José Lessa (Forró Alagoano)

 

Afrisio Acácio e o Projeto Cultura na Praça / CTNA ( Centro de Tradições Nordestina de Arapiraca )                           Por José Lessa ( 2 de dezembro de 2011 )

Já há algum tempo estava devendo a Afrísio Acácio e os amigos do site forroalagoano.com, em Arapiraca/AL, comparecer as atividades desenvolvidas pelo CTNA (Centro de Tradições Nordestina de Arapiraca) fundado e dirigido por Afrísio Acácio, um autêntico representante da Cultura Popular Nordestina que é responsável pelo “Projeto Cultura na Praça”, apresentado em um palco onde é apresentada a livre manifestação da cultura da região que é tradicional centro produtor de grandes artistas como:
* João do Pife,
* Duda Santos,
* Zé do Rojão,
* Afrísio Acácio,
* João da Passarada,
* Zé Paulo,
* Henauro,
* Hermeto Pascoal,
* Miguel Vieira,
* Bastinho da Sanfona, entre outros que vivem na região da grande Arapiraca que faz parte do Agreste alagoano e compreende, entre outros, os municípios: Campo Grande, Traipu, Lagoa da Canoa, além de Palmeira dos Índios que nos tem presenteado com grandes nomes como:
* Clemilda,
* Jacinto Silva,
* Mané Baião,
* Irineu Nicácio,
* Edson Duarte,
* Durval Vieira,
* Naldo do Baião e as mães de Dominguinhos e Osvaldinho, mostrando que a região possui um puro DNA do Forró.

O projeto Cultura na Praça teve início no dia 2 de maio do corrente ano e acontece sempre ás segundas-feiras na Praça Luiz Pereira Lima, ao lado da Secretaria e da Casa da Cultura. A apresentação é feita por Afrísio Acácio (poeta, compositor, vaqueiro, sanfoneiro e locutor) e Mano Alves que também é locutor, compositor, cantor e apresenta o programa “Forró Alegre Despertar” na Rádio Palmeira FM. Na praça existe uma cúpula que recobre o palco e uma arquibancada em forma de arena, que fica repleta para ouvir os artistas que apresentam de duas a três músicas que pode ser um forró, baião, xote ou coco, além de toadas e aboios, além de bandas de pífanos, ou até mesmo recital de poesia matuta, poema ou cordel, tudo isso propiciando o resgate da cultura regional e as tradições do Agreste Alagoano. Aproveito a oportunidade para saudar, em nome dos forrozeiros de Alagoas, a
coragem e astúcia de Afrísio e seus companheiros por esta iniciativa tão grandiosa.

Entre outros nomes que se apresentaram destacamos: Bastinho da Sanfona que já acompanhou em suas andanças pelo Nordeste nomes como Gerson Filho, Clemilda, João do Pife, Jacinto Silva – além de seu irmão conhecido popularmente como Índio -, que atualmente reside no Rio de Janeiro/RJ e se orgulha em dizer que aprendeu a tocar pandeiro com o “Mestre” Jackson do Pandeiro; João do Vialejo; Banda de Pífano Pisa na Fulô; Mário Maia; Damião; Severo; Moisés do Forró; Adailton; Miguel Gomes; Laércio Moreno; Ednaldo do Acordeon; do cantor Claudemir; de Carlito Cardoso ( ex- Carlito & Cardoso ) e de vários outros forrozeiros de Arapiraca e região, que brevemente estaremos disponibilizando seus trabalhos em nosso site.

Blog “Arapiraca Legal”

Outro fato importante em minha visita a Arapiraca foi conhecer o jovem Pedro Jorge de Melo, do blog “Arapiraca Legal”, pois não tenho dúvida que com o estreitamento das nossas relações em defesa do genuíno forró alagoano, nosso movimento ganhará cada vez mais força.

Associação dos Forrozeiros de Alagoas

O projeto Cultura na Praça do nosso amigo Afrísio Acácio e dos forrozeiros do Agreste tem como centro das ações Arapiraca e Palmeira dos Índios – cidades estas que continuam a ser polos importantes na difusão da Cultura Nordestina. Vale ressaltar, ainda, que entre as propostas apresentadas a comunidade forrozeira, em minha visita a
Arapiraca, foi a criação da Associação dos Forrozeiros de Alagoas, muito bem recebida por todos que fazem parte do CTNA (Centro das Tradições Nordestina de Arapiraca), tão bem comandada por Afrísio e seus companheiros.

[ Fonte: Site “Forró Alagoano” ]

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

FORRÓ DAS ALAGOAS / Prêmio Gerson Filho de Cultura Popular
Por Jalon Cabral ( 19 de Maio de 2011 )

O Prêmio Gerson Filho de Cultura Popular foi ativado pelo site www.forroalagoano.com, que é administrado pelo editor José Lessa Gama e está festejando o seu primeiro aniversário. Durante as comemorações, nos dias 11 e 12 de maio, aconteceram a 1ª Noite do Forró Alagoano e o I Forum do Forró Alagoano que contaram com a
participação dos forrozeiros Sandoval, Messias Lima, Toninho Guedes, Joci Batista e sua filha Jocilmar Batista, Robertinho dos 8 Baixos, que é filho de Gerson Filho e Clemilda, Eliezer Setton, Geraldo Cardoso, Xameguinho, Tião Marcolino, Naldo do Baião, Afrisio Acácio, Chico Santos, Irineu Nicácio, Lula Sabiá e Chau do Pife.

A entrega da Comenda Gerson Filho teve como palco o Teatro de Arena Sérgio Cardoso e condecorou os Radialistas Eudes Santos, Humberto Maia, Romildo Freitas, Jalon Cabral, entre outros, responsáveis desde algum tempo pela divulgação maciça do autêntico forró pé-de-serra em Alagoas.

O idealizador do Prêmio Gerson Filho de Cultura Popular José Lessa Gama recebeu inúmeros cumprimentos pela ativação do prêmio que ele promete realizar todos os anos.

[ Fonte: http://www.qualquerinstante.com.br ]

[ Editado por Pedro Jorge , em 2 de dezembro de 2011 ]

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CONTATOS – José Lessa

(Carece de fonte)

 

[ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

10 Respostas para “José Lessa (Forró Alagoano)

  1. Olá José Lessa!
    Foi um grande prazer conhecê-lo pessoalmente aqui em Arapiraca, quando de sua visita ao Projeto “Cultura na Praça”, comandado pelo “Mestre” Afrísio Acácio do Acordeon, no dia 28 de novembro de 2011.
    Todos que tiveram a oportunidade de conversar com você e/ou de escutar o seu depoimento, perceberam o seu amor e dedicação em resgatar o genuíno Forró Pé-de-Serra de nossa querida Alagoas.
    Nós, arapiraquenses e de toda região do Agreste, te desejamos saúde, felicidade e perseverança nesse seu valioso trabalho em pró da cultura e do resgate das nossas verdadeiras raízes artísticas-musicais.
    Abraços,
    Pedro Jorge ( Blog Arapiraca Legal ).

  2. Caro Pedro Jorge,
    Foi muito importante conhecê-lo pessoalmente, pois não tenho dúvida que haverá um inercâmbio das nossas relações em defesa do genuino Forró alagoano.
    O Projeto Cultura na Praça do nosso amigo Afrísio Acácio é um dos principais pontos de encontro dos forrozeiros do Agreste. As Cidades de Arapiraca e Palmeira dos Índios se transformaram em um centro difusor da Cultura Nordestina.
    Não tenho dúvida que com o estreitamento das relações entre o Blog Arapiraca Legal e o Site Forró Alagoano, quem vai ganhar com isso são os amantes da cultura popular, do genuíno Forró Pé-de-Serra.
    José Lessa ( Site Forró Alagoano ) – Maceió/AL.

  3. Nós administradores do Blog Arapiraca Legal agradecemos de coração a todos os leitores que visualizam o nosso blog: um autêntico meio de comunicação que tem por finalidade divulgar e valorizar os artistas, escritores, radialistas e personalidades em geral que fizeram e que ainda fazem parte da história do progresso de nossa querida “Terra de Manoel André”. O resgate da história de nossa Cidade, os pontos turísticos e de lazer em geral, as manifestações artísticas e religiosas também estão presentes no blog.
    Aproveitamos a oportunidade para desejar a todos os leitores do blog um FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO repleto de saúde, sucesso, felicidade e paz.
    São os sinceros votos dos administradores do Blog Arapiraca Legal, Gilvan J. S. e Pedro Jorge.

  4. NOTA / Associação dos Forrozeiros de Alagoas
    Nesta segunda feira, 23 de janeiro de 2012, ás 20 hs., estaremos nos reunindo na “Casa de Forró do Louro” na Av. Durval de Gois Monteiro, Tabuleiro do Martins – Maceió-AL. Já a fundação ocorrerá no dia 30 de janeiro, ás 20 hs. na “Casa de Forró do Louro”.

    A Comissão Pró-Associação dos Forrozeiros de Alagoas que está dirigindo os trabalhos é composta de:
    José Lessa, Xameguinho, Sandoval, Eudes Tenório e Zé Mocó.
    Assina, José Lessa ( Por e-mail ).

  5. Meu caro Lessa Gama,
    Estamos aguardando com muita expectativa a realização do tão esperado Forró 24 horas, que será momento único e oportuno para ouvirmos o que nossa Alagoas tem de melhor para apresentar ao Brasil e ao mundo o que é cultura popular de qualidade.
    Viva o Forró Alagoano. Viva o Forró Pé de Serra.
    Valmir, direto de Carneiros.

  6. Prezado José Lessa:
    Sou arapiraquense. Estou buscando uma música cantada pelo JACINTO SILVA que cita “Arapiraca”. Quero fazer uma formatação para ela. Já pesquisei em vários sites e não a encontro. Acredito que é porque não sei o nome da música. Sei apenas que ela tem refrão que diz algo como “quem dá o toque…” Meio vago, não é? No entanto, se há uma pessoa que pode me ajudar, caso consiga compreender o que estou buscando, essa pessoa é você. Aguardo a sua resposta, já agradecendo.
    Lêda Yara

  7. Afrísio Acácio e Zé Lessa: dois grande defensores do verdadeiro forró, no Estado das Alagoas, precisamos de pessoas engajadas no nosso meio para poder difundir melhor a nossa verdadeira música Nordestina. Muito obrigado aos dois !!!

  8. “José Lessa é o nosso maior divulgador do mais autêntico forró alagoano. Ele é um grande preservador da nossa beleza musical Nordestina. É para mim uma grande honra ser seu amigo, eu lhe desejo um feliz Natal e um próspero ano novo, com toda a sua Família e amigos bem chegados!” – (Chico Santos, 23 de dezembro de 2014)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s