José Wanderley (“Gelo”)

José Wanderley (“Gelo”), Sílvio Brito e Pedro Jorge

JOSÉ WANDERLEY, “GELO” – Por Pedro Jorge, em 12 de abril de 2015.

José Nunes de Melo é o nome de batismo de José Wanderley, o popular “Gelo”. Ele nasceu no dia 24 de fevereiro de 1949, em Arapiraca/AL e, é filho do sr. Sebastião da Silva e da sra. Dalva Melo (in memorians). Wanderley é um dos representantes do “Jovem Guarda Arapiraquense”. A sua primeira apresentação em público foi no intervalo do pastoril apresentado por José de Sá no final dos anos 1960, interpretando o sucesso “Mar de Rosas” do grupo The Fevers. Em seguida, no início dos anos 1970, participou da banda Som 7 e de uma das orquestras de Carnaval comandada pelo maestro, Nelson Palmeira. A formação da Som 7 era a seguinte: Lula (in memoriam), teclado; Jota (in memoriam), bateria; “Gelo”, back-vocal; Ginaldo Souza e Petrúcio Silva, crooners; Edson Ferro, piston; Roberval, guitarra; Nelson Palmeira (in memoriam), sax e Elias (“Saci”, in memoriam), baixo. Wanderley também participou da banda Pop Som Show, cujos componentes eram: Reginaldo Félix, vocal; “Camburão”, bateria; Juarez Félix, teclado; Edmundo Félix, guitarra base; Mário Maia (“Zé Maria”), guitarra solo e José Wanderley (“Gelo”), back-vocal e motorista.

Nos anos 1970 e 80, os shows de calouros eram bastante populares, em Arapiraca,  e “Gelo” participou ativamente de vários deles que eram comandados pelos comunicadores, José de Sá e Jarbas Lúcio. Outras personalidades arapiraquenses que marcaram presença nestes eventos de novos talentos foram: Maurício Fernandes, José Farnésio, “Dedê”, Silene, Giullian Jacinto, Eraldo Magalhães, entre outros. Os cines Trianon e Triunfo foram os palcos destas competições musicais que marcaram época na “Terra de Manoel André”. José Wanderley foi um dos vencedores em um dos shows de calouros ao ser considerado o melhor cover de Waldick Soriano (1933-2008). O prêmio foi um kit contendo: uma carteira porta-cédulas, um cinturão e um lenço; o segundo colocado foi “Mané Bagulho” (in memoriam),  que ganhou um colchão de solteiro.

José Wanderley trabalhou durante muitos anos na Rádio Novo Nordeste AM – 570. Iniciou no ano de sua inauguração (1976) como recepcionista, depois como controlista da mesa de som nos programas comandados por Zé do Rojão, Carlos Eduardo Cavalcante, Assis Gondim, Romilton Júnior e Cláudio Gomes (in memorians); e de José de Sá, e, também, como  operador de transmissor. Na (extinta) Rádio cultura AM – Arapiraca exerceu as funções de motorista do carro de reportagem acompanhando o radialista, Cid Santos (in memoriam), na (extinta) durante o dia, e á noite, como controlista.

Nas transmissões externas de cobertura dos Carnavais de Arapiraca, transmitidos pela Novo Nordeste AM e, em outros eventos, “Gelo” exerceu diversas vezes a função de auxiliar técnico de Erivaldo Silva e sempre participava do programa comandado por Nelson Filho, interpretando canções do “Rei” Roberto Carlos, seu grande ídolo. Segundo “Gelo”, um dos fatos que marcou o cenário musical da “Terra de Manoel André” foi o fato de “Bastião” ter sido coroado ” O Rei do Jovem Guarda Arapiraquense”, durante um show de calouros no final dos anos 1960. Atualmente, “Bastião”, exerce a profissão de caminhoneiro.

Ainda consta em seu currículo profissional a profissão de caminhoneiro: ele sempre viajava com o seu primo, Geraldo (in memoriam), para o interior da Bahia transportando fumo e depois quando conseguiam um frete extra viajavam para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Ele e Josias (in memoriam) foram os dois primeiros motoristas contratados para dirigirem os carros de som pertencentes ao publicitário e radialista, Jarbas Lúcio. “Gelo” trabalhou com o Jarbas durante 25 anos. Atualmente, José Wanderley, está aposentado e o seu hobby preferido é tocar teclado.

[ Editado por Pedro jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

Uma resposta para “José Wanderley (“Gelo”)

  1. Comentários:
    1. “Grande Wanderley Magal!” – (Joel Carlos )

    2. “CANTOR DO SHOW EM NOVA DIMENSÃO DO J. SÁ . GRANDE GELO!” – (José Carmo de Sá)

    Fonte: Facebook “Pedro Jorge”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s