Cecílio Barbeiro ( Salão dos Artistas )

Cecílio Barbeiro

 
Nome completo: Cecílio Francisco da Silva
Nome artístico: Cecílio Barbeiro
Data de nascimento: 28/05/1938
Local: Taquaritinga do Norte/PE
Gênero: Forró pé-de-serra.
 
BARBEIRO DÓ RÉ MI
Por Álvaro Brandão e Davi Salsa
 
Festas juninas se aproximando, uma coisa vem logo á cabeça: Forró – que lembra sanfona, triângulo e zabumba, dançando agarradinho, batendo coxa, poeirão subindo, quentão, simpatias, comidas de milho… mas, basta uma nota desafinada numa sanfona e o sonho de uma noite fria de inverno todo se desfaz. Porque, aqui para nós, uma sanfona desafinada é de fazer Santo Antônio, São João e São Pedro faltarem á missa. Numa situação como essa, o que fazer para ter o instrumento afinado de novo?
A resposta está num pequeno, mas modesto salão de barbeiro – o Salão dos Artistas, – situado á Praça Sr. do Bonfim (“Praça dos Curís”), no Centro de Arapiraca/AL*. Ali, comandando tesouras e pentes, fazendo barba, bigode e cabelo, trabalha Cecílio Francisco da Silva, que há 48 anos afina sanfonas de toda a região do Agreste alagoano e adjacências.
 
Aos 71 anos e viçoso que só, quando chega essa época do ano, o sertanejo não tem sossego. Dia de noite, é gente batendo na porta para solicitar seus serviços.
 
Dom Nato
A saga de Cecílio como afinador de sanfona começou cedo, como ele mesmo conta. “Tinha um mestre que afinava o instrumento em minha casa, e acabei ficando curioso com o trabalho”, lembrou. Isso, nos anos 1960 do século passado. Autodidata por vocação, depois de muito observar, Cecílio resolveu se arriscar. Desmontou uma sanfona para, em seguida, remontá-la de novo. Uma tarefa nada fácil, segundo ele confessou.”O trabalho durou 2 meses, mas consegui consertar a sanfona”, disse orgulhoso. A partir daí, os amigos ficaram sabendo e começaram a procurar Cecílio em sua barbearia para afinar os instrumentos.A fama de Cecílio aumentou ainda, quando a repórter Renata Alves, da Rede Record, foi á Arapiraca para fazer uma reportagem para o Quadro Achei em… sobre a feira da cidade, veiculada no Programa Domingo Espetacular, da emissora de TV. Desde então, o sucesso só aumentou.

Metodologia de Trabalho

Entre um corte de cabelo e de barba, Cecílio, hoje em dia, conserta todo tipo de sanfona. A metodologia aplicada é singular: com a mão direita ele trabalha no teclado; com a mão esquerda, os botões do baixo. E com as duas mexe o fole, para deixar o instrumento “tinindo”. Simples assim. Mas, uma coisa: o ouvido é bom, só ele quem tem.

“Numa sanfona, faço qualquer coisa”, disse entusiasmado. Uma das especialidades de Cecílio é mudar o número de registro do acordeon. A mudança é um recurso comumente feito, que transforma o som do teclado, deixando-o mais grave ou mais agudo (cada sanfona tem de 2 a 13 registros).

Natural de Taquaritinga do Norte, o pernambucano radicado em Alagoas não pára de cortar um cabelo para afinar uma sanfona por menos de R$ 50. “O básico”, explicou. E Cecílio afina como ninguém!

[ Fonte: Jornal “Tribuna Independente”, 24/05/2009 ]

* Nota: O novo endereço da barbearia Salão dos Artistas de “Cecílio Barbeiro” é no bairro Primavera – Arapiraca/AL.

 ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
TROFÉU “O BONECO SANFONEIRO” /2005 ( Sinopse )
Por Patrícia Bastos
 
O mês de junho ainda não chegou, mas Arapiraca já respira o clima de São João com a abertura oficial dos festejos juninos pela Orquestra Sanfônica de Arapiraca, na Praça Bom Conselho.
 
A Orquestra de sanfonas executou clássicos de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro e também, músicas de artistas alagoanos, como Jocí Batista. Os festejos fazem parte do Arraiá da Integração, promovido pela Prefeitura de Arapiraca através da Secretaria de Cultura e Turismo.
 
Durante a sessão itinerante da Câmara de Vereadores no Bairro Manoel Teles, o Secretário de Cultura, Ronaldo Oliveira, aproveitou a oportunidade para anunciar a homenagem á duas figuras de grande importância  na música nordestina, com o Troféu “O Boneco Sanfoneiro”, uma delas é o sergipano Josa , “O Vaqueiro do Sertão”, que estará  presente durante os festejos juninos no Município e, que é considerado uma lenda viva  da nossa cultura regional.
 
O outro homenageado com o Troféu é o barbeiro por profissão e sanfoneiro por paixão, Cecílio, que é proprietário de uma barbearia localizada na “Praça dos Curís”. Cecílio além de ser um exímio sanfoneiro e afinador  do instrumento, reúne  diariamente em  seu estabelecimento diversos acordeonistas de toda a região.
 
[ Fonte: Jornal “Alagoas em Tempo, 30/05 a 05/06 de 2005 ]
 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
Os Melhores Forrozeiros do Agreste Alagoano
Por Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arapiraca.
 
* Davi ( Forró Pé-de-Serra );
* Ditinha da Sanfona;
* Souza do Acordeon;
* Miguel Vieira ( Forrozão Arrasta Sandália );
* Afrísio Acácio do Acordeon;
* Zeza da Sanfona;
* Trio Asa Branca;
* Gonzaga da Sanfona;
* Zé Paulo, “O Major do Forró”;
* Marquinhos do Acordeon;
* Zezinho do Acordeon;
* Elias da Sanfona;
* Bastinho da Sanfona;
* Leonídio do Acordeon;
* Jorginho;
* Dadá Sanfoneiro;
* Antônio Sanfoneiro;
* Edgar do Acordeon;
* Trio Balança Mais Não Cai;
* Domingos (Jababoys);
* Trio os 3 Nordestinos com Zezinho do Acordeon;
* Zé Luiz Sanfoneir0.
 
[ Fonte: Informativo da Prefeitura Municipal de Arapiraca ]
 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 

Cecílio Barbeiro

 
 
CONTATO / Cecílio Barbeiro  (Salão dos Artistas)
 
Novo endereço: Bairro Primavera.
 
[ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com  ]
 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
VÍDEO

Uma resposta para “Cecílio Barbeiro ( Salão dos Artistas )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s