Mestre Wilson da Canafístula

 

BIOGRAFIA

( Carece de fonte )

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Mestre Artesão das Culturas Populares
Por Ronaldo Oliveira* ( 1º de abril de 2013 )

Esta semana foi consagrada a São José, o padroeiro dos artesãos. Em Arapiraca/AL, um mestre artesão desempenha brilhantemente esta atividade, inclusive voltada para os folguedos natalinos, reisado e guerreiro. Trata-se de Mestre Wilson da Canafístula. Seus chapéus em forma de Igrejas e outros formatos encantam os apreciadores destas artes populares.

Mestre Wilson da Canafístula

Nascido no bairro da Canafístula – reduto cultural de Arapiraca, Mestre Wilson passou vários anos na capital paulistana, lá se especializou como motorista de ônibus, porém sua vocação pela cultura popular, principalmente pela arte de fazer chapéus de reisado e guerreiro, sempre lhe acompanhou. De volta a Arapiraca, há vinte anos, nos encontramos num trabalho de resgate as tradições populares, percebemos a grandeza de sua arte.

Passou a ministrar oficinas e, juntos resgatamos o reisado do Mestre Duda. A partir daí Mestre Wilson não parou mais de produzir. Hoje tem participação efetiva nos principais grupos de culturas populares de Canafístula, repassa seus conhecimentos aos mais novos, e atende encomendas para grupos em formação em diversas Cidades alagoanas.

Mestre Wilson, tem sido elemento fundamental para o resgate das culturas populares. Canta, dança, organiza e articula as apresentações de diversos folguedos em nosso Estado e até por esse Brasil afora, mas o principal papel deste “guerreiro” é de repassar para os mais novos de forma contagiante os saberes e fazeres.

Parabéns Mestre Wilson da Canafístula, sua arte e sua disposição para repassar seus conhecimentos às gerações futuras são posturas fundamentais para uma cultura de paz. Seu voluntariado precisa e deve ser reconhecido pelo Brasil afora. Deus te abençoe e te ilumine e, que teu exemplo seja seguido por outras pessoas.

* Nota: Ronaldo Oliveira é radialista, administrador de empresas e escritor. Membro da ACALA (Academia Arapiraquense de Letras e Artes).

Fonte:   Site 7 Segundos – Blog Ronaldo Oliveira.

[ Link: http://www.7segundos.com.br/blogs/ronaldo-oliveira/82 ]

[ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s