José Carlos Gueta

POETA DO ABC

Frase:
Uma fábrica é como uma orquestra, a qualidade do que ela produz depende da harmonia de cada um!
José Carlos Gueta ( “O Poeta do ABC” )
[ Fonte (frase): http://www.recantodasletras.com.br ]

PERFIL  – José Carlos Gueta, POETA DO ABC

A infância de José Carlos Gueta foi marcada pelas brincadeiras com seus 10 irmãos onde nasceram, em Santo André. Uma de suas brincadeiras favoritas era desenhar – atividade que mais tarde se transformaria em profissão. Como projetista e designer gráfico, trabalhou por 38 anos na Pirelli, empresa situada no ABC paulista. Além do amor pela profissão, em sua entrevista José Carlos revela outra de suas paixões: a poesia. Conheça esta história.

História:
Natal da Minha Infância

Por José Carlos Gueta – O POETA DO ABC

Naquela semana que antecedia o natal de 1968 reinava um clima de harmonia na nossa família, fomos premiados pela empresa onde o meu pai trabalhava, com uma deliciosa Cesta de Natal Amaral. Composta de vinho, chanpangne, uvas passas, uma enorme lata de marmelada e muitas guloseimas, tudo coberto com palha de madeira. Meu pai dizia :- São Paulo não pode parar E ele seguia a risca essa máxima, eu era o filho mais velho, com 15 anos e já tinha 8 irmãos. Meu pai comprava sapatos e roupas novas, para todos juntos irmos para a Festa de Natal patrocinada pela empresa, regada a churrasco, algodão doce, balas, refrigerantes, palhaços e a entrega dos presentes para as crianças até 15 anos. Mas a principal atração esperada ansiosamente pelas crianças e “adultos” era o Papai Noel com o seu famoso saco cheio de balas, tendo como fundo musical as famosas canções natalinas, sendo impossível não chegar às lagrimas. Nessa festa os colegas de trabalho apresentavam suas famílias uns aos outros, e meu pai orgulhosamente nos colocava em posição de escadinha exibindo-nos como se fossemos troféus humanos e dizia: – Não são lindos, os meus filhinhos O sonho do meu pai era ser jogador de futebol, o máximo que chegou foi jogar no time da empresa, e foi técnico de um time nada convencional, de seus filhos O campo de futebol ficava no fundo da minha casa, os vizinhos diziam que meu pai era o técnico de um time imbatível.

Ele criou onze filhos, meu pai era uma “brasa mora”, filho de espanhol com um sangue quente, incrível Primogênito eu nasci no ano de 1953 na fazenda de um Barão Alemão, onde morei até 1958; era o paraíso na terra que o bom Deus me deu, feito sob encomenda para um garoto afoito. O meu avô era o capataz desta fazenda de um Barão Alemão e naquele lugar eu conheci a paz, flores, frutas e também criação. Criação de cavalo de raça era aquele lugar tudo isto e também tinha cachorro de caça coisa difícil de hoje ser visto. Lá morei até os cinco anos, pois o Barão tinha outros planos de vida, foi embora e me deixou um brinquedo. Era um trenzinho de pilha que todo menino queria e eu me sentia uma ilha cercado de amor e alegria. Mas hoje o menino cresceu e quis ver o passado novamente, porém seu rosto entristeceu ao ver que tudo estava diferente. Hoje lá hoje é um bairro chamado Centre Ville, por isso a minha alma chora, muito tempo de amor e capricho passados e agora está tudo mudado. Nadava num riacho e pescava com uma peneira, e subia em árvores para saborear as suas frutas.

Tudo para mim se resumia numa brincadeira, havia os grupinhos isolados e suas disputas e quem tinha uma televisão era considerado rico, privilégio encontrado em pouquíssimos lares. Só de lembrar dessa época emocionado eu fico, as crianças assistiam a televisão nos bares, mas esses bares tinham um ambiente familiar. Continham placas com os seguintes dizeres: “Até às vinte horas as crianças podem ficar, após este horário cuidado com as viaturas” Flashs de uma infância cheia de encanto e magia, onde não imperavam a maldade e a malícia, tudo era novidade e sem muita tecnologia, onde eu respirava outros ares, nesse jardim de delícias. (História enviada em abril de 2010).

Comentário:

Emocionadíssima fiquei ao ler pois a cada frase que li e reli,imaginava as cenas delas….que lindo seu José!! Estou sem palavras…..cada vez mais estimo o sr e a nossa amizade na qual é um presente de Deus em minha vida ….obrigada por proporcionar-me momentos bons com esta prazerosa leitura de texto de sua vida!!! Abraços cordiais e sinceros !!!”  – (Regina Espósito, 23 de novembro de 2014)

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhuma descrição disponível.

JOSE CARLOS GUETA ( Acróstico )
Autor: Irineu Fernandes

J ovem era quando ingressou na Pirelli;
O ficina Central era seu habitat profissional;
S empre criativo e rápido torneava, inventava e improvisava;
E ra torneiro por dedicação e não por profissão.

C erto de que seu caminho era o desenho;
A pós alguns anos assumiu o dom da sua vocação;
R apidamente fez dela sua brilhante profissão;
L igeiro no rascunho e preciso nos desenhos de próprio punho;
O ntem dominava o lápis apenas para rascunhar;
S eu dom foi aumentando e poesias passou a elaborar.

G estos rápidos contrastam com seu dom de pintar e poetizar;
U ns o acham afoito, outros um pouco louco;
E na verdade é um artista como poucos;
T ua trajetória de vida está traçada e desenhada em versos;
A o seu futuro desejamos o sucesso, que no rádio passas a divulgar.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

JOSÉ CARLOS GUETA ( Acróstico )
Por Margarete Malaquias Cavalcante* (11 de novembro de 2013)

[ J ] ogar com as letras é um potencial que com certeza não foi inventado por José Carlos, mas pelo seu Criador que sabiamente deu pinceladas de poesia nos arremates finais de seu cognitivo e de seu coração.
[ O ] teu trabalho faz com tanto prazer que passa a ser um lazer tão divinamente belo que com certeza tem a aprovação de Deus.
[ S ] empre e sempre para José Carlos Gueta, o respeito das pessoas tem muito mais valor do que a admiração por compreender que esta é responsável por reações de espanto e até mesmo sentimento de estranheza como se dele tal feito não fosse esperado.
[ E ] xperiente, sabe que se pudesse vender sua sabedoria na forma de lidar com as palavras em acrósticos ou poemas, ficaria rico em cifras.

[ C ] onsciente da falta de sonhos no coração das pessoas, José Carlos Gueta sofre pelo pouco valor dado aos livros feitos por aqueles que como ele tem faculdades poéticas.
[ A ] vida tem sido um desafio para o poeta no que se refere aos problemas orgânicos, da alma, do coração. Desafios que pela confiança depositada em Deus, têm sido suplantados um a um.
[ R ] omanticamente e ao mesmo tempo usando a razão, Gueta elenca todos os fatos, não importando suas origens e embaralha-os com as letras para transformar tristeza em alegria e a inquietude profunda que oprime seu coração em paz espiritual.
[ L ] ida com as letras com alegria mesmo que o coração guarde alguma dor porque para este poeta fazer exposição de seus problemas em vitrine empobrecerá a visão que se pode ter da sua pessoa.
[ O ] tempo para esse poeta parece poder apenas quase tudo porque o mesmo é convicto de que as suas certezas adquiridas ao longo da vida são por ele compreendidas como definitivas.
[ S ] egundo sua maneira de pensar, quando está mal estampa um sorriso no rosto e segue porque inquieto como é, a vida não pode parar.

[ G ] eneroso, faz o bem sem olhar a quem atendendo aos pedidos de pessoas anônimas, fazendo o bem para os outros porque sábio como é, compreende que fazer o bem para os outros é fazer o melhor para si mesmo.
[ U ] topia? O âmbito do irrealizável não está no coração de José Carlos Gueta porque crente no Poder de Deus, ele crê fielmente que a vida tem um valor e que ele também tem grande valor perante a vida quando persegue seus sonhos e estes sonhos se realizam.
[ E ] quando tudo parece perdido, Gueta não desiste porque o mundo é real, a vida é real, a utopia não existe. Uma desistência para Gueta pode resultar em uma grande falha na sua vida. Ele é forte, é persistente e essa persistência o faz perceber que a realização está por perto, prestes a acontecer.
[ T ] alvez você sonhe com um mundo mais cheio de poesias e mais vazio de egoísmos. Se for assim, José Carlos Gueta, lembre-se que a utopia não existe e cedo ou tarde os corações se abrandarão, o amor prevalecerá e os poemas preencherão todos os espaços de corações vazios de esperança e de fé.
[ A ] quece tua alma com teus poemas! Ama a natureza! Acredita e procura conservar sempre teu olhar fixado em um mundo fantástico e luta por ele porque és forte e forte nunca desiste. A poesia vai vencer porque os poetas como você assim sonham.

* É multiplicadora de Informática Educativa no Governo do Estado de Alagoas.

[ Fonte (link): http://poetadoabc.blogspot.com.br/2013/11/jose-carlos-gueta-por-margarete.html ]

[ Editado por Pedro Jorge ]

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ACRÓSTICO ( 24 de novembro de 2013 )

[ Fonte (link): http://poetadoabc.blogspot.com.br/2013/11/homenagem-em-acrostico-da-poetisa.html ]

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nota: Leia os acrósticos, poesias e diversas notícias culturais de autoria de José Carlos Gueta, o “Poeta do ABC”, acessando o link abaixo:
http://poetadoabc.blogspot.com/

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CONTATOS

O POETA DO ABC

ATIVIDADES POÉTICAS

Nenhuma descrição disponível.

8 Respostas para “José Carlos Gueta

  1. “Eu fiquei conhecendo ARAPIRACA/AL através do Blog ARAPIRACA LEGAL, onde em 2013 recebi um certificado de melhor Acróstico, e em 2014 recebi mais três certificados, sendo dois como melhor Acróstico e um como escritor. Devido o carinho deste povo recebí o convite para participar este ano do “Grande Encontro dos Criadores e Divulgadores da Cultura Popular Arapiraquense”. Realmente este povo humilde de ARAPIRACA respira CULTURA de todas as formas. Tive muito prazer em conhecer esta terra de artistas.”
    José Carlos Gueta, o “Poeta do ABC” (21 de junho de 2014)
    Fonte (link): http://www.worldartfriends.com/pt/club/poesia/arapiraca-legal

  2. CORRENTE DE FELICIDADE

    Uma nação que vive no escuro
    Almeja encontrar a felicidade
    É chamado de país do futuro
    Mas precisa de claridade

    Brasil é sinônimo de brasa
    A brasa simboliza o calor
    A pátria representa nossa casa
    O calor humano gera o amor

    São os principais ingredientes
    Que o nosso povo faz jus
    Para todos viverem contentes
    Sob a proteção da luz

    A honestidade é a lâmpada
    O trabalho produz eletricidade
    Para manter a nação iluminada
    Numa corrente de felicidade

    José Carlos Gueta
    O POETA DO ABC
    Membro Honorário da ACALA (Academia Arapiraquense de Letras e Artes) – 2018 —

  3. EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
    O brasileiro é apaixonado por automóveis
    Esse é um fenômeno das sociedades cultas
    Acelerando o consumo dos bens móveis
    Contribuindo para a indústria das multas

    Precisamos rever cuidadosamente esta paixão
    Antes de sermos motoristas somos pedestres
    No volante não esqueça a sua educação
    Esse conselho vale para alunos e mestres

    A faixa de pedestre é uma extensão da calçada
    Ao avistá-la motoristas buzinam ou aceleram
    Ao atravessá-la a pessoa se sente ameaçada
    Neste trânsito selvagem os maus motoristas imperam

    Nas campanhas levadas na mídia a nível nacional
    Mostrando aquilo que o motorista não deve fazer
    Parece que nesse momento ele mudou de canal
    Dirija com segurança eu aqui quero dizer

    As rodovias parecem com um palco de guerra
    Milhares de vidas ceifadas pela imprudência
    Respeitem a velocidade e a competição encerra
    Antes de dirigir tenha certeza da sua competência

    Não podemos somente por a culpa nas autoridades
    Elas devem cuidar das estradas e da sua pavimentação
    Pela nossa vida e de outras temos responsabilidades
    O carro é uma arma, portanto preste bastante atenção

    Autor: José Carlos Gueta, O POETA DO ABC

  4. JOSÉ CARLOS GUETA ( Acróstico )
    Por Margarete Malaquias Cavalcante*

    J ogar com as letras é um de seus potenciais
    O seu trabalho ele faz com prazer e tem a aprovação de Deus
    S empre, José Carlos Gueta, usufrui o respeito das pessoas
    E xperiente, sabe que se vendesse as palavras em forma de acrósticos e poesias, ficaria rico em cifras

    C onsciente, Gueta sofre pelo pouco valor que dão aos livros
    A vida tem sido feita por sua confiança depositada em Deus
    R omanticamente, elenca fatos e embaralha-os com letras
    L ida com as letras com alegria
    O tempo para esse poeta é compreendido como um divisor de águas
    S egundo sua maneira de pensar, quando está mal estampa um sorriso no rosto e segue porque inquieto como é, a vida não pode parar

    G eneroso, faz o bem sem olhar a quem atendendo aos pedidos de todos
    U m valor dá a sua existência porque crê em Deus
    E, quando tudo parece perdido, ele não desiste porque o mundo é real
    T odos os seus poemas preenchem corações de esperança, de fé e de amor
    A quece sua alma com seus poemas, acreditando e procurando conservar sempre seu olhar fixado em um mundo fantástico. A poesia vai vencer porque os poetas como você assim sonham!

    * É multiplicadora de Informática Educativa no Governo do Estado de Alagoas.

    * Esse acróstico foi adaptado por Pedro Jorge (blog cultural “Arapiraca Legal”).

  5. POETA DO ABC [ Acróstico ]
    Autora: Margarete Malaquias Cavalcante**

    P erseveres para que os teus sonhos se transformem em realidade
    O re… converse sempre com Deus
    E ntusiasme-se a cada novo alvorecer
    T riunfes, pois a cada novo dia uma nova etapa se inicia
    A quecido seja o teu coração para que a tua sensibilidade seja estimulada a espalhar poesias para todos (as)

    D eixes pra trás a desilusão, pois a cada dia outra etapa será vivenciada
    O use e seja perseverante. Sigas sem medo porque não estarás sozinho, pois a energia positiva das pessoas que te admiram e o amor de Deus serão somados a teu favor

    A h, poeta! Cantes porque a tua voz trará paz para o teu espírito
    B usques a paz interior para encontrares a vitória
    C elebres com versos que exaltem a vida que Deus-Pai lhe deu, acreditando que o poder de Deus fortalecerá teu coração e trará para ti a força e a fé!

    * Maria Margarete Malaquias Cavalcante é professora e multiplicadora de Informática.

    ** Esse acróstico foi adaptado por Pedro Jorge (blog cultural “Arapiraca Legal”).

  6. POETA DO ABC

    No Concurso Internacional de Tango Poesia, eu concorri com centenas de
    poetas de vários países.
    Foram selecionadas 15 poesias.
    Essas poesias fizeram parte do livro, ll Antologia Tango Poesia.
    E todos os participantes, (inclusive eu) receberam 4 livros da organização
    IBT, Instituto Brasileiro do Tango.

    Se você pesquisar no Google:
    CONCURSO INTERNACIONAL TANGO POESIA, encontrará outras informações
    complementares.
    Um forte abraço, caro confrade Pedro Jorge.

  7. ROBERTO CARLOS

    R eceba parabéns dos súditos seus
    O rei que embalou gerações sem fim
    B onitas canções nos sonhos meus
    E ainda elas continuam em mim
    R ealmente são grandes emoções
    T odos cantam uníssonos assim
    O tempo forjou boas recordações

    C antor e poeta romântico nato
    A vida confirmou os seus planos
    R econheço, envelhecer é um fato
    L ogo chega aos oitenta anos xxxxx
    O s parabéns receba no ato
    S ão votos de seres humanos xxxxxx

    José Carlos Gueta
    O POETA DO ABC

    Oração da Noite

    Pai!
    Por mais difíceis que sejam os dias, mesmo com tantos motivos para chorar ou desistir, eu sigo firme na fé e confio que tudo vai melhorar!

    Não vou deixar de orar, de pedir a Sua providência e nem me desanimar com os tropeços da vida.

    Cuida do meu caminho, Senhor! Quando meu coração estiver ferido, toca com Suas mãos bentas e cura toda dor.

    O tempo de paz chegará e quem crê em Deus será abençoado! Eu creio!

    Amém!

    Pedro Jorge, você é muito querido por todos, pela sua inteligência e amabilidade.
    Você merece tudo de bom na vida!
    Neste ano de 2022 que inicia eu te desejo igualmente muita alegria, paz, saúde e luz!

    Fui almoçar na casa do TITO NATUREZA em Guarulhos, junto com a esposa dele e do filho dele.
    Ele gravou uma fita cassete com duas composições minha.
    pm (jurado)

  8. RECEBI O CERTIFICADO
    Autor: José Carlos Gueta – O POETA DO ABC (13-07-2013)

    R ecebi de Pedro Jorge e Gilvan Juvino
    E ste nobre certificado que me deixou honrado
    C ontente eu fiquei que até parecia um menino
    E como Colaborador/ Acróstico mais votado
    B log Arapiraca Legal escolheu as postagens
    I mportante reconhecimento aos personagens

    O POETA DO ABC agradece aos administradores

    C om o incentivo cultural de empresas respeitadas:
    E letrontek, Escola de Pais do Brasil e ACALA
    R econhecem o talento das artes ali postadas
    T em poetas, escritores e radialistas propala.
    I nvestindo nos artistas populares de Arapiraca
    F omentando a cultura local exaltando a cidade
    I nclusive esta iniciativa marca um gol de placa
    C onhecemos este povo que transborda felicidade
    A rapiraca Legal é um blog bastante importante
    D estacando suas personalidades e a realidade
    O povo ordeiro colherá o fruto da prosperidade.

    [ Fonte: http://poetadoabc.blogspot.com.br/# ]

Deixe um comentário