REJANE BARROS

 

Sabatina com os Candidatos a Prefeitura... - Associação Brasileira de  Rádios Comunitárias - Abraço Brasil

REJANE BARROS
Por Pedro Jorge (blog cultural Arapiraca Legal/ACALA)*

O saudoso Monsenhor Aldo de Melo Brandão, foi a minha referência de pai e meu exemplo pra que eu seguisse acreditando em dias melhores. Eu sempre olhava pra ele cheia de orgulho e gratidão por tudo que ele fez por mim e percebia a sua fragilidade física devido aos seus anos de idade. Sou muita grata a ele, em nome de centenas de meninas que passaram pela antiga Casa da Menina fundada por ele e que, assim, como eu encontraram um novo caminho e construíram uma nova história. Que Deus continue cuidando dele no Reino do Céu!” – (Rejane Barros)

A atriz, radialista, artesã, militante de Comunicação Comunitária Brasileira e formada em Serviço Social,  Rejane Barros, nasceu no dia 7 de outubro de 1986 na cidade de Major Izidoro (AL) e morou no município de Cacimbinhas (AL) até os 13 anos de idade. Ela é filha do casal, Sr. Raimundo Barros Silva (in memoriam) e D. Floraci Henrique do Nascimento, e seu nome de batismo é Rejanea Henrique do Nascimento Barros. 

Rejane Barros é ex-interna da antiga Casa da Menina que era localizada em Arapiraca (AL). Ela chegou nesta instituição, aos 13 anos, trazida por sua mãe. Ainda menor de idade e interna da Casa da Menina, Rejane começou a trabalhar na livraria da Concatedral N. Sra. do Bom Conselho, vendendo artigos religiosos e auxiliando na marcação de missas, batizados e casamentos. A Casa da Menina foi uma das obras sociais do Complexo Monsenhor Aldo de Melo Brandão (idealizado e fundado pelo Mons. Aldo, in memoriam) que foi mantido, principalmente, por doações dos (as) assinantes da (extinta) revista O Mensageiro.

Rejane Barros é diretora-presidente da Associação A Voz do Povo, a Voz de Deus e comanda de segunda a sexta-feira pela 105,9 FM, das 7 às 9h, o A Voz do Povo no Rádio: programa de entrevistas que aborda assuntos de interesse público. Rejane Barros é uma grande conhecedora e defensora da cultura popular e regional e no seu programa ela sempre faz a abertura com canções das Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e de Nelson Rosa e João do Pife (in memorians), Hermeto Pascoal; entre outros (as) artistas regionais, levando cultura através das ondas sonoras do rádio.

As suas principais marcas como radialista são a credibilidade e o domínio na arte da oratória, sendo, assim, considerada por todos (as) uma experiente entrevistadora. Inclusive, ela sempre é convidada para participar falando sobre cultura e políticas públicas em emissoras comerciais e, também, para trabalhar em algumas delas. Porém, com muito orgulho, Rejane Barros defende a bandeira comunitária.

Ela é militante pela Comunicação Comunitária Brasileira, sendo membro da Abraço Brasil (Associação Brasileira de Rádios Comunitárias) e do Fórum Alagoano de Comunicação Comunitária. Defende o empoderamento feminino através da comunicação e representa Alagoas por todo o Brasil falando deste tema. É correspondente cultural para a Abraço Brasil, cobrindo eventos nacionais e de repercussão internacional a exemplo da Marcha das Margaridas – 2019. Este movimento reuniu 100.000 mulheres do Brasil e do mundo pedindo um país com soberania popular, Democracia, igualdade e livre de violência. Rejane Barros foi âncora do programa A Voz da Contag pela Rádio Abraço das Margaridas que cobriu todo o evento entrevistando lideranças femininas do Brasil e de outros países.

Outros importantes eventos que Rejane Barros cobriu, em 2019, foram o Festival Nacional de Violeiros que ocorreu no município de Poxoréu (MT), no mês de junho, reunindo violeiros de todo o Brasil com grande diversidade cultural e o Festival de Inverno de Garanhuns (PE), no mês de julho, onde defendeu o tema As Rádios Comunitárias e a Cultura Popular. É importante salientar que Rejane Barros não é afiliada a nenhum partido político.

Rejane Barros recebeu o diploma de sócia efetiva da ACALA (Academia Arapiraquense de Letras e Artes) em setembro de 2019. Barros, faz parte da Delegacia Cultural de Alagoas e em 2020, foi premiada pelo Governo do Estado de Alagoas no edital Vera Arruda de Cultura Digital e contemplada pela Pluralidade, Resgate e Diversidade Cultural do Programa Fórum Cultural no Rádio e nas Redes Sociais.

Rejane é formada, em Radialismo, pelo Sindicato dos Radialistas de Alagoas e concluiu, em 2019, o curso superior de Serviço Social. Ela é voluntária visitando hospitais e abrigos de Arapiraca e região com o grupo Anjos do Riso. Rejane Barros se considera uma verdadeira Guerreira, pois depois de muita luta e com o apoio do saudoso Monsenhor Aldo de Melo Brandão conseguiu realizar todos os seus sonhos.

Linha do Tempo (Radialismo):
2001 – A Rádio Comunitária A Voz do Povo, A Voz de Deus (105,9 FM) foi inaugurada no dia 12 de outubro. Esta emissora comunitária foi idealizada e fundada pelo Mons. Aldo (diretor geral). A 105,9 FM continua realizando um belíssimo trabalho beneficente, através de seus voluntários (as), para toda a comunidade arapiraquense.

2002 – Um ano após da inauguração da rádio comunitária A Voz do Povo, a Voz de Deus (105,9 FM), Rejane Barros começou a rezar o Terço juntamente com a freira, Irmã Fátima, e outras internas do abrigo Casa da Menina e, também, tocava percussão e saxofone na Banda Renascer da Casa da Menina. A sua vocação para a música foi um dos motivos de admiração do Mons. Aldo por ela, pois ele sempre incentivava a arte e a cultura nesta instituição social. Porém a adolescente, Rejane Barros, queria ser radialista e já mostrava aptidão no microfone.

2006 – Neste ano, Rejane Barros, foi cursar Radialismo na cidade de Penedo (AL). Ela ficava hospedada no abrigo Lar de Nazaré, também, fundado pelo Mons. Aldo de Melo Brandão.

2009 – Após concluir o curso de Radialismo, ela se casa – Sendo a primeira do abrigo a se casar -; motivo de muito orgulho para o Mons. Aldo e a todos (as) da Casa da Menina. Neste ano, Rejane Barros, também, comanda os seus primeiros programas: Noticiário 105 e Almoce Com o Rei na 105,9 FM e assume a direção de programação desta emissora radiofônica. Logo em seguida, apresenta o Noticiário 105 ao lado do cantor e radialista Romildo Lúcio.

2015 – No dia 13 de fevereiro, falece o Mons. Aldo. Começa, então, uma grande luta para “salvar” a Rádio Comunitária A Voz do Povo, a Voz de Deus… Rejane vai à luta e se encaminha para a Defensoria Pública, faz um abaixo-assinado junto à população (obtendo 6.000 assinaturas) culminando em um acordo e hoje a Associação A Voz do Povo, a Voz de Deus tem a sua sede própria e completa, no dia 12 de outubro de 2019, 18 anos. Esta foi uma grande luta encarada pela jovem, Rejane Barros.

2015 – No dia 30 de outubro, durante a cerimônia de lançamento do selo em homenagem ao Monsenhor Aldo de Melo Brandão (ex-pároco de Arapiraca), falecido aos 88 anos de idade, a prefeita Célia Rocha entregou uma orquídea para a jovem radialista, Rejane Barros, que foi acolhida pelo Mons. Aldo e recebeu a preparação para participar da vida religiosa e social de Arapiraca. “Quero agradecer, aos Correios, pelo oitavo ano seguido prestar mais uma homenagem a personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da Terra de Manoel André e Esperidião Rodrigues. Monsenhor Aldo foi, acima de tudo, um exemplo de dedicação e amor ao próximo!”, destacou Célia Rocha.

Linha do Tempo (Artes Cênicas):
07/2011 a 12/2012 – Neste período, Rejane Barros lecionou artes cênicas em escolas de tempo integral e logo após trabalhou como voluntária dando aulas de teatro na Casa da Menina e coordenou o grupo As Calunkas: trupe de teatro e de contação de histórias. Sua formação nas artes cênicas foi através de um curso que realizou na Unimed, na época que ela ainda era interna da Casa da Menina.

19 a 24/12/2013 – Rejane Barros, participa do espetáculo A História do Nascimento de Jesus no Pólo Turístico Religioso Nova Cidade de Maria na cidade de Craíbas (AL), interpretando duas personagens: a vendedora de joias e a mãe desesperada. Este evento contou com a direção teatral de Alberto do Carmo.

7 a 20/04/2014 – Atua na peça Paixão de Cristo, realizada pela Cia. Teatral  Luzes da Ribalta. Este espetáculo foi um grande sucesso de público e de crítica e foi encenado na Cidade de Maria.

2014 a 2018 – Participa de todas edições da Paixão de Cristo na Cidade de Maria, sob a direção de Alberto do Carmo sempre com papeis de destaque.

2015 – Neste ano, Rejane Barros fez a personagem principal, prefeita Eunice, da peça Balaio de Gatos e foi considerada pelo autor, Clodoaldo Pedro, e por alguns críticos das artes cênicas uma experiente e dinâmica atriz. Balaio de Gatos é uma trama regional que segue a linha de comédia político-social escrita no ano 2000.

2019 – Participa da Paixão de Cristo do Morro Santo da Massaranduba, em Arapiraca. Neste espetáculo, sob a direção de Jairo Barros, Rejane Barros “emprestou” a sua voz para a personagem Maria, A Mãe de Deus e, também, fez parte da produção deste espetáculo histórico-católico.

Complemento (Linha do Tempo):

2020, fui premiada pelo Governo do Estado de Alagoas no edital Vera Arruda de Cultura Digital e fui contemplada pela Pluralidade, Resgate e Diversidade Cultural do Programa Fórum Cultural no Rádio e nas Redes Sociais.

Pedro Jorge de Melo é funcionário público municipal efetivo, em Arapiraca (AL), um dos administradores do blog cultural Arapiraca Legal e sócio honorário da ACALA (Academia Arapiraquense de Letras e Artes).

*************************************************************************************

ACOLHEDOR [ Soneto ]
Autor: Cícero Galdino (ambientalista, poeta e sócio efetivo da ACALA)

Benfeitor Monsenhor Aldo de Melo Brandão
Trouxe benefícios que nossa terra recebe,
Iluminação que Nossa Senhora concebe.
Nesse complexo agrega tudo que todos dão.

Surge encantadora “A voz do Povo é a voz de Deus“.
UREN bem acolhe as crianças abandonadas,
Casa da Menina educa jovens desprezadas.
Para aquelas misérias essa casa dá adeus!

Dona Rejane Barros foi a primeira adotiva
Da grande família que nessa casa gerou…
Uma ideia ótima que todo mundo cativa.

O Mensageiro vem completar o engajamento
Da ação dinâmica que a cidade consagrou,
Prosseguir firme, depende de seu investimento.

Fonte: livro Desafio (2012) – Cícero Galdino.

 

 

 

REJANE BARROS [ Acróstico ]
Autor: José Carlos Gueta, O POETA DO ABC (poeta de Santo André/SP e sócio
honorário correspondente, no estado de São Paulo, da ACALA)

R adialista e comunicadora
E specialista empreendedora
J ornalista e grande locutora
A rtista popular e animadora
N a alegria ela é professora
É voluntária e doadora

B enfeitora e pacificadora
A rapiraquense vencedora
R ealmente é encantadora
R espeitosa e promissora
O seu talento é de doutora
S olidária e trabalhadora.

Fonte: Facebook José Carlos Gueta – José Carlos Gueta.

 

MONSENHOR ALDO E REJANE BARROS [ Cordel ]                                                                                        Autor: Cartuxo Valdemir Ferreira/Cartuxo Cordelista, O Gandhi do Nordeste

Monsenhor Aldo
Que Deus o acolha
Foi um grande cristão
Muito serviço prestado deixou
Deixou muita saudade
No trem ele entrou e se sentou.

Rejane Barros
Sempre trabalhando
É uma Menina de Ouro
Serviço prestado tem
Arrumou as malas
E disse eu vou nesse trem.

Fonte: livro O Trem da Salvação (2019) – Cartuxo Valdemir Ferreira/Cartuxo Cordelista.

_______________________________________________________________________________________________________________________________

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e pessoas em pé

Recebi essa relíquia do amigo. Marciel. Meu coração se encheu de emoção e saudade. Não lembro exatamente o ano, só sei que era copa do mundo e eu estava super nervosa Entrevistando o Padre Aldo, neste momento eu era a iniciante de rádio, e ele o Padre Aldo! Minha maior referência. O homem que foi pai e luz na vida de centenas de crianças, adolescentes e jovens. Te amo eternamente, meu velhinho!” – (Rejane Barros)
 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 
 

10 Respostas para “REJANE BARROS

  1. REJANE BARROS
    Autor: José Carlos Gueta (O POETA DO ABC)

    R adialista e comunicadora
    E specialista empreendedora
    J ornalista e grande locutora
    A rtista popular e animadora
    N a alegria ela é professora
    É voluntária e doadora

    B enfeitora e pacificadora
    A rapiraquense vencedora
    R ealmente é encantadora
    R espeitosa e promissora
    O seu talento é de doutora
    S olidária e trabalhadora.

    Fonte: Facebook Rejane Barros.

  2. Rejane Barros Rádio

    Comunitária A Voz Do Povo A Voz De Deus.
    12 de outubro

    Neste dia lindo da padroeira do Brasil, comemoramos 17 anos da nossa rádio
    comunitária a voz do a voz de Deus, e gratidão é tudo que temos! Obrigada
    Arapiraca por nos ajudar a manter essa deixada pelo nosso saudoso Mons Aldo, voluntários, sócios e ouvintes . vocês são fundamentais em nossa história
    lutas e vitórias! Lutar, resistir, transmitir sempre!
    xxxxxxx

    Lourenzo voz violão

    Lourenzo Rocci

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    Cláudia Carla estará abrindo a noite do Prêmio Destaque Alagoas 2018
    Eufrasio Paulino Paulino

    Cláudia Carla é sucesso na noite da Mil Graus Pizzaria em Arapiraca. Dona de
    uma voz inconfundível canta e encanta por onde passa.

  3. 10 de maio de 1999

    São Paulo

    Cláudia Carla

    Eufrásio Paulino
    14 de outubro

    Cláudia Carla é sucesso na noite da Mil Graus Pizzaria em Arapiraca. Dona de uma voz inconfundível canta e encanta por onde passa.

    Cláudia Carla
    10 de outubro

    Eu, Cláudia Carla estarei me apresentando na mil graus pizza neste sábado dia 13/10 apartir das 20:00 horas.Venha curtir de perto as melhores músicas nacionais e internacionais não perca, eu espero vcs.

    xxxxxxxxxxxxx

    ESTRELA GUIA
    Autor: Petrônio Avelino (Cigano Avelino)

    TENHO UMA ESTRELA / UMA ESTRELA GUIA / QUE ME ACOMPANHA / DE NOITE E DE DIA

    RELUZ MAIS QUE O OURO / NO CÉU DA MINHA VIDA / TENHO UMA ESTRELA / MUITO QUERIDA

    ELA TEM UM BRILHO / QUE ME FASCINA / ATÉ OS MEUS SONHOS / ESSA ESTRELA ILUMINA

    QUEM TEM UMA ESTRELA / ZELE COM CARINHO / TOME MUITO CUIDADO / PARA NÃO FICAR SOZINHO

    AMO ESSA ESTRELA / ONDE ELA ESTIVER /ESSA ESTRELA TEM NOME/… / UM NOME DE MULHER!

  4. Ginásio de Esportes Radialista Carlos Eduardo.

    Até o final deste mês, o prefeito vai reunir a imprensa local em um café da manhã quando anunciará toda a programação de inaugurações, contratos firmados e assinados. emendas liberadas e já depositadas na Caixa Econômica Federal (CEF) além do anuncio de várias obras incluindo que serão iniciadas no dia seguinte incluindo a inauguração do Ginásio de Esportes Radialista Carlos Eduardo.

    O comunicador, atuou no Colégio Bom Conselho durante vários anos como professor de Educação Física além de grande incentivador dos esportes estudantis e radialista na área de esportes De acordo com o prefeito, serão quinze dias de festividade com diversas inaugurações inclusive de escola onde será homenageada com denominação do nome professora quilombola.

    site prefeitura de arapiraca, outubro de 2018.

  5. Arethuza Vianna, fiquei ncantado com essa história magnífica, parabéns amiga !!!! Sucesso sempre!!” – (José Hermínio Araújo de Campina Grande/PB, 27/10)

    JOSÉ CASSIANO DOS SANTOS

    ESPAÇOS CULTURAIS, EVENTOS E LAZER EM ARAPIRACA
    Achei legal este espaço e de grande ajuda para mim, neste momento. Inclusive, gostaria de opiniões, favoráveis ou não, porém, de cunho crítico construtivo quanto a elaboração de um TCC focado no PROJETO CULTURA NA PRAÇA E OS BENEFÍCIOS DA DANÇA PARA TERCEIRA IDADE. 26/10

  6. Maxwell Gonçalves Fernandes
    Rejane Barros é uma profissional da área de comunicação que faz um jornalismo imparcial e por isso que ela tem credibilidade e sendo bem vista e ouvida. E neste dia dia 08 de Março de 2022 quando se comemora o dia da mulher parabéns minha guerreira e que Deus lhe abençoe e sempre!

Deixe um comentário