Ronaldo Oliveira

 
 
“Ronaldo Oliveira é o típico poeta popular, que consegue transcrever nossos sentimentos, através de uma linguagem simples, acessível e muito gostosa”
Severino Lopes
[ Frase extraída do (extinto)  “Jornal ‘Novo Nordeste'” ]
 
 
BIOGRAFIA – 1
 
 
Ronaldo de Oliveira Silva nasceu no dia 2 de maio de 1967, no Sítio Flexeiras, zona rural de Arapiraca/AL, filho dos agricultores Otávio Nunes da Silva e Rosa de Oliveira Silva, viveu na agricultura até os 15 anos. Estudou e tornou-se radialista. Já aos 16 anos iniciou o seu trabalho no rádio como operador de áudio e depois repórter na emissora Novo Nordeste AM, de Arapiraca/AL. Também atuou como repórter no (extinto) Jornal de Alagoas, tendo passagens pelas rádios Cultura AM e Gazeta FM, de Arapiraca.
 
Em 1992, reuniu grande parte dos seus escritos e lançou seu primeiro livro “Retratando a Minha Terra”, sendo sucesso em vendas e esgotado a primeira edição em menos de três meses. Entre os poemas deste livro, destaque para o Embrião-Falante”, feito em parceria com a médica e ex-prefeita de Arapiraca drª Célia Rocha.
 
É um escritor diferente, ele transforma a nossa realidade em poesia. Conscientização na área de Medicina, Educação e Política. Ronaldo também se tornou conhecido compondo poemas em homenagens aos falecidos, quando da missa de sétimo dia, tendo inclusive publicado parte deste material em seu primeiro livro.
 
Em 1994, Ronaldo desenvolveu um trabalho que o levou ao Programa “Jô Soares Onze e Meia”, ele criou a síntese mnemônica do Programa do Jô, transformando todas as entrevistas em Literatura de Cordel. Esta ideia levou Ronaldo Oliveira para uma entrevista, em 22 de dezembro de 1995, no referido programa, sua participação durou 19 minutos em cadeia nacional. Em 1997, aproveitando a experiência de ir ao Programa do Jô, Ronaldo lançou seu segundo livro, “O Caipira e o Onze e Meia”, também revestido de sucesso.
 
Em dezembro de 2001, assumiu a cadeira Nº 18 da ACALA (Academia Arapiraquense de Letras e Artes), sucedendo o escritor e folclorista Ernane Melo e tendo como patrono o Jurista Dr. Domingos Correia.Além de escrever Literatura de Cordel, Ronaldo Oliveira está preparando um extenso documentário sobre as comunidades rurais e urbanas de Arapiraca, em parceria com a FACOMAR (Federação das Associações Comunitárias de Moradores de Arapiraca), entidade que passou a presidir desde o dia 10 de maio de 2003.
 
É um homem voltado para o social, tendo desenvolvido importantes trabalhos nas associações comunitárias, entidades estudantis e na Câmara Júnior. Formado em administração de Empresas, também já desenvolveu suas atividades como gerente de vendas na indústria CILEL, foi assessor de planejamento na Secretaria Municipal de Governo e o primeiro secretário de Cultura da Prefeitura Municipal de Arapiraca. Ronaldo Oliveira é um homem á frente do seu tempo, sempre preocupado com o bem-estar da sociedade.
[ Fonte: Livro “ACALA: História e Vida”, abril de 2009 ]
 _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

BIOGRAFIA – 2 / Por Pedro Jorge

Ronaldo de Oliveira Silva é radialista ( “Rádio ‘Novo Nordeste AM'”), cordelista, líder comunitário do Bairro Canafístula  e um grande conhecedor e incentivador das nossas tradições folclóricas e de todas as manifestações populares e artísticas de nossa Metrópole.

Como secretário municipal de Cultura e Turismo, de Arapiraca/AL, deu uma enorme contribuição para a divulgação em âmbito nacional dos artistas de nossa cidade e região metropolitana,  inclusive produzindo um mapeamento cultural dos mesmos.

BIOGRAFIA – 3 / Por Ronaldo Oliveira

Nasci no Sítio Fleixeiras, zona rural  de  Arapiraca. Logo cedo entendi que a porta para o sucesso estava na escola. Estudei a educação infantil em uma escolinha da Vila Cangandú; o 1º grau, atual ensino fundamental, nas Escolas “Reunida” ( Canafístula ) e na Escola “Hugo Lima” ( Centro ) e  o 2º grau, atual ensino médio, nas Escolas “Senador Rui Palmeira” ( Capiatã )  e “Quintela Cavalcanti” ( Eldorado ).

Sou formado em Administração de Empresas com Pós-Graduação em Logística Empresarial pela Universidade Estadual de Alagoas, FUNESA.

Líder Desde a Adolescência

Já aos 13 anos de idade, quando eu estudava na Escola “Hugo Lima”, me tornei uma grande liderança estudantil. Lá eu presidí o Centro Cívico e fundei o Jornal “O Progresso Escolar”que circulava todo final de mês entre os  estudantes.

Na Escola “Senador Rui Palmeira” também presidí o Centro Cívico e implantei o Jornal “Força Jovem”. Já na Universidade participeí de diversas campanhas para melhorar o acervo da biblioteca.

O POETA RETRATA A VIDA

O poeta popular Ronaldo Oliveira é capaz de , com sensibilidade e criatividade, retratar a vida com uma linguagem fácil e adequada ao tempo e momento oportunos.

FRASES ( Sobre Ronaldo Oliveira )
 

“Cabe-nos motivá-lo para que nossa Cultura firme-se, reafirme-se e produza frutos. Que estes frutos produzam bem-estar, satisfação pessoal e sentimentos comunitários e que, através destas sementes, construamos uma sociedade mais justa e solidária” – Célia Rocha ( atual Deputada Federal ).

“Devemos prestigiar a figura humana de Ronaldo Oliveira, incentivá-lo e motivá-lo para que ele continue nos brindando com as maravilhosas pérolas de sua capacidade criativa. Torcemos para que a evolução cultural do povo de nossa querida terra de Manoel André cresça a cada novo dia. Ler e viver esta realidade são privilégios que esperamos compartilhar durante uma longa vida. E que nossas vidas produzam frutos saborosos e abundantes. E que estes frutos sejam sempre partilhados” – Severino Lopes ( Engenheiro Civil ).
 
 _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
LIVRO – “O Caipira e o Onze e Meia”
Por Marcelo Amorim

Inspirado na multiplicidade de alternativas oferecidas através de sua participação no “Programa ‘Jô Soares onze e meia'”, Ronaldo Oliveira nos presentou com a publicação do livro “O Caipira e o Onze e Meia”, escrito em forma de cordel, contando sua passagem pelo programa e abordando temas e personagens da vida cultural brasileira. A obra foi publicada em 1997, pela Centergraf.

[ Fonte:  Site – Zóio TV / http://www.zoiotv.com.br ]
 
A seguir leia um capítulo do livro “O Caipira e o Onze e Meia”:
 
 
“Jô Soares Onze e Meia”
Autor: Ronaldo Oliveira
 
Quando cheguei a Cumbica / O primeiro mundo avistei
Portas sensorizadas / Por todo canto encontrei
Escadas rolantes, elevador / Controlados por computador
Como nunca imaginei.
 
 
No balcão da locadora / De longe pude avistar
O motorista do SBT / Que veio me encontrar
E com muita educação / Naquela ocasião
Ao estúdio foi me levar.
 
Ao chegar ao Sumaré / Feita a identificação
Entrei para o teatro / Com tão grande emoção
Jô Soares entrevistando / Ao lado fui avistando
Veja que satisfação.
 
 
Simone me recebeu / Com tão grande alegria
Me levou ao camarim / Esbanjando simpatia
Era o meu dia de glória / Que ficará na história
A emoção, a magia.
 
 
E naquele camarim / Muita coisa aconteceu
Um ambiente perfeito / Muita alegria me deu
E este velho matuto / Dando uma de astuto
De susto quase morreu.
 
 
Ao abrir a gaveta / Só querendo curiar
A dita caiu no chão / Só pra me amedrontar
Foi coisa pra todo lado / Eu fiquei apavorado
Ligeiro pra arrumar.
 
 
Depois um sujeito estranho / Com o quadril rebolando
Preparou a maquiagem / Foi logo me penteando
Simone minha defensora / Com uma fala encantadora
Pra plateia foi me levando.
 
 
Assisti a várias entrevistas / E fiz questão de rimar
E quando o Jô me chamou / Não pude acreditar
Um momento esplendoroso / Na hora fiquei famoso
Posso até me recordar.
 
Quinze minutos de glória / Para nunca esquecer
Ao lado de Jô Soares / Eu palestrei a valer
Falei da minha cidade / Do fumo à festividade
Eu fiz questão de dizer.[ Fonte: Livro “O Caipira e o Onze e Meia” ]

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

BLOG / Ronaldo Oliveira*

ARTIGO – “Amo Você, Mas Não Aceito o Que Fazes de Errado”
Por Ronaldo Oliveira* ( 14 de agosto de 2012 )

A frase que dá título a este texto é uma das máximas do Programa Amor Exigente, um grupo de voluntários que está espalhado por todo o Brasil e tem como objetivo principal apoiar aos familiares de pessoas que tem problemas com todo o tipo de dependência. As drogas lícitas ou ilícitas, estão em todos os cantos das Cidades e são oferecidas e encontradas e consumidas facilmente.

Na maioria das vezes, as famílias quando descobrem que seu ente querido está envolvido com algum tipo de abuso ou dependência, não sabem o que fazer, como agir. Entram num processo chamado de co-dependência, não conseguindo nem ajudar seu ente querido e muito menos se ajudar. É aí que entra o Programa Amor Exigente, com seus voluntários, que na maioria das vezes já passaram por problemas idênticos, trocando experiências e orientando como enfrentar a nova situação.

Boa Notícia
A boa notícia é que Arapiraca em breve contará com um Grupo de voluntários do AMOR EXIGENTE, a reunião de sensibilização, acontecerá sexta-feira, 17 de agosto, na Casa da Cultura, com início previsto para às 20 hs. Participe, mesmo não tendo problemas de dependência na família ou amigos, o programa poderá lhe ajudar grandemente.

Comentários:
“Só vc hein Ronaldo, parabéns por esse belo serviço de ordem pública: drogas ilícitas ou não são drogas e todo mundo tem ou sabe de alguém que tem, um forte abraço”.
Jadielson (17/08/2012).

“Ronaldo, você é uma pessoa maravilhosa, educado,popular,comunicativo e humano. Como secretário, foi excelente. Tenha certeza de que Arapiraca precisa de você. Um abraço da sua amiga, CELESTE”.

Celeste Maria Viana Barros (17/08/2012).

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ARTIGO – Aos Mestres da Nossa História
Por Ronaldo Oliveira* (23 de agosto de 2013)

Arapiraca é sem dúvida alguma o grande celeiro das culturas populares de Alagoas, seu aspecto cosmopolita juntou uma plêiade de mestres da cultura popular, cada um com sua especificidade. São homens e mulheres nativos e forasteiros que aqui fincaram morada e fizeram brotar uma cultura forte e capaz de promover uma verdadeira cultura de paz. Já era tempo de alguém colocar nos holofotes estes verdadeiros heróis da resistência que plantaram, regaram e atualmente salvaguardam nossas tradições e este reconhecimento veio da Prefeita Célia Rocha por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O evento de ontem à noite, 22 de agosto – dia do Folclore, ficará na história de a Arapiraca, assim como a semana de arte moderna foi para o Brasil. Um verdadeiro divisor de águas, a história está sendo contada, os fazedores de nossa identidade reverenciados e nós estamos tendo a oportunidade de vivenciar e fazer parte desta história.

A benção aos mestres Zezito Guedes, Nego Aboiador, Cecílio afinador de sanfonas, Davi – puxador de quadrilha junina, Mestre Duda, Mestra Eurides, Pai Alex, João do Pife e Nelson Rosa, cada um em sua área ajudou a construir nossa identidade. Nomes como Zé do Rojão, Afrisio Acácio, Zé de Sá, Ditinha da Sanfona, Bastinho da Sanfona, Domingos Fonseca, Angelina, Dona Nega e tantos outros que são destaques na formação da nossa história. Todos receberam seus certificados assinados pela Prefeita Célia Rocha e pela Secretária de Cultura Tânia Santos, isto tem um grande significado, além de torná-los referências para estudos e pesquisas.

Não perca a oportunidade de visitar a exposição que ficará até 28 de setembro no Museu Zezito Guedes e depois circulará pelos principais equipamentos culturais da cidade a exemplo de Memorial à Mulher, Planetário, Centro Administrativo, Tendas Culturais da Praça Luiz Pereira Lima e Mercado do Artesanato, porém o grande barato será percorrer a cidade e encontrar estes monstros sagrados da nossa cultura e assim poder bater um papo com cada um deles, com certeza serão momentos que nos farão vivenciar nossa história viva.

[ Fonte (link): http://www.7segundos.com.br/blogs/ronaldo-oliveira/82 ]

Nota: * Ronaldo Oliveira é radialista, administrador de empresas e escritor. Membro da ACALA (Academia Arapiraquense de Letras e Artes).

[ Fonte: http://7segundos.com.br/blogs/ronaldo-oliveira/82 ]

 ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O SUGISMUNDO
Autor: Ronaldo Oliveira (Membro da ACALA)Eu que sou o fundador / Do lixão que tem ali
Venho pra me defender / E também lhe corrigir
Pois vi o amigo num carro / Jogando seu lixo ali.

Mas isso foi no passado / Já estou regenerado
Separo todo meu lixo / O seco e o molhado
O molhado vira adubo / E o seco reciclado.

Como se dá tal proeza / Amigo conversador
Transformar lixo em adubo / Parece um sonhador!
Explique-me direitinho / Quero ser reciclador.

Primeiro o caro amigo / Não vai poder misturar
Os restos alimentares / Com os vidros de embalar
O que pode apodrecer / O amigo vai separar.

O que faço com aquilo / Que pode apodrecer
Para evitar a “catinga” / E pra mosca não comer
Responda-me ligeirinho / Como devo proceder.

É simples, meu caro amigo / Procure no seu quintal
Um lugar bem reservado / Cave um buraco legal
Bote o lixo e depois cubra / Vira adubo e acaba o mal.

E com o tal lixo seco / O que eu posso fazer
Que destino devo dar / Queira logo me dizer
Diga-me todo o detalhe / Que eu quero conhecer.

Para o carro de coleta / Ou pode até vender
O plástico é reciclável / Dinheiro vai lhe render
O vidro e o papelão / Pode dar lucro a você.

Esta idéia me interessa / Vamos juntos discutir
Acabar com a sujeira / Ver nosso bairro florir
Meu povo será feliz / Quando a sujeira abolir.

Obrigado, grande pai / Te falo com emoção
Que me ajudou a tocar / A mente deste cristão
Será o primeiro passo / Pra acabar com o lixão.

Adeus, sujeira, adeus, lixo / Saudades do meu lixão
Fundei esta porcaria / Por falta de formação
Acostumei-me na sujeira / Vivi na contaminação.

Adeus, lixão das doenças / Ratos, moscas e baratões
Sairei da comodidade / Acordei pra essas questões
Sou defensor da limpeza / Inimigo dos lixões.

[ Fonte: Informativo “ACALA” Nº 13, junho de 2014 ]

[ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

 
Anúncios

11 Respostas para “Ronaldo Oliveira

  1. Boa tarde!!
    Admiro o trabalho de Ronaldo Oliveira, desde que assisti uma participação dele num seminário da Ufal! Gostaria de conhecer mais de sua obra, tem algum site? Algo que eu possa ter acesso?

    Abraço, Louisy Jéssica

    • Olá Louisy Jéssica!
      Obrigado por prestigiares o nosso blog. Atualizamos hoje o post do Ronaldo Oliveira, incluindo a biografia dele extraída do livro “ACALA – História e Vida” e o Cordel “Dez, o Doido”.
      Você pode ler os excelentes artigos assinados por ele no Blog Ronaldo Oliveira / Portal 7 Segundos. Acesse: http://www.7segundos.com.br/
      Assina: Administração do Blog Arapiraca Legal.

  2. Boa Tarde Ronaldo, hoje “fuçando” na net tive a grata surpresa de ver o seu nome e fui mais a fundo e tive a grata surpresa de ver o meu colega de infância (brincadeiras e escola) como um escritor de sucesso, cara dei pulos de alegrias, fiquei muito feliz!
    Bom, ninguém entendeu nada afinal um cabra de 44 anos completados (recentemente) Instrutor de Segurança Patrimonial, chefe de segurança de uma tropa e com formação Militar sempre sério no ambiente de trabalho agindo como um pueríl, enfim um cara que em poucos minutos lembrou-se de sua infância no Bairro Canafístula, no Sítio Riacho Seco, colhendo jabuticaba com alguns dos 16 irmãos do Ronaldo que para os quais vai o meu abraço.

    • Nossa, eu não imaginava que meu primo era tão reconhecido dessa maneira, e olha que nos falamos há muito tempo desde os tempos que ele era radialista,nos comunicávamos através de cartas, e ele além de ser essa pessoa tão conhecida e reconhecida é humilde,pois nunca me disse de sua trajetória tão brilhante.
      Marilene Nunes.

      • Ah me esqueci de compeltar,pois irão estranahr eu dizer do desconhecimento de sua trajetória,infelizmente não nos conhecemos pessoalmente, moro em São Paulo.
        Marilene Nunes.

  3. Olá Raimundo!
    Ficamos felizes em saber que o nosso blog tem conseguido alcançar um grande número de leitores e proporcionar emoções iguais a sua: a de relembrar aqueles velhos tempos de infância, que não voltam mais, mas com certeza ficaram eternizados em nossas mentes e em nossos corações.
    Agradecemos por seu comentário…
    Assina: Administração do Blog Arapiraca Legal.

    • Parabenizamos ao poeta e empresário Ronaldo Oliveira – Um dos nossos maiores divulgadores da verdadeira cultura popular da RMA (Região Metropolitana do Agreste alagoano). Nós, Pedro Jorge e Gilvan Juvino – administradores do Blog Arapiraca Legal, desejamos que o dignificante Programa Amor Exigente seja um verdadeiro sucesso. Sempre que precisares de apoio na divulgação deste grandioso projeto, podes contar com o apoio cultural deste humilde blog.
      Abs, Pedro Jorge e Gilvan Juvino (19/08/2012).

  4. Este é o site que verdadeiramente conta a história cultural de Arapiraca. Parabéns Pedro Jorge e Gilvan Juvino pelo excelente trabalho. Deus os abençoe!

    • Nós, Pedro Jorge e Gilvan Juvino – Administradores do blog Arapiraca Legal, agradecemos ao empresário, líder comunitário, cordelista e produtor cultural: Ronaldo Oliveira, pelas sinceras e elogiosas palavras endereçadas ao nosso humilde site. Paz, saúde e sucesso para vc, sua esposa Tânia Santos (titular da Pasta da Cultura de Arapiraca/AL e a todos os seus familiares…
      Pedimos a Deus que continue iluminando o caminho de todos nós, arapiraquenses!
      VIVA A CULTURA POPULAR, REGIONAL, FOLCLÓRICA, POP E ERUDITA!!”
      Abs, Pedro Jorge e Gilvan Juvino (Blog Arapiraca Legal).

      [ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

  5. RONALDO, EMOCIONO-ME AO ENCONTRAR SUA BIOGRAFIA, VOCE FEZ PARTE DA MINHA HISTORIA DE VIDA, SEMPRE FOI UM GUERREIRO, QUE DEUS TE ILUMINE POR BELOS CAMINHOS, MEU CARINHO, TO COM SAUDADES MARTA MELO LUIS EDUARDO MAGALHAES/BA 77999646509.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s