Dija

 

Pintor “Dija”: Da Simplicidade da Zona Rural de Traipu Para o Cenário da Arte de Alagoas
Por Roberto Gonçalves

Seu nome de batismo ninguém conhece, Dioclécio Florentino, mas, quando se refere ao seu nome artístico “Dija”, todos o conhecem no cenário artístico de Arapiraca e Alagoas. Seus trabalhos nos últimos trinta anos estão muito identificados com a cidade de Arapiraca. Autodidata, sentiu a inspiração da arte plástica quando ainda era criança no povoado Santa Cruz, em Traipu/AL.

Ainda criança em contato com a natureza sentiu sua principal caracterísica da arte e começou a desenhar o seu ambiente natural nos cadernos da escola. Seus primeiros desenhos retrataram o meio físico, natural, reais sem nenhuma noção do subjetivo foram aos poucos sendo colocados em prática.

Anos depois começou a retratar o cotidiano em telas diversas paisagens e anos depois retratos de gente famosa a exemplo de Roberto Carlos, Zico, ex-presidente Lula – que foi capa do livro intitulado O Povo no Poder, de autoria do jornalista e juiz aposentado, José Firmino de Oliveira.

Outros personagens que foram retratadas por “Dija” foram o ex-governador Ronaldo Lessa, o governador Teotônio Vilela filho, o cantor e compositor Djavan, dentre outros. Ele destaca na arte contemporânea os seguintes expoentes na pintura brasileira – Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Cândido Portinari e nos clássicos do Renascimento – Michelangelo e Leonardo da Vinci.

Galeria dos Ex-Prefeitos
Um dos trabalhos marcantes de “Dija” em Arapiraca foi sua pesquisa, junto com o também artista plástico e escultor Zezito Guedes, para resgatar, em tela, os 33 prefeitos de Arapiraca desde a Emancipação Política do Município até o presente. A galeria está exposta na Biblioteca Pública da Casa da Cultura.

Outro trabalho expressivo de “Dija” retrata a história da fundação de Arapiraca em um painel exposto no Centro de Apoio das Escolas de Tempo Integral, na Praça Luiz Pereira Lima. No trabalho em carvão vegetal, o fundador da Cidade Manoel André descansa sob a árvore frondosa que deu o nome á cidade.

Na sua visão, a arte evoluiu em Arapiraca nas últimas duas décadas, quando foi disponibilizado pelo Poder Público Municipal mais espaços para a arte, a exemplo da Casa da Cultura e do Centro de Apoio ás Escolas de Tempo Integral, com uma série de atividades relacionadas ao aprendizado, a divulgação e a cultura de Arapiraca e RMA (Região Metropolitana do Agreste).

Novas Gerações
Atualmente, além de desenvolver seus trabalhos em pintura, paisagem, telas, esculturas em ferro, bronze e alumínio, ensina a arte da pintura para estudantes e adultos que desejem ingressar nesta arte. São dez alunos por turma no horário das 19 ás 22 h, o curso tem duração de seis meses. Atualmente, cinquenta alunos estão no estágio de aprendizado.

A partir do dia 23 deste mês os trabalhos desses aprendizes da arte estarão expostos no centro de Apoio as Escolas de Tempo Integral, localizado na Praça Luiz Pereira Lima.

CONTATO – Dija
Telefone: (82) 8835.8028

[ Fonte: Jornal “Alagoas em Tempo”, 10 a 16 de setembro de 2012 ]

[ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

Uma resposta para “Dija

  1. PERFIL – Dija

    Dija é autodidata. Sua inspiração pelas artes começa pelo desenho. Tudo que chama a sua atenção é reproduzido, começando, assim, a trajetória no mundo das artes. Retratando pessoas anônimas e famosas, revela-se um artista realista, retratista. O seu trabalho rende homenagem do governo do estado, em 2002. Durante a celebração ao cantor e compositor alagoano, Djavan.

    Fonte: Livreto “Imaginário Coletivo” – SESC Alagoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s