PERSONALIDADES ARAPIRAQUENSES 1 e 2


PERSONALIDADES ARAPIRAQUENSES 1

Zezito Guedes

ZEZITO GUEDES

José Gomes Pereira, o popular Zezito Guedes, nasceu em Juru, na Paraíba. Foi professor da antiga FUNESA (atual UNEAL), é protético, escultor e folclorista. É historiador e autor de vários livros, entre eles, o “Arapiraca, Através dos Tempos”. Em 2013, foi aclamado “Patrimônio Vivo de Alagoas”.

PERFIL (Blog Arapiraca Legal) – José Gomes Pereira, “Zezito Guedes”:

https://arapiracalegal.wordpress.com/artistas-arapiraquenses/zezito-guedes/

Zé do Rojão

ZÉ DO ROJÃO (In Memoriam)

José Cícero dos Santos é natural ao antigo distrito de Cana Brava – atual Taquarana/AL. Aos oito meses foi trazido pela família para Arapiraca/AL. Além de cantor, compositor, forrozeiro, foi vereador por Coité do Nóia/AL. Foi também um dos primeiros radialistas da cidade e recentemente ganhou uma exposição. Faleceu em 2013.

PERFIL (Blog Arapiraca Legal) – José Cícero dos Santos, “Zé do Rojão”:

https://arapiracalegal.wordpress.com/artistas-arapiraquenses/ze-do-rojao/

Paulo Anjo

PAULO ANJO

Nascido em Japaratinga, Paulo Anjo tem veio para Arapiraca/AL, em 1965, já como soldado. Anos mais tarde se tornou cabo e se aposentou no 3º Batalhão da Polícia Militar como sargento depois de 32 anos servindo com orgulho a cidade que o acolheu.

Senhor Dárcio

“SR. DÁRCIO”

Nascido nos Caititús, Dárcio Lúcio dos Santos foi um dos primeiros a plantar fumo em Arapiraca/AL. Hoje, com 89 anos, ainda trabalha como agricultor plantando o tradicional produto de exportação do município.

“Paulo da Farmácia”

PAULO DA FARMÁCIA

Paulo nasceu em Taquarana/AL e se mudou para Arapiraca/AL, em 1951, onde constituiu família e fez moradia. Há 47 anos abriu a primeira farmácia de Arapiraca, no centro da cidade, e funciona até hoje. Mesmo sem estudos na área de saúde, continua sendo muito procurado para consultas com pacientes.

João Lúcio

JOÃO LÚCIO (In Memoriam)

João Lúcio da Silva trabalhou muitos anos no cultivo de fumo e numa pequena mercearia. Foi eleito prefeito por duas vezes – em 1956 e em 1966 – e ajudou o irmão, José Lúcio, e o flho, Narciso Lúcio, a se elegerem deputados estaduais. Em 1980, foi eleito suplente na chapa do senador Arnon de Mello e assumiu o mandato após a morte do titular. Faleceu, em 1985.

BIOGRAFIA – João Lúcio da Silva (Blog Arapiraca Legal):

https://arapiracalegal.wordpress.com/2012/10/26/joao-lucio-da-silva/

Esperidião Rodrigues

ESPERIDIÃO RODRIGUES (In Memoriam)

Natural da Vila de Cacimbinhas, Esperidião Rodrigues da Silva foi levado ainda bebê por seu pai para morar em Arapiraca/AL. Já casado, tornou-se o primeiro comerciante e criou a feira de Arapiraca, a primeira escola e uma sociedade musical. Foi eleito intendente da Vila de Limoeiro de Anadia e em 1924, após anos de luta, consegue a emancipação política da cidade. Foi eleito prefeito duas vezes e morre, aos 85 anos, em 1943.

BIOGRAFIA –  Esperidião Rodrigues (Blog Arapiraca Legal):

https://arapiracalegal.wordpress.com/2011/06/19/esperidiao-rodrigues/

Ceci Cunha

JOSEFA SANTOS, “CECI CUNHA” (In Memoriam)

Josefa Santos, a “Ceci Cunha”, é natural de Feira Grande/AL. Em 1966, passa a morar em Arapiraca/AL, onde estuda no Colégio São Francisco de Assis. Se forma em medicina na Ufal e trabalha na Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima e no Hospital Regional de Arapiraca. É eleita vereadora duas vezes – em 1988 e em 1992 – e deputada federal em 1994. Quatro anos mais tarde é reeleita, mas é assassinada, em dezembro, após ser diplomada.

BIOGRAFIA – Josefa Santos, “Ceci Cunha” (Blog Arapiraca Legal):

https://arapiracalegal.wordpress.com/2011/07/31/josefa-santos-cunha/

“Dona Bezinha”

IZABEL TORRES DE OLIVEIRA, “DONA BEZINHA” (In Memoriam)

A professora Izabel Torres de Oliveira, a “Dona Bezinha”, nasceu em 1924 no município de Viçosa/AL. Foi professora em Taquarana/AL e chegou à Arapiraca/AL para dirigir a Escola Adriano Jorge. É de sua autoria, a criação da Bandeira, do Brasão do município e da gramática “Flor do Lácio”. Criou também o Colégio Aracanjo Mikael e a Faculdade CESAMA. Faleceu, em 2004.

BIOGRAFIA –  Izabel Torres e Oliveira,”Dona Bezinha” (Blog Arapiraca Legal):

https://arapiracalegal.wordpress.com/artistas-arapiraquenses/izabel-torres-de-oliveira/

“Zé de Sá”

JOSÉ CARMO DE SÁ, “ZÉ DE SÁ”

José Carmo de Sá, nasceu em São Miguel dos Campos/AL. Sua família fixou residência em Arapiraca/AL, em 1940, onde seu pai, “Zeca Barbeiro”, instalou a primeira barbearia. Surgiu nas comunicações em 1952, na inauguração do “Cine Trianon”. Fez locução para o serviço de alto-falante Tupan, para rádio Difusora, em Maceió, a Rádio Arapiraca, Antena de Publicidade, esta última era clandestina. Em 1976, foi convidado para Rádio Cultura e apresentar o programa “Nos Braços da Saudade”, na rádio Novo Nordeste AM – 570 onde está até hoje.

BIOGRAFIA – “Comendador” José Carmo de Sá, “Zé de Sá” (Blog Arapiraca Legal):

https://arapiracalegal.wordpress.com/artistas-arapiraquenses/jose-carmo-de-sa/

Noel Rosa

“MESTRE” NELSON ROSA

Nelson Vicente Rosa nasceu em Arapiraca/AL, no ano de 1933. É Mestre de coco-de-roda. Em 2005, recebeu o título de Patrimônio Vivo de Alagoas. Ele também coordena, desde 1990, o grupo das Destaladeiras de Fumo de Arapiraca.

BIOGRAFIA – Nelson Vicente Rosa, “Mestre” Nelson Rosa (Blog Arapiraca Legal):

https://arapiracalegal.wordpress.com/artistas-arapiraquenses/nelson-rosa/

Manoel André

MANOEL ANDRÉ (In Memoriam)

Manoel André Correia dos Santos foi casado com Maria da Silva Valente e morou em Cacimbinhas/AL. Em 1848, ganha um terreno em uma localidade distante e construí uma casa na sombra de uma árvore chamada Arapiraca, nome que deu ao local. Logo depois, seus familiares passam a residir também na região. Após a morte da esposa, construiu a primeira capela da cidade.

Vavá da Buchada”

VAVÁ DA BUCHADA

O senhor, Vavá, tem 58 anos de idade e há 20 anos faz uma das melhores buchadas de Arapiraca/AL. Seu estabelecimento está localizado no povoado Baixa do Capim, e até hoje atrai várias pessoas de Arapiraca e de todas as regiões do Estado.

Fonte: http://arapiraca.al.gov.br/arapiraca90anos/, 2014.

[ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ] ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PERSONALIDADES ARAPIRAQUENSES  2

“Paulo do Bar”

BIOGRAFIA – Paulo Lourenço, “Paulo do Bar”(Blog Arapiraca Legal):

https://arapiracalegal.wordpress.com/artistas-arapiraquenses/paulo-lourenco-bar-do-paulo/

“Baiana”

“Seu Cecílio”

BIOGRAFIA –   , “Seu Cecílio Barbeiro” (Blog Arapiraca Legal):

https://arapiracalegal.wordpress.com/artistas-arapiraquenses/cecilio-barbeiro-salao-dos-artistas/

[ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s