Tito Natureza

Tito Natureza

Tito Natureza & Amigos (Crédito da foto: Giullian Jacinto)

FICHA ARTÍSTICA – Tito Natureza

               
Nome completo: José Ferreira da Costa
Nome artístico: Tito Natureza
Data de nascimento: 16/11/1954
Local: Arapiraca/AL
Data de falecimento: 27/09/1999
Local: Arapiraca/AL
Gêneros: MPB e regional.
 
 ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

AS VEREDAS DO SERTÃO

O cantor e compositor arapiraquense Tito Natureza, nome artístico de José Ferreira da Costa é um exemplo da dificuldade que o artista nordestino encontra para vencer no Sul do País. No início da década, ele deixou sua terra natal onde vivia com a mulher e dois filhos, para tentar a vida como cantor no Rio de Janeiro/RJ. Na bagagem, algumas camisas de seda – com as quais sonhava em se apresentar nos grandes palcos – e o violão.

No entanto, em vez dos refletores, Tito encontrou um mundo sombrio, onde as portas iam se fechando á medida que o dinheiro que levou para sobreviver  na cidade maravilhosa ia acabando. Sem recursos, o cantor se viu obrigado a  dormir na rua e , para não morrer de fome, recorreu á ajuda de alguns seguranças da (extinta) TV Manchete, onde ia diariamente com o intuito de se apresentar em programas de auditório. “Foram dias de agonia, que não desejo para o pior inimigo”, relembra.

Foi na  TV Manchete que ele conseguiu se apresentar pela primeira vez, graças ao encontro casual que teve com o produtor Domingos Mattei Neto. Resultado: Conseguiu o que queria e com o dinheiro do cachê recebido comprou sua passagem de volta a Arapiraca/AL, onde a família sequer sabia como ele estava vivendo.

De volta a  “Terra do Fumo”, Tito Natureza conseguiu gravar seu primeiro disco, que trazia, entre outras, a canção “Meu Mito”, composta em homenagem ao saudoso piloto de fórmula 1 Ayrton Senna. Com uma voz e um estilo que lembram o cantor Zé Ramalho, o músico alagoano canta MPB, Forró, Xote e County, num verdadeira “Salada musical”.

Filme “O Mistério de Maria do Ingá”

Agora, passados todos esses anos, Tito Natureza começa a enveredar pro outros caminhos. Seu mais novo trabalho pode ser conferido no filme “O Mistério de Maria do Ingá”, em que, além da trilha sonora, fez o papel do “Profeta da Seca”.

A obra, que deve ser lançada em Arapiraca no próximo mês, é dirigida pelo cineasta Agenor Alves e foi baseada na canção que deu nome a cidade de Maringá/PR. O longa traz no elenco os atores Paulo Gorgulho e Sônia Braga e conta a história da Cabloca Maria do Ingâ, que em 1930 saiu de pontal (Sertão da Paraíba), com destino ao Norte do Paraná e sumiu sem deixar vestígios.

O diretor Agenor já passou por várias experiências no cinema e na televisão. Na TV trabalhou como produtor, ator e roteirista de algumas séries. Na sétima arte, seu trabalho anterior foi o longa “Saudade da Minha Terra”, produzido em 1997 e que ainda está engavetado aguardando recursos para divulgação.

[ Fonte: (extinto) Jornal “Tribuna de Alagoas”, 25/09/1999 ]

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

LUTO – INFARTO MATA TITO NATUREZA

O cantor arapiraquense Tito Natureza, nome artistico de José Ferreira da Costa, morreu ontem, em Arapiraca, vítima de infarto.

Recentemente o músico participou do filme “O Mistério da Maria do Ingá”, em que além de atuar, também fez a trilha sonora.

No início da década de 1990, Tito resolveu tentar a sorte no Sul do país, onde chegou a passar fome até ser descoberto pelo produtor de televisão Domingos Mattei Neto.

Muita Emoção – Cantor Tito Natureza é Sepultado em Arapiraca

O corpo do cantor e compositor arapiraquense, Tito Natureza foi sepultado no final da tarde de ontem no Cemitério Pio XII, em Arapiraca. Centenas de fãs, amigos e familiares estiveram presentes no enterro que foi marcado pela emoção.

Há pouco tempo, o artista havia se lançado como ator, participando do filme “O Mistério de Maria do Ingá”, casado, 45 anos, pai de 2 filhos, Tito morreu em consequência de um enfarte.

Recentemente gravou um CD, que pretendia lançar oficialmente nos próximos dias. Tito sempre enfrentou inúmeras dificuldades, mas nos últimos dias estava bastante eufórico, “Este filme é a concretização de um grande sonho. Estou muito feliz”, disse o cantor durante entrevista na última sexta-feira á sucursal da Tribuna de Alagoas.

Vários radialistas estiveram presentes ao velório. Tito trabalhou como radialista na Rádio Cultura de Arapiraca no início da década de 1990.

[ Fonte: (extinto) Jornal “Tribuna de Alagoas”, 29/09/1999 ]

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

TRIBUTO – Tito Natureza

Os administradores do Blog Arapiraca Legal, Gilvan Juvino e Pedro Jorge; o “Poeta do ABC”, José Carlos Gueta, e todos os artistas arapiraquenses prestam um tributo ao saudoso e inesquecível cantor, compositor e ator José Ferreira da Costa, o “Tito Natureza”; através do lindíssimo acróstico-tributo de autoria do “Poeta do ABC”.

TITO NATUREZA [ Acróstico ]
José Carlos Gueta ( “O Poeta do ABC” – 14/12/2011 )
 
 
T enho um grande apreço por este cantor
I nfelizmente não o temos mais ao nosso lado
T eve breve carreira num mundo conturbado
O José Ferreira da Costa foi um batalhador.
 
N atural de Arapiraca foi tentar a vida no sul
A lguma camisa de seda junta ao seu violão
T alento não lhe faltava, mas nenhum tostão.
U ma nuvem sombria era no imenso céu azul
R etorna a terra para juntar-se a família amada
E com o dinheiro suado grava o primeiro disco
Z elo pela saúde faltava colocando-a em risco
A cometido pelo infarto a bela voz foi calada.
 
[ Fonte: http://poetadoabc.blogspot.com/2011/12/tito-natureza.html#comment-form ]
 
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
HOMENAGEMOs administradores do Blog Arapiraca Legal, Gilvan Juvino e Pedro Jorge,  prestam uma homenagem ao notável “Poeta do ABC”, José Carlos Gueta, através do acróstico intitulado POETA DO ABC, de autoria de Irineu Fernandes.POETA DO ABC [ Acróstico ]
Autor: Irineu Fernandes

J ovem era quando ingressou na Pirelli;
O ficina Central era seu habitat profissional;
S empre criativo e rápido torneava, inventava e improvisava;
E ra torneiro por dedicação e não por profissão.

C erto de que seu caminho era o desenho;
A pós alguns anos assumiu o dom da sua vocação;
R apidamente fez dela sua brilhante profissão;
L igeiro no rascunho e preciso nos desenhos de próprio punho;
O ntem dominava o lápis apenas para rascunhar;
S eu dom foi aumentando e poesias passou a elaborar.

G estos rápidos contrastam com seu dom de pintar e poetizar;
U ns o acham afoito, outros um pouco louco;
E na verdade é um artista como poucos;
T ua trajetória de vida está traçada e desenhada em versos;
A o seu futuro desejamos o sucesso, que no rádio passas a divulgar.

[ Fonte:    http://poetadoabc.blogspot.com/  ]

Frase:
“Uma fábrica é como uma orquestra, a qualidade do que ela produz depende da harmonia de cada um”.
José Carlos Gueta ( “O Poeta do ABC” )
[ Fonte (frase): http://www.recantodasletras.com.br ]

[ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

8 Respostas para “Tito Natureza

  1. Olá! Eu sou Ozeas do Museu do Disco de Arapiraca/AL. Parabéns pelo conteúdo sobre o cantor e compositor Tito Natureza. Notei que eatava faltando alguns ítens para completar o perfil artístico e biográfico dele.
    Desculpe a minha ousadia mas só penso em ajudar, retribuindo a homenagem que vocês fizeram para mim.
    Tito Natureza nasceu no dia 16 de Novembro de 1954. A cidade eu não sei, mas assim que souber lhes informarei.
    Ele faleceu em Arapiraca, no dia 27 de setembro de 1999, aos 45 anos de idade.
    Um abraço do amigo ozeas do M.D.A.

  2. Olha, eu tive a informação de dois primos, do Tito Natureza, que ele nasceu no povoado Lagoa D’Água (zona rural de Arapiraca). Já um sobrinho dele me disse que o Tito nasceu na zona urbana de nossa Cidade. Só vou ficar sabendo o local correto de seu nascimento (zona urbana ou rural) quando o irmão dele vier de Maceió na próxima semana.
    Um Abraço do amigo Ozeas do M.D.A.

  3. Pesquisando na Internet encontrei a postagem acima referente a morte do meu amigo Tito Natureza.
    O conheci em 1996, quando participava como jurado, no programa Petrúcio Melo Sem Fronteiras, pela TVSC, onde ele cantava.
    Na ocasião fui até a sua casa onde fui muito bem tratado por ele e pela sua esposa, que preparou um delicioso almoço para nós, em seguida ele pegou o violão e musicou 2 poesias de minha autoria: Obras e Maquinismo.
    Tenho a gravação da fita cassete conservada até hoje e também ganhei dele o seu LP: TITO NATUREZA – PLANETA PRIMITIVO, que já estava previamente autografado para o jovem empresário Silvio Santos, mas ele fez questão de entregá-lo a mim.
    Descanse em paz José Ferreira da Costa [Nome artístico: Tito Natureza]!
    José Carlos Gueta.
    Blog: http://poetadoabc.blogspot.com/

    MENSAGEM DE NATAL:
    “Natal de Amor”
    Autor: José Carlos Gueta

    Naquele lar emprestado
    Aquela criança nasceu
    Tendo dos pais o cuidado
    Aquele menino venceu
    Lembremos esse filho amado!

    Devemos lembrar esta data
    E cunharmos em ouro e prata.

    Afinal Natal é alegria
    Menino Jesus é a esperança
    O amor expande neste dia
    Revelado por uma criança.

    [Fonte: http://poetadoabc.blogspot.com/2011/12/natal-de-amor.html ]

  4. POETA DO ABC disse…

    Caro Pedro Jorge,
    agradeço pela distinção e amabilidade com que você tem me tratado.
    Conheci o Tito Natureza quando eu participava como jurado no Programa PETRÚCIO MELO SEM FRONTEIRAS, em São Caetano do Sul/SP.
    Fui muito bem tratado por ele, que contou-me detalhes da sua sofrida vida artística, realmente este homem foi um batalhador.
    Fiquei muito triste ao saber da sua morte.

    Segue o link do acróstico que você solicitou-me:
    http://poetadoabc.blogspot.com/2011/12/tito-natureza.html#comment-form

    Um forte abraço,
    José Carlos Gueta, “O Poeta do ABC”. ( Por e-mail – 14/12/2011 )

  5. Caríssimo “Poeta do ABC”,
    Fiquei emocionado ao ler o lindíssimo acróstico-tributo que vc escreveu em homenagem ao saudoso e inesquecível artista arapiraquense José Ferreira da Costa, o nosso “Tito Natureza”.
    Agradeço de coração pela colaboração e desejo a vc e a todos os leitores de seu blog um FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO repleto de sucesso, saúde, felicidade e luz ao lado de seus familiares e amigos.
    Que Deus continue iluminando todos os nossos passos…
    Agradece, Pedro Jorge – Arapiraca/AL.

  6. OLÁ MEU CARO!
    SOU LEONARDO DE SÃO LUIZ DO QUITUNDE/AL, E EU PRESENCIEI POR MUITAS VEZES O COMPANHEIRO E MEU ANJO QUE DEUS ENVIOU PARA MIM PROTEGER NAS MADRUGADAS FAZENDO SUAS POESIAS: JÁ DORMI VÁRIAS VEZES NAS RUAS DE MACEIÓ/AL POR FALTA DE UM ABRIGO.
    POIS A TEMPO QUE ALGUÉM FALASSE DO MEU AMIGO ETERNO DO PEITO: FERREIRA, COMO ELE ERA CONHECIDO AQUI EM SÃO LUIZ DO QUITUNDE NA DÉCADA DE 1980, E AGORA ENCONTREI SEU BLOG. PARABÉNS CARA POR ESTE ARQUIVO, TANTO QUE OS “GRANDES” DESPREZAM MAIS VC PRESERVA.
    QUE DEUS TE AJUDE SEMPRE NAS EXIBIÇÕES DOS SEUS ARTIGOS.

    SE QUISER OUVIR UM POUCO MAIS DESTA HISTÓRIA A QUAL EU JÁ CHEGUEI PRESENCIAR, MEUS CONTATOS ESTÃO ABAIXO.
    ESTAREI A SUA DISPOSIÇÃO. ABRAÇOS
    ATT. LEONARDO.
    TELEFONES: (82)8862-5737 / 9336-0282.

  7. Ontem estive cantarolando uma das músicas de Tito Natureza, quem foi um hóspede frequente em nossa casa em Taboão da Serra durante a década de 1990, trazido até nós pela família Bittencourt. Eu era jovem e seu entusiasmo pela natureza, seu espanto ao ser entrevistado no Jô Soares e seu desejo de retornar à sua família sempre foram tocantes. Fico triste com sua passagem, mesmo decorridos tantos anos e de sabê-la apenas hoje. Meu eterno abraço só meu eterno e sorridente amigo, Gerson.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s