro promissor tanto na agricultura como no setor educacional, hoje ilustrado pelo sorriso confiante de uma juventude que se instrui em nível universitário no seu próprio chão. È uma nova era para a qual foi substancial e decisiva a presença da NN AM que, empresarialmente, terá muito ainda a oferecer, pois o seu avanço no período meramente de implantação e solidificação superou as próprias expectativas dos seus criadores. De avezinha que partia, a um ano, em busca de voos experimentais, a NN AM ganhou o infinito com segurança, consciente dos rumos, sempre para o alto e com as raízes cada vez mais fortes no chão abençoado da “Terra de Manoel André”.

Á frente de um grupo de abnegados, liderando uma empresa difícil, o nome de Judá Fernandes – esse médico querido de toda Alagoas e líder estimado em todo o Agreste -, passou a integrar, com justiça, o reduzido rol dos grandes benfeitores de Arapiraca, inserindo-se, sem a menor contestação, na privilegiada galeria dos construtores de Alagoas. Aqueles que verdadeiramente amam a sua terra haverão de reconhecer a importância desse trabalho e a dimensão desta emissora como instrumento de progresso.

* Ernande Moreira é arapiraquense. Foi bancário e membro da AAI (Associação Alagoana de Imprensa). Este texto foi escrito, em 20 de agosto de 1977, por ocasião do primeiro aniversário da Rádio Novo Nordeste AM e publicado em jornais de Maceió (AL). Ernande escreveu os livros “Candará – Estórias Que Ouvi Contar” (1997) e “Floro Gomes Novais”. Ele faleceu no dia 27 de maio de 2005.

Fonte: Livro “A Saga da Rádio Novo Nordeste, a Pioneira” (2013).

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Casal Judá e Almira Homenageados no Aniversário da Novo Nordeste / Comenda Se Tornará Um Prêmio Para a Comunicação Arapiraquense
Por Ângelo Farias ( Editor ) / ( 19 de agosto de 2012 )

A história da Rádio Novo Nordeste AM de Arapiraca/AL, se confunde com a de um casal que marcou história na Cidade de Arapiraca. Ele é médico, ela assistente social; juntos compuseram uma linda trajetória de sucesso profissional e vida pessoal na sociedade arapiraquense.

Nesta segunda-feira (20), a emissora comemora seus 36 anos de conceito e liderança. Mediante a este marco histórico, uma comissão formada por ex e atuais profissionais da casa, resolveram homenagear o casal com a comenda Judá e Almira Fernandes.

Juntos eles realizaram uma das maiores administrações no inicio da emissora arapiraquense, com destaque para gincanas e a contratação de grandes profissionais, a exemplo do radialista Nelson Filho. A festa surpresa foi realizada neste domingo (19), na chácara Paulo de Tarso, localizada no Sítio Canaã, Zona Rural de Arapiraca.

Com uma grande estrutura, e com mais de 400 convidados, o evento homenageou o casal e, na ocasião, foi lançada uma comenda que anualmente visa homenagear os profissionais do rádio arapiraquense. Um vídeo no telão móvel foi exibido sobre a história do rádio, narrando como tudo começou e o avanço da radiofusão nos dias atuais.

Antigos sócios e funcionários da emissora foram homenageados com placas e medalhas de reconhecimento pelos serviços prestados pela emissora. “Estou muito feliz por esse momento, quero agradecer a todos pela homenagem, e ao mesmo tempo dizer da felicidade de fazer parte desta família, que nunca deixou de nos colocar na história dessa emissora”, falou Almira Fernandes.

O médico e escritor Judá Fernandes, também usou a palavra para dizer da felicidade de ser um dos membros de uma equipe que fez Arapiraca crescer com a chegada da Rádio Novo Nordeste. “Essa emissora fez parte de todo o desenvolvimento de Arapiraca. Ela proporcionou uma visão já mais vista desta região. Estou feliz com o reconhecimento e me sinto honrado com esta homenagem”, disse Judá.

Comentário:
“PARABÉNS A ESSE GRUPO DE COMUNICAÇÃO TÃO IMPORTANTE PARA ALAGOAS. UM ABRAÇO A TODOS E SUCESSO!”.
Mozart Luna (20/08/2012).

[ Fonte: http://7segundos.com.br/noticias/editoria/alagoas/casal-juda-e-almira-fernandes-so-homenageados-no-aniversario-da-novo-nordeste/13790 ]

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

NOTÍCIAS | ALAGOAS

Alves Correia Parabeniza os 36 Anos da Rádio Novo Nordeste AM / Radialista compôs a comissão que prestou uma homenagem ao Dr. Judá Fernandes ( 20 de agosto de 2012 )

Testemunha presencial de mais de três décadas de história do Agreste alagoano e, sobretudo de Arapiraca, a Rádio Novo Nordeste AM recebe as felicitações do radialista e ex-funcionário da emissora, Alves Correia, neste dia 20 de agosto, data onde celebra os 36 anos de existência da emissora pioneira da Cidade. “A NN é a porta-voz dos mais altos interesses da comunidade. Ao longo de quase 40 anos, pontificou como tribuna livre de todos os segmentos sociais e ajudou a dar referência à Cidade em todos os recantos deste País. Tive o privilégio de passar por esta casa onde, como uma escola, ajudou muito na minha formação profissional”, destacou Alves Correia.

Estuário de profissionais de renome na comunicação alagoana como Nelson Filho, Juliene Maria, Jota Sá, Zé do Rojão, Cláudio Gomes (in memoriam), Oliveira Lima, José Rocha, Jarbas Lúcio, Assis Gondim (In memoriam), Diassis Lima, Edvaldo Silva, Claudio Barbosa, Ademir Messias, Marcos Goes, Waldo Cezar, entre outros. “A Novo Nordeste embalou o sonho de gerações e ao longo dos 36 anos conquistou a credibilidade e o respeito dos ouvintes pela imparcialidade e competência de sua vocação radiofônica, pautada nos ideais de uma imprensa livre”. “A todos os que fazem a emissora sempre identificada como “a Rádia de Nóis” uma voz amiga dentro de cada lar, minhas congratulações e um abraço fraterno e verdadeiro aos amigos Judá e Almira Fernandes”, finalizou Alves Correia.

A Comenda
Composta por funcionários de ontem e de hoje, uma comissão foi formada para prestar homenagem ao Dr. Judá Fernandes, um dos sócio-fundadores da Novo Nordeste, num evento realizado neste domingo, 19, na chácara Paulo de Tarso, em Arapiraca. Na oportunidade foi instituída a criação da Comenda Judá e Almira Fernandes (esposa) para que, a cada ano, possa homenagear os profissionais que se destacam na comunicação nas emissoras de Arapiraca e região. Dona Almira foi a idealizadora das inesquecíveis gincanas da Novo Nordeste e, em discurso emocionado, agradeceu a todos (que chama de filhos) pela homenagem.

A comissão foi formada por Jarbas Lúcio, Alves Correia, Paulo Barbosa, Dra. Ana Paula, Diassis Lima, Marizete, Flora, Fátima I e II, Zé do Rojão, Isve Cavalcante, Nelson Filho, Edvaldo Silva, José Rocha, Ernande Almeida, Waldo Cezar e Carlos Wanderley. Todos receberam uma medalha por integrarem a comissão do evento. A partir de 2013, serão selecionados profissionais do rádio que vão receber, a cada ano, a Comenda Dr. Judá e Almira Fernandes pelos relevantes trabalhos na área da radiodifusão.

[ Fonte:http://7segundos.com.br/noticias/editoria/alagoas/alves-correia-parabeniza-os-36-anos-da-radio-novo-nordeste/13817 ]

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

RADIO NOVO NORDESTE (Soneto)
Autor: Cícero Galdino (Membro da ACALA)

Na boa terra do ouro verde e professores
Com visão, com união de nordestinos
Fundaram a rádio neste torrão agrestino,
Que grande ideia foi a desses trinta senhores.

Comerciantes, empresários e doutores
Por algum tempo um dos sócios administrou
A Novo Nordeste que Aurelino comprou,
Que ajudou desenvolver em vários setores.

Arapiraca com região se expandiram
Com o crescimento dessa empresa tão bem,
Pois agradeço a todos sócios que venderam.

Hoje se vive instruído e bem informado
Com a competência, se desenvolve e ao além…
É só sucesso o que essa rádio tem gerado!

[ Fonte: Livro “Desafio”, maio de 2012 ]

[ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

AS RAÍZES E OS VOOS DA NOVO NORDESTE AM – 1.° ANIVERSÁRIO
Por Ernande Moreira Bezerra (20 de agosto de 1977)*

A verdadeira independência de um povo se verifica quando acontece a plena conscientização do seu próprio poder e, igualmente, das suas potencialidades. E, esse ato de autoconhecimento só se estabelece pelo desenvolvimento dos meios de comunicação. É vital que a expansão se vincule a todos os setores de informação e formação. Arapiraca (AL) começou a integrar esse “Novo Nordeste” há uma década e meia, quando aqui foram implantados os serviços de telefonia, cujo papel tem sido dos mais relevantes, com resultados altamente benéficos que se traduzem não apenas na aproximação deste Agreste aos grandes centros, mas sobretudo, pela popularização do uso desse extraordinário invento de Graham-Bell, aproximando-se de nós mesmos, dando enfim um sentido ideal de comunidade.

A chegada feliz de uma moderna emissora de rádio entre nós, sintetizando a plenificação do crescimento de Arapiraca, representou com justiça o maior instrumento para a efetiva conquista do desenvolvimento integrado da região. Consolidada como imprensa, a Rádio Novo Nordeste AM, em apenas um ano, consolidou igualmente a imagem de uma nova Arapiraca, dinâmica, jovial e inteligente; centro promissor tanto na agricultura como no setor educacional, hoje ilustrado pelo sorriso confiante de uma juventude que se instrui em nível universitário no seu próprio chão. È uma nova era para a qual foi substancial e decisiva a presença da NN AM que, empresarialmente, terá muito ainda a oferecer, pois o seu avanço no período meramente de implantação e solidificação superou as próprias expectativas dos seus criadores. De avezinha que partia, a um ano, em busca de voos experimentais, a NN AM ganhou o infinito com segurança, consciente dos rumos, sempre para o alto e com as raízes cada vez mais fortes no chão abençoado da “Terra de Manoel André”.

Á frente de um grupo de abnegados, liderando uma empresa difícil, o nome de Judá Fernandes – esse médico querido de toda Alagoas e líder estimado em todo o Agreste -, passou a integrar, com justiça, o reduzido rol dos grandes benfeitores de Arapiraca, inserindo-se, sem a menor contestação, na privilegiada galeria dos construtores de Alagoas. Aqueles que verdadeiramente amam a sua terra haverão de reconhecer a importância desse trabalho e a dimensão desta emissora como instrumento de progresso.

* Ernande Moreira é arapiraquense. Foi bancário e membro da AAI (Associação Alagoana de Imprensa). Este texto foi escrito, em 20 de agosto de 1977, por ocasião do primeiro aniversário da Rádio Novo Nordeste AM e publicado em jornais de Maceió (AL). Ernande escreveu os livros “Candará – Estórias Que Ouvi Contar” (1997) e “Floro Gomes Novais” (1985). Ele faleceu no dia 27 de maio de 2005.

Fonte: Livro “A Saga da Rádio Novo Nordeste, a Pioneira” (2013).

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nota: Click no Link Abaixo Para Escutar a Programação Completa da Rádio Novo Nordeste AM – 570:

http://www.novonordeste.com/

CONTATOS
Endereço: Avenida Deputada Ceci Cunha, 6 – Bairro Brasília
CEP: 57.313-085 – Arapiraca/AL
Telefone: (82) 3522-9800
Email: comercial@novonordeste.com

Anúncios

3 Respostas para “39 Anos da Rádio Novo Nordeste AM – 570 [ Homenagem ]

  1. Os administradores do Blog Arapiraca Legal, Gilvan Juvino e Pedro Jorge, o empresário e escritor Cícero Galdino e todos os arapiraquenses parabenizam e prestam uma homenagem aos 37 anos da Rádio Novo Nordeste AM – Comemorados neste dia 20 de agosto de 2013. Parabéns a todos que que integram esta conceituada emissora de rádio!

  2. A Rádio Novo Nordeste completa hoje 38 anos de atividade em Alagoas e no Nordeste brasileiro. Estou feliz por ter retornado a uma empresa sólida, respeitada e com serviços prestados ao seu povo.
    E com uma notícia importante: em breve estará operando em faixa FM.
    Parabéns NN. Parabéns companheiros. Parabéns ouvintes.
    Ailton Avlis

  3. Esqueceram de muita gente aí que infelizmente não fazem mais parte desse mundo. Ex: Alexandre Costa, falecido em 28/02/2003.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s