Cartuxo Cordelista

      Cartuxo e sua afilhada, Raissa

 
CARTUXO VALDEMIR FERREIRA/CARTUXO CORDELISTA, O GANDHI DO NORDESTE
Por Pedro Jorge (blog Arapiraca Legal)*
 
Meu maior objetivo é investir na literatura de cordel ensinando os jovens a valorizar o conhecimento da região, e a receptividade das pessoas tem sido muito boa, sobretudo as crianças. Quero ver os jovens lendo coisas boas, ao invés de assistir a programas como o Big Brother (Globo) e A Fazenda (Record), que deturpam os valores da nossa sociedade!” – (Cartuxo Valdemir Ferreira/Cartuxo Cordelista, O Gandhi do Nordeste)
 
O arapiraquense, (Cartuxo) Valdemir Ferreira/Cartuxo Cordelista – O Gandhi do Nordeste – é filho de D. Floracir Ferreira/D. Flora (costureira) e do saudoso Sr. Emídio Augusto Ferreira (mecânico). Ferreira passou a infância e adolescência na rua Boa Vista e atualmente reside na rua Estudante José de Oliveira Leite (Centro de Arapiraca/AL). Valdemir Ferreira é casado com D. Zélia, pai de quatro filhos e avô de João Vinícius.
Cartuxo começou a trabalhar, aos 11 anos de idade, vendendo picolés e aos 13 anos, entregava botijões de gás. Antes de ingressar no Banco do Brasil – onde trabalhou no período de 1981 a 1997 – lecionou Matemática na Escola Municipal Hugo Lima e trabalhou em uma empresa multinacional de beneficiamento de tabaco.
São 90 cordéis produzidos e alguns conta com a assinatura das ilustrações de Paulinho da Julita (Girau do Ponciano/AL). Cartuxo do Cordel continua na luta pela realização de seu sonho de ver os seus cordéis publicados, dando assim a sua contribuição para o crescimento cultural de todos nós. Ele é um grande divulgador da literatura de cordel, que nasceu em Portugal e se tornou popular no Nordeste brasileiro, ajudando a ensinar, durante décadas, os nordestinos a lerem.Resultado de imagem para fotos de cartuxo cordelista arapiraca 

Livros de Valdemir Ferreira Publicados Pela Editora Agbook (São Paulo):
* É Doloroso Ver…;
* Nas Voltas Que o Mundo dá;
* A Banda dos Bichos;
* A Boca;
* A Bicharada eu vi…;
* Poemas Cordel;
* Poemas Cordel: Causos e Rimas;
* As Proezas do é;
* O Trem da Salvação (2019).

Linha do Tempo:
2014 – Um dos motivos que contribuíram para que Cartuxo não desistisse de sua trajetória artística foi um convite que recebeu neste ano. Após a coordenação da 9ª edição da FLIPOÇOS (Feira Literária de Poços de Caldas/MG), encontrá-lo através das redes sociais, o convidando para participar deste tradicional evento. Cartuxo, foi o único representante nordestino desta feira literária, ministrando palestras e oficinas para crianças, adolescentes, idosos (as), cadeirantes e deficientes visuais. Realmente, foi um momento ímpar que Cartuxo Cordelista guardará para sempre em sua memória. Confira o conteúdo do convite:
FLIPOÇOS 2014 – IX Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas (MG) / Realização: GSC – Eventos Especiais (A Grife de Sucesso em Eventos).

Ilmo. Sr. Cartuxo
Prezado escritor, temos a grata alegria em convidá-lo para participar do Flipoços 2014 – Festival Literário de Poços de Caldas (MG), que será realizado de 26 de abril a 4 de maio de 2014. Como tema principal o Festival vai abordar A Cultura Popular na Arte da Literatura, cujo assunto, é amplamente do seu conhecimento.

Queremos que esteja aqui em Poços de Caldas, como legítimo representante da literatura de cordel, cuja participação será incluída na nossa programação oficial do evento. Vamos programar para que visite escolas públicas e particulares de nosso município como o objetivo de apresentar esta riqueza que temos no Nordeste do nosso Brasil que é a Literatura de Cordel e suas manifestações culturais.

Será um prazer contar com sua presença aqui durante o período do Festival, ou seja, de 26 de abril a 4 de maio. para tanto, solicitamos que sugira à prefeitura de seu município oferecimento de todas as condições de transportes, seja aéreo e terrestre para que o senhor possa estar entre nós. E, ainda, diárias  e refeiçoes. Quanto as hospedagens, nós providenciaremos, através do festival. Sentiremo-nos muito honrados em contar com sua
importante presença. Colocamo-nos à disposição para quaisquer informações adicionais.

Atenciosamente, Gisele Corrêa Ferreira (Poços de Caldas, 7 de janeiro de 2014)

Comentários:
1. “O fato de Poços de Caldas convidar nosso cordelista, Cartuxo, nós arapiraquenses sentimos orgulho de saber que seremos representado por tão magnânimo escritor de Arapiraca. O mesmo Deus que te criou esteja contigo em cada passo dado. Fico ansiosa aguardando as maravilhas que trarás para nós. Abraços!” – (Margarete Malaquias é professora e Multiplicadora de Informática, 02/04/2014)

2. “Cartuxo vem desenvolvendo um bom trabalho poético. O cordelista apaixonado pela natureza, conhecido por muitos, hoje, seu nome tornou-se nacionalmente conhecido. Parabéns, Cartuxo por sua atuação e por representares os poetas de cordéis do Nordeste brasileiro na Feira de Livros de Poços de Caldas!” – (Cicero Galdino dos Santos é ambientalista, poeta e sócio efetivo da ACALA, 27/04/2014)

3. “Aproveite esta sensibilidade para contar mais e mais a vida social e cultural de Arapiraca e região. Avante, Cartuxo!” – (Marcos Dantas, 20/05/2014)

Linha do Tempo (Continuação):                                                                                                                                                     2017 – Neste ano, Cartuxo viveu uma grande emoção quando os (as) alunos (as) da Escola Estadual Padre Jefferson de Carvalho de Arapiraca escolheram o seu livro intitulado O Padre e o Ladrão de Galinhas para teatralizá-lo numa apresentação cênica estudantil.

2018 – Em novembro, Cartuxo, foi homenageado pela escola Alfa. Na oportunidade uma aluna de 10 anos de idade leu o perfil dele extraído do blog cultural Arapiraca Legal. Na Costa Rego foi produzido um mural com as páginas do livro A Boca,, de sua autoria, e na escola Artur Ramos (bairro Cavaco) lhe homenagearam com uma placa.

2019 – Neste ano, Cartuxo,  foi homenageado pela NCA Cursos e pelas escolas Sonho de Voar (bairro Planalto), onde foi presenteado com um banner, e Escola Estadual Adriano Jorge (bairro Centro) com uma placa.

2019 – No dia 21 de setembro (Dia da Árvore e Dia do Radialista), Cartuxo Valdemir Ferreira/Cartuxo Cordelista, receberá o merecido diploma de sócio efetivo da ACALA (Academia Arapiraquense de Letras e Artes) por sua contribuição cultural como cordelista. A indicação foi feita pelo poeta e sócio efetivo da ACALA, Cícero Galdino.

2019 – Para o mês de outubro está previsto o lançamento do livro intitulado O Trem da Salvação (editora agboook). Esta obra literária de autoria de Cartuxo homenageia e presta tributos, em forme de cordel, a homens e mulheres que fizeram e/ou que fazem a história de Arapiraca. O editor foi o Sr. José Carlos Gueta, O POETA DO ABC de Santo André (SP).

* Pedro Jorge de Melo é funcionário público municipal efetivo, em Arapiraca (AL), e um dos administradores do blog cultural “Arapiraca Legal”.

____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________

CORDELISTA ARAPIRAQUENSE DA “GEMA”
Por Lourdes Rizzatto*

Valdermir Ferreira, poderia ser uma “figura comum”, entre tantos outros, de Arapiraca (AL) que, sentado no banco da praça mais cultural da cidade: a Pça. Luiz Pereira Lima, relembra a infância tendo com “pano de fundo” uma das escolas públicas, em que estudou (Escola Municipal Hugo Lima). Ele sempre soube que os estudos seriam a “mola mestra” para alcançar os seus objetivos profissionais, e foram eles que permitiram, durante anos,
realizar-se como funcionário do BB (Banco do Brasil).

Mas, o que parecia improvável para Valdemir aconteceu, aos 55 anos de idade. Em uma manhã de sol fervilhante, na Capital do Agreste Alagoano, como se tivesse levado uma “descarga elétrica”, sem se dar conta, Valdemir Ferreira, estava dando vida, ao Cartuxo Cordelista, ao escrever as primeiras rimas com o simples objetivo de ocupar com métricas, sextilhas ou agalopados.

Cartuxo – seu apelido desde criança – não colocou rédeas, em sua imaginação, e simplesmente “mergulhou” num “admirável mundo novo” se permitindo a elaborar cordéis. Em sete anos, ele já escreveu 82 livros dedicados a este gênero literário. O seu grande orgulho é a criação de uma anáfora com 30.000 versos, 6.000 estrofes de cinco versos, utilizando como mote as palavras sem, nada, por que?, chega e pare.

Apesar de possuir uma mente produtiva e inquieta, apenas nove de seus trabalhos literários foram editados pela agbook. Os demais estão “engavetados” esperando por patrocinadores (as). E, seguindo a máxima do ditado polar “santo de casa não faz milagres, para os conterrâneos, Cartuxo ainda é pouco ou quase nada conhecido e reconhecido.

* Lourdes Rizzatto é jornalista e fotógrafa.

____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________

Resultado de imagem para fotos de cartuxo cordelista arapiraca

CORDEL CONTRA O ANALFABETISMO
Por Davi Salsa (jornalista, 31/01/2010)

“Eu nunca havia escrito nada ligado à literatura ou poesia. A ideia de produzir literatura de cordel surgiu de repente, após eu completar 54 anos de idade. As ilustrações são feitas pelo meu amigo, Paulinho da Julita, que mora na cidade de Girau do Ponciano (AL). Eu reclamo da falta de apoio para produzir os meus cordéis. Faço tudo com muito esforço e não recebo nenhuma compensação financeira por isso. Meu sonho é contar com apoio para
confeccionar os livros e distribuir gratuitamente nas escolas!” – (Cartuxo Cordelista)

Com muita criatividade e improviso, o ex-bancário Valdemir Ferreira, dá o exemplo de que a poesia popular nordestina – mais precisamente a literatura de cordel  pode baixar os índices de analfabetismo e melhorar o aprendizado das crianças no interior de Alagoas.

Autor de mais de 50 folhetos impressos coloridos em papel off-set, o ex- bancário intitula seu trabalho de novo cordel. Valdemir mantém a tradição do  cordel antigo com versos rimados e estrofes curtas, mas está inovando o trabalho com a escolha de temas ligados à ecologia, prostituição infantil e até um cordel traduzido para a língua inglesa intitulado  Traveling que significa viajante traduzido para a língua portuguesa – o cordel relata com
muita diversão a história de duas aves migratórias que contam suas experiências pelos estados brasileiros por onde passaram. “Essa foi uma maneira divertida que encontrei para incentivar o hábito da leitura entre as crianças, além de ensinar um pouco de Inglês e Geografia”, explica o cordelista.

Fonte: jornal Tribuna Independente (31 de Janeiro de 2010) – Davi Salsa.

____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________

Cordelista Arapiraquense Busca Apoio Para Publicação de Seus Versos
Por Roberto Gonçalves (jornalista, 17/08/2011)

“Eu já escrevi 30 títulos – todos inéditos – a exemplo do Maior abandonado, discriminação racial, Por que a guerra, O pastor e o ladrão de galinhas. Cartuxo Cordelista, aborda outros temas com foco na literatura infantil com ilustrações de Paulinho da Julita como o ABC dos Bichos, ABC Infantil, Sinfonia dos Bichos, que, segundo o autor pode ser musicada para ser cantada pelas crianças nas escolas. Outros temas infantis destacados por Cartuxo são: Banda dos Bichos e o Vendedor de bananas. O autor reclama e lamenta da falta de apoio e incentivo dos poderes públicos em nível de estado e município.” – (Cartuxo Cordelista)

O cordelista arapiraquense, Valdemir Ferreira, conhecido como Cartuxo Cordelista vem dedicando grande parte do seu tempo escrevendo versos em cordéis abordando vários temas, alguns polêmicos, a exemplo do tema Pedofilia colocando como foco principal os cuidados básicos para enfrentar o perigo alertando pais, mães, professores (as) e crianças.

De acordo com Cartuxo seu trabalho já foi traduzido para o espanhol e o inglês, a exemplo de O Pato, A Galinha e O Viajante. Explicou que recebeu convite da Biblioteca Belmonte (SP) e não teve como cumprir o compromisso para expor o seu trabalho por falta de patrocínio. Apesar da falta de apoio e incentivo, Cartuxo não desanima e a cada dia busca mais inspiração para escrever novos temas atuais preservando e divulgando a cultura popular, as raízes e a cultura nordestina.

Fonte: site oops net – Roberto Gonçalves (17/08/2011).

____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________

Resultado de imagem para fotos de cartuxo cordelista arapiraca

Cartuxo Cordelista Publica Cartilha, em Forma de Cordel Intitula ABC Infantil, Para Educação no Trânsito 
Por Davi Salsa (14/02/2012)*

Meu maior objetivo é investir na literatura de cordel ensinando os jovens a valorizar o conhecimento da região, e a receptividade das pessoas tem sido muito boa, sobretudo as crianças. Quero ver os jovens lendo coisas boas, ao invés de assistir a alguns programas de tevê que deturpam os valores da nossa sociedade!” – (Cartuxo Cordelista)

Ele disse que já lançou, recentemente, um blog para divulgar seus trabalhos. Apesar disso, Cartuxo reclama da falta de apoio para produzir seus livros de cordel. Cartuxo Cordelista pretende publicar um cordel contando a história de Arapiraca e participar da Bienal do Livro, neste ano em Minas Gerais.

Com vários trabalhos literários já produzidos de forma manual o ex-bancário e cordelista, Valdemir Ferreira, o Cartuxo (se escreve com o xis mesmo), dá o exemplo de que a poesia popular nordestina, mais especificamente a literatura de cordel, pode ser uma importante ferramenta na educação de crianças e, também, de adultos (as).

Autor de 12 cartilhas em cordel, Cartuxo conseguiu, com recursos próprios, a publicação da cartilha ABC Infantil Aprendendo a Respeitar a Vida. Na cartilha, o cordelista arapiraquense traduz em texto simples e divertido as principais lições de educação para o trânsito, incluindo as formas seguras de atravessar as ruas, obedecer e respeitar os sinais de trânsito e trafegar com bicicletas, motos e outros veículos. As ilustrações foram feitas pelo amigo e parceiro, Paulinho da Julita, que mora na cidade de Girau do Ponciano (AL).

Cartuxo revelou, ainda, que seus trabalhos fazem parte do Projeto Alfa Cordel. A cartilha foi impressa com tiragem de 2.500 exemplares, em uma gráfica, de São Paulo. O livreto contém 16 páginas com ilustrações e textos educativos. “Estamos na semana do início do Carnaval, e acredito que a cartilha pode ser aproveitada para educar crianças e, sobretudo, os (as) adultos (as) acerca dos cuidados para evitar acidentes e atropelamentos”, frisou o
escritor, informando que o trabalho será exposto em bancas de revistas, e também nas escolas públicas e particulares.

  • Davi Salsa é jornalista.

Fonte: site Tribuna Hoje – Davi Salsa.

____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________

Resultado de imagem para fotos de cartuxo cordelista arapiraca

Obra Literária Leva Cordelista Alagoano a Poços de Caldas
Por Davi Salsa (jornalista, 30 de Março de 2014)

As Proezas do é de Valdemir Ferreira, contém dois mil versos começados com o verbo ser na terceira pessoa do presente do indicativo. Poética de Cartuxo Cordelista o torna o único em determinado gênero da Literatura de Cordel.

Autor de mais de 50 livretos com temas voltados, principalmente, para a educação de crianças e adolescentes, o cordelista alagoano Valdemir Ferreira, popularmente conhecido em toda a região do Agreste de Alagoas como Cartuxo Cordelista, está sendo reconhecido fora de Alagoas, com o convite para participar da 9ª edição da Feira Nacional do Livro (Flipoços), que será realizada entre os dias 26 de abril e 4 de maio, em Poços de Caldas (MG).

Um dos trabalhos do cordelista alagoano foi o livro As Proezas do é. A obra de literatura popular tem dois mil versos que sempre começam com a conjugação do verbo ser na terceira pessoa do presente do indicativo. A poética de Cartuxo Cordelista o torna o único em determinado gênero da literatura de cordel.

Uma licença poética que torna o escritor o único neste gênero de cordel, em todo o Brasil, e por isso foi convidado para apresentar o trabalho e representar o estado de Alagoas neste evento literário: a Feira Flipoços, que é a segunda mais importante do Brasil, e este ano terá como tema A Cultura Popular na Arte e na Literatura. O patrono desta feira literária será o escritor, Ferreira Gullar.

A cidade mineira receberá escritores (as) e profissionais do ramo. Entre os convidados (as) internacionais, cinco nomes já estão confirmados para debater a literatura portuguesa e espanhola. São eles: o espanhol Eric Frattini e os portugueses Luis Miguel Rocha, Pedro Guilherme-Moreira, Joel Neto e o sobrinho de Fernando Pessoa, Luis Miguel Roza Dias. Mas o talento do cordelista arapiraquense tem uma particularidade que o torna uma atração bastante esperada pelos (as) organizadores (as) e pelos (as) participantes desta feira literária.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

80 ANOS DA ESCOLA ESTADUAL ADRIANO JORGE
Por Lourdes Rizzatto (jornalista e fotógrafa)

O cordelista arapiraquense, Valdemir Ferreira (Cartuxo Cordelista),foi o primeiro homenageado das comemorações de 80 Anos da Escola Estadual Adriano Jorge. A programação teve início no dia 7 de agosto e encerrará em 14 de setembro, homenageando ex-alunos (as) que retratarão a trajetória educacional da primeira escola implantada na “Terra de Manoel André e Esperidião Rodrigues”.

A aluna do nono ano, Maria Isabel, e a professora, Silene Maria Ferreira, entregaram uma placa ao ex-aluno, Cartuxo Cordelista, que iniciou na alfabetização no Adriano Jorge, em 1968, e hoje é referência do cordel contemporâneo na “Capital Metropolitana do Agreste Alagoano”.

Fonte: coluna “Agreste” do caderno “Tribuna TV” do jornal “Tribuna Independente” (10 e 11 de agosto de 2019) – Lourdes Rizzatto.

*********************************************************************************************************

ACRÓSTICOS

1. EMÍDIO AUGUSTO FERREIRA*
Autor: Cartuxo Valdemir Ferreira/Cartuxo Cordelista

E xemplar pai e amigo
M ediador e explicativo
I nventivo e prestativo
D evoto do Criador
I nteligente e competente
O bra do Criador

A utêntico no que fazia
U nânime com primazia
G ostava de poesia
U sava a sabedoria
S atisfeito sem demasia
T rabalhador com maestria
O s filhos tratou com alegria

F ervoroso e animador
E xcelência por si só
R everenciado e admirador
R espeitado com louvor
E xcelente no que fazia
I rreverente com alegria
R azoável sem demagogia
A utêntico no que fazia.

* Dedico esse acróstico ao meu saudoso pai, Emidio Augusto Ferreira.

2. FLORACIR FERREIRA [ Acróstico ]
Autor: Cartuxo Valdemir Ferreira/Cartuxo Cordelista

F eliz da vida com nobreza
L utadora com firmeza
O rdeira por natureza
R esponsável com beleza
A legre com destreza
C apaz com esperteza
I ncansável com aspereza
R aça sempre teve na pobreza

F alar dos (as) outros (s) nunca enseja
E mbaraço Jamais deseja
R esistente com certeza
R ecíproca quando esbraveja
E legante como uma cereja
I mpulsiva com muita pureza
R aridade na idade parecendo uma princesa
A dmirada por todos (as) pela sua grandeza.

* Esse acróstico é dedicado a minha querida mãe, Floracir Ferreira, com os seus 92 anos de idade.

Comentário:
“Quero deixar o meu agradecimento ao meu grande mestre e escritor, José Carlos Gueta – O POETA DO ABC – com quem estou aprendendo escrever acrósticos. É uma honra e orgulho tê-lo como inspiração e, também, a Gisele e Zé Mauro por me tornar conhecido no mundo da literatura!” – (Cartuxo Valdemir Ferreira/Cartuxo Cordelista)

Homenagem:
“A Cultura alagoana agradece ao grande cordelista Cartuxo, por ascender a chama da nossa cultura, que aos poucos estava sendo apagada, é preciso que a mente de algumas pessoas que fingem construir o futuro, mas na verdade estão esquecendo o passado cultural!” – (Paulinho da Julita, Girau do Ponciano/AL)

CARTUXO CORDELISTA 
Autor: José Carlos Gueta, O POETA DO ABC*

C om muita força de vontade
A liada a sua fé e determinação
R evelando muita criatividade
T razendo na bagagem emoção
U m dom enorme e capacidade
X fundamental desta questão
O incentivo que é uma raridade.

C onheço Cartuxo pessoalmente
O s seus livros comigo eu tenho
R eferência ao descrever sua gente
D edicar-lhe este Acróstico eu venho
E de Arapiraca se destaca no mundo
L evando junto a cultura do cordel
I ntroduz seu conhecimento profundo
S eus poemas são doces como o mel
T raz neles o seu pólen rico e fecundo
A través da inspiração vinda do Céu.

* José Carlos Gueta, O POETA DO ABC é poeta de Santo André (SP) e sócio honorário correspondente, em São Paulo, da ACAL

Pode ser uma imagem de 6 pessoas, incluindo Cicero Galdino, pessoas sentadas e área interna

Paulo Bar (in memoriam), Cartuxo Cordelista, Miguel Vieira, Cícero Galdino (em pé), POETA DO ABC e José Barbosa

[ Editado por Pedro Jorge (blog cultural “Arapiraca Legal”) ]

16 Respostas para “Cartuxo Cordelista

  1. Atualizei hoje o post do poeta-cordelista Cartuxo com o belíssimo texto: “Vaidade e Preconceito!”, de sua autoria, que transmite uma mensagem de que o verdadeiro amor e a humildade está acima de tudo.
    Parabenizamos o Cartuxo pelo novo visual de seu blog e por seu trabalho artístico.
    Desejamos um FELIZ ANO NOVO para o Cartuxo e para todos os seus familiares, amigos e leitores de seu portal educativo.
    Confira os novos trabalhos de Cartuxo Cordelista acessando:
    http://cartuxocordelista.blogspot.com/
    Assina:
    Pedro Jorge e Gilvan Juvino, administradores do Blog Arapiraca Legal.

  2. EU VI…
    Autor: Cartuxo Cordelista

    UM ARATU PREOCUPADO COM A EXTINÇÃO
    UMA BARATINHA-DA-PRAIA DANDO OPINIÃO
    UM CAMARÃO-BRANCO AJOELHADO NO CHÃO
    O CAMARÃO-ROSA COMPRANDO SABÃO
    E O CAMARÃO-SETE-BARBAS PASSEANDO
    VESTIDO DE MACACÃO.

    O CARANGUEJO-ARANHA TECENDO LÃ
    O CORRUPTO CORROMPENDO UMA RÃ
    A CRACA ANDANDO DE CATAMARÃ
    O ERMITÃO FALANDO EU SÓ VOU AMANHÃ
    E O GUIAMU TODO CONTENTE
    ANDANDO DE TOBOGÃ.

    UMA LAGOSTA DE SAIA CURTA
    UMA LEPA NA LABUTA
    A MARIA-FARINHA DIZENDO QUE CURTA
    O PITU DISCUTINDO COM UMA TRUTA
    E O SIRI-AZUL NO TRABALHO
    FAZENDO UMA PERMUTA.

  3. ANÁFORA
    Por Cartuxo Cordelista

    Nada de baile a fantasia / Nada de canção sem melodia
    Nada de pena à revelia / Nada de festa sem alegria
    Nada de carnaval sem folia.

    Nada de médico sem consultar / Nada de hospital sem internar
    Nada de especialista para verificar / Nada do parente poder pagar
    Nada de solução para se tomar.

    Nada de esquecer o juramento / Nada de promessa sem pagamento
    Nada de padre sem casamento / Nada de esquecer o sacramento
    Nada de querer ter arrependimento.

    Fonte: Facebook “Cartuxo Cordelista Ferreira”.

  4. FLORACIR FERREIRA (Acróstico)
    Autor: Cartuxo Cordelista (19/04/2015)

    F eliz da vida com nobreza
    L utadora com firmeza
    O rdeira por natureza
    R esponsável com beleza
    A legre com destreza
    C apaz com esperteza
    I ncansável com aspereza
    R aça sempre teve na pobreza

    F alar dos outros nunca enseja
    E mbaraço Jamais deseja
    R esistente com certeza
    R ecíproca quando esbraveja
    E legante como uma cereja
    I mpulsiva com muita pureza
    R aridade na idade parecendo uma princesa
    A dmirada por todos pela sua grandeza.

    * Este acróstico é dedicado a minha querida mãe, Floracir Ferreira, com os seus 88 anos de idade.

    Fonte: Facebook “Cartuxo Cordelista Ferreira”.

  5. “O trabalho de Cartuxo Valdemir Ferreira é simples, singelo e traz em seu conteúdo o n=natural e o belo fomentando a cultura de nosso querido país verde e amarelo. Participar da edição do seu livro infanto juvenil de grande importância. Foi um enorme prazer. Seu livro está disponível para o leitor ávido por literatura de qualidade. Deus o abençoe, amigo!” – (José Carlos Gueta)

  6. PARABÉNS…

    Cartuxo Cordelista
    Feliz Aniversário!
    Você é um artista
    Poeta extraordinário

    Levanta a bandeiraL
    Da Arte e da Cultura
    Nossa nação inteira
    Paz e amor procura

    O poeta preocupado
    Com meio ambiente
    Quer deixar o legado
    Para o povo carente

    Pensa no estudante
    E progresso escolar
    Leva a poesia avante
    Versos para ensinar

    José Carlos Guetta, O POETA DO ABC

  7. Meus agradecimentos ao amigo poeta do ABC JOSÉ CARLOS GUETA e o AGBOOK E CLUBE DE AUTORES pelos meus livros, meu abraço fraterno e que Deus nos ilumine dentro da literatura.

    Livros editados por José Carlos Gueta, O POETA DO ABC para o escritor arapiraquense, Cartuxo Cordelista, O GANDHI DO NORDESTE.

    Títulos dos livros:
    – A BOCA
    – É DOLOROSO VER…
    – NAS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ
    – A BICHARADA EU VI…
    – A BANDA DOS BICHOS.

    CARTUXO CORDELISTA FERREIRA, “O GANDHI DO NORDESTE”

    Fonte: Facebook “José Carlos Gueta”.

  8. ARAPIRACA VALORIZE CARTUXO CORDELISTA

    Povo de Alagoas conclama
    Nosso Cartuxo é talentoso
    Em Arapiraca ele tem fama
    Em São Paulo é famoso
    Reconhecimento reclama
    Mas o Cartuxo é vitorioso
    Pois todo seu povo o ama
    Com crianças é carinhoso
    Adulto seu nome proclama
    E o seu cordel é engenhoso
    Ele tira o paciente da cama
    Acalma quem fica nervoso
    Seu poema a alegria chama
    Tem um mundo maravilhoso
    Nos versos que ele declama
    Cartuxo é um poeta valoroso
    Tem fama e não deita na cama!

    JOSÉ CARLOS GUETA
    O POETA DO ABC

  9. Carlos Gama
    Cartuxo Cordelista, merece todo nosso respeito. Ele é o nosso mestre da letra!

    José Carlos Gueta
    É louvável o respeito pelo mestre Cartuxo Cordelista Ferreira, demonstrado no seu comentário!

    Carlos Gama
    Tamo juntos hoje e sempre

    José Carlos Gueta
    Tamo juntos e misturados, amigo Carlos Gama.

    Carlos Gama
    Com certeza meu amigo José Carlos Gueta

    José Carlos Gueta
    Parabéns, Pedro Jorge, pela divulgação dos artistas de Arapiraca e região, especialmente ao poeta Cartuxo Cordelista Ferreira!
    Você merece toda nossa estima e consideração!

    Pedro Jorge
    Agradeço ao POETA DO ABC, José Carlos Gueta, pelas palavras elogiosas… Aproveito para te parabenizar pela indicação de seu nome para ser um dos membros da ACALA (Academia Arapiraquense de Letras e Artes). Abs, saúde e luz pra vc e pra todos (as) os seus familiares!!!

  10. CARTUXO

    C om um microfone na mão
    A s palavras fluem facilmente
    R evelando poesia e emoção
    T razendo sabedoria da mente
    U m sábio movido pelo coração
    X is da questão: é competente!
    O Cartuxo tem minha consideração

    José Carlos Gueta
    O POETA DO ABC

  11. DE ARAPIRACA (PARA O MUNDO) [ Acróstico ]
    Autor: Pedro Jorge (blog “Arapiraca Legal”)

    [ D ] e Arapiraca (AL) para todo o Brasil
    [ E ] para o mundo o escritor, arapiraquense Cartuxo Cordelista, inovou em sua arte e produziu um trabalho inédito “tipo exportação”.

    [ A ] sua recente obra literária é um cordel
    [ R ] icamente escrito em Inglês com
    [ A ] tradução livre intitulado “Topics Basis About” (Tópicos Básicos Sobre Pedofilia).
    [ P ] oeta popular Cartuxo é ex-bancário,
    [ I ] nclusive ele já escreveu mais de 100 livros e livretos.
    [ R ] econhecimento de todos (as) principalmente dos (as)
    [ A ] rapiraquenses ele merece…
    [ C ] om orgulho ele conta que que foi único nordestino da Feira Litrária de Poços de Caldas (MG).
    [ “A ] minha missão é investir na Literatura de Cordel, ensinando a todos (as) coisas boas ao invés de asistirem programas televisivos, a exemplo do Big Brother, que deturpam os verdadeiros valores da nosa sociedade”, relata Cartuxo Cordelista (“O Gandhi do Nordeste”).

    Fonte: jornal “Tribuna Independente” – Davi Salsa.

  12. Olá, bom dia! Sou professor e uma turma na escola a qual leciono, ira realizar um sarau de cordel, e temos como personagem e escritor principal o VALDEMIR FERREIRA ( CARTUXO CORDELISTA), gostaria de confeccionar seus cordéis, para abrilhantar a apresentação… Poderias me ajudar, me informando onde posso encontrar as obras do CORDELISTA Valdemir Ferreira… ou o contato do mesmo…

Deixe um comentário