LIÇÕES DE VIDA / Chico Xavier

 

A LÍNGUA
Por André Luiz / Médium Chico Xavier

Não obstante pequena e leve, a língua é, indubitavelmente, um dos fatores determinantes no destino das criaturas.

Ponderada – favorece o juízo.
Leviana – descortina a imprudência.
Alegre – espalha otimismo.
Triste – semeia desânimo.
Generosa – abre caminho à elevação.
Maledicente – cava despenhadeiros.
Gentil – provoca o reconhecimento.
Atrevida – atrai o ressentimento.
Serena – produz calma.
Bondosa – auxilia sempre.
Descaridosa – fere sem perceber.
Educada – auxilia a todos.
Inconsciente – gera desequilíbrio.

Por isso mesmo, exortava Jesus: “Não procures o argueiro nos olhos de teu irmão, quando trazes uma trave nos teus.”

A língua é a bússola de nossa alma, enquanto nos demoramos na Terra. É a força que abre as portas do nosso coração às fontes da vida ou às correntes da perturbação e da morte.

Fonte – Livro: Apostilas da Vida (extrato) – Ed. IDE

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

MAIS AMOR Por Emmanuel / Médium Chico Xavier

Ama sempre para que possas compreender sempre mais. Ajuda antes de qualquer indagação. Não peças diretrizes à Vida Superior antes de praticar a fraternidade no círculo em que estás. A Terra é a nossa escola, onde o amor é o Sol.

E apenas aquele que se faz irmão do próximo pode soerguê-lo a mais altos destinos. Os nossos recursos garantir-nos-ão transitório respeito entre as criaturas. Mas que será de nós sem o tesouro da compreensão que apenas o amor nos pode conferir? Mais amor em nossas atividades é solução gradativa a todos os enigmas que nos cercam.

Só a luz é capaz de extinguir a sombra. Só a sabedoria aniquila a ignorância. Só o amor redime, vitoriosamente, a miséria. Não nos abeiremos da revelação cristã simplesmente indagando, pedindo, reclamando.

Aprendamos a trabalhar e servir. Amemo-nos e uma luz brotará em nossa alma, fazendo-nos sentir que apenas o serviço ao próximo é capaz de conduzir-nos à real felicidade. – Fonte: Livro “Assim Vencerás” (extrato) – Ed. IDEAL.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Foto: <3

QUE DESPERTAS?
Por Emmanuel / Médium Chico Xavier

O conquistador de glórias sanguinolentas espalha terror e ruínas por onde passa.

O político astucioso semeia desconfiança. / O juiz parcial acorda o medo destrutivo.

O revoltado espalha nuvens de veneno. / O maledicente esparge disposições más. / O galhofeiro inspira histórias hilariantes.

O caluniador estende fios de trevas por onde trilha e o mentiroso deixa perturbação e insegurança ao redor dos próprios passos.

Todos nós, através dos pensamentos, das palavras e dos atos, criamos atmosfera pessoal, que nos identifica aos olhos alheios.

A sombra do apóstolo Simão Pedro era disputada pelos sofredores, que tinham nele esperança e alívio, reconforto e alegria. / Examina os assuntos e as atitudes que a tua presença desperta nos outros.

Com atenção, descobrirás a qualidade de tua sombra. E, se estás interessado em adquirir os valores iluminativos com Jesus, será fácil descobrires as próprias deficiências e corrigi-las. –  Fonte: Livro “Pão Nosso” (extrato) – Ed. FEB. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

VISÃO E DISCERNIMENTO
Autor: Joanna de Ângelis / Médium Divaldo Franco

Generaliza-se a cegueira humana. / O homem, ansioso e aturdido, procura gruindar-se às altas posições na comunidade, sem importar-se com os meios de que se utiliza.

Responsabilidades morais, profissionais, sociais e humanas são marginalizadas. / Importam-lhe seus triunfos e lucros excessivos, enquanto a escassez cresce a sua volta.

Esbanjam-se em campeonatos de ostentação somas vultosas que podem salvar vidas. / Constituído de instinto e razão, tem o dever de controlar os seus impulsos e suas paixões.

Cabe-lhe vencer os apelos que o brutalizam, com a auto-iluminação que o tranquiliza. / Ao cego de Jericó importava obter a visão.

Ver para discernir; discernir para atuar e atuar para encontrar-se. / Sem saber o rumo por onde segue, o indivíduo se perde, e, confuso, age erradamente.

Acende a claridade do bem na tua alma. / Daí em diante, em qualquer circunstância, discernirás o que deves do que não deves realizar, porque então já vês. – Fonte: Livro “Otimismo” (extrato) – Ed. LEAL

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ESTUDO – Por Emmanuel / Médium Chico Xavier

Estudar para compreender. / Compreender para amar.

O estudo é a escola. O amor é o templo. / Na escola, o cérebro sorve a luz.

No templo, o coração difunde-lhe o brilho. / Com o livro aprendemos. / Com a oração sublimamos.

E, entre o livro e a oração, a alma encontra o campo de serviço em cujas leiras divinas se integra na função que lhe cabe na obra da Eterna Sabedoria.

Quando a inteligência se isola, por mais bela, não é mais que a fortuna inútil e solitária no fortim do egoísmo.

Quando o sentimento se distancia da luta, detendo-se na adoração improfícua, não é mais que o manancial bem nascido a estagnar-se no poço.

Grande e nobre é a afetividade que te aprisiona docemente ao círculo doméstico, mas sublime e santo é o estudo que te descerra ao espírito imperecível as portas do entendimento e do amor.  –  Fonte: Livro “Intervalos” (extrato) – Ed. O CLARIM. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Foto

AJUDA-TE HOJE – Por André Luiz / Médium Chico Xavier

Nas leis da reencarnação, quase todos nós temos o passado a resgatar, o presente a viver e o futuro a construir.

Lembremo-nos, assim, de que, nas concessões da Providência Divina, o nosso mais precioso lugar de trabalho chama-se “aqui” e o nosso melhor tempo chama-se “agora”.

Atentemos, pois, no valor das horas de hoje:

Ontem, perturbação; hoje, reequilíbrio. / Ontem, o poder transviado; hoje, a subalternidade edificante.

Ontem, ostentação; hoje, o anonimato. / Ontem, incompreensão; hoje, o entendimento.
Ontem, o desperdício; hoje, a parcimônia. / Ontem, a sombra; hoje, a luz.
Ontem, arrependimento; hoje, a reconstrução. / Ontem, a violência; hoje a harmonia. / Ontem, o ódio; hoje, o amor.

Diz-nos a sabedoria de todos os tempos – “Ajuda-te que o Céu te ajudará”, afirmativa sublime que nos permitimos parafrasear, acentuando: “Ajuda-te hoje, que o Céu te ajudará sempre”. –  Fonte: Livro “Coragem” (extrato) – Ed. CEC. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PREVENÇÕES NEGATIVAS – Por Emmanuel / Médium Chico Xavier

Mantenhamos a ideia clara e positiva do bem para que a prevenção negativa não nos perturbe.

Não mentalizes sofrimentos suscetíveis de surgirem amanhã, porque talvez jamais aconteçam.

Doença em casa ou em ti mesmo? – Aflição não substituirá providência, que exige serenidade para o êxito devido.

Provações de familiares e amigos? – Lamentação não fará o que a fortaleza de ânimo e a coragem poderão realizar em favor deles com a tua palavra iluminada de confiança e compreensão.

Parentes difíceis? – Queixas e censuras não substituirão a bondade e a aceitação com que te será possível auxiliá-los.

Boatos? – Usa o teu arquivo silencioso.

Acusações contra alguém? – Eis um grande ensejo para o exercício da caridade.

Em qualquer crise, recordemos que a Criação de Deus está iluminada pela eficiência, mas sem qualquer marca de pressa.
Fonte: Livro “Calma” (extrato) – Ed. GEEM. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

RENOVEMOS HOJE – Por Emmanuel / Médium Chico Xavier

Aproveita a hora atual da vida e edifica dentro dela o teu roteiro de progresso. / Para isso dá nova forma à tua exteriorização.

Aprende a desprezar as velhas fórmulas de sentir, com as quais recolheste o desespero ou o desânimo, a desolação ou a tristeza.

Regenera as próprias atitudes. / Recompõe a confiança no Alto.

Faze reviver as esperanças perdidas. / Restaura a bondade nas relações com o próximo.

Renova teus hábitos e vive com otimismo e alegria. / Renasce da sombra para a luz.

Restabelece a tua boa vontade, servindo ao próximo incessantemente.

Se procuras, realmente, a estrada para o Alto, não te detenhas no desejo ruinoso de morrer.

Vale-te, sim, da oportunidade de lutar para replantar teus ideais e tuas aspirações.

Cada existência no corpo físico é uma senda para o sepulcro, a fim de tudo reajustarmos.

Portanto, cada dia é tempo de dar novas maneiras às nossas resoluções e aos nossos atos, a fim de tudo renovar e tudo redimir para exaltação do Bem Infinito. – Fonte: Livro “A Verdade Responde” (extrato) – Ed. IDEAL. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ANTE FALSOS PROFETAS – Por Emmanuel / Médium Chico Xavier

Não atribuas aos falsos profetas o fracasso de teus empreendimentos morais.

Todos somos tentados segundo a espécie de nossas imperfeições e, portanto, induzidos ao erro por nossa própria estultícia.

Dominados de orgulho, cremos naqueles que nos incitam à vaidade e, sedentos de posse, assimilamos as sugestões infelizes de quantos se proponham explorar-nos a insensatez e a cobiça.

O ouvido que escuta é irmão da boca que fala e a ilusão admitida é nossa própria ilusão. / Apetite insuflado é apetite que acalentamos e mentira acreditada é a própria mentira em nós.

Crueldade aceita é crueldade que nos pertence e, de alguma forma, somos a força com a qual entramos em sintonia.

Tomemos Cristo por medida ideal de nossa conduta, para que a verdade nos ilumine e o amor puro nos regenere, preservando-nos contra o assédio de todo mal. – Fonte:  Livro “Religião dos Espíritos” (extrato) – Ed. FEB.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

VERBO NOSSO – Por Emmanuel / Médium Chico Xavier

Existem palavras e palavras. / Referir-nos-emos ao verbo arrojado de nós, temperado na boca com os ingredientes da emoção, junto ao paladar daqueles que nos rodeiam.

Atentemos para o verbo que nos transporta o calor do sangue e a vibração dos nervos, o açúcar do entendimento e o sal do raciocínio. / Preciso é articulá-lo de modo firme e compreensível, para que não escape do objetivo.

No trabalho, seja ele como o pão simples, no intercâmbio afetivo, seja qual água pura; e na tristeza, assemelhe-se a remédio eficiente. / Palavras são agentes de construção de todas as obras da vida. Lancemo-las na direção dos outros com o equilíbrio e tolerância que desejamos venham elas até nós.

Sobretudo, evitemos a desconsideração e a ironia, pois todo sarcasmo é tiro a esmo. / Quando irritados, guardemo-nos em silêncio. Cólera é tempestade magnética. Nesse estado, a palavra é raio fulminante que ninguém sabe onde vai cair. – Fonte: Livro “Livro da Esperança” (extrato) – Ed. CEC.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PÁGINA DO NATAL – Por Emmanuel / Médium Chico Xavier

Há claridade nos incêndios destruidores. / Resplendor sinistro surge dos bombardeios.
As armas de fogo lançam reflexos estranhos. / No Evangelho, porém, é diferente. / O Cristo é a “luz para alumiar as nações”.

Não chegou impondo normas ou pensamento religioso, nem interpelou governantes e governados sobre processos políticos.

Não disputou com os filósofos quanto às origens dos homens, nem com os cientistas na demonstração de aspectos transitórios da vida. / Não marcou Sua presença com exército ou sacerdócio, armamentos ou tribunais.

Trouxe luz a todos, lançando-a de si mesmo / E, por todos, consagrou-se ao Bem Infinito / Recordando o Natal, medita em teu roteiro. Tens suficiente luz para a marcha? / Que tipo de claridade acendes no caminho?

Foge ao brilho fatal dos curtos-circuitos da cólera, não te contentes com a lanterna da vaidade, apaga a chama do ciúme e da discórdia. Se procuras Jesus e a experiência cristã, acende em ti mesmo a sublime luz que alumia.

Fonte: Livro “Antologia Mediúnica do Natal” (extrato) – Ed. CEC.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUEM ÉS? – Por Emmanuel / Médium Chico Xavier

Deveria existir, por parte do homem, grande cautela em opinar sobre a incorreção alheia. / Um parecer inconsciente ou leviano pode gerar desastres muito maiores que o erro sob exame.

Decerto há responsabilidades que exigem exame acurado daqueles a quem foram dadas. O administrador necessita analisar os elementos humanos que integram sua equipe.

O magistrado obriga-se a examinar os problemas da paz ou da saúde sociais, deliberando com serenidade e justiça na defesa do bem coletivo.

Entendamos que homens como esses, atentos à extensão e delicadeza dos seus encargos espirituais, muito sofrem quando compelidos ao serviço de regeneração dos que se desviam. No geral, porém, há grande excesso de pessoas viciadas na precipitação e na leviandade.

Será útil a cada um de nós, quando assediado pelas considerações insensatas, lembrar o papel exato que representa no campo da vida presente, indagando a si próprio, antes de criticar: “Será esse assunto de meu interesse? Quem sou eu? Estarei em condição de julgar?”

Fonte: Livro “Caminho, Verdade e Vida” (extrato) – Ed. FEB.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O MUNDO E O MAL
Por Emmanuel / Médium Chico Xavier

Nos centros religiosos há sempre grande número de pessoas preocupadas com a ideia da morte.
Muitos companheiros não creem na paz, nem no amor, senão em lugares diferentes da Terra. A maioria aguarda situações imaginárias e injustificáveis para quem não prima pelo esforço próprio.

O anseio de morrer para ser feliz é enfermidade de espírito. Orando ao Pai pelos discípulos, Jesus rogou não que fossem retirados do mundo, e, sim, libertos do mal. O mal, pois, é das criaturas que o habitam.

A Terra, em si, sempre foi boa. De sua lama brotam lírios de delicado aroma, sua natureza maternal é repositório de maravilhosos milagres que se repetem todos os dias.

De nada vale partirmos do planeta quando nossos males não foram exterminados. Em tais circunstâncias, parecemos portadores de moléstias incuráveis. Podemos trocar de morada; mas isso é quase nada se persiste a doença.

É preciso, pois, embelezar o mundo e aprimorá-lo combatendo o mal que está em nós.

Fonte: Livro “Caminho, Verdade e Vida” (extrato) – Ed. FEB.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

MÁ-VONTADE
Autor: Emmanuel / Médium Chico Xavier

“Não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas.” Paulo (Efésios, 5.11)

Má-vontade gera sombra. / A sombra favorece a estagnação.
A estagnação conserva o mal. / O mal entroniza a ociosidade.
A ociosidade cria a discórdia. / A discórdia desperta o orgulho.
O orgulho acorda a vaidade. / A vaidade atiça a paixão inferior.

A paixão inferior provoca a indisciplina. / A indisciplina mantém a dureza de coração.
A dureza de coração impõe a cegueira espiritual. / A cegueira espiritual conduz ao abismo.

Entregue às obras infrutuosas da incompreensão, pela simples má-vontade pode o homem rolar indefinidamente ao precipício das trevas.

Fonte: Livro Pão Nosso (extrato) – Ed. FEB

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

CONVERSA EM FAMÍLIA
Autor: Emmanuel / Médium Chico Xavier

Quando observares a dificuldade moral de alguém, não te detenhas na superfície das coisas. Aprofunda-te no exame das causas, para não cometeres injustiça.

O médico nem sempre identifica a doença pelo que vê, mas sobretudo pelo que não vê, graças ao apoio do laboratório.

Raramente todo o mal é o mal que se enxerga no lado visível das circunstâncias. Não opines sobre qualquer acontecimento infeliz sem apreciar todas as peças que o suscitaram.

Como definir a posição de um cônjuge, abstraindo-se da conduta do outro?
Como interpretar os jovens transviados sem tocar nos adultos que os largaram à toa?
Como acusar apenas os maus, sem perguntar aos bons o que fizeram por eles?
Como condenar os pecadores, sem saber que orientação recolheram dos virtuosos?

Pensemos nisso, para termos a misericórdia por inspiração e apoio, a fim de que não falhe o ditame do amor para a glória do bem.

Fonte: Livro “Alma e Coração” (extrato) – Ed. PENSAMENTO.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

VEJA MAIS LIÇÕES DE VIDA NO SITE – www.licoesdevida.org.br

[ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s