Marcus Vinícius

Marcus Vinícius

 

PERFIL – Marcus Vinícius
Por Hercília Fernandes

1 – MEMORIAL

Marcus Vinícius de Vasconcelos, ou simplesmente Marcus Vinícius, é músico profissional com atuação no mercado artístico como instrumentista, cantor, arranjador e compositor. Nasceu, em 22 de janeiro de 1968, na cidade de Arapiraca/AL. É filho do funcionário do BNB (Banco do Nordeste do Brasil) e professor, José Maria Vasconcelos, e da professora, Maria Shirley Vasconcelos.

Desde criança, em sua terra natal, apresentava talento para a música –  interessando-se por violão e guitarra. Ainda adolescente inicia sua carreira na banda alagoana “Cio da Terra”. Posteriormente, ingressa na banda caicoense – conhecida em todo Norte-Nordeste, “Circuito Musical” -; onde atuou como guitarrista, cantor, compositor, arranjador e diretor musical por mais de 10 anos (da década de 1980 aos anos finais de 1990); colaborando artística e tecnicamente em shows e na produção musical do conjunto.

Além das atividades como cantor e instrumentista, destaca-se na biografia musical do artista, em parceria com a professora e poetisa Hercília Fernandes, a criação de canções populares que foram gravadas por artistas e bandas nordestinas, dentre elas Magníficos, a citada Circuito Musical, Perfume de Gardênia e da cantora potiguar, Lane Cardoso.

Algumas de suas canções foram editadas pela Sony Music, dentre elas Chamego, pela banda Magníficos; Apenas a Fumaça, Baile, Ponta de Faca e Perfume das Flores, estas últimas pela banda Circuito Musical. Posteriormente, colaborou com o CD e DVD da banda natalense Perfume de Gardênia através da canção Vento.

Em sua trajetória de músico instrumentista e arranjador, Marcus Vinícius colaborou com a gravação de CDs de várias bandas norteriograndenses, dentre as quais se destaca a Banda Phobus, onde desenvolveu atividades como guitarrista e diretor musical.

Além de músico-acompanhante e compositor, o artista desenvolveu, ao longo dos anos, carreira solo que inclui uma discografia e diversos shows em eventos culturais. Em 2000, gravou o seu primeiro CD solo com canções de sua autoria. Em 2001 se aproxima da roda de samba caicoense “Morada do samba”. Dar-se, então, o início de uma parceria que rendera quatro CDs e muitos shows. Com a Morada regrava canções famosas, propondo uma mistura de ritmos que vai do samba raiz ao funk.

Em 2004, grava o seu 2◦ CD solo, reunindo o melhor que há do som de barzinho. E, em 2005, produz o CD “Retrato de Helena”, colaborando com a gravação e arranjos de instrumentos do CD que acompanha o livro de conto e poesia de Hercília Fernandes, financiado pelo SESC/RN e distribuído nas escolas públicas e privadas do Rio Grande do Norte.

Há mais de vinte anos no cenário artístico, a sua trajetória musical envolve um histórico de participações em shows de relevante propagação cultural em que dividiu palco com grandes nomes da música popular brasileira, dentre eles Geraldo Azevedo, Chico César, Luís Gonzaga, Robertinho de Recife, o conterrâneo alagoano Djavan, o cantor José Augusto e, recentemente, a cantora Paula Fernandes.

Seu repertório inclui, além de canções autorais, o que há de melhor na MPB. Além da vibração de seu violão, uma característica maior em seu trabalho, possui um timbre vocálico que lhe permite interpretar canções de nomes consagrados da música brasileira como Djavan, Gonzaguinha, Gilberto Gil, Marisa Monte, Adriana Calcanhoto, Geraldo Azevedo, Chico César, Zeca Baleiro, Ana Carolina, Lulu Santos, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Seu Jorge e grandes nomes da música nordestina.

Em performance de voz e violão ou banda completa, o músico desenvolve as suas atividades musicais em casas noturnas e em projetos culturais desenvolvidos por instituições socioeducativas, dentre elas o SESC/RN, atuando em vários municípios do Nordeste, onde se destacam as cidades norteriograndenses e paraibanas Mossoró, Natal, Caicó, Pombal e Cajazeiras.

2 – RESUMO DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS

2.1 – ATIVIDADES EM BANDAS: ATUAÇÕES E PARTICIPAÇÕES EM CDS

ff

BANDA: Circuito Musical
FUNÇÕES: Guitarrista, cantor, compositor e arrranjador, no período de 1986 a 1998
PARTICIPAÇÕES EM CDs (Volumes 1 e 2): Canções Baile, Ponta de Faca, Perfume das Flores e Apenas a Fumaça, pela Sony Music (1998).

vvvbvbv

BANDA: Magníficos

FUNÇÃO: Compositor
CANÇÃO: Chamego (faixa 13), Sony Music, 1996.

vbbvbv

BANDA: Perfume de Gardênia
FUNÇÃO: Compositor
CANÇÃO: Vento (faixa 10), CD e DVD Imperatriz.

2.2 CARREIRA SOLO E PRODUÇÃO EM CDS

vbbv

2000: CD Marcus Vinícius, canções autorais. Produção independente

vbbbbbbbbbbb

2004: CD Meu Mundo, canções autorais e interpretação. Produção independente

2.3 PARCERIA COM GRUPO MORADA DO SAMBA: PRODUÇÃO EM CDS

vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvb

FUNÇÕES: Voz e violões, arranjos, gravações e produção.

2.4 – PARTICIPAÇÃO EM LIVRO

vvvvvvvvvb

CD RETRATO DE HELENA: integra o livro da professora e poetisa Hercília Fernandes (UFCG), “Retrato de Helena”, financiado pelo SESC/RN, em 2005.

3 – IDENTIFICAÇÃO

3.1 – DADOS PESSOAIS

NOME COMPLETO: Marcus Vinícius de Vasconcelos
DATA DE NASCIMENTO: 22/01/1968
LOCAL: Arapiraca/AL
FILIAÇÃO: José Maria de Vasconcelos e Maria Shirley Vasconcelos.

3.2 – ESCOLARIDADE

TITULAÇÃO: Ensino médio completo
INSTITUIÇÃO FORMADORA: Escola Estadual Senador Guerra.

[ Editado por Pedro Jorge / E-mail: porge-65@hotmail.com ]

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

foto4x1

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CONTATOS PARA SHOWS – Marcus Vinícius

Cel.: (83) 9825-7684 / (84) 9913-1437
E-MAIL: marcusviniv@hotmail.com

PÁGINA NA WEB:
http://www.myspace.com/marcusviniciusvasconcelos

2 Respostas para “Marcus Vinícius

  1. Paulo Nunes Dos Santos (Paulinho)
    Marquinho, Deus te abençoe sempre é te dê cada vez mais inspiração, tenho prazer de dizer que tive a oportunidade de botar você na Banda Cio da Terra e não foi atoa. Hoje você mostra a sua capacidade, sou e serei seu fã!

    Marcus Vinicius de Vasconcelos
    Paulo Nunes Dos Santos ahhh Paulinho, nossa amizade é verdadeira, o tempo nos prova!

Deixe um comentário