Sebastião Braz de Melo (“Seba”)

 

 

Sebastião Braz de Melo (“Seba”)

 

TRIBUTO A SEBASTIÃO BRAZ DE MELO, O POPULAR “SEBA”
Por Pedro Jorge*

Sebastião Braz de Melo, conhecido como “Seba”, nasceu em Caruaru/PE em 8 de agosto de 1936. E chegou no ano de 1958, em Arapiraca/AL, através de um convite feito por ”Cural” (na época goleiro do ASA) para fazer parte do elenco do Alvinegro arapiraquense, time este que está atualmente representando o nosso Estado na Copa do Nordeste e, ainda este ano irá participar do Hexagonal do Campeonato Alagoano, da Copa do Brasil e da série B do Campeonato Brasileiro.

“Seba” jogou na decisão do “Torneio do Interior”, competição também conhecida popularmente como Torneio do Boi, na posição de zagueiro central e ajudou o ASA a ser campeão deste evento esportivo. O zagueirão “Seba” tinha 1,86 m. de altura. Ele excursionou com o ASA, em 1960, por algumas Cidades dos Estados de Pernambuco e Paraíba e, ajudou o Alvinegro ganhar todos os jogos amistosos em que disputou.

Sebastião Braz de Melo além de suas atividades como atleta profissional também participou ativamente da vida cultural e social de nossa cidade. Foi ele quem fundou a primeira escola de samba de Arapiraca: a “Gigantes do Ritmo”. Ele sabia tocar todos os instrumentos musicais pertencentes a uma escola de samba e, também foi o compositor do samba-enredo intitulado Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel. Como músico também teve a oportunidade de se apresentar ao lado de grandes nomes da música nordestina, como Jackson do Pandeiro, Jacinto Silva, Zé do Rojão e outros.

“Seba” trabalhou na Rádio Novo Nordeste AM, como motorista e comentarista esportivo e na 96 FM como motorista, vendedor de anúncios publicitários e, também participava de alguns programas da emissora contando causos e piadas. “Seba” faleceu no dia 17 de julho de 2004, em um acidente automobilístico na rodovia AL-115 – município de Arapiraca, juntamente com mais quatro pessoas, quando seguia para a cidade de Caruaru, interior do estado de Pernambuco. As outras quatro vítimas que faleceram neste trágico desastre foram as seguintes: Eniraldo Oliveira de Almeida (empresário e proprietário da CONCRENORTE e do veículo); Alberto Luiz Dias Ferreira (topógrafo da Prefeitura Municipal de Arapiraca) e os funcionários da empresa de Eniraldo, João Ursolino e Vandicley Félix Barbosa. “Seba” ainda saiu com vida do impacto, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na mesa de cirurgia da Unidade de Emergência do Agreste.

Ele deixou o seu legado de paz, alegria e cultura para os seus familiares e para todos os arapiraquenses que tiveram a oportunidade de conhecer a sua trajetória como atleta do ASA, artística e profissional. Compartilho esta singela homenagem póstuma com o seu filho, o músico Edílson Melo do grupo Art-Choro e, com todos os seus amigos e familiares.

* Pedro Jorge de Melo é funcionário público municipal em Arapiraca/AL, e um dos administradores do blog Arapiraca Legal.

[ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s