ART-CHORO

 
 
 
 
                                                                                                                          Art-choro
 
 Frase:
 ” O chorinho exige muito do artista porque os arranjos são difíceis, mas em todos os lugares aonde vamos, a aceitação é muito grande “.
Edílson Melo
 
[ Fonte ( frase ):  Jornal “Alagoas em Tempo”, s/d ]
 
HOMENAGEM – Art-Choro (10 Anos)
Por Pedro Jorge* 
 
O grupo Art-Choro está completando 10 anos de atividade musical. Composto pelos experientes músicos Humberto, Uziel, Lobinho, Gilmar e Edílson Melo – o quinteto se tornou referência na música de qualidade devido ao excelente padrão profissional de seus integrantes. Fundado em março de 2004, inicialmente como um sexteto – incluía em sua formação original o músico “Carlinhos” (cavaquinho), atualmente radicado em São Paulo. Todos os integrantes são veteranos e se reuniram para levar o que há de melhor do choro e do samba para um público seleto e exigente que curte performances musicais de altíssima qualidade.

Integrantes:

* Edílson Melo (pandeiro e vocal)
Ex-integrante das bandas Cheiro de Fumo, Atrasamba e Grupo Invade. É também funcionário público municipal em Arapiraca/AL e empresário do grupo;

* Gilmar (vocal e tantã)
Ex-integrante das bandas Tozinho & Banda e do grupo de pagode Os Bitinhos. É dono de uma serralheria e de um abatedor;

* Humberto (violão 6 cordas)
Ex-integrante das bandas Apolo D, Os Tremendões, Pé de Balcão e Auvanildo & Orquestra. É funcionário do INSS de Arapiraca;

* Lobinho (bandolim)
Ex-integrante das bandas Cio da Terra, Banda Vênus e Folha Verde. É proprietário de um estúdio de gravação e publicidade/jingles;

* Wziel (violão 7 cordas)
Ex-integrante das bandas Os Notáveis, Pop Som Show, Os Tremendões, Apolo D, Tozinho & Banda e Os Bitinhos. Exerce as atividades de artista plástico e artesão, inclusive, a logomarca do grupo foi criada por ele.

As influências musicais dos componentes do Art-Choro são os grandes mestres e, os artistas e grupos contemporâneos como Moraes Moreira, Armandinho, Nilze Carvalho, Trio Madeira Brasil e Yamandú Costa. O grupo tem por finalidade divulgar e resgatar a tradição musical e os legados artísticos de nomes como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Jacó do Bandolim, Benito di Paula, Alcione, Martinho da Vila e outros – através de suas apresentações nos estados de Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

No dia 13 de dezembro de 2014 o Art-Choro estará se apresentando em praça pública na cidade de N. S. de Lurdes/SE – esta festa tradicional acontece todos anos e é denominada “A Noite da Seresta”. Outro evento que o grupo é convidado para participar anualmente é a “Festa Tradicional dos Papa Casseiros” que é realizada, em janeiro, no município de Bom Conselho/PE.

Frase: “O chorinho exige muito do artista porque os arranjos são difíceis, mas em todos os lugares aonde vamos, a aceitação é muito grande”. – Edílson Melo

Contatos Para Shows (Edílson Melo)
Celulares: (82) 9921-8619 / 9928-9563
E-mail: edilsonmelo2009@gmail.com

* Pedro Jorge de Melo é funcionário público municipal em Arapiraca/AL, e um dos administradores do blog Arapiraca Legal.

 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
Origem do Choro
 
O choro tem origem em meados do século XIX no Rio de Janeiro e herdou uma carga musical genética na miscigenação entre a polca, o tango e a valsa. Tudo isso com a malemolência brasileira, aliadas a instrumentos como violão, flauta, cavaquinho, bandolim e clarinete.
 
Em 1897, o Choro ganhou impulso com Chiquinha de Gonzaga. Nos anos 1930 nasce uma geração de mestres compositores como Altamiro Carrilho e Pixinguinha e o choro deixa de ser um fenômeno musical restrito para se tornar um dos maiores símbolos da cultura nacional.
 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
Art-Choro / A Arte do Choro em Arapiraca                                                                           Por Pedro Jorge
 

O grupo Art-Choro comemora 7 anos de atividades musicais com o lançamento de um ótimo CD, ” Ferro em Brasa “. O grupo é composto pelos experientes músicos Humberto, Uziel, Lobinho, Gilmar e Edílson Melo, tocando choro e samba com um alto padrão de qualidade profissional.

Fundado em março de 2004, inicialmente como um sexteto –  incluia em sua formação original o músico ” Carlinhos ” ( no cavaquinho ), atualmente radicado em São Paulo. O grupo continua, agora, como um quinteto.

Todos os integrantes do grupo são veteranos na música e se reuniram para levar o que há de melhor na música brasileira para um público exigente e apaixonado por música de qualidade.

O grupo Art-Choro fez uma participação especial, em três faixas do primeiro DVD do cantor César Soares.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CURRÍCULO ARTÍSTICO DOS INTEGRANTES DO ART-CHORO                                                Por Pedro Jorge

Aqui você conhece o currículo musical e as outras atividades  profissionais exercidas por cada um dos integrantes do grupo Art-Choro:

* Humberto ( Violão de 6 cordas )
Ex-integrante das bandas ” Apolo D “, ” Os Tremendões “, ” Pé de balcão ” e ” Auvanildo & Orquestra “.
Outra atividade: funcionário do INSS .

* Uziel ( violão de 7 cordas )
Ex-integrante das bandas ” Os Notáveis “, ” Pop Som Show “, ” Os tremendões “, ” Apolo D “, ” Tozinho & Banda ” e ” ” Os Bitinhos ” ( grupo de pagode ).
Outras atividades: artista plástico e artesão.
Nota: A logomarca do grupo Art-Choro foi criada por Uziel.

* Lobinho ( bandolim )
Ex-integrante das bandas ” Cio da Terra “, ” Banda Vênus ” e ” Folha Verde “.
Outra atividade: proprietário de um estúdio de gravação e publicidade/jingles.

* Gilmar ( vocal e tantã )
Ex-integrante das bandas ” Tozinho & Banda ” e “Os Bitinhos”.
Outras atividades: proprietário de uma serralheria e de um abatedor.

* Edílson Melo ( pandeiro e vocal )
Ex-integrante das bandas ” Cheiro de Fumo “, ” Atrasamba ” e ” Grupo Invade “.
Outras atividades: funcionário público municipal  e empresário do Grupo Art-choro.

Influências Musicais

Se espelhando nos grandes mestres do samba e do choro, de todos os tempos, e em artistas e grupos contemporâneos como Moraes Moreira, Armandinho, Nilze Carvalho, Trio Madeira Brasil e Yamandú Costa, o Art-choro continua resgatando a tradição musical e o legado artístico de nomes como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Jacó do bandolim, Benito di Paula, Alcione, Martinho da Vila, e outros artistas e grupos, através de suas apresentações em todo o Estado de Alagoas.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                                                                                                                        Art-choro

DISCOGRAFIA

* CD – ” O Que é, O Que é “/ 2008

* CD – ” Ferro em Brasa “/ 2010

Nota: Estes 2 CDs foram gravados no estúdio pertencente ao músico ” Lobinho “.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

TRIBUTO – Seba                                                                                                                                Por Pedro Jorge

Os administradores dos blogs Arapiraca legal e Artistas Arapiraquenses, Pedro Jorge e Gilvan Juvino, e o músico Edílson Melo* prestam um tributo a Sebastião Braz de Melo, o popular “Seba”.

Nascido em Caruaru/PE em 8 de agosto de 1936, chegou em Arapiraca/AL no ano de 1958 através de um convite feito por “Cural” ( na época goleiro do ASA ) para fazer parte do elenco do alvinegro arapiraquense.

“Seba” jogou na decisão do Torneio do Boi  ( Torneio do Interior ) na posição de zagueiro central e ajudou o ASA a ser campeão desta competição.

O zagueirão “Seba”, com 1,86 m. de altura, excursionou com o ASA, em 1960, por algumas Cidades dos Estados de Pernambuco e Paraíba e ajudou o alvinegro ganhar todos os jogos amistosos em que disputou.

“Seba” além de suas atividades como atleta profissional também participou ativamente da vida cultural e social de nossa Cidade. Foi ele quem fundou a primeira escola de samba de Arapiraca, Gigantes do Ritmo. Ele sabia tocar todos os instrumentos musicais (de uma escola de samba) e, também foi o compositor do Samba-Enredo intitulado Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel.

Como músico se apresentou com grandes nomes da música nordestina como Jackson do Pandeiro, Jacinto Silva, Zé do Rojão e outros.

Trabalhou na Rádio Novo Nordeste AM, como motorista e comentarista esportivo e na 96 FM como motorista, vendedor de anúncios publicitários e, também participava de alguns programas da emissora contando causos e piadas.

“Seba” faleceu no dia 17 de julho de 2004 em um acidente automobilístico. Ele deixou o seu legado de paz, alegria e cultura para os seus familiares e para todos nós arapiraquenses.

Nota: * O músico Edílson Melo, integrante do Grupo Art-choro, é filho do saudoso Sebastião Braz de Melo, o ” Seba” .

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ORIGEM DO CHORINHO ( Sinopse )

O chorinho, como é conhecido hoje , surgiu por volta de 1870 no Rio de Janeiro, entre músicos populares ( a maioria funcionários de repartições públicas e de bandas do exército) que trabalhavam de dia e iam tocar á noite.

Na época, eles criaram uma nova interpretação para a polca, ritmo dançante muito conhecido e que fazia o maior sucesso no Brasil.

Já naquele tempo, os músicos populares costumavam se unir em conjuntos de tocadores de violão e cavaquinho, que aprendiam as polcas ” de ouvido “, ou seja sem usar partitura. Como os violonistas acabaram fixando determinados jeitos de tocar aquelas músicas – sempre nas cordas de som grave do violão – seu tom ficu mais triste, mais chorado, daí o nome choro.

O chorinho viveu seu apogeu entre 1930 e 1950. Seus maiores divulgadores. e pioneiros, são Joaquim Antônio da Silva Calado ( o primeiro chorão do país ) e Chiquinha Gonzaga, que tranpôs limites e venceus tabus em nome da música.

Ritmo essencialmente brasileiro, o chorinho tem em Pixinguinha um dos seus maiores representantes.

[ Sinopse publicada no ( extinto ) ” Jornal ‘Tribuna de Alagoas’ “, em 23/03/2002 ]

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CONTATOS PARA SHOWS (Edilson Melo)

Celular: ( 82 ) 9921-8619
       ”      :  ( 82 ) 9928-9563
E-mail: edilsonmelo2009@gmail.com
 

4 Respostas para “ART-CHORO

  1. Dia 31 de Março de 2018 no Clube da Caixa Econômica Haverá a Comemoração dos 14 anos do Grupo Art-Choro.
    Feijoada e gravação do 1° DVD.
    Adquira Sua Mesa: 99931.4336 / 99921.8619.
    IMPERDÍVEL!

  2. PERSONALIDADES ARAPIRAQUENSES

    Art-Choro
    Ataide Alves
    Auvanildo Araújo (cantor)
    Biribinha (mestre da arte circense)
    Carla Messias (presidente da ACALA e da UBE/Arapiraca)
    Daniel Brasileiro (cantor, in memoriam)
    Davi Salsa
    Dona Flô
    Duofel
    Gilvan Nunes (radialista e jornalista)
    Hermeto Pascoal (multiinstrumentista)
    Ismael Pereira
    Jarbas Lúcio ((radialista, in memoriam)
    José Alexandre dos Santos (empresário, Grupo Coringa)
    José de Sá/Zé de Sá/J. Sá (radialista, in memoriam)
    Judá & Almira Fernandes
    Luciano Barbosa (prefeito de Arapiraca/AL)
    Marcos Góes/Marcos da Som Pop (empresário)
    Maria Inez (poetisa)
    Moacir Teófilo
    Mônica Nunes (jornalista)

    Mr. Xereta (editor da revista Xereta)
    Nelson Palmeira (maestro, in memoriam)

    Neusvaldo do Sax (músico)
    Rejane Barros (radialista e atriz)
    Roberto Gonçalves (jornalista)
    Ronaldo Oliveira (empresário e cordelista)
    Valdir Oliveira (Jornalista, escritor e cineasta)
    Zezinho Guedes 29

Deixe um comentário