VALDEMIR FERREIRA

CARTUXO VALDEMIR FERREIRA, O GANDHI DO NORDESTE
Por Pedro Jorge*

Meu maior objetivo é investir na literatura de cordel ensinando os jovens a valorizarem  a cultura. A receptividade tem sido muito boa, sobretudo as crianças e os adolescentes. Quero ver os jovens lendo coisas boas, ao invés de assistirem a programas como o Big Brother (Globo) e A Fazenda (Record), que deturpam os valores da nossa sociedade!” – (Cartuxo Valdemir Ferreira, O Gandhi do Nordeste)

O arapiraquense, Valdemir Ferreira, é filho da costureira aposentada, D. Floracir Ferreira/D. Flora, e do saudoso mecânico,  Sr. Emídio Augusto. Cartuxo Valdemir Ferreira (Cartuxo Cordelista/O Gandhi do Nordeste) passou a infância e adolescência na rua Boa Vista e atualmente reside na rua Estudante José de Oliveira Leite (Arapiraca/AL). Ele é casado com D. Zélia, pai de quatro filhos e avô de João Vinícius.

Valdemir Ferreira começou a trabalhar, aos 11 anos de idade, vendendo picolés e aos 13 anos, entregava botijões de gás. Antes de ingressar no BB (Banco do Brasil) – onde trabalhou no período de 1981 a 1997 – lecionou Matemática na Escola Municipal Hugo Lima e trabalhou em uma empresa multinacional de beneficiamento de tabaco.

O seu primeiro trabalho literário foi no mês de outubro de 2012. Ele já produziu 90 cordéis e alguns têm  ilustrações de Paulinho da Julita de Girau do Ponciano (AL). Cartuxo continua na luta pela realização de seu sonho que é ver os seus cordéis sendo divulgados a nível nacional, dando, assim, a sua contribuição para o crescimento cultural de todos (as).  Cartuxo Valdemir Ferreira é um grande incentivador da literatura de cordel que nasceu em Portugal e se tornou popular no Nordeste brasileiro ajudando a ensinar, durante décadas, os nordestinos a lerem.

Livros de Cartuxo Valdemir Ferreira publicados pela Editora Agbook (São Paulo):     

É Doloroso Ver...   / Nas Voltas Que o Mundo dá / A Banda dos Bichos  / A Boca  / A Bicharada eu vi…  / Poemas Cordel  / Poemas Cordel: Causos e Rimas  / As Proezas do é / O Trem da Salvação.

Linha do Tempo:       

2014 – Um dos motivos que contribuíram para que Cartuxo Cordelista não desistisse de sua trajetória artística foi um convite que recebeu neste ano., após a coordenação da 9ª edição da FLIPOÇOS (Feira Literária de Poços de Caldas/MG), encontrá-lo através das redes sociais, e o convidou para participar deste importante evento cultural. Cartuxo foi o único representante nordestino desta tradicional  feira literária onde ministrou palestras e oficinas para crianças, adolescentes, idosos (as), cadeirantes e deficientes visuais. Realmente, foi um momento ímpar que Cartuxo Cordelista guardará para sempre em sua memória.

2017 – Neste ano, Cartuxo viveu uma grande emoção quando os (as) alunos (as) da Escola Estadual Padre Jefferson de Carvalho de Arapiraca escolheram o seu livro intitulado O Padre e o Ladrão de Galinhas para teatralizá-lo numa apresentação cênica estudantil.

2018 – Em novembro, Cartuxo, foi homenageado pela escola Alfa. Na oportunidade uma aluna de 10 anos de idade leu o perfil dele extraído do blog cultural Arapiraca Legal. Na Costa Rego foi produzido um mural com as páginas do livro A Boca,, de sua autoria, e na escola Artur Ramos (bairro Cavaco) lhe homenagearam com uma placa.

2019 – Neste ano, Cartuxo Valdemir Ferreira,  foi homenageado pela NCA Cursos e pelas escolas Sonho de Voar (bairro Planalto), onde foi presenteado com um banner, e Escola Estadual Adriano Jorge (bairro Centro) com uma placa.

2019 – No dia 21 de setembro (Dia da Árvore e Dia do Radialista), Cartuxo Valdemir Ferreira, assumirá a Cadeira 21 e receberá o diploma de sócio efetivo da ACALA (Academia Arapiraquense de Letras e Artes) por sua contribuição cultural como cordelista. A indicação foi feita pelo poeta e sócio efetivo da ACALA, Cícero Galdino.

2019 – Para o mês de outubro está previsto o lançamento do livro intitulado O Trem da Salvação (editora agboook) do Cartuxo Cordelista. Esta obra literária  homenageia e presta tributos, em forma de cordel, a homens e mulheres que fizeram e/ou que fazem a história de Arapiraca. O editor foi o Sr. José Carlos Gueta, O POETA DO ABC (poeta de Santo André/SP e sócio correspondente da ACALA no estado de São Paulo).

* Pedro Jorge de Melo é funcionário público municipal efetivo, em Arapiraca (AL), e um dos administradores do blog cultural Arapiraca Legal.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CARTUXO VALDEMIR FERREIRA, O GANDHI DO NORDESTE
Por Pedro Jorge (blog Arapiraca Legal)

O arapiraquense, Valdemir Ferreira, é filho da costureira aposentada, D. Floracir Ferreira/D. Flora, e do saudoso mecânico, Sr. Emídio Augusto. Cartuxo Valdemir Ferreira é casado com D. Zélia e pai de quatro filhos.

Valdemir Ferreira começou a trabalhar, aos 11 anos de idade, vendendo picolés e aos 13 anos, entregava botijões de gás. Antes de ingressar no BB (Banco do Brasil) – onde trabalhou no período de 1981 a 1997 – lecionou Matemática na Escola Municipal Hugo Lima e trabalhou em uma empresa multinacional de beneficiamento de tabaco.

O primeiro trabalho literário de Cartuxo Valdemir Ferreira foi no mês de outubro de 2012. Ele já produziu 90 cordéis e já foram publicados nove cordéis de sua autoria pela Editora Agbook de São Paulo: todos editados por José Carlos Gueta, O POETA DO ABC. Em 2014, Cartuxo participou da 9ª edição da FLIPOÇOS (Feira Literária de Poços de Caldas/MG).

* Pedro Jorge de Melo é funcionário público municipal efetivo, em Arapiraca (AL), e um dos administradores do blog cultural Arapiraca Legal.