José Wanderley/Gelo

    Gelo, Sílvio Brito, Pedro Jorge e Marcos

GELO/WANDERLEY MAGAL/JOSÉ WANDERLEY/GELO                                                                                            Por Pedro Jorge (ACALA/blog Arapiraca Legal)

No final dos anos 1970, fui um dos vencedores de um show de calouros ao ser considerado o melhor cover de Waldick Soriano (1933-2008). O prêmio foi um kit contendo uma carteira porta-cédulas, um cinturão e um lenço. O segundo colocado foi Mané Bagulho (in memoriam),  que ganhou um colchão de solteiro.” – (José Wanderley/Gelo)

José Nunes de Melo é o nome de batismo de Gelo   Wanderley Magal   José Wanderley. Ele nasceu no dia 24 de fevereiro de 1949, em Arapiraca/AL e, é filho do sr. Sebastião Nunes da Silva e da Sra. Dalva Melo (in memorians). Wanderley é um dos representantes do Jovem Guarda de Arapiraca. A sua primeira apresentação, em público, foi no intervalo do pastoril apresentado por José de Sá (in memoriam) no final dos anos 1960, interpretando o sucesso Mar de Rosas do grupo musical The Fevers. Em seguida, no início dos anos 1970, participou da antiga banda Som 7 e extinta orquestra de Carnaval comandada pelo maestro, Nelson Palmeira (in memoriam). A formação da Som 7 era Lula  Dules (in memoriam), teclados; Jota Dules (in memoriam), bateria e Gelo, Ginaldo Souza e Petrúcio Silva, vocais; Edson Ferro, piston; Roberval, guitarra; Nelson Palmeira (in memoriam), sax e Elias (Saci, in memoriam), baixo. Wanderley também participou da antiga banda Pop Som Show, cujos componentes foram Reginaldo Félix, vocal; Camburão, bateria; Juarez Félix, teclados; Edmundo Félix, guitarra base; Mário Maia/Zé Maria, guitarra solo e José Wanderley/Gelo, back-vocal e motorista.

Nos anos 1970 e 80, os shows de calouros eram bastante populares, em Arapiraca,  e Gelo participou ativamente deles que eram comandados pelos comunicadores, José de Sá e Jarbas Lúcio (in memorians). Outras personalidades arapiraquenses que marcaram presença nestes eventos de novos talentos foram Maurício Fernandes, José Farnésio, Dedê, Silene, Giullian Jacinto, Eraldo Magalhães, Olga Soares, entre outros. Os antigos cines Trianon e Triunfo foram os palcos destas competições musicais que marcaram época na Terra de Manoel André e Esperidião Rodrigues.

José Wanderley trabalhou durante na Rádio Novo Nordeste AM – 570 (atual FM). Iniciando no ano de sua inauguração (1976) como recepcionista, depois como controlista da mesa de som nos programas comandados por Zé do Rojão, Carlos Eduardo Cavalcante, Assis Gondim, Romilton Júnior e Cláudio Gomes e José de Sá/J. Sá (in memorians),e, também, como  operador de transmissor. Na antiga Rádio cultura AM de Arapiraca exerceu as funções de motorista do carro de reportagem acompanhando o radialista, Cid Santos (in memoriam), durante o dia, e à noite, como operador de áudio.

Nas transmissões de cobertura dos Carnavais de Arapiraca, transmitidos pela Novo Nordeste AM (atual FM) e, em outros eventos, Gelo exerceu diversas vezes a função de auxiliar técnico de Erivaldo Silva e sempre participava do programa comandado por Nelson Filho, interpretando canções do seu ídolo, o Rei Roberto Carlos. Segundo Gelo, um dos fatos que marcou o cenário musical da Terra de Manoel André e Esperidião Rodrigues foi o fato de Bastião ter sido “coroado” como O Rei do Jovem Guarda de Arapiraca – Anos 1960 e 70, durante um show de calouros no final dos anos 1960.

Ainda consta em seu currículo profissional a profissão de caminhoneiro. Ele  sempre viajava com o seu primo, Geraldo (in memoriam), para o interior do estado da Bahia transportando fumo de rolo (tabaco) e quando conseguiam um frete extra viajavam para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Ele e Josias (in memoriam) foram os dois primeiros motoristas contratados para dirigirem os carros de som pertencentes ao publicitário e radialista, Jarbas Lúcio (in memoriam). Gelo trabalhou com Jarbas durante 25 anos.

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e pessoas em pé

                                João Caetano de Oliveira, Antônio Marcos (in memoriam) e Gelo

[ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

Uma resposta para “José Wanderley/Gelo

  1. Comentários:
    1. “Grande Wanderley Magal!” – (Joel Carlos )

    2. “CANTOR DO SHOW EM NOVA DIMENSÃO DO J. SÁ . GRANDE GELO!” – (José Carmo de Sá)

    Fonte: Facebook “Pedro Jorge”.

Deixe um comentário