TRIBUTO – Professor Manoel de Oliveira Barboza


BIOGRAFIA – Professor Manoel de Oliveira Barboza

( Carece de fonte )

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

TRIBUTO – Professor Manoel de Oliveira Barboza

Os administradores do blog Arapiraca Legal, Gilvan Juvino e Pedro Jorge, e todos os arapiraquenses prestam um tributo ao professor Manoel de Oliveira Barboza por seus relevantes e pioneiros serviços prestados a sociedade arapiraquense no setor educacional – Instituto São Luiz e assistencial – Casa dos Velhinhos.
Descanse em paz, professor!

Professor Manoel de Oliveira Barboza Morre aos 84 Anos
Por Roberto Gonçalves ( 3 de dezembro de 2013 )

Vítima de um câncer faleceu na noite desta segunda-feira, 2, em Arapiraca, o professor Manoel de Oliveira Barboza aos 84 anos. O educador contemporâneo do professor Pedro de França Reis foi um dos fundadores do Instituto São Luiz. O professor lutava contra um câncer e chegou a ficar internado no Hospital Regional de Arapiraca por um período de 10 dias.

O professor Manoel de Oliveira Barboza que estava aposentado e por muitos anos residiu na Praça Marques da Silva em Arapiraca e foi uma grande colaborador para a manutenção da Casa dos Velhinhos em Arapiraca.

O corpo do professor Manoel de Oliveira Barboza está sendo velado na Capela da Casa dos Velhinhos no Bairro Baixa Grande e o sepultamento será as 16 horas desta terça-feira, 03, no Cemitério Pio XII.

Arapiraca Muito Deve ao Educador
Após tomar conhecimento do falecimento do educador, o Secretário de Estado da Articulação Política, Rogério Teófilo lamentou sua morte afirmando que o professor Manoel de Oliveira Barboza foi um dos precursores da educação em Arapiraca que muito deve ao educador. “Arapiraca muito deve a este homem simples e de grande visão no campo da educação” Seu exemplo deve ser seguido pelas novas e futuras gerações, completou Rogério Teófilo.

No período de 1989 a 1990, quando presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Arapiraca, o então vereador Ted Pereira, em nome do Poder Legislativo prestou significativa homenagem ao educador com a concessão da Comenda Manoel André.

[ Fonte (link): http://cadaminuto.com.br/noticia/233608/2013/12/03/professor-manoel-de-oliveira-barboza-morre-aos-84-anos- ]

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Corpo do Professor Manoel é Velado na Casa dos Velhinhos
Por Cláudio Roberto (3 de dezembro de 2013)

Uma vida dedicada à educação arapiraquense. É este o sentimento de centenas de pessoas sobre a morte, aos 84 anos, do professor Manoel de Oliveira Barboza, que morreu vítima de um câncer na noite desta segunda-feira, 02 em Arapiraca.

Professor Manoel, como era conhecido, foi colega de profissão do professor Pedro de França Reis foi um dos fundadores do Instituto São Luiz.

Durante 50 anos, o professor Manoel dirigiu o Instituto o São Luiz, fechando suas portas nos anos 90, com a chegada do Plano Collor, sendo iniciada uma nova gestão no Rosa Mística.

“Centenas e centenas de jovens que hoje assumem cargos de grande importância neste estado e no país, passaram pelas mãos do professor Manoel”, disse um dos alunos do professor Manoel que não conteve as lágrimas.

Ele lutava contra um câncer e chegou a ficar internado no Hospital Regional de Arapiraca por um período de 10 dias.

Ele foi um dos fundadores da Casa dos Velinhos em Arapiraca. O corpo do professor Manoel de Oliveira Barboza está sendo velado na Capela da Casa dos Velhinhos no Bairro Baixa Grande e o sepultamento será as 16 horas desta terça-feira, 03, no Cemitério Pio XII.

Em 1989 a 1990, quando presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Arapiraca, o então vereador Ted Pereira, em nome do Poder Legislativo prestou significativa homenagem ao educador com a concessão da Comenda Manoel André.

[ Fonte: http://www.96fmarapiraca.com.br/noticias/editoria/educacao/corpo-do-professor-manoel-e-velado-na-casa-dos-velinhos/22946 ]

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

COMENTÁRIOS

Comentário 1:
Os melhores indo… aqui venho manifestar o meu muito obrigada a um homem que para mim foi um dos melhores educadores do estado de Alagoas que tive: Prof. Manoel de Oliveira Barboza!!!!! Um dos fundadores do colégio Instituo São Luiz aqui em Arapiraca (atual Rosa Mística).
Sua postura, disciplina e exigência fascinou-me, e hoje somos(eu e meus irmãos) o reflexo de tudo o que nos ensinou: saber respeitar o outro e lutar pela verdade! A Educação de Arapiraca, e por que não de Alagoas está de luto. Todo respeito a esse homem. Descanso eterno, e minhas orações.
Obs. No período de 1989 a 1990, quando presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Arapiraca, o então vereador Ted Pereira, em nome do Poder Legislativo prestou significativa homenagem ao educador com a concessão da Comenda Manoel André.
Micheline Magna (3 de dezembro de 2013).

Comentário 2:
Entrei no antigo curso primário aos 05 anos de idade, quando a idade mínima era 07 anos…
Fui entrevistado e arguido pessoalmente por ele para ter esse direito!
Ontem faleceu, aos 84 anos, o Prof. Manoel Barbosa, diretor do meu primeiro colégio, o Instituto São Luiz….
Colégio baseado na meritocracia e disciplina, foi responsável pela minha formação de eterno estudante.
Eu, que criticava esse método de ensino, hoje vivo num paîs apedagógico e demagógico!
Prof. Manoel, descanse em paz e obrigado por tudo!!
Erik Bispo (3 de dezembro de 2013).

[ Editado por Pedro Jorge – E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s