Vereadores 2009 / 2012


    
 
 
 
01 – Adalberto Saturnino de Almeida, (PMDB), nasceu no dia 5 de novembro de 1942, no Povoado Macacos, na Cidade de Arapiraca, filho do Sr. Manoel Antônio de Almeida, e de Dona Maria Isabel de Almeida.
Casado com Alice de Oliveira Almeida, tiveram 7 filhos: Alberto de Almeida – Juiz de Direito, Aldinete de Almeida Silva – Funcionária Pública, Adilson de Almeida – Vereador e Comerciante, Aldineide de Almeida Freitas – Professora, Almir de Almeida – Funcionário Público, Alzenir de Almeida – Assistente Social e Adalberto de Almeida Júnior – Contador.
 
É agricultor desde o ano de 1957 no Município de Arapiraca, exercendo também a atividade comercial de estivas de 1967 à 1980. Iniciou seus estudos na Escola Municipal Lúcio Gomes. Sócio da Agremiação Sportiva Arapiraquense. Efetuou viagens pelas Cidades de Recife, Aracajú, Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis.
 
Iniciou sua carreira política com a morte de seu saudoso irmão João Saturnino de Almeida, Vereador deste município. Foi eleito Vereador pela ARENA com 980 votos por prestigio próprio em 15 de novembro de 1972, assumindo em 1º de fevereiro de 1973 à 31 de dezembro de 1976.
 
Em seguida concorreu a uma outra eleição, pois havia desempenhado o mandato com muita honestidade e o povo mais uma vez o reelegeu na eleição de 15 de novembro de 1976, assumindo em 1º de fevereiro de 1977. Daí por diante não mais parou e o povo reelegeu na eleição de 15 de novembro de 1982, assumindo em 1º de fevereiro de 1983 à 31 de dezembro de 1988.
 
Prosseguindo foi reeleito na eleição de 15 de novembro de 1988, assumindo em 1º de janeiro de 1989 à 31 de dezembro de 1992, sendo assim Vereador por 04 legislaturas.Já participou de Congressos e sempre pretendia atuar como político. Foi Vice-Presidente da Câmara no biênio 1977/1978, foi 1º Secretário em 1979/1980, foi Presidente da Câmara no biênio 1987/1988.
 
Em sua opinião, os problemas do município foram: saneamento básico e falta de junta médica especializada. Hoje aposentado com 61 anos de idade continua dedicando sua vida a agricultura
 
02 – Daniel Rocha Soares, (PTB), 28 anos, formado em Administração pela Faculdade de Alagoas. Daniel Rocha começou sua vida pública em 2004, no primeiro ano do governo de Luciano Barbosa, assumindo a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude.
Daniel Rocha desenvolveu, ao lado de sua equipe, uma série de ações que mudaram os rumos de nossa cidade, alterando a prática desportiva, incluindo jovens no esporte e proporcionando mais e melhores opções de lazer para nossa população.
 
03 – Gilvânia Gomes de Barros, (PMDB), exerce o 2º mandato de Vereadora em Arapiraca. De uma família tradicionalmente política, ela nasceu em 17 de março de 1968. Concluiu o ensino médio, com especialização no magistério. Exerceu a função de professora e depois Diretora Adjunta de escola municipal. É casada com o ex-presidente da Câmara, Ted Pereira e irmã do atual Deputado Estadual Gilvan Barros.
 
A parlamentar sempre participou ativamente dos movimentos sociais e religiosos. Na legislatura passada ocupou a vice-presidência da mesa diretora, com participações ainda em diversas comissões parlamentares do Poder Legislativo e de vários conselhos municipais.
 
Gilvânia Barros representa a Câmara no FDLIS – Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de Arapiraca e da Agenda 21. Integra ainda o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Conselho Municipal Anti-Drogas.
Ao longo da sua atuação parlamentar, vem apresentando várias indicações, requerimentos e projetos, sempre no objetivo da melhoria da qualidade de vida da população. Freqüentadora assídua das sessões da Câmara Municipal, tem o perfil de trazer assuntos de grande importância para a nossa comunidade.
 
 
04 – José Clarindo Lopes,(PRP), natural de Palmeira dos Índios/AL, é filho de Manoel Clarindo Lopes e de dona Marinete Limeira Lopes. Tem seis irmãs e um irmão (Dr. Erisvaldo Limeira Lopes – odontólogo).
Nascido em 25 de fevereiro de 1964, é divorciado e pai de quatro filhos (Ivana, Maria Guadalupe, Júlia e Ícaro). Chegou em Arapiraca no mes de janeiro de 1977 onde cursou o ginásio na Escola Hugo Lima e o segundo grau na Escola Quintella Cavalcanti, concluindo em 1981 e logo ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em fevereiro de 1982 como sargento, pemanecendo por onze anos, onde trabalhou em Guaratinguetá/SP, Fernando de Noronha, Recife/PE, Maceió/AL  e Manaus/AM.

Formado em odontologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 1992, quando regressou para a cidade de Arapiraca. Iniciou o consultório dentário na Rua 30 de Outubro e mudou-se para a Praça Pereira Magalhães em 1996. Atualmente é especialista em Ortodontia.

Em 1996 – 1997 presidiu o Clube do SESI e em 1998 foi Venerável-Mestre da Loja Maçônica União e Bondade Nº 13.

Em 2005 – 2006 presidiu a Agremiação Sportiva Arapiraquense, tendo sido Campeão da Taça ALAGIPE.

Eleito vereador pelo PRP (Partido Republicano Progressista) em 2008 com 2173 votos.

05 – Josias Albuquerque, (PMDB).  Josias de Albuquerque Barbosa, nasceu no dia 15 de setembro de 1962. É filho dos agricultores Manoel Barbosa Sobrinho e Maria Anita Barbosa, viveu a maior parte de sua infância e adolescência na comunidade rural de Bom Nome, localizada há 8 km da Cidade de Arapiraca/AL.

Funcionário Público Federal do INSS, formado em licenciatura Matemática pela antiga FFPA (Faculdade de Formação de professores de Arapiraca), atual UNEAL. É vereador por Arapiraca desde janeiro de 2001, tendo ocupado todos os cargos da mesa diretora, inclusive o de presidente na gestão 2009/2010. [ Fonte: http://www.facebook.com/notes/josias-albuquerque/uma-pequena-biografia/106973426083676 ]

06 – Josival Ferreira de Lima, (PRTB), Ficou conhecido popularmente por todos como “Dorge do Queijo”, por fazer parte de uma família de trabalhadores, filho do casal Leonildo e Odete Lima, empreendedores natos.
Migraram para Arapiraca/AL, fazendo moradia em uma Cidade maior que Igaci: na Capital do Agreste alagoano percebeu que sua missão em ajudar os necessitados aumenta, pois seu ciclo de amizades cresce a cada dia, com seu jeito simples e carismático, não medindo esforço a servir qualquer que seja o ser humano. Logo foi visto a um forte candidato a trabalhar como cabo eleitoral, para vários políticos de Arapiraca e todo Estado de Alagoas.
 
07 – João dos Santos, (PMDB),
[ CARECE BIOGRAFIA ]
 
08 – Maria das Graças de Lisboa Soares, ( PTN ),
[CARECE BIOGRAFIA ]
09 -Moisés Machado Filho, (PMDB), nasceu em 14 de agosto de 1965 na cidade de Arapiraca. É filho de Moisés Machado de Oliveira e de dona Adalzina Dias. Casado com a senhora Lucivania Ferreira com quem tem três filhas, Eveny, Erica e Elis Virgínia.

Moisés Machado Filho concluíu o ensino médio na escola José Quintella Cavalcante em 1985. Ingressou na Polícia Militar em julho de 1984, quando participou do curso de formação de soldados. Pouco tempo depois da conclusão do curso foi enviado para destacar em Mata Grande, onde permaneceu até ser aprovado em concurso para frequentar o curso de formação de sargentos.

Após o curso voltou a prestar serviço no 3.º Batalhão de Polícia, sediado em Arapiraca, onde trabalhou entre outros setores, no policiamento de trânsito.

Em 2000, apoiado por seus companheiros de farda e pelos muitos amigos que possui, candidatou-se a vereador por Arapiraca compondo a chapa do PDT, elegeu-se como o oitavo mais votado de um total de quinze vereadores eleitos.

Em 2004 candidatou-se a reeleição e desta vez elegeu-se como o quinto melhor votado. Em 2006 candidata-se à presidência da mesa diretora da câmara e é eleito, vindo a assumir a presidência para o biênio 2007/2008. Ainda em 2008 candidata-se a reeleição ao cargo de vereador e é reeleito como o quinto melhor votado. Desta vez assumi a primeira secretaria da mesa diretora.

Moisés Machado foi ainda presidente da Caixa Beneficente dos Servidores Militares do Estado de Alagoas – sucursal de Arapiraca.

Em 2003 assumiu a presidência da Agramiação Sportiva Arapiraquense – ASA, e e sagrou-se Campeão Alagoano de Futebol, em 2004 afastou-se da presidência do ASA para concorrer ao cargo de vereador. Em 2005, agora como presidente de honra da Agremiação Sportiva Arapiraquense, sagrou-se Campeão Alagoano e Campeão da Taça ALAGIPE (Campeonato disputado por equipes de Alagoas e Sergipe).

Ainda como dirigente da Agremiação Sportiva Arapiraquense foi Campeão Alagoano em 2009 e vice-campeão Brasileiro da Série C, elevando a equipe à Série B do Campeonato Brasileiro e colocando o ASA entre os quarenta melhores times do Brasil.

Moisés Machado encontra-se atualmente em seu terceiro mandato como vereador, sempre buscando dias melhores para a sociedade arapiraquense.

10 – Robério Lima Ataíde, (PRP),
[ CARECE BIOGRAFIA]

11 – Rogério Pereira Melo, (PRTB),
[ CARECE BIOGRAFIA]

12 – Severino de Lira Pessoa, (PT do B) / Fernando Barbosa (PMDB)
[ CARECE BIOGRAFIA]

Nota: Severino Pessoa Abre Vaga Para Suplente no Legislativo de Arapiraca – Por Roberto Gonçalves ( 10/04/2010 )

A vitória do empresário e vereador Severino Pessoa (PPS) para a Assembleia Legislativa Estadual (ALE) abre vaga na Câmara Municipal de Arapiraca para o primeiro suplente da coligação do (PMDB) Fernando Barbosa.

O novo vereador arapiraquense é médico veterinário, filho do Médico Djaci Barbosa. Ele é um dos sócios do Hospital Afra Barbosa em Arapiraca e primo da ex-prefeita e atualmente deputada federal eleita, Célia Rocha (PTB).

[ Fonte: bobgonsalves.blogspot.com ]

13 -Tarcizo Sampaio Freire, (PMDB), natural de Caruaru/PE, nascido em 09 de junho de 1959, filho de Sebastião Chagas Freire e Aurora Sampaio Freire. Casado com Cícera Pereira Sampaio, nascida em 25 de setembro de 1967, natural de Águas Belas, Pernambuco.
Filhos: Tarcizo Sampaio Freire Júnior, Thiago Marcel Sampaio Freire, Tássio Gabriel Sampaio Freire e Túlio Sampaio Freire.

Cursos

Cursou o Ensino Fundamental, em Arapiraca, em 1974, na Escola Hugo José Camelo Lima (1975 a 1977), na Escola José Quintella Cavalcanti. Fez o Ensino Médio 1988 a 1991, no Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho. Curso de Direito no Centro Universitário de Ciências Jurídicas – Extensão Arapiraca, Fejal, Cesmac – CCJUR – (Ciências Jurídicas).

Chegando em Arapiraca o então jovem Tarcizo Freire prestou concurso para a briosa Polícia Militar, em 1983 e em 1985 recebeu a graduação de Cabo Combatente, passando a exercer suas atividades na Polícia Militar de Trânsito (perímetro urbano), Polícia Rodoviária Estadual e, logo em seguida, assumiu o cargo de subdelegado na cidade de Jaciobá, município de Girau do Ponciano, pelo período de dois anos.

No ano de 1988, já trabalhando pela sociedade arapiraquense, teve a brilhante idéia de fundar o Aragua Motoparque, onde seus munícipes contam com o lazer nos finais de semana.

A partir desta fundação, ocorreu-lhe o despertar político, onde deu início as suas atividades políticas em 1986, surgindo assim, o fenômeno parlamentar mirim.

Na condição de vereador, Tarcizo Sampaio Freire tem se tornado um combativo homem público, onde tem defendido os interesses da sociedade.

De 1998 a 2000, foi integrante da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Arapiraca, como segundo secretário, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Em 1996, também foi presidente da Comissão de Obras e na atual gestão é vice-presidente da Comissão de Finanças e presidente da Comissão de Obras. Participou da Mesa Diretora das gestões dos vereadores: José Lopes da Silva, Dudu Albuquerque e Ronaldy Rios.

Logo no primeiro mandato, elaborou o Projeto de Lei nº 29/97, que tratava da questão dos mototaxistas em Arapiraca, indo buscar informação nos Estados: Pernambuco, Ceará e no Distrito Federal, Brasília, para que os mesmos fossem aprovados.

Tarcizo Sampaio Freire, também é autor do Projeto de Lei nº 10/2001 dos Motoboys, onde o mesmo encontra-se nas comissões para ser apreciados e discutidos.

Outro Projeto de Lei nº 26/99 também de sua autoria, foi a proibição do casamento sem exame pré-nupcial, sem antes fazer o exame de HIV.

Projeto de Lei nº 27/99, dando prioridades às ações dos portadores de HIV na justiça e nas repartições públicas municipais.

Projeto de Decreto Legislativo nº 17/99, outorga o título de Cidadão Honorário ao Sr. José Mendes da Fonseca (Coronel Mendes). Também foi de sua autoria, Projeto de Decreto Legislativo nº 08/2001, dispondo sobre a Concessão de Titulo de Cidadão Honorário ao Senhor Laurentino Rocha da Veiga (professor do Cesmac), como também o título de Cidadão Honorário ao senhor Magno Alexandre Moura (Promotor de Justiça e professor do Cesmac), como também outorgou a Comenda Manoel André, ao então deputado estadual José Júnior de Melo (Júnior Leão). Também foi autor do Projeto de Lei nº 39/2000, que estabelece normas para a Criação do Dia dos Motoqueiros (primeiro domingo do mês de setembro).

Também é autor dos requerimentos 23/99, requerendo à Mesa Diretora da Câmara,a formalização no sentido de criar nas Escolas Públicas do Município um Departamento de Assistência aos deficientes visuais.

Requerimento nº 13/98, requerendo ao Presidente do Tribunal do Estado de Alagoas, a instalação no Tribunal de Pequenas Causas em Arapiraca.

Indicação nº 305/2003, solicitando a construção de um conjunto habitacional em Arapiraca, para os policiais do Terceiro Batalhão de Polícia, sediado no município arapiraquense.

Ele também fez a aquisição de duas viaturas no ano de 1998, na gestão do coronel Braga, que foi uma doação da Assembléia Legislativa Estadual, pelo então deputado estadual Júnior Leão e pelo vereador Tarcizo Freire, como também instalou uma Creche no Bairro Nova Esperança.

Participou ativamente da implantação do Posto Poicial no trevo da AL 220, que dá acesso a Maceió e outras cidades. Construiu o Complexo Multidisciplinar Tarcizo Freire, onde atende crianças portadoras de necessidades especiais.

É o idealizador da autoescola Aurora, que busca garantir aos cidadãos de menor poder aquisitivo, a obtenção da primeira carteira de motorista – CNH.

Fez curso de Capacitação em Equitação para ser instrutor de seus colaboradores no Complexo Multidisciplinar Tarcizo Freire. É instrutor prático e teórico da Auto-Escola Aurora, formado pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

Assumiu a segunda secretaria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Arapiraca em 01 de janeiro de 2009 e permaneceu até 19 de fevereiro de 2010, quando solicitou afastamento para tratar de assuntos particulares.

O vereador Tarcizo Freire tem sido bastante elogiado pelas suas posições políticas. Uma de suas marcas registradas é a lealdade com os companheiros, tanto de bancada, como os próprios parlamentares da Casa.

Fonte: Câmara Municipal de Arapiraca
Site Oficial: www.cma.al.gov.br
 
Pesquisa: Blog Arapiraca Legal
Contato 
E-mail: blogassociado1@live.com
 
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s