André Ribeiro

Nome completo: Cícero de Jesus Cavalcante
Nome artístico: André Ribeiro
Data de Nascimento: 16 de dezembro de 1959
Local: Junqueiro/AL
Gênero: Brega.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

BIOGRAFIA
Por Pedro Jorge ( 13 de julho de 2012 )

Atualmente a música brega está sendo bastante divulgada, principalmente pela novela Cheias de Charme, exibida no horário das 19 hs, na Rede Globo de Televisão. A cada dia surgem novos talentos neste segmento musical e alguns oportunistas que, não sei por qual razão, se sobressaem na divulgação e no gosto popular.

Um exemplo do autêntico artista “Brega” é André Ribeiro, que iniciou a sua carreira artística no início dos anos 1980, na capital paulista. Ao lado de Cheiroso de Alagoas, Pastel do Brega, Sandiel Jr. e Francisco Santos ele representa o que de melhor existe em nossa região no segmento da Música Popular Romântica. Apesar de ter um timbre de voz bastante parecido com os cantores Bartô Galeno e Borba di Paula, André Ribeiro, nome artístico de Cícero de Jesus Cavalcante, tem um estilo próprio com uma personalidade musical bastante forte, digna dos grandes artistas populares.

Prova disso é o seu mais recente CD intitulado O Cantor das Emoções – Volume 3, gravado no Estúdio Elzinho Produções, na cidade de Craíbas/AL, com a participação especial de Delsinho Bells, do município de Junqueiro/AL, no back-vocal.

André Ribeiro nasceu no dia 16 de dezembro de 1959 no povoado de Baixa Fria, pertencente ao município de Junqueiro, interior de Alagoas. Ele é filho do saudoso Sr. João Nunes Cavalcante e e Dona Josefa de Jesus Cavalcante, popularmente conhecida como Lení. Tem um irmão e três irmãs: José Cavalcante, conhecido como “Zezinho”; Maria José, a popular “Socorro”; Josefa, chamada de “Selma” e Maria Vânia de Jesus Cavalcante. Atualmente ele reside ao lado de sua esposa, Valdice Pereira Cavalcante, na cidade de Campo Alegre/AL.

Sua primeira participação em disco foi, em 1984, no LP “É Disco Que o Povo Gosta”, produzido, por Carlos Sorah pela Gravadora Arieth Discos. Álbum com 12 faixas, sendo cada faixa interpretada por um artista diferente. A canção gravada nesta coletânea por André Ribeiro foi Eu, O Bar e a Praia, composição dele em parceria com Renato Braga. Esta música foi a primeira do Lado A do vinil. Também participaram deste LP os seguintes artistas: Marcelo Santos, Toninho de Natal, Renato Braga, Leno, Gilberto Garcia, Lampa e outros.

Nesta época, foi convidado para participar do programa “Flávio Cavalcanti” – Quadro “Touro Maluco e Louras & Morenas”, juntamente com os cantores populares João Viola, Sérgio Carlos e Carlos Dias. Na ocasião teve a oportunidade de conhecer pessoalmente, nos bastidores, o cantor e compositor Fábio Jr. Um dos jurados do programa era Maria Alcina. O Quadro “Touro Maluco” era uma competição onde o ganhador era aquele artista que demorasse mais tempo cantando, em cima de um touro mecânico. André Ribeiro foi o vencedor desta competição.

Ele foi tema de várias matérias em diversos jornais de São Paulo: Jornal Lapiano, do bairro da Lapa e Diário Popular (reportagem escrita pela jornalista Sônia Abrão). Trabalhou como radialista, durante um ano e seis meses, na Rádio Oceânica AM comandando aos dominngos, o Programa Forró do Varandão, das 6 ás 9h. Ao mesmo tempo que exercia a função de radialista, também vendia anúnicos de publicidade para esta emissora de rádio.

Logo após, a convite do Dr. José Boura Bebe, foi trabalhar na campanha política dele. Compôs um jingle em ritmo de marchinha de carnaval intitulada Quem Faz Favor, Favor Recebe. Em todos os comícios do Dr. José Boura, André Ribeiro fazia a abertura cantando o jingle que ajudou a eleger o Dr. José Boura como prefeito de Caraguatatuba.

Currículo Artístico / São Paulo
* Em 1980 participou de um show de calouros na Concha Acústica;

* André Ribeiro conta com orgulho que em 1982, conheceu diversos cantores no Café dos Artistas, a exemplo de Sílvio Brito, Marcelo Reis, Ovelha, Haroldo Ramos, Heraldo Reis e outros;

* Em 1987 ele participou dos programas J Santos, da Rádio ABC e Programa Neide Lira, da Rádio Clube – ambos de Santo André/SP;

* Ainda em 1987 conheceu a dupla sertaneja Leandro & Leonardo no Clube da Moóca, localizado na capital paulista. Nesta época conheceu e se apaixonou por uma mineira de nome Doralice Ferreira da Silva, a “Julita”, e se mudou juntamente com ela para Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Chegando lá foi vender picolés. Certo dia, André Ribeiro, estava na frente do Ginásio de Esportes, o “Mineirinho” e os irmãos Leandro & Leonardo, iriam realizar um show naquele local. Os irmãos goianos os reconheceu e lhes convidou para uma participação no show da dupla. Eles chamavam André Ribeiro de “Bartozinho das Alagoas”, devido a semelhança física e pela identidade musical de André com o trabalho artístico do cantor e compositor Bartô Galeno. Depois de um período residindo na capital mineira, retornou para São Paulo;

* De volta a capital paulista André Ribeiro participou ativamente do Programa Asa Branca, comandado pelo comunicador Zé da Lagoa;

* No Café dos Artistas conheceu o forrozeiro Zé Paulo – O Major do Forró”, em 1992, e compuseram juntos a música Olhar Carinhoso, canção incluída em um dos vinis de Zé Paulo.

A Volta Para Alagoas
Depois de um período de 20 anos residindo no estado de São Paulo, André Ribeiro, retornou no ano de 2000, para sua terra natal – Junqueiro. Retornado as suas raízes, ele foi trabalhar na roça.

Pouco tempo depois, o (saudoso) João José Pereira, prefeito de Junqueiro – na época, fundou a Rádio comunitária Junqueiro FM e André Ribeiro trabalhou nesta emissora. Ele apresentou diariamente o Programa Tarde Musical e, depois o Som da Noite. Chegou a apresentar o Tarde Musical em outra emissora comunitária, a Liberal FM. Nesta duas emissoras trabalhou durante 4 anos. Nesta época, ele dividia as apresentações dos programas de rádio com a realização de vários shows na região.

Rádios Comunitárias
Em 2006 ele se mudou para Campo Alegre/AL e trabalhou como vendedor ambulante. Também trabalhou na Rádio Comunitária Campo Alegre FM. Logo em seguida, a convite de Francisco Santos foi para a Rádio Comunitária Nativa FM (91,3), de Arapiraca/AL, cujo diretor é o Sr. Carlos Chagas. Nesta emissora permaneceu trabalhando durante 6 meses.

Depois, foi convidado para trabalhar na Rádio Comunitária Tropical FM, de propriedade do Sr. Ariosvaldo Pires de Lacerda, permanecendo nesta emissora durante oito meses. Voltou para a Nativa FM, em 2010, e continua até hoje apresentando o programa semanal, Sabadaço Musical, todos os sábados das 14 ás 16h.

Lançamento
Além de cantar e compor, André Ribeiro também toca violão e incentivado pelos colegas cantores Sandiel Jr. e Francisco Santos está lançando o seu mais recente CD intitulado André Ribeiro – O Cantor das Emoções, Volume 3. Um trabalho digno dos grandes artistas do gênero brega e, com certeza será um grande sucesso popular.

Com uma excelente seleção de repertório e a interpretação forte de André Ribeiro, com ótimos arranjos e produção de estúdio de Elzinho Produções (Craíbas/AL) e a participação especial de Delsinho Bess (Junqueiro/AL), no back-vocal, este CD promete ser uma das grandes surpresas musicais, do ano de 2012. O carro-chefe deste álbum é a canção Jeito Manhoso, de sua autoria.

Agradecimentos
O cantor e compositor André Ribeiro agradece, de coração, primeiramente a Deus pelo dom que ele lhe deu, a Marcos Góes da Som Pop Discos; a Delsinho Bess; a Elzinho Produções; aos colegas-incentivadores Sandiel Jr. , Francisco Santos, Afrísio Acácio, Ataíde Alves (“Tatá do Forró”), Eraldo Santana e os componentes da Banda Éricks e cia., Giulian dos Teclados, Miguel Vieira e Zé paulo; a Pedro Jorge do blog Arapiraca Legal pelo apoio cultural, a todos os patrocinadores e a todo o seu público pelo carinho que vem recebendo.

CDs / Discografia:

Volume 1
“André Ribeiro – O Demolidor de Corações”*
* Produzido no Estúdio Ataíde Alves (Arapiraca) com arranjos de Giulian dos Teclados.

Volume 2
“Em Mistura de Ritmos”*

* Produzido no Estúdio Gogó da Ema (Maceió/AL) com arranjos de Giulian dos Teclados.

Volume 3
” André Ribeiro – O Cantor das Emoções”*
* Produzido no Estúdio Elzinho Produções (Craíbas/AL).

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ouvir poesias do artista

PATROCINADORES

Vereador Djalma Sampaio, Câmara de Vereadores de Campo Alegre, Vice-Prefeito Carlos Augusto da Prefeitura de Junqueiro, Mendes do Supermercado 2 Irmãos e Papelaria Dom Constantino (Junqueiro), Lula da Alvorada Pneus, Só Fogos, Restaurante Pança Cheia , JB Seguros, Kapricho Moda Fashion, Shopping Cell,  Fortes Construções, Super São Francisco, Cred Vida, Madeireira  Carlitos, João Dionísio, Virtual Center (Arapiraca).

[ Editado por Pedro Jorge, em 13 de julho de 2012 ]

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

MEU CURRÍCULO ARTÍSTICO / Por André Ribeiro

Esta é a história de minha vida artística. Sou um artista que continua na luta com a esperança de um dia vencer. Iniciei a minha carreira artística cantando como calouro em praça pública e, em vários shows de novos talentos musicais em carretas em várias Cidades do interior de São Paulo: Mauá, Moóca, Ipiranga, Vila Penteado, Ferraz de Vasconcelos e outras.

Lá em Mauá…
Em Mauá eu cantei em show na Concha Acústica localizada em uma praça, no Centro da Cidade. Os apresentadores deste show foram os seguintes radialistas: J Santos e Brandão. A banda que acompanhou todos os participantes foi a Shazan Rock Show. Neste espetáculo foi onde eu comecei cantando sucessos de cantores da música romântica, popular, brega e sertaneja. Como por exemplo: Amado Batista, Bartô Galeno e outros. Também cantava músicas de minha autoria.

Este show era um evento realizado pela Prefeitura Municipal de Mauá, Rádio ABC de Santo André e alguns comerciantes daquela localidade.

Na Moóca
Na Moóca eu cantava, aos domingos, em alguns salões de festas como calouro. Nestes eventos eu era também apresentado por J Santos e Brandão. Estes shows tinham o apoio da Rádio ABC de Santo André, onde eu era sempre bem recebido.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Apaixonado: André Ribeiro Lança Seu Primeiro Trabalho

O cantor e compositor André Ribeiro lança seu primeiro CD, com o título Apaixonado. “É um CD que foi totalmente produzido em Arapiraca/AL, e tem este título porque a maioria das músicas falam de amor”, ressaltou o cantor.

Apesar de só agora ter lançado o seu primeiro CD, André Ribeiro iniciou a carreira artística na música brega há muitos anos, chegando até mesmo a participar do LP coletivo “É Disco Que o Povo Gosta”, na década de 1980.

Este primeiro disco solo: Apaixonado, contém os sucessos Meu Celular, Minha Gatinha Linda, A Tarde, entre outros. Pode ser encontrado nas lojas Disco de Ouro e Som Pop Discos, em Arapiraca e nas lojas de discos de Junqueiro/AL.

“Quem quiser conhecer um pouco mais do meu trabalho também pode pedir as minhas músicas nas emissoras de rádio de Arapiraca, Junqueiro ou Campo Alegre/AL”, declarou o cantor e compositor popular romântico, André Ribeiro.

[ Fonte: Jornal “Alagoas em Tempo”, 21 a 25 de dezembro de 2004 ]

[ Editado por Pedro Jorge ]

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PROGRAMA SABADAÇO MUSICAL
Apresentação: André Ribeiro

Ouça pela Rádio Comunitária “Líder FM” – 92,7, o Programa “Sabadaço Musical” com apresentação do cantor e compositor André Ribeiro – o “Cantor e Comunicador do Povão”.

Peça a sua música pelo telefone 9106.5646 (Claro).

Rádio Comunitária “Líder FM”
Organização e direção: Ginaldo Muniz, o popular “Bicudo”.
( Proprietário da Borracharia “Só Pneus” )

Contatos para shows (André Ribeiro): 9950.1534.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

SAIBA MAIS

Blog: http://ocantordasemocoesandreribeiro.blogspot.com.br/

 

CONTATOS / André Ribeiro

E-mail: andreribeiro1612@hotmail.com

Telefones:

(82) 9106.5646 ( Claro )
(82) 9950.1534 ( TIM ).

Eraldo Santana & Banda Éricks Cia

Telefones: (82) 9997.0538 (TIM)
(82) 9941.8231 (TIM).

2 Respostas para “André Ribeiro

  1. André Ribeiro está apresentando, todos os sábados das 10 ás 12h, na Líder FM – 92,7 o programa Sabadaço Musical e na Verdes Mares – 98,5 o programa Sabadão 98, das 14 ás 16h.
    A SUA AUDIÊNCIA É MUITO IMPORTANTE!
    Ligue e participe através dos telefones:
    9106.5646 (Claro) e 9950.1534 ( Tim ).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s