José Rocha (Livraria “Revolução Cultural”)

PERFIL – José Rocha
Por Breno Airan (Especial para o caderno “Diversão & Arte”)

“Residi de 2007 a 2010, em Curitiba/PR, e parte do meu salário utilizava para adquirir, mensalmente, ao menos um CD e um livro. Lá, as pessoas tem o hábito de ler nos ônibus, nas praças, em todo lugar. Me senti contagiado com isso e quis trazer para Arapiraca quando retornei em definitivo para estudar. Ao contrário do que pensam, os arapiraquenses leem, sim, e muito, Só precisam de um estímulo para manter o hábito da leitura.” – (José Rocha)

Sexto filho de uma família de pais humildes, o caçula José Rocha cresceu vendo seus irmãos e irmãs lendo. Sempre que podia, na vila Bananeira, zona rural de Arapiraca/AL, ficava vendo mapas e decorando os nomes dos países e, “entrando” nos livros de diversas matérias, principalmente Geografia e História. Com certeza essa sua curiosidade foi o que moldou seu gosto pela leitura, o levando a fazer o curso de História e, atualmente está cursando o último período na UNEAL (Universidade Estadual de Alagoas).

Devido á dificuldade em encontrar em Arapiraca, livros para estudar, ele teve a brilhante ideia de montar uma livraria virtual, a qual deu o nome de Adapter. “Eu sempre estava fazendo contatos com diversas distribuidora, o que me possibilitou começar este negócio cultural, sobretudo a realizar pequenas feiras literárias nas universidades e faculdades”, lembra José Rocha.

Desde 2012, quando iniciou sua jornada pelo mundo das letras, já passou pela UNEAL; UFAL (Universidade Federal de Alagoas) de Arapiraca, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema; no IESC, também em Arapiraca; e nas escolas estaduais Quintella Cavalcanti e Professor Pedro de França Reis, levando centenas de livros de Literatura nacional e estrangeira. Filosofia, Economia, Direito e Gestão.

Dia 10 de março de 2015, a sua loja física completou um ano de atividades, com o nome de Livraria Revolução Cultural: um nome bem sugestivo, porque sugere um levantar de bandeiras pró-educação, contribuindo para a cultura e ao acesso á leitura.

Fonte: Jornal “Tribuna Independente”, 7 de março de 2015.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CONTATOS – José Rocha

( Carece de fonte )

[ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s